x
Convex Datacenter
  • #1381
    Usuário
    Entrada
    16/11/2013
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Posts
    252
    Agradecimentos: 0



    pois eh, eu ia enviar as fotos q estavam no site de vendas, mas o dono já cancelou o anuncio, vou postar umas qdo eu mesmo tirar algumas dele!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos 4x4 para iniciantes... qual comprar?-dsc_0122.jpg   4x4 para iniciantes... qual comprar?-dsc_0124.jpg  

  • #1382
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    62
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Citação Postado originalmente por heberneg Ver Post
    E aí galera do 4x4,
    Esse é meu primeiro post nesse forum (espero está fazendo no local certo)

    Estou em busca de um 4x4 para uso constante em uma estrada de terra de 300km. A via tem muitas ladeiras íngremes, buracos, costelas de vaca e pequenos atoleiros. Porém, pretento usar o carro a maior parte do tempo na cidade. Este será o carro principal para a minha família em ambas as vias.
    Minhas preferências são:
    • Jipe (ou SUV)
    • 4x4
    • Diesel
    • Manual
    • até R$ 40mil
    • a partir de 2006
    • Mitsubishi (TR4 ou Pajero), mas estou muito aberto a sugestões.


    A grande questão é que nas minhas pesquisas entre os MIT 4x4 não tenho visto carros que combinem Diesel e Cambio manual (que pra mim seria o ideal). A maioria dos carros a diesel são com câmbio automático ou têm câmbio manual movidos a gasolina.

    Minha pergunta é: qual dentre os dois vale mais a pena?
    • Viatura Manual à gasolina/flex (tenho encontrado TR4) ou
    • Viatura Automática a Diesel (tenho encontrado Pajeros)


    Por favor, incluam nas respostas de vcs a vantagem (se é que há vantagem) do diesel em estradas de terra - vi no post "4x4 para Iniciantes' do Loras, que nem sempre o diesel é sinônimo de economia - e os perigos do câmbio automático (se é que existem perigos) por causa dos buracos que podem afetá-lo por baixo do carro.

    Se for o caso, aceito sugestões de outros modelos que correspondam às minhas preferências listadas acima.

    Grande abraço
    heberneg,
    É uma decisão muito pessoal, pois tem que se levar em conta os prós e os contras.
    Para quem roda bastante na cidade, o cambio automático é um conforto e tanto. Mesmo em carros de passeio ou caminhonete.
    Por outro lado, exige mão de obra especializada nesse tipo de cambio. Aqui em Campinas e em outros grandes centros, é fácil encontrar, na sua cidade eu não sei, porque não conheço, voce vai ter que analisar.
    Há que se entender que quanto mais apto para off road estiver o veículo, menos apto estará para o on road. Não existe mágica.
    Então considere: Um bom veículo off road tem que ser simples e robusto, ter entre-eixos curto, vão livre alto, angulo de ataque e angulo de saída elevados, muuuito torque.
    Traduzindo: O carro tem centro de gravidade alto, 2 portas com pouco espaço interno, motor forte e beberrão e mínimo conforto pela ausência dos mimos.
    Quando falamos de motor forte e beberrão nos referimos a motores a gasolina. Por isso é que prefiro jipe com motor diesel.

    Se esse será o seu único carro, então não dá pra ser muito radical. E se tiver que usar cadeirinha de bebê no banco de trás, é imprescindível ter 4 portas.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #1383
    Usuário
    Entrada
    02/01/2014
    Local
    Paragominas/PA
    Idade
    41
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jonnhy Bravo Ver Post
    vou ser claro e direto: CARRO DIESEL, ACIMA DE 2006, 4X4, JIPE OU SUV, se você achar pelos R$ 40.000,00 reza para você conseguir andar com ele até o primeiro quarteirão que você avistar.
    Ok Jhonny, então vc está dizendo que as viaturas à diesel mais antigas (que são as que eu encontraria nessa faixa de preço) não são confiáveis. É isso? Essas mais antigas dão muitos problemas de manutenção?
    Estou muito pendente a comprar um jipinho tipo TR4 à gasolina ou flex. Vamos ver no que vai dar.
    De qq maneira obrigado pela resposta.

  • #1384
    Usuário
    Entrada
    02/01/2014
    Local
    Paragominas/PA
    Idade
    41
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jeanilson Ver Post
    Gasolina x Diesel
    (...) Se você pretende utilizar a viatura mais na cidade e em viagens curtas, o Diesel não representaria vantagens para você. Pelo contrário, o valor vaior da viatura e o custo maior de manutenção não seriam compensados devido à pouca quilometragem rodada.
    Cara, era desse tipo de informação que eu precisava. Então, no meu caso não vale a pena investir numa viatura a diesel por causa da pouca distância que vou percorrer. Ok!


    Citação Postado originalmente por Jeanilson Ver Post
    Automático x Manual
    O câmbio automático (ou CA), se bem utilizado, não apresenta nenhuma desvantagem em relação ao manual em termos de robustes e durabilidade. O que você disse do CA ser "mais frágil por baixo" talves venha do fato do CA possuir o cárter de óleo na parte de baixo, o que pode levar a vazamentos do óleo da transmissão se alguma pedra atingí-lo, mas isso pode ser contornado colocando uma proteção do tipo "peito de aço", já disponível em nosso mercado para várias viaturas 4x4. A única desvantagem que eu enxergo no câmbio automático para o seu caso seria que, na faixa de preço que você está procurando, vai achar viaturas com muito mais de 100.000 km rodados, e o CA pode exigir manutenção cara (como troca dos discos de fricção, por exemplo), e de correr o risco de pegar uma "bomba" devido à falta de hábito do brasileiro de realizar manutenção preventiva nesse tipo de câmbio. Isso sem contar com a falta de profissionais especializados em CA em nosso mercado .
    É exatamente a manutenção cara do CA que me dá receio de adquirir um assim. Mas se essa for a única opção que eu tiver na hora da compra vou tomar as devidas providências, como colocar o "peito de aço" pra proteger por baixo. MAs eu realmente gostaria de achar uma manual, até mesmo por causa da facilidade nas arrancadas em situações de atoleiro (usando o controle de embreagem e aceleração funda).
    Também ouvi dizer que o consumo do CA é mais alto do que do cambio manual. Procede?

  • #1385
    Usuário
    Entrada
    02/01/2014
    Local
    Paragominas/PA
    Idade
    41
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    É uma decisão muito pessoal, pois tem que se levar em conta os prós e os contras.
    Para quem roda bastante na cidade, o cambio automático é um conforto e tanto. Mesmo em carros de passeio ou caminhonete.
    Pois é hercilio, no momento o conforto da automática não é uma prioridade pra mim. Se ela me te maior consumo e manutenção mais cara, fico com a manual.

    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Há que se entender que quanto mais apto para off road estiver o veículo, menos apto estará para o on road. Não existe mágica.
    Minha prioridade será o veículo para off road. Pretendo investir numa TR4 e acredito que ela tenha o conforto suficiente para andar na cidade com a robustez necessária para off road.

    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Então considere: Um bom veículo off road tem que ser simples e robusto, ter entre-eixos curto, vão livre alto, angulo de ataque e angulo de saída elevados, muuuito torque.
    Traduzindo: O carro tem centro de gravidade alto, 2 portas com pouco espaço interno, motor forte e beberrão e mínimo conforto pela ausência dos mimos.
    Se esse será o seu único carro, então não dá pra ser muito radical. E se tiver que usar cadeirinha de bebê no banco de trás, é imprescindível ter 4 portas.
    Ótimas dicas, muito obrigado. Você acha que a Pajero TR4 atende a esses requisitos que vc listou acima?

  • #1386
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    E se tiver que usar cadeirinha de bebê no banco de trás, é imprescindível ter 4 portas.

    Um OFFTOPIC...
    kkk... Já tentou por a caderinha no banco de traz em um troller, HERCÍLIO ???... É uma briga feia... Mas a dica é ir pelo portamalas, baixando um dos bancos, mas mesmo assim a briga ainda é muito feia... kkk...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #1387
    Usuário
    Entrada
    16/11/2013
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Posts
    252
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Um OFFTOPIC...
    kkk... Já tentou por a caderinha no banco de traz em um troller, HERCÍLIO ???... É uma briga feia... Mas a dica é ir pelo portamalas, baixando um dos bancos, mas mesmo assim a briga ainda é muito feia... kkk...
    essa semana eu vou fazer isso no Vitara, que imagino ser a mesma briga!!!! mas nem tudo é uma mar de rosas!!!

  • #1388
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    62
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Citação Postado originalmente por heberneg Ver Post
    Pois é hercilio, no momento o conforto da automática não é uma prioridade pra mim. Se ela me te maior consumo e manutenção mais cara, fico com a manual.


    Minha prioridade será o veículo para off road. Pretendo investir numa TR4 e acredito que ela tenha o conforto suficiente para andar na cidade com a robustez necessária para off road.


    Ótimas dicas, muito obrigado. Você acha que a Pajero TR4 atende a esses requisitos que vc listou acima?
    TR4 é uma ótima pedida. Tem bom desempenho off-road, é confortável, tem 4 portas, é forte, tem um bom mercado e uma boa gama de acessórios disponíveis.
    Os contrapontos que vejo: é monobloco (com sub-chassi), não é econômico e não é espaçoso.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #1389
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    62
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Um OFFTOPIC...
    kkk... Já tentou por a caderinha no banco de traz em um troller, HERCÍLIO ???... É uma briga feia... Mas a dica é ir pelo portamalas, baixando um dos bancos, mas mesmo assim a briga ainda é muito feia... kkk...
    Quando comprei o primeiro Bandeirante, meu filho caçula tinha 1 aninho.
    Eu entrava no jipe com ele no colo, passava com ele para trás entre os bancos dianteiros e aí colocava ele na cadeirinha. Para tirar era o mesmo procedimento, só que o inverso. Era muito trabalhoso.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #1390
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    62
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Citação Postado originalmente por EdioSC Ver Post
    essa semana eu vou fazer isso no Vitara, que imagino ser a mesma briga!!!! mas nem tudo é uma mar de rosas!!!
    Talvez a ideia do Murilus funcione para o Vitara. Colocar a criança pelo porta malas e depois entrar normalmente pela porta do motorista e afivelar o cinto da cadeirinha.
    Vão achar um pouco estranho alguém tirar o filho pelo porta malas em frente à escolinha, mas tá valendo... tem que ser criativo. rs
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #1391
    Usuário
    Entrada
    16/11/2013
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Posts
    252
    Agradecimentos: 0
    coloquei a cadeirinha de bebe este FDS, e é mais facil e rapido do que no celta 2 portas da minha cunhada, coloquei ela pela porta da frente e dps fui no porta malas para prender ela ao cinto, é so rebater o banco do lado que fica um mumu!!!!! não tem stress nenhum!!!! e ainda cabe a bolsa dele atras do banco...kakakaka

    Abraços

  • #1392
    Usuário
    Entrada
    26/12/2013
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por heberneg Ver Post
    Cara, era desse tipo de informação que eu precisava. Então, no meu caso não vale a pena investir numa viatura a diesel por causa da pouca distância que vou percorrer. Ok!




    É exatamente a manutenção cara do CA que me dá receio de adquirir um assim. Mas se essa for a única opção que eu tiver na hora da compra vou tomar as devidas providências, como colocar o "peito de aço" pra proteger por baixo. MAs eu realmente gostaria de achar uma manual, até mesmo por causa da facilidade nas arrancadas em situações de atoleiro (usando o controle de embreagem e aceleração funda).
    Também ouvi dizer que o consumo do CA é mais alto do que do cambio manual. Procede?
    Inclua na sua lista o Grand Vitara III.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    2. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade