x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 80
  • #1
    Usuário
    Entrada
    08/04/2007
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0

    Gas natural, Prejudica o motor?




    OI galeira.
    Ouvi dizer que o gas natural deixa o motor muito ressecado e sem lubrificaçao e que com o tempo o motor vai começando a dar problemas.
    por exemplo, pegar um motor 4.3 V6 e colocar gas, ele vai dar problema com facilidade?
    Isso realmente é verdade, ou nao prejudica em nada?
    Grande abraço!

  • #2
    realmente o gaz é seco......tem que andar todo dia na gasolina um pouco, quando saio de casa rodo uns km na gasoza....e antes de chegar em casa tbem......para nao ressecar mangueiras, e todas as pecas da linha de combust.

    Meu motor comecou a fazer barulho de tucho apos o GNV, nao sei se foi por causa dele.......uns falam que nao...uns falam que sim......tem gente que colocou e nao aconteceu nada......

    valeu ?

  • #3
    Esse tópico vai dar briga...Tô até vendo......é melhor garantir a minha pipoca....

    A verdade é o GNV é um combustível seco e os motores não forão projetados para esse tipo de combústível, talvés o Tetra-fuel da Fiat já, mas não sei....

    O ponto é, quem instala GNV no seu carro tem que ser consciente de certas questões, como o Guto colocou bem....o GNV requer mais cuidados com filtro, velas, cabos, etc....e também no modo de dirigir.....
    ...se vc tiver noção disso tudo e saber usar bem, terá boas vantagens e não correrá nenhum risco de desgaste prematuro.

    Meu vizinho tem uma picape C-20 que roda pra cima e pra baixo com GNV, pois é empreiteiro. Ele me disse que o motor dele (igual ao do Opala 6 cil.) já deve ter mais de 200 mil Km só de GNV....e não sei não, mas acho que o cara não é muito desses cuidados que falamos aqui....

    Abs.

  • #4
    Citação Postado originalmente por LskMaduc Ver Post
    Ouvi dizer que o gas natural deixa o motor muito ressecado e sem lubrificaçao
    Motor ressecado é ótimo!
    O percurso por onde passa o gás (ou álcool ou gasolina) nem requer lubrificação, e o único local onde o combustível pode fazer estrago é nos cilindros, com a degradação da película de óleo lubrificante, só que esta película NÃO sofre degradação em contato com o gás, ao contrário do que acontece com gasolina. Isso é fácil de ser constatado pela análise do óleo, que em motores que utilizam GNV mantém sua qualidade por maior tempo de uso, consequentemente com maior probabilidade de ótima lubrificação.

    Essa lenda do "combustível seco" surgiu como desculpa genérica para problemas em instalações mal feitas, sem uso de variador de ponto, utilização de ignição adequada, etc., ou então para justificar qualquer defeito mecânico cuja origem foi outra.

    Sds,
    Sukys

  • #5
    Citação Postado originalmente por gutoxj98 Ver Post
    realmente o gaz é seco......tem que andar todo dia na gasolina um pouco, quando saio de casa rodo uns km na gasoza....e antes de chegar em casa tbem......para nao ressecar mangueiras, e todas as pecas da linha de combust.
    Guto,

    De tempos em tempos tem mesmo que rodar na gasolina, mas você mesmo deu a reposta exata pra isso: evitar problemas com a GASOLINA, que se ficar sem uso por longo período pode se degradar e causar problemas na bomba, carburador (ou injetores) etc., e isso não tem nada a ver com o gás, cujo percurso é outro.

    Em motores que trabalham exclusivamente com gás não existe este problema, pode checar isso com qualquer dono de empilhadeira ou gerador que faça uso de GNV ou até GLP.

    Sds,
    Sukys

  • #6
    Lá vem o velho papo do GNV seco !!

    O GNV é um fluido assim como a gasolina, ambos podem assumir o estado líquido, gasoso e ainda sólido. Isto dependerá da temperatura e pressão !

    Qd a gasolina é pulverizada pelos bicos, em que estado ela encontra-se ?

    O motor necessita de lubrificação em suas partes móveis, quem encarrega-se desta lubrificação é o óleo lubrificante e não o combustível !!

    Boa lama,
    Toyota Escorpião de Aço 2.8 TD,SPOA +3", Snorkel, Trepador 35", Work 12.000, Procomp ES9000, ProC 15x10, LSD, PX, M Crawler 4,70:0, Jumelo revólver !

  • #7
    Antes de ter um carro c/ GNV fiz uma pesquisa c/ taxistas, q são os q têm mais experiência c/ GNV. Só elogios. Ouvi vários relatos de motores c/ mais de 300.000 km s/ problemas.

    Uma dúvida:
    E a temperatura de combustão do GNV x Gasolina? Alguma influência?

    Abs,

  • #8
    Usuário Avatar de Alexandre Zocrato
    Entrada
    21/11/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    54
    Posts
    1,005
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Motor ressecado é ótimo!
    O percurso por onde passa o gás (ou álcool ou gasolina) nem requer lubrificação, e o único local onde o combustível pode fazer estrago é nos cilindros, com a degradação da película de óleo lubrificante, só que esta película NÃO sofre degradação em contato com o gás, ao contrário do que acontece com gasolina. Isso é fácil de ser constatado pela análise do óleo, que em motores que utilizam GNV mantém sua qualidade por maior tempo de uso, consequentemente com maior probabilidade de ótima lubrificação.

    Essa lenda do "combustível seco" surgiu como desculpa genérica para problemas em instalações mal feitas, sem uso de variador de ponto, utilização de ignição adequada, etc., ou então para justificar qualquer defeito mecânico cuja origem foi outra.

    Sds,
    Sukys

    Esse papo de que o gás prejudica o motor é coisa dos produtores de álcool, que, equivocadamente, acham que o gás os prejudica. O gás concorre com a gasolina, pois o álcool é sazonal.

    Outra coisa que tem atrapalhado o GNV é a sua utilização por esse governo maluco nas termoelétricas, que são mais caras e poluidoras do que as hidroelétricas. Acho que é para ajudar a Bolívia e seu atual mandatário...

    Isso, de qualquer forma, é opção política. Tecnicamente, o gnv é menos poluente e não prejudica em nada o motor.


    []'s

  • #9
    O que é menos poluente e menos promotor do aquecimento global?

    GNV ou álcool?

  • #10
    Não vou entrar nas questões políticas do GNV, pois não acho que seja a intenção do tópico, mas o GNV só não se torna o combustível do momento justamente por estas razões políticas.

    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Em motores que trabalham exclusivamente com gás não existe este problema, pode checar isso com qualquer dono de empilhadeira ou gerador que faça uso de GNV ou até GLP.
    Havia me esuqecido desse detalhe mesmo. Tem uma empilhadeira aqui no trabalho Hyster da década de 60 com motor 6 cil BF-161, sim, igual ao do Jeep. Esse motor que era fabricado em Taubaté.....essa empilhadeira, sofre o dia inteiro, dia após dia....e só trabalha com GLP (Ultragás ainda).....estou aqui a 15 anos, e esse motor (que não é nenhum exemplo de projeto mecânico) nunca teve que ser retificado e o nível de ruído compatível com um motor em bom estado.....Todos ainda trocam o óleo a cada X km, verificam a água, filtros, cabos, etc....imaginem o cuidado que os caras que usam essa empilhadeira aqui tem....ZERO.....se muito trocam o óleo uma vez por ano e olhe lá.....

    Abs.

  • #11
    Gostaria de saber qual a influência da temperatura de queima do gnv em um motor a gasolina. Sei que o gnv tem temperatura muito superior de queima que a gasolina (quase o dobro).

    Digo isso porque os motores a álcool sempre foram conhecidos por serem mais "parrudos" que os a gasolina. Não digo isso pela taxa e sim pela resistência do conjunto a temperatura de trabalho.

    Outra coisa: GNV não é GLP. São gases, assim como o bundano (gás proveniente do orifício anal), mas não são iguais.

  • #12
    Usuário Avatar de J Pinho
    Entrada
    28/04/2006
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    66
    Posts
    134
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por LskMaduc Ver Post
    OI galeira.
    Ouvi dizer que o gas natural deixa o motor muito ressecado e sem lubrificaçao e que com o tempo o motor vai começando a dar problemas.
    por exemplo, pegar um motor 4.3 V6 e colocar gas, ele vai dar problema com facilidade?
    Isso realmente é verdade, ou nao prejudica em nada?
    Grande abraço!

    Caro Maduk e demais colegas

    Tenho uma XJ 97 desde nova. apos um ano de compra, motivado por algo em torno de 1000 KM por semana entre João Pessoa e Natal ( na epoca so existiam dois postos sendo um na saida de JP e outro na saida de natal) algo em torno de 170 km entre um e outro), instalei GNV. Na epoca nao existia nemhuma sofisticação como avanço de ponto ou desligamento de bomba,
    portanto usava gnv dirato, sem trocando para gas quando faltava gnv.
    rodei por aproximadamente 150.000 KM com gas e agora as considerações.
    O uso do gnv nunca trouxe problemas para o motor mecanicamente falando.
    Depois de algums ajuste no diametro do misturador, passei de 35mm para 50 e isso me dava vel max de 160km, e consumo estrada 8KM/M3.
    o cosumo cidade sempre foi alto (5 a 6)
    os problemas que enfrentei nesses anos foram provocados pela aumento de temperatura de funcionamento do motor, que ao longo do tempo provocou problemas de superaquecimento, por desgaste de peças que normalmente nao apresentariam problemas.
    Este aumento de temperatura) normalmente o carro andava a 110 graus), ressecou borracha, cabeamento dos bicos injetores, estrago na valvula de pressao do tanque pois no meu caso a bomba continuava ligada pois por segurança nas ultrapassagens eventualmente precisava passar pra gasolina (O que parecia que tava ligando um turbo)( muitas vezes meus caronas ficavam impressionados com o aumento de torque mesmo ja em alta, o que me fazia dar aquele rizinho intimo).
    Entao, realmente e principalmente um motor deste porte, que não se pode compara com um motor 1.0 ou 2.0, que nao tem bloco e nivel de temperatura de funcionamento, vamos enfrentar ao longo do tempo problemas e muitas vezes mais graves pois se o meca nao souber imediatamente o que fazer, vai fazer m... que vai ter consequencias mais tarde ( por ex. na falta de encontrar a valvula de prssao, meu meca colocou uma valvula direto na tubulação e rele de desligamento da bomba. Porem com o funcionamento do motor no gnv, a pressao na flauta subio ao ponto de estoura os bicos injetores, pois [e gastando e apredendo(
    Por isso hoje posso sugerir> se sua economia n]ao vai ser significante ao ponto de guardar dinheiro para o futuro, nao vale a ec onomia imediata, sem contar com a falta de espaço, pouca autonomia, perda de potencia etc.
    Talves seja mais pratico a adaptaç]ao para alcool que inclusive gera mais potencia.
    Abraços a todos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Gas natural veicular (GNV)
      Por Mauro_PJ no fórum Jeep Willys
      Respostas: 8
      Última resposta: 27/12/2007, 12:30
    2. Gas natural
      Por Erikobezerra no fórum Suzuki
      Respostas: 11
      Última resposta: 04/02/2007, 09:04
    3. Seleção Natural
      Por Ramone no fórum Humor
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/12/2006, 23:20
    4. Instinto Natural
      Por Alexandre Vaz Ferreira no fórum Humor
      Respostas: 1
      Última resposta: 29/06/2004, 01:57

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade