x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35

Tópico: Motores Diesel

  • #1

    Motores Diesel




    Galera, essa vai pros mecanicos de plantão...

    sei q um motor diesel não tem a "parte eletrica", ou seja, distribuidor, velas etc...

    então, sempre fico me perguntando: como diabos ocorre a queima da mistura ar/diesel nesses motores??

    []s

  • #2
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Fala Bunny,

    Nos motores a diesel a explosão da mistura ar+combustível ocorre apenas por compressão.

    []'s...

  • #3
    vamos ver se eu entendi:

    o pistão comprime a mistura, q explode, empurrando ele pra baixo de novo, aí qdo ele sobe explode de novo blá blá blá...

    mas e pra "ligar" esse sistema??? como q o motor dá a "primeira comprenssada"????

    []s tentando entender =)

  • #4
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por bunny
    mas e pra "ligar" esse sistema??? como q o motor dá a "primeira comprenssada"????
    Fala Bunny,

    Eu não manjo quase nada de mecânica, muito menos de motores a diesel (o Engesa é o primeiro diesel que eu tenho), mas vamos lá...
    Acredito que o movimento do motor tem seu início com o acionamento do motor de arranque. Quando acionado ele força o motor a fazer essa compressão e a causar o início das explosões.
    De qualquer forma, como não sei se falei besteira ou não, vamos esperar os mais experientes darem suas explicações.

    []'s...

  • #5
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Aproveite para encher uma bola de futebol vazia enquanto eu explico.

    1-Pegue a bomba de encher bolas.
    2-Dê uma lubrificada na agulha do bico da bomba antes de introduzi-lo com cuidado e decisão no orifício da válvula da bola (esse mesmo princípio serve para diversas situações similares).
    3- comece a bombear (idem acima)

    Você vai reparar que a bomba esquenta...Um aumento de pressão corresponde a um equivalente aumento de temperaura.
    Esse mesmo princípio serve para qualquer fluido compressível (como o ar...), mais pressão é igual a maior temperatura. Matematicamente se calcula tais valores pela fórmula P x V = n x R x T, mas não vou ficar dando aulas de química aqui, o que importa é perceber que quanto mais pressão, mais temperatura se for num sistema fechado, como no conjunto cilindro da bomba+bola (ou dentro do motor).

    Num motor Diesel, a relação (ou taxa) de compressão é sempre bem elevada. Num motor de rotação baixa e média cilindrada é no mínimo de 16:1. Num motor Diesel leve chega a 25:1. Para comparar, um motor a gasolina atual tem taxa de 9:1 em média.

    Isso significa que o ar dentro do motor vai ser comprimido pelo pistão até ficar num volume aproximadamente 25 vezes menor (é quase exatamente isso) . Imagine o aumento de temperatura.

    No momento em que o ar está bem "apertado", o Diesel é injetado e ocorre a combustão devido à temperatura que o combustível encontra lá dentro da câmara. Daí o nome Combustão por Compressão.

    Num motor de ignição por centelha, a gasolina, álcool, etc., se a taxa for muito alta para o combustível utilizado, também ocorre combustão por compressão, só que nesse caso ela será danosa para o motor pois ocorrerá no momento errado, antes da centelha, acumulando calor na câmara de combustão e derretendo pistões, anéis, cabeçote...é o que acontece se você usar gasolina num motor a álcool, por exemplo.

    A primeira compressão que vocês perguntaram ocorre justamente movida pelo motor de arranque, seguida pela primeira injeção de Diesel.

    Já ficou muito longa a explicação, qualquer coisa pergunte se tiver dúvidas em cima disso que eu escrevi.

  • #6
    marcelo

    maravilha de explicação... sensacional =))

    principalmente a parte da bola

    eu consegui entender sim, principalmente pq vc explicou de uma forma não-tecnica =)

    tirando q enqto eu pensava nisso, tinha esquecido do motor de arranque hehehe

    obrigado novamente =)

    []s esclarecidos

  • #7
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    PV=nRT! AAAAAAAARRRRRRRRRRRGGGGGGGHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #8
    Puta velha nao Rejeita Tarado..

    Aproveitando.. Como os motores diesel não tem borboleta de aceleração, qdo se pisa fundo pra subir o giro a mistura não fica muito rica??

    ou pelo fato da bomba ser acionada pelo motor e variar a vazão conforme a rotação esse fenomeno não acontece?

  • #9
    Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,538
    Agradecimentos: 2
    Caros,

    Aproveitando o ensejo:

    Citação Postado originalmente por marcelo nunes
    ...
    Num motor de ignição por centelha, a gasolina, álcool, etc., se a taxa for muito alta para o combustível utilizado, também ocorre combustão por compressão, só que nesse caso ela será danosa para o motor pois ocorrerá no momento errado, antes da centelha, acumulando calor na câmara de combustão e derretendo pistões, anéis, cabeçote...é o que acontece se você usar gasolina num motor a álcool, por exemplo.
    Essa combustão espontânea pelo excesso de pressão gerada, quando ocorre é o que chamamos nos motores a gasolina de "motor batendo"...



    Citação Postado originalmente por Danniel Pizatto
    ...

    Aproveitando.. Como os motores diesel não tem borboleta de aceleração, qdo se pisa fundo pra subir o giro a mistura não fica muito rica??

    ou pelo fato da bomba ser acionada pelo motor e variar a vazão conforme a rotação esse fenomeno não acontece?
    Complementando: como o colega falou, a bomba injetora não funciona somente com o giro do motor, mas TAMBÉM com o giro do motor. Na verdade a bomba funciona com uma combinação da posição do acelerador do veículo e da rotação do motor. Quando "pisamos" no acelerador, a bomba injeta combustível em maior quantidade e em pressão mais elevada nos cilindros, o que faz com que o motor gire mais rapidamente completando o "ciclo" de alimentação que mantém a bomba "sincronizada" com o giro do motor, alimentando a seqüência correta de pistões na dosagem ideal ao "ritmo" de giros exigidos pelo motorista (acelerador).

    Saudações,



  • #10
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Duas pequenas correções necessárias:

    1- Ignição por compressão nem sempre faz ruído, e quando faz é a chamada "batida de pino", que ocorre quando a primeira ignição (por compressão) "tromba" com a segunda ignição (por centelha), gerando uma onda de choque que ecoa ao bater nas partes metálicas (parede do cilindro, pistão, cabeçote).

    2- A pressão de uma bomba injetora não varia com a rotação do motor, somente a vazão, seja ela mecânica ou elétrica.

    Realmente há um enriquecimento inicial da mistura, que gera um aumento da Entropia (que é uma propriedade também conhecida como "calor da combustão" ), gerando uma ignição mais poderosa, que vai fazer o pistão descer mais rápido, aumentando a rotação do motor, que vai aumentar a rotação da bomba, que vai injetar mais, ...etc... até o corte na rotação programada mecânica ou eletronicamente.

  • #11
    fantásticas as explicações hehehe

    não imaginei q uma pergunta minha traria tanta informação =)

    aí me surgiu outra dúvida: pq o pessoal q pilota onibus e caminhão, tem mania de deixar o motor rodando durante mto tempo, parado, ao invés de desligar e ligar denovo depois???

    []s

  • #12
    Todo equipamento sofre mais com o liga e desliga que se ficar ligado direto.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. O motor Maxion é muito ruim?
      Por Robonson no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 373
      Última resposta: 18/05/2019, 13:56
    2. Motores Diesel Downsizing ou Motores Diesel Menores
      Por Anthoniusnikos no fórum Ford
      Respostas: 20
      Última resposta: 05/10/2013, 21:40
    3. MOTORES DIESEL 0KM
      Por Elmer_Jeep no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 152
      Última resposta: 22/04/2005, 10:27
    4. Nova geração de motores a diesel... Adeus robustez
      Por Luis Assis no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 12
      Última resposta: 18/03/2005, 01:44

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade