x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 49
  • #13
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    43
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0

    Construindo os Links




    Construindo os Links

    O tipo o mais simples de link a construir é um que usa, em ambas as extremidades, suportes de junções embutidos e soldados. Neste caso, você necessita somente cortar o tubo no comprimento, para introduzir e para soldar os adaptadores, rosquear as junções pronto. Ao medir o tubo, você, naturalmente, terá que subtrair o comprimento do adaptador da junta e da junta, tomando como referencia o furo do parafuso. Tome cuidado para só contar o comprimento do suporte que fica pra fora do tubo. Eu normalmente meço a parte embutida do suporte, e então subtraio as linhas de rosca não disponíveis para ajuste. Isto é igual ao comprimento do número mínimo das linhas acopladas (calculadas como o comprimento das linhas internas dos adaptadores, mais 3-4 linhas) e ao comprimento das linhas para uso pela porca de trava. O resultado é o numero de linhas disponíveis para o ajuste, que eu divido então por dois, usando a figura resultante para o cálculo do comprimento do link - este permite que eu instale o link no meio de sua escala ajustável de modo que eu possa mais tarde o fazê-lo mais curto ou mais comprido como for necessário. No extremo oposto da escala há uma ligação fixa com ambas as junções soldadas diretamente ao tubo. Esta configuração tem a vantagem da força e da simplicidade, mas requer uma medição extremamente cuidadosa e exata e uma tripla checagem porque não há nenhuma maneira de ajustar os comprimentos após a construção. Os comprimentos mal combinados ou incorretos do link afetarão a geometria da direção, o desempenho da suspensão, e os ângulos do pinhão – assim, um grande cuidado é requerido.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_2142_small.jpg   -img_2571_small.jpg   -img_2574_small.jpg   -img_2578_small.jpg   -img_2587_small.jpg  
    4X4 Brasil

  • #14
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    43
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0

    continuando...

    A outra parte complicada de fazer um link fixo com as junções soldadas em ambas as extremidades é que você tem que colocar ambas as junções exatamente á 90º do tubo, e ambas no mesmo plano. Se não, você comerá uma boa parte da capacidade das juntas em absorver desalinhamentos já na instalação do link, ou pior, não vai conseguir colocá-los por inteiro. . A figura 1 ilustra o método que eu usei para marcar a linha central do tubo, para meus links dianteiros inferiores fixos. Primeiro fixando o link em uma morsa e utilizando um nível para assegurar que ele esta totalmente na vertical. Então utilizo um prumo para localizar e marcar a linha de centro. Usar esta linha como referencia deve permitir que você entalhe o tubo corretamente, deixando ambas as junções alinhadas e paralelas. Entalhar o tubo é o desafio final antes de soldar. Há três métodos básicos para entalhar um tubo: com uma fresa, com uma poli corte, e com um molde. A fresadora seria a maneira mais obvia de se fazer os entalhes, mas provavelmente vai ser complicado encontrar uma que faça entalhes em um tudo de 2” por ½” de parede, se você for usar um equipamento com broca ou fresa, cuidado para não se machucar com uma eventual travada durante o corte. Com um pouco de paciência e pratica, você pode fazer excelentes entalhes utilizando uma poli corte comum, O primeiro passo é marcar a linha de centro dos dois lados do tubo, a exatos 180º, então você deve determinar os ângulos em que serão feitos os entalhes, e regular a morsa da sua máquina. Coloque o tubo no suporte, de modo que o disco de corte, somente toque a margem externa na linha de centro fig.2. Faça o corte fig3. O tubo deve parecer com o da figura 4. então gire o tubo na serra em 180º e novamente prepare o corte, deixando o disco somente tocar a linha de centro pelo lado externo, e corte. Você agora tem duas pequenas lascas de tubo, e um tubo com um encaixe para colocar a sua junta fig. 6 & 8. para se fazer cortes precisos e com qualidade, você deverá utilizar uma poli corte decente, com um bom disco abrasivo e provida de uma morsa com capacidade de corte em esquadrias. No Brasil temos boas máquinas para corte de esquadrias, como Bosh, DeWalt e Makita que atendem, bem a essa solicitação. O segredo para ser bem sucedido nesse método é o quão bem você marcou e realizou os cortes. A figura 9 ilustra o ângulo escolhido e a tabela 3 traz algumas medidas de ângulos para diferentes encaixes e medidas de tubos. Geralmente, quanto maior o ângulo, mais fundo e mais pontudo é o encaixe. A figura 6 mostra um encaixe à 30º e a 7 um à 45º. Como a maioria das máquinas pode ter uma pequena variação no corte, para fazer encaixes perfeitos você pode ter a mão uma esmerilhadeira angular de 4 ½” e um disco flap para fazer os acabamentos. Fig. 8. Nota, os valores da tabela 3 são apenas para encaixes de tubos a 90º. Se você pretende fazer encaixes com outras angulações, como para deslocar uma junta, ou fazer um braço de reforço para uma dobra, você deve ajustar seus cortes como segue: pegue o ângulo ao qual você deseja unir os tubos, então com o valor de entalhe original, você adiciona o novo valor a um dos cortes e o subtrai do oposto. Por exemplo, se eu quero unir dois canos de 2”DE, o corte original para 90º seria de 30º, mas eu quero unir os tubos em 15º. Eu devo adicionar esses 15º a um dos meus cortes iniciais de 30º, e subtrair do corte oposto, então devo executar um corte de 45º e um de 15º. A única limitação para cortar ângulos numa poli corte, é a da própria máquina, que normalmente só faz cortes de ate 45º. Nunca tente fazer cortes segurando o tubo com as mãos. Não importa o quão forte você acha que é existe uma chance muito boa de a lamina travar durante o corte, arrancar o tubo de suas mãos e fazê-lo sair voando pela oficina – nem me pergunte como eu sei disso. E por fim, em caso de dúvidas quanto ao ângulo de corte, faça-o um pouco menor, e termine o assentamento utilizando uma esmerilhadeira manual.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_2588_small.jpg   -img_2602_small.jpg   -img_2609_small.jpg  
    4X4 Brasil

  • #15
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    43
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0

    Tabela 3: ângulos de corte para diferentes tubos

    mesmo esquema, em anexo, e no link....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -entalhamento.jpg  

  • #16
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    43
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0

    segue...

    O terceiro método para entalhar um tubo é usar um programa de computador que permita que você incorpore as dimensões do tubo e então calcule e imprima um molde para seu entalhe. Você pode então cortar este molde, colá-lo no tubo, e usar diversos métodos para cortar ao longo das linhas do entalhe (uma poli corte, uma esmerilhadeira angular, a plasma, etc.) Dependendo da aspereza que ficar ao final do corte, você faz o acabamento para um ajuste perfeito. Um desses programas que está disponível na Internet é o Winmiter. É um programa de shareware escrito originalmente para entusiastas da bicicleta. Aceita entradas de: diâmetros grandes de tubo, diâmetros pequenos de tubo, ângulo da junção, e linha central deslocada, em unidades métricas ou imperiais. Então processará e indicará e/ou imprimirá um molde simples. Eu usei este método entalhando os tubos de 2”x 3/8” para meus links inferiores dianteiros e eles trabalharam razoavelmente bem. A fig.10 mostra o molde cortado e gravado ao tubo, pronto para ser seguido. Depois que cortado o entalhe com um cortador de plasma eu usei então uma esmerilhadeira para limpá-lo, pausando periòdicamente para verificar o ajuste fig.11.

    A etapa final em fixar seus links às junções é soldar. As inserções ou buchas vêm com um chanfro generoso (12) que permite uma solda boa e forte (13). Soldando um tubo diretamente ao corpo de uma junção, certifique-se que esta esteja limpa e possuam um bom encaixe. A fig.11 mostra um tubo de 2”encaixado a uma junção rolamentada e revelam que ainda é necessário um pouco de trabalho para um melhor ajuste. A paciência é a chave porque um conjunto apropriadamente apertado assegurará uma solda forte e uns links finalmente fortes.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_2150_small.jpg   -img_2189_small.jpg   -img_2252_small.jpg   -img_2258_small.jpg  
    4X4 Brasil

  • #17
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    43
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0

    mais um pouco...

    Figuras 14, 15, e 16 oferecem um olhar final em alguns dos meus links terminados, construídos usando os produtos e os procedimentos descritos neste artigo. Você pode experimentar o sucesso em seus próprios projetos. Boa sorte!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_2201_small.jpg   -img_2267_small.jpg   -img_2282_small.jpg   -footer-left_small.jpg   -footer-right_small.jpg  
    4X4 Brasil

  • #18
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    43
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0
    Referencias:
    Gren, Robert E., Oberg, E., Jones, F.D., Horton, H.L., Ryffel, H. H. (Editors). Machinery’s Handbook, 24th Edition, 1992, (Industrial Press, Inc)

    Fontes:
    Evolution Joints:
    Evolution Machining & Fabrication Inc.
    #1 - 4115 64th Ave. S.E..
    Calgary, Alberta T2C 2C8
    Phone: (403) 236-3545 http://www.evolutionmachine.com
    RE Bearings & Poly Performance Uniballs:
    Poly Performance Offroad Products
    234 Tank Farm rd, Unit L & M
    San Luis Obispo, CA 93401
    Phone: (805) 783-2060
    sales@polyperformance.com
    http://www.polyperformance.com/

  • #19
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    43
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0

    Quase...

    Pessoal, ainda falta traduzir os adendos, que tem muita informação interessante, logo estarei postando aqui.

    espero que seja de alguma utilidade este artigo, pois nem todos compreendem ingles para tirar as informações diretamente da net.

    qualquer coisa, ou correção, por favor, é só dar um grito!

    abraços

  • #20
    Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
    Entrada
    13/02/2005
    Local
    São paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 0
    parabens... excelente idéia a tradução do artigo em questão... em anexo o original dele em PDF para quem gosta de arquivar tudo e ler depois!
    Mak (SP/ZN)
    Xplo94Sport-JF / RangerSTX89 - Dourada/Xplo98 -2.5TDI - Manquinha
    Xpedition2000-BJ / SW4_93 - Malditaaaaaaaaa!!!!

  • #21
    Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
    Entrada
    13/02/2005
    Local
    São paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 0
    faltou o arquivo... agora vai...
    Arquivos Anexos
    Mak (SP/ZN)
    Xplo94Sport-JF / RangerSTX89 - Dourada/Xplo98 -2.5TDI - Manquinha
    Xpedition2000-BJ / SW4_93 - Malditaaaaaaaaa!!!!

  • #22
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    43
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0
    Opaaa

    valeu!! e boa essa do pdf, se alguém souber como converter de doc para pdf eu faço uma cópia pdf traduzida.

    []´s

  • #23
    Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
    Entrada
    13/02/2005
    Local
    São paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 0
    Que isso... o minimo que posso fazer é te ajudar nessa etapa... tá em anexo em PDF e com as fotos, tabelas e o escambau!

    procura um programa chamado PDFCREATOR no emule ou na NET... funciona como uma impressora mas a saida é um PDF direto!
    Arquivos Anexos
    Mak (SP/ZN)
    Xplo94Sport-JF / RangerSTX89 - Dourada/Xplo98 -2.5TDI - Manquinha
    Xpedition2000-BJ / SW4_93 - Malditaaaaaaaaa!!!!

  • #24
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    43
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0


    hehehe valeu!!

    abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade