x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 42

Tópico: Como rebocar ?

  • #1

    Como rebocar ?




    Gostaria de saber como vocês levam as viaturas de vocês para as trilhas: rebocam, levam na carreta ou vão rodando ?

    Faço a pergunta por que está me dando uma enorme vontade de trocar o meu carro de passeio por uma pick-up forte (Tipo Dodge Dakota, Frontier, L200 etc...) para não ter mais que depender de ninguém para levar a minha viatura para as trilhas (nas últimas tem ido na carreta), só que claro que a viatura rebocadora teria que ser movida a Diesel, para que o transporte não se transforme em dissabor financeiro.

    Cheguei até a pensar em rebocar o Jipe no meu carro de passeio, mas depois achei isto meio arriscado e desisti da idéia.

    E aí, qual a opinião e a experiência de vocês ? 8)

    E aí qual é a opinião de vocês ?

  • #2
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Everton,

    Acho que vale a pena você dar uma olhada nesse link...

    www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=639

    Esse assunto foi pauta nesse tópico e talvez você encontre algumas informações interessantes.

    []'s

  • #3
    Citação Postado originalmente por Luiz Claudio
    Everton,

    Acho que vale a pena você dar uma olhada nesse link...

    www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=639

    Esse assunto foi pauta nesse tópico e talvez você encontre algumas informações interessantes.

    []'s
    Luiz Cláudio, agraceço a resposta e informo que já conhecia o tópico referido por ti, sendo que o que eu queria neste tópico é mais relatos sobre experiências pessoais de cada um, como por exemplo: me disseram que conduzir a viatura com o carro de passeio é perigoso, pois o mesmo não teria estrutura para aguentar o peso do Jipe, que haveria o risco de acidentes etc... Isto é verdadeiro ou não ? Qual a experiência de vocês ?

    No tópico referido por ti há mais o relato dos aspectos legais, e pouco de experiências pessoais na condução.

    Apenas isto que eu queria.

    Abraços.

  • #4
    Visitante
    Alo,

    Atualmente puxo meu Samurai com uma Ranger Cab. Dupla Diesel e não tenho nenhum problema. Puxava antes com uma Grand Vitara tambem sem problemas. Creio que a Grand Vitara era até mais indicada pois tinha maior peso no eixo traseiro, mas nunca tive problemas puxando com a Ranger, ate pq a velocidade máxima que ando nessa situação é 80km/l.

    Agora, um colega do Jeep Clube puxa o seu Willys com uma Saveiro e disse que nunca teve problemas, claro, que com cautela e velocidade baixa, mas eu não arriscaria.

    Se o carro de passeio for um de bom porte (Santana por exemplo) e com um peso razoavel, eu arriscaria puxar o CJ sim, sempre com muito cuidado.

    Puxando com uma carreta seria melhor ainda, pois não gastaria pneu nem rolamentos da viatura.

    []s

  • #5
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    puxar

    Uma regra básica sobre isso é o peso do Puxador ser igual ou maior ao Rebocado .
    Tomar o max. cuidado nas curvas , principalmente em descida , pq o Rebocado vai pra cima do Puxador . Pra minimizar isso , caso o Rebocado seja + pesado , um piloto nele pode engatar a marcha compatível com a descida pra ajudar o Puxador .

    []s ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #6
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Everton,

    Infelizmente vou ficar te devendo um relato de uma experiência pessoal. Eu nunca reboquei um jipe...O máximo foi rebocar uma moto XL no Transmoto (era um sistema em que a roda dianteira da moto ia presa no parachoque do carro, e roda traseira ia rodando no asfalto).
    O pouco que eu sei a respeito desse tipo de reboque foi obtido através de informações aqui mesmo no fórum, mas parece que entre o pessoal que usa esse sistema uma opinião é unânime: O ideal é que o carro rebocador seja mais pesado do que o rebocado.
    Está rolando um outro tópico com esse mesmo assunto e, mesmo acreditando que você também já tenha visto, segue o link.

    www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2289

    []'s

  • #7
    Citação Postado originalmente por Luiz Claudio
    Everton,

    Infelizmente vou ficar te devendo um relato de uma experiência pessoal. Eu nunca reboquei um jipe...O máximo foi rebocar uma moto XL no Transmoto (era um sistema em que a roda dianteira da moto ia presa no parachoque do carro, e roda traseira ia rodando no asfalto).
    O pouco que eu sei a respeito desse tipo de reboque foi obtido através de informações aqui mesmo no fórum, mas parece que entre o pessoal que usa esse sistema uma opinião é unânime: O ideal é que o carro rebocador seja mais pesado do que o rebocado.
    Está rolando um outro tópico com esse mesmo assunto e, mesmo acreditando que você também já tenha visto, segue o link.

    www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2289

    []'s
    Não tinha conhecimento deste tópico não. Valeu pela dica, pois o tópico está muito bom.

    Abraços.

  • #8
    A recomendação de o rebocador ter maior peso é no caso do rebocado não ter freio de inércia. O que é comum quando se usa o towbar.
    Com o freio de inércia, o rebocador pode ser mais leve sem nenhum problema. O que é mais normal nos trailers.
    Tem que lembrar também a capacidade de frenagem e de tração do rebocador. Normalmente no manual dos veículos tem tais informações: peso máximo do reboque sem freio e peso total do conjunto quando o reboque tem freio.
    Repare que o segundo caso é normalmente da soma dos dois veículos.
    No manual também costuma ter o peso máximo vertical que o engate pode receber. Isso vai normalmente obrigar a usar trailer dois eixos no caso de trailer para transporte de outro veiculo.

  • #9
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Eu reboco o meu Samuca com minha Ranger 4x4 2000 TB. Prendo o towbar no parachoque dianteiro do Samurai, coloco o Samuca em neutro, destravo o volante, ligo a parte eletrica e levo o Samuca pra onde for...

    Ja levei até Jeri (400 km de ida e 400km de volta) sem maiores problemas.

    Acho que a configuração ajuda, pois a Ranger é um veiculo pesado (quase 2ton) e o Samuca tem um pouco menos de 1ton.

    Tinha um maluco aqui do Jipe clube que levava o Jeep dele (Willys) puxado por uma Saveiro, e dizia que ia bem, mas eu nao arriscaria chegar perto dessa configuração

  • #10
    Usuário
    Entrada
    26/04/2014
    Local
    Palmeiras de Goiás/GO
    Idade
    54
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Question Como rebocar um jeep por 900 km.

    Gostaria de saber se posso rebocar um jeep por 900 km com uma carretinha igual essa aí da foto. Obrigado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Como rebocar ?-carretinha.jpg  

  • #11
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Em primeiro lugar , vc pretende rebocar com qual carro .

    Meu cunhado rebocou o jipe dele com um cambão por 1.200km com uma LAND DEFENDER 110 e não teve problema algum com fiscalização .

    Acredito que tem um limite de peso a ser puxado por cada carro , ACHO que se for um carro 1.0 não será permitido por lei

  • #12
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Serra/ES
    Idade
    57
    Posts
    1,117
    Agradecimentos: 0
    Guilherme ,na legislação não há nada sobre a potencia ou capacidade do rebocador ,mas tem quer ser com cambão ou towbar ,e colocar a parte elétrica do carro de trás para funcionar conforme o rebocador(setas ,luz de freio ,etc) ,mas eu falo por experiência ,só um maluco puxaria um jeep com um carro de passeio ,corola ,Vectra ,etc ,pois em uma freada o jeep vai sair empurrando tudo e é acidente na certa ,um jeep pesa em torno de 1500kg e um carro de passeio em torno de 1300kg ,pode até rebocar por 3000 km sem problemas ,mas pode dar merda na primeira esquina .Com uma Defender 110 é outra historia ,pesa mais de duas toneladas ,uma Hilux ,L200 ,Amarok ,etc ,vá lá ,mas carro pequeno não ,basta ver no manual que a capacidade de reboque deles é em torno de 400 kg reboque sem freio e 800 kg reboque com freio(apenas uma média). Existem tópicos sobre como rebocar um jeep com segurança. Abç.
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51
    3. tipos de corno
      Por Tatão no fórum Humor
      Respostas: 1
      Última resposta: 10/08/2005, 16:00

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade