x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35
  • #1
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3

    Conversão de motor injetado, de gasolina para álcool




    Galerinha,

    Já ouvi muito falar sobre conversão de motor injetado de gasolina a álcool, e as opiniões são as mais controvertes possíveis. Veja o que já ouvi:

    “Simples, você passa num posto coloca álcool ao invés das gasolina e boa. A injeção vai re-adaptar a mistura para o álcool, voce só vai sofrer um pouco de manhã, mas se ficar ruim você adiciona um pouco de gasolina no tanque.”

    “Basta alterar a pressão da bomba de combustível que deve ser mais alta no álcool e pronto.”

    “Precisa trocar ou abrir os bicos, pois a vazão vai ter que ser maior, e pronto.”

    “Precisa trocar a bomba ( colocar uma cromada e mais forte ), abrir ou trocar os bicos e reprogramar o chip da Injeção”

    ou

    “Não dá para fazer as diferências são muitas inclusive mangueiras que se não forem trocadas, irão corroer com o álcool.”

    O Motor em questão é o Powertech 4.1

    Gostaria da opinião dos senhores, no que é folclore, e o que não sobre este assunto...

    []’s

    Gustavo

  • #2
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Com certeza, existem muitas receitas que fazem o motor funcionar com álcool, mas acho que não basta, tem que ser eficiente. Vou passar uma receita que gostei.

    1 - Verifique se seu motor tem compressão alta, se for muito baixa não fica bom, pode rebaixar, mas aí fica difícil a volta. Se for motor antigo geralmente não vale a pena.
    2 - Pode mandar seus bicos para o torno, ou comprar bicos "usados" para mandar para o torneiro. Depende se vai voltar ou não.
    3 - A bomba com certeza vai dar problema, afinal de contas ela será mais solicitada, tem que bombear 30% a mais, geralmente a margem de segurança na fabricação vai permitir que use a original, mas ela vai quebrar (dependendo da idade dela "logo"). Quando quebrar, coloque uma com maior capacidade.
    4 - Reprogramar o chip. Já ouvi falar que alguns chips mais modernos não são reprogramáveis, aí terá problemas.
    5 - Tanquinho e bombinha de gasolina não é obrigatório, mas ajuda na partida. Meu cunhado descobriu outra utilidade (Quando "esquece" de ir no posto e o alcool acaba, aperta o botãozinho da bombinha, geralmente dá para chegar no posto).

    O resto depende de você, pode trocar preventivamente, ou esperar dar pane, que o álcool destrói as coisas mais depressa é certo, mas também trocar por trocar sei lá.

    Abraços Du.

  • #3
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3

    Alcool

    Du,
    Mais precisamente o que vai quebrar? Só a bomba, ou outras coisas do Motor, como Coletor de escape, admissão, sensores, bicos, etc etc...
    []'s
    Gustav

  • #4
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    O meu ainda é a gasolina, mas meus irmãos já fizeram esta técnica em 3 carros, e única coisa que deu problema foi a bomba de gasolina.

    Provavelmente dará problema em catalizador também. Catalizador não gosta de umidade, tanto que não se recomenda dar partida no tranco em carros que tem catalizador.

    Eu já tive 2 carros originais a álcool que tiveram pane de catalizador, um Logus 1.8 / 1994 e uma Suprema 2.0 / 1994. Meu irmão teve um Gol GTS / 1993 que também intupiu o catalizador. Todos estes carros eram originais a alcool.

    Abraços Du.

  • #5
    FWIW, tenho recebido informações de um amigo que trabalha na fábrica de Volkswagen em São Bernardo do Campo. Ele me falou que desde 1999 não existe diferença NENHUM entre os carros vendidos como gasolina e os vendido como álcool. Nenhuma diferença em nenhum componente sequer. Os redução nos custos de fabricação e a economia de escala gerada por padronizar tudo mais que justificava o uso de alguns componentes mais nobres, especificamente os de borracha, em todos os carros.

    Quanto as diferenças mecánicas que existia, como a taxa de compressão, tudo isso agora é compensado automaticamente pelo módulo de ignição, com sensores que "leiam" a octanagem do combustível, fornecendo um sinal para alterar o ponto de ignição de acordo com uma curva pré-programado.

    Abraços,

  • #6
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3

    Injeção

    Bill,
    Será que isso se aplica tambem a motores da GM?
    []'s
    Gustavo

  • #7
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3

    Motor Powertech MPFI a alccol

    Bom, em suma, estou pensando em passar meu Futuro motor MPFI 4.1 Powertech de Silverado a Alcool. Ja vi na Internet que é possivel, mas não tenho idéia de como fica em relação a economia e a durabilidade das peças... Não sei, se este motor, como disse o Bill em mensagens anteriores, passou por uma Universialisação dos motors Alcool/Gasolina... Alguem do Fórum sabe me dar mais informações em relação a esta transformação?
    Obrigado,
    Gustavo

  • #8

    conversão alcool

    Citação Postado originalmente por billj Ver Post
    FWIW, tenho recebido informações de um amigo que trabalha na fábrica de Volkswagen em São Bernardo do Campo. Ele me falou que desde 1999 não existe diferença NENHUM entre os carros vendidos como gasolina e os vendido como álcool. Nenhuma diferença em nenhum componente sequer. Os redução nos custos de fabricação e a economia de escala gerada por padronizar tudo mais que justificava o uso de alguns componentes mais nobres, especificamente os de borracha, em todos os carros.

    Quanto as diferenças mecánicas que existia, como a taxa de compressão, tudo isso agora é compensado automaticamente pelo módulo de ignição, com sensores que "leiam" a octanagem do combustível, fornecendo um sinal para alterar o ponto de ignição de acordo com uma curva pré-programado.

    Abraços,

    e o que vc acho de um produto que esta sendo vendido no mercado livre, chama-se master flex, é só colocar na injeção. Será que presta? gostaria de colocar num vitara 1.6 16v. Qual a sua opnião?


    sds

    Breno

  • #9
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Caro Barão!

    Tenho um "conversor" deste, só que não se chama master flex, tem outro nome.

    Usei durante alguns anos em um gol 1.0 16V.

    O que posso falar, é que vale a pena, pois pode rodar ou no álcool, ou na gasolina (só não pode misturar).

    Não causa danos ao motor, é totalmente reversível (tá aqui em casa esperendo o próximo 1.0)

    Oque tem por aqui, se usa um para 1.0 - 1.6; outro modelo para 1.8 - 2.0 e outro modelo par 2.2 acima.

    Existe a opção e chipar, mais ocorre que mutas vezes, perde-se o chip origina (esquece onde guardou), ou que fazer a "volta", daí tem que abrir a central de injeção para trocar o chip...

    Com essa caixnha, quer fazer a volta, aperta um botão, quer retirar, desconecta os fios, bem simples.

    Resumindo, é seguro.

    Abraços.

    Kim.

  • #10
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    47
    Posts
    1,010
    Agradecimentos: 4
    Eu tenho um Gol 1.6 ap Mi com o chip que aumenta o tempo de injeção. Não alterei mais nada. Ficou muito bom, não falha, nem quando frio e faz até 11 na pista andando a 100/h. Na cidade ta fazendo 8,5. Até agora a bomba não queimou. O mecanico disse que não era preciso alterar a pressão da bomba que nos Mi é de 3 bar. Disse q faz isso nos monobico.

    O sistema de partida a frio é obrigatorio, pois se não de manhã tem que dar umas 18 partidas até pegar. Eu coloquei com o botãozinho, é só dar uma injetadinha rapida e ele pega sempre na primeira, depois durante o dia não precisa mais.

    Rodei 15.000 km assim, até agora não percebi nada no catalisador.

    Abraço
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #11
    Usuário Avatar de RHL
    Entrada
    27/06/2007
    Local
    norte/MT
    Idade
    44
    Posts
    1,242
    Agradecimentos: 0
    estou pensando em converter o Feroza pra álcool...

  • #12
    Usuário Avatar de GBarros
    Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    45
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Tenho um Gol MI 1.0 e utilizo a uns 6 meses alcool no meu carro, que é original gasolina. Roda naturalmente, sem problemas, o unico problema é mesmo de manha, não pega mesmo, tem que no minimo duas partidas pra pegar. Relação a economia: olha, se o alccol gasta mais, é quase que imperceptivel a diferença entre a gasolina e o alccol (que está fazendo por volta de 13,5 km/l). Notei também um aumento mais rápido na temperatura, principalmente em engarrafamentos, que é comum. Não notei diferença em ruido ou desgaste em peças como dito até agora aqui no topico, mas acredito que a primeira a poder querer dar problema seja a bomba de combustivel, pois a minha ainda é original, propria pra gasolina. Mas deixo uma pergunta pra ser respondida por todos vc´s: Em relação a corrosão, desgaste de peças e etc, o alccol realmente é mais propicio a um maior desgaste. Mas a nossa gasolina já não possui de 20% a 23% de alcool? Então as peças de todos os veiculos já tem que estar preparadas para este contato com o alcool. Então, o que seria mesmo importante não seria mesmo o funcionamento ideal do motor?
    Abraços!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51
    2. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    3. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade