x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1

    Fazer guincho com reduzida de maquina??!!!




    E ai pessoal...blz..

    Então eu quero saber sê alguem já fez ou viu...pois eu vi essa semana .

    O cara fez um guincho mecanico com redução de maquina.....uma redução 40/1..fez o suporte..o rolete pro cabo..e fez uma gambiarra na tomada de força...e pronto lá estava ele funcionado.

    Eu quero saber sê funciona bem, sê pode vir dar problema.. e se alguem fez gostaria de saber de todos os passos e peças para montar...
    qualquer coisa tento ir lá tirar foto..

    Abraços..

    Marco Costa

  • #2
    Marco,
    Quem fez um assim é o pessoal de Registro (se não me engano é o Proença).
    Li sobre o guincho que ele fez "made in ele mesmo" no tópico sobre a trilha do telegráfago.
    Dê uma procurada por lá...

  • #3
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    no tópico abaixo postei uma relação de tópicos sobre guinchos, em alguns deles a galera fala sobre as peças e tem fotos de guinchos mecanicos artesanais.

    boa pesquisa:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=17225

  • #4
    E dai..

    Valeu pela dica...vou dar uma boa pesquisa...

    E vou tentar fazer um artesanal...quando estiver fazendo ponho as fotos..

    Abraços..

    Marco Costa

  • #5
    O Elmer sempre ajudando...
    Achei o tópico sobre o guincho artesanal do Proença:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1728

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Caros amigos do mundo 4x4!

    Tentei os lincks postados mais não funcionam.

    Então, segue imagens aqui, neste tópico.

    Foi de um guincho que vi aqui em Paranavaí, feito com um motor de arranque, e um redutor industrial.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Fazer guincho com reduzida de maquina??!!!-22082011544.jpg   Fazer guincho com reduzida de maquina??!!!-22082011545.jpg   Fazer guincho com reduzida de maquina??!!!-22082011546.jpg  

  • #7
    Minha opinião é que nãop devemos pensar somente na questão custo/beneficio. E a segurança?
    Funciona bem até explodir na cara de algum zeca...ou fica superdimensionado levando peso extra a toa.
    Quer economizar: compra guincho usado.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #8
    Usuário Avatar de valdir rainer
    Entrada
    26/09/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,570
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Minha opinião é que nãop devemos pensar somente na questão custo/beneficio. E a segurança?
    Funciona bem até explodir na cara de algum zeca...ou fica superdimensionado levando peso extra a toa.
    Quer economizar: compra guincho usado.
    Desculpe me intrometer,mas não sei aonde um guincho desse pode explodir na cara do zeca,agora se vc falar que pode arrebentar um cabo aí sim,mas isso pode acontecer com qualquer guincho.
    Em questão de peso ,não me parece ser mais pesado do que os guinchos normais,pelo contrario ,parece ser mais leve.
    Se o guincho funciona na hora do pesado ,aí é outra coisa.

    E outra não pense que muitos jeepeiros estão pensando em custo beneficio,a maioria quer ter o prazer de fazer seu próprio equipamento.

  • #9
    Usuário Avatar de Guilherme Kyrillos
    Entrada
    04/07/2006
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    62
    Posts
    399
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caros amigos do mundo 4x4!

    Tentei os lincks postados mais não funcionam.

    Então, segue imagens aqui, neste tópico.

    Foi de um guincho que vi aqui em Paranavaí, feito com um motor de arranque, e um redutor industrial.
    Caramba, Kim, interessante.
    Você consegui mais detalhes sobre o guincho.
    Tenho um carretel que era usado no Carajás da Gurgel, do tamanho grande, e vivo pensando em aproveita-lo colocando nele algum tipo de motor.
    Parabéns pela iniciativa.
    []ss
    CAMPER MWM 2.8 TDI - FSO2305 - T-Case/eixos/suspa Troller.
    CJ5 GM4.1 - CL2205 - T-case Wyllis - eixos Dana44 11/47 - suspa ToyBand.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/08/2011
    Idade
    43
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    podem, em teoria (talvez não na prática) ocorrer nessa adaptação:
    - As caixas de redução industriais mais comuns são do tipo coroa e sem-fim (como a da foto da adaptação que o amigo postou).

    É um sistema de baixo custo, compacto e que proporciona uma grande redução (e consequentemente grande torque).

    O problema é que ao se aplicar uma força no eixo onde fica o carretel, os dentes da coroa que é geralmente feita de bronze forçam sobre o sem-fim e acabam entortando.
    Esse fenômeno ocorre em elevadores e outras aplicações industriais. A solução nesses casos, e pelo que eu sei, no caso de guinchos específicos para off-road, é a utilização de uma redução por engrenagens associado a um freio.
    Dificilmente a caixa redutora vai explodir na cara de alguém, como outro amigo sugeriu, mas provavelmente essa adaptação vai ter pouca durabilidade, quebrando os dentes da coroa na primeira vez que o guincho for utilizado numa subida mais severa.

  • #11
    Usuário Avatar de valdir rainer
    Entrada
    26/09/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,570
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por macisgorla Ver Post
    podem, em teoria (talvez não na prática) ocorrer nessa adaptação:
    - As caixas de redução industriais mais comuns são do tipo coroa e sem-fim (como a da foto da adaptação que o amigo postou).

    É um sistema de baixo custo, compacto e que proporciona uma grande redução (e consequentemente grande torque).

    O problema é que ao se aplicar uma força no eixo onde fica o carretel, os dentes da coroa que é geralmente feita de bronze forçam sobre o sem-fim e acabam entortando.
    Esse fenômeno ocorre em elevadores e outras aplicações industriais. A solução nesses casos, e pelo que eu sei, no caso de guinchos específicos para off-road, é a utilização de uma redução por engrenagens associado a um freio.
    Dificilmente a caixa redutora vai explodir na cara de alguém, como outro amigo sugeriu, mas provavelmente essa adaptação vai ter pouca durabilidade, quebrando os dentes da coroa na primeira vez que o guincho for utilizado numa subida mais severa.
    Não entendi,como pode quebrar os dentes da coroa,se o guincho mecanico é feito assim e nunca vi quebrar?

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/08/2011
    Idade
    43
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Não entendi,como pode quebrar os dentes da coroa,se o guincho mecanico é feito assim e nunca vi quebrar?
    Nunca vi uma redução de guincho mecânico por dentro. Pode ser que a coroa seja de aço, e não de bronze, já que o serviço não é contínuo, e o rendimento não é importante.
    Estou afirmando com base no meu conhecimento em motoredutores industriais. Para você ter uma idéia eu já vi acontecer isso em um redutor coroa/sem-fim incorretamente especificado para acionar a pá agitadora de um tanque. Apenas a força do movimento inercial do líquido sobre a pá quando o motoredutor desligava foi suficiente para quebrar os dentes de bronze da coroa.
    Note que se você nunca desligar o guincho sob carga não haverá problema.
    Como engenheiro mecânico eu não utilizaria um redutor industrial para essa aplicação.
    Por outro lado, a experiência de jipeiro de cada um pode considerar que esse risco seja aceitável.

    Se alguém viu um guincho mecânico desmontado poderia nos dizer de que material é a coroa.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade