x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Tópico: Circuito CC x CA

  • #1

    Circuito CC x CA




    Olá, pessoal.

    Apesar da aula do Cavalcante no tópico sobre baterias (ou talvez por causa dela), estou com a seguinte dúvida:

    Num circuito de CA, uma queda de tensão acarreta uma elevação da corrente. Vale o mesmo para os circuitos de CC? Se positivo:

    1) Um alternador com problemas no regulador de voltagem ou nas escovas pode gerar uma tensão abaixo da nominal?

    2) Esta "queda de tensão" pode elevar a corrente dos circuitos e queimar fusíveis, por exemplo?

    []'s de quem sequer fez o curso do IUB

  • #2
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Márcio, vamos lá:

    Na verdade o que acontece é o contrário, mantida a resistência (ou impedância, para circuitos CA) da carga, quanto menor a tensão, menor a corrente. Isso tanto para circuitos em CA quanto em CC e cargas não motores. Com motores a coisa complica um pouco mais. Se for em CA complica bem mais.

    Agora ao numerário, hehe:
    1) Sim, e também com a correia ruim (ou apenas mal ajustada), com a polia empenada, com rolamento de mancal ruim, etc.
    2) Não. Pegue uma lâmpada 220 V e ligue a uma tomada 220 V. Ela vai se acender com seu brilho normal. Agora, ligue-a a uma tomada 127 V. Ela vai se acender com brilho menor, ou seja, menor potência luminosa saindo, logo menor potência elétrica entrando. A resistência do filamento é o mesmo, então, como U (tensão) = R (resistência) x I (corrente), se a tensão caiu, a corrente tem de cair junto, senão a conta não bate.
    4X4 Brasil

  • #3
    Olá, Cavalcante.

    Obrigado pela resposta e desculpe se faltou clareza, mas estava falando exatamente de motores. A dúvida é se, por exemplo, o fusível da bomba de gasolina pode estar queimando devido a uma "queda de tensão" - como ocorre em motores CA.

    []'s de quem tem uma pequena lembrança que quem V Ri

  • #4
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Márcio, se o problema é a bomba de combustível, vamos partir dela pro resto:
    A bomba é tocada por um motor elétrico. aciondado pela ECU do carro. Qualquer obstrução na linha de combustível, antes ou depois da bomba, representa necessidade maior de trabalho para a bomba, e a ECU nem aí, mandando ela empurrar mais combustível, mais combustível, cadê o meu combustível? schlap! Aí a bomba continua atuando, sob carga maior (ela tem de fazer maior pressão para vencer a obstrução na linha e/ou a própria bomba está com componentes internos desgastados, por fadiga)
    , a corrente consumida aumenta e... o fusível queima. Aliás, é essa a função dele. Queimar para proteger a bomba. O duro é quando a lei de Murphy impera: um circuito qualquer protegerá o fusível queimando antes dele

  • #5
    Cavalcante, mais uma vez obrigado pela atenção.

    Acho que eu teria poupado muito do seu tempo se fosse direto aos fatos...

    É o seguinte: Um colega de outro fórum relatou um problema de queimar o fúsível da bomba de gasolina diversas vezes (http://www.comunidaderanger.com.br/p...3b3c5d50e7677). Fui p'ro básico: Fusível mal dimensionado, cabos "dando" p'rá massa, filtro de combustível com restrição de fluxo. Enquanto escrevia, me ocorreu esta hipótese de "queda de tensão" - talvez influenciado por um recente problema que tive no alternador. Como eu fiquei na dúvida, resolvi perguntar p'rá quem sabe muito mais (adivinha quem? = Um cabra cearense que não é o Raimundo Nonato).

    Então, é mais por curiosidade e "exercício mental".

  • #6
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Márcio, a sua resposta lá no outro fórum, tirante o alternador, é (acho eu) isso mesmo. Vamos eliminar a hipótese do alternador: se fosse alternador com problema a bateria não carregaria direito e logo o sujeito ficaria sem arranque, e identificaria o problema no alternador. Isso antes de qualquer outro problema surgir.

    Da mais provável para a mais remota: obstrução na linha de combustível (aí pode ser filtro, tubulação...); falha de isolação nos cabos; problemas eletromecânicos na bomba (normalmente as bombas não podem ser recondicionadas, então, troca-se a bomba); fusível mal dimensionado se, e somente se, a bomba foi substituída por outra diferente da de fábrica.

    Isso é um palpite, mas daqui a pouco aparece alguém mais manjado nisso de bombas por aqui e explode com tudo, matando o problema

  • #7
    Humm... bomba original ou do mercado paralelo? Fusível decente ou xing ling? Motor original ou anabolizado? Em que situação se encontram os filtros? Queima logo de cara ou demora um tempo? Queima numa situação específica (ao ligar o motor, ao acelerar, ao desacelerar, etc.) ou é na loteria?
    Análise de defeito à distância é coisa complicada, mas se tudo estiver aparentemente OK dou dois chutes: bomba em fim de vida ou restrição na ENTRADA da bomba.
    Restrição na saída também pode ocasionar coisa do tipo mas a maioria das bombas possuí bypass interno, que é um tipo de fusível que atua antes do fusível.

    Sds,
    Sukys

  • #8
    Cavalcante e Sukys, obrigado pela atenção.

    Como falei, esta hipótese do alternador era só p'rá "queimar neurônios". Nevermind...

  • #9
    Márcio,

    Queima de neurônios é o melhor remédio contra a senilidade precoce, sendo assim, vamos viajar na maionese.

    Como o Cavalcante já relatou, alternador gerando tensão abaixo da já existente na bateria não queima nada, isso é fato, mas alternador pode apresentar defeito intermitente, gerando picos de tensão (e corrente). Via de regra este tipo de defeito manda pro saco qualquer coisa que não possua algum tipo de controle de surto, como as lâmpadas, por exemplo, mas se este tipo de defeito persistir por um tempo mais prolongado pode até queimar fusível de motores ou atuadores elétricos.
    Se o defeito permanece por alguns segundos e caso haja alguma lâmpada ligada é possível observar um aumento na luminosidade, ou até a queima da lâmpada, mas sem este indicativo o problema pode passar desapercebido, e aí pode aparecer o mistério do fusível queimado sem motivo aparente.

    Sds,
    Sukys

  • #10
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Isso é um palpite, mas daqui a pouco aparece alguém mais manjado nisso de bombas por aqui e explode com tudo, matando o problema
    Eu te disse, eu não te disse? Mas eu te disse!

  • #11
    Falar em bomba é comigo mesmo. Já tive várias na garagem.

    Sds,
    Sukys

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade