x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 56
  • #13
    Usuário
    Entrada
    07/06/2005
    Posts
    74
    Agradecimentos: 0



    quando vou a capital sempre encho o tanque no posto do carrefour próx. a ponte do limão... lá tem vários cartazes dizendo que não vende gasolina em vasilhame... de certo devido ao preço de R$2,25 a gasolina aditivada...

  • #14
    Usuário Avatar de Jun Okada
    Entrada
    30/12/2005
    Local
    Pontes e Lacerda/MT
    Idade
    66
    Posts
    215
    Agradecimentos: 0
    Amigos,
    Alguns nem eram nascidos, hehe, mas nos anos 80, devido a crise do petróleo, era proibida venda de combustíveis nos fins de semana. Daí, como sempre acontece, proliferou mercado negro onde vendia-se gasolina em fundo de quintal acondicionado em mais diversos recipitentes e a partir daí foi começou a proibição da venda sem ser nos tanques, até por questão de segurança. Tinha cara que tinha um mini posto em casa, hehehe. Aqui em Cuiabá não existe muita restrição. Fazendeiros encostam com tambores nos postos e abastecem sem pbs. Acho que a legislação existe mas não há rigidez no cumprimento.

  • #15
    Usuário
    Entrada
    27/07/2011
    Idade
    66
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Venda de combustível em galão/frascos/sacolas

    Citação Postado originalmente por Luiz Claudio Ver Post
    Pessoal,

    Fui proprietário de posto de gasolina durante 8 anos e, até onde eu sei, a venda de combustíveis em qualquer tipo de recipiente que não o próprio tanque do veículo é proibida.

    Infelizmente, pesquisando na internet, não consegui encontrar a legislação que fala a respeito... A única referência que eu encontrei ligada a esse assunto foi no site da ANP, na área de Perguntas Frequentes, que eu destaco abaixo...



    []'s...
    Olá pessoal, vejam resposta de consulta que fiz ao Jurídico do Sindicombustíveis/Bahia, a proibição tem embasamento legal:

    Caro Romualdo Leitão (Jovem Posto),

    Em atendimento a consulta sobre venda de combustível em vasilhames PET/ vidro ou plástico, temos a informar que pelas normas editadas pela ABNT NBR nº 15594-1 não se pode fazer abastecimento ou venda de combustível em garrafa PET/ vidro ou em saco plástico. A norma tem eficácia e não pode ser descumprida porquê existe resolução nº 07 do CONMETRO que confere força impositiva as normas.
    Assim, já existe norma prevista na regulamentação feita pela a ABNT, constando recipiente rígido e que pode servir para o caso de abastecimento de emergência, conforme divulgado no site www.leone.equipamentos.com.br, não se´podendo fazer o atendimento para a venda em vasilhames PET/vidro ou plástico.
    Analisando-se no prisma enfocado pela legislação que é edita normas da ABNT, fica evidente que não seria permitido o comércio nos vasilhames acima mencionados. Além disso, tem-se que ter cuidado ao comercializar produtos em tais vasilhames porquê há previsão da Lei nº 8137 de 27 de dezembro de 1990, que estabelece ser crime a venda ou exposição a venda de mercadoria cuja a embalagem esteja em desacordo com as prescrições legais (art. 7º, inciso II). Também o Código de Defesa do Consumidor será aplicado contra o revendedor, mesmo que o abastecimento tenha sido feito a pedido do consumidor portando uma das embalagens aquí já mencionadas.
    A questão é de segurança e o posto tem responsabilidade direta quando admite a aquisição de produtos nos vasilhames acima mencionados.

    Atenciosamente,

    Jurídico - Sindicombustíveis

  • #16
    Depois que eu comecei a desconfiar do consumo do meu carro, peguei um galão de 20L e fiz uma marcação de 2 em 2 litros usando um recipiente graduado aferido com selo do Inmetro. Em seguida pedi 20 litros nos dois postos em que eu costumava abastecer. Em ambos deu menos de 19 litros.

    Após chamar os gerentes e mostrar a situação, ambos juraram pela vida da família inteira deles que meu galão estava errado.
    Mas curiosamente agora nenhum dos dois postos abastecem mais em galões. E coincidência ou não, ao abastecer em um dos postos, o consumo do meu carro melhorou 10%. Ao abastecer no outro continua ruim como antes.

  • #17
    A norma que proibe abastecer em garrafas pet, saquinhos etc, é a norma da ABNT NBR nº 15.594 válida deste 28.08.2008. A multa para o posto que comercializar produto inflamável em recipientes fora da especificação é de R$ 20.000,00.

  • #18
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Bom, já fiquei sem diesel e busquei no posto com um galão de plástico. Não teve problema.
    Minha dúvida é com relação ao transporte de diesel sobressalente em galões de aço presos ao suporte de estepe. Isso pode?
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #19

  • #20
    Usuário Avatar de sgrul1
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    SÃO PAULO/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,034
    Agradecimento: 1
    Bem. Uma dúvida é em relação a barcos com motor a gasolina, assim como cortadores de grama etc...como pode ser feito o abastecimento?
    Jimny PlayMobil
    Fé em Deus e Pé na Tábua ! Mas por via das dúvidas, mantenho o freio revisado.

  • #21
    Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    37
    Posts
    651
    Agradecimentos: 0
    com galão de plastico/metal.
    A maioria dos postos vende combustivel nesses recipientes sem pestanejar.
    Eu tenho 2 galões de 50 litros de plastico, sempre abasteci [gasolina, alcool, querosene e diesel] em postos diferentes e nunca tive problemas.

  • #22
    Usuário
    Entrada
    14/08/2010
    Local
    Manaus/AM
    Posts
    101
    Agradecimentos: 0
    Saudações,
    Segundo NBR 15.594-1/2008...."a venda de combustíveis fora do tanque do veículo só pode ser feita por meio de recipientes metálicos ou não metálicos, rígidos, certificados e fabricados para este fim e que permitam o escoamento da eletricidade estática gerada durante o abastecimento. Os não metálicos devem ter capacidade máxima de 50 litros e atender aos regulamentos municipais, estaduais ou federais.
    Ainda visando o aspecto da segurança, o abastecimento deve acontecer com o recipiente fora do veículo e apoiado sobre o piso, com o bico embutido ao máximo possível dentro dele. E, para evitar que aconteça transbordamento no caso de dilatação do produto, os recipientes devem ser abastecidos em até 95% de sua capacidade." (Fonte: Revista Posto Observação)
    JIMNY HR 11/11 Chumbo - "CAROÇO"
    https://www.flickr.com/photos/fabioerosegeo/sets/

  • #23
    Poder não pode, mas ......... No posto do Carrefour de Campinas já vi carro abrindo o porta-malas e o frentista colocando 20 litros de gasolina dentro de um galão de água de bebedouro. (na época tirei até foto de tão absurdo que achei)

    Não sei o que é pior usar o recipiente retornável de água para colocar gasolina ou transportar gasolina dentro do carro num recipiente de água mineral !

    Vai entender ................


    []´s
    JCJ
    CJ5 - V6 4.3 Vortec
    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

  • #24
    Usuário Avatar de zeca_cj
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,516
    Agradecimento: 1
    Certa vez questionei um frentista sobre a restricao e ele assim me respondeu:

    Garrafas Pet e sacolas nao podem ser enchidas porque o diametro do bocal desses recipientes é pequeno pro bico da bomba. entao a pressao que esta dentro da garrafa nao consegue sair, acidentes em que espirrava gasolina eram comuns.


    JA os galoes ou bombonas de 5L 10L 20L tem o bocal maior, permitindo os gases sairem sem problema de pressao no recipiente.


    Nunca tive problema em encher bombona, nem mesmo de 5L. Ja PET é dificil achar lugar aqui em Salvdor que aceitem encher.
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade