x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1

    Adaptação motor Opala 6cc, 250S, 4.1 Silverado e Omega




    Por incrível que pareça eu não encontrei um tópico na pesquisa que demonstrasse com fotos, etc como adaptar o opala 6cc na F75.

    Tenho certeza de que muitos ja sabem, mas acredito que a informação está pulverizada, então criei este tópico para podermos juntar as experiências.

    Para mim é sabido que precisa cortar a parede corta fogo para o motor encaixar no lugar.

    Outros dizem que se colocar uma travessa que prende esse motor nas C10 não precisa.

    Eu vi uma F75 com essa travessa (amassada pelo cardan de bater em baixo dela) e com um recorte na travessa dianteira.

    Então como não tenho experiência nisso, e gostaria de adiquirir. Quem souber de algum passo a passo para isso, ou quiser descrever, incluindo as dificuldades, dicas, etc. Por favor fique a vontade para contribuir neste tópico.

    Fotos seriam de extrema importancia.

    Lembrando que estou falando aqui da parte "mecânica" da instalação, deixando de lado o fato de chicotes e etc.
    Acredito que poderíamos falar sobre:
    Suportes
    Travessas
    Recortes
    Radiadores
    etc

    Abraços

  • #2
    É um assunto complicado mesmo,,, antes de comprar minha F-75, já com motor opala, 2 mecânicas se rejeitaram a fazer o serviço de adaptação. Com direito a garantia então....

    A minha f75 ta com o opala 6cc, mas ainda com o radiador da Willys Overland 4cc... ou seja,,, ta quente!!!

    Vou tirar umas fotos de como o motor está adaptado e posto aqui mais tarde. Talvez de para tirar algumas noções pelas fotos


  • #3
    Usuário
    Entrada
    28/12/2005
    Idade
    43
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Estou colocando o 6cc na Jabiraka (F75) e pretendo colocar o radiador original do opala, mas não sei se cabe. Algue já fez esse tipo de adaptação? Qual outro radiador compativel com este motor?

    Obrigado,

    Rodrigo Boschetti
    ________________
    Jabiraka - Ford F75 -1976

  • #4
    É só usar o próprio radiador do CJ (6cc), e leve em alguém especializado para refazer o mesmo aumentando o numero de colméias...

    Gastei R$300,00 para fazer um radiador personalizado para meu CJ.

    Veja o T-Rex (Giovani) e o Tornado (Iassis)

    [ ]´s

  • #5
    Usuário
    Entrada
    17/09/2003
    Local
    Santo Antonio da Platina/PR
    Posts
    425
    Agradecimentos: 0
    verifique o radiador do caminhao 608, é ótimno, mas tem q cortar a frente para caber, eu uso e recomendo.
    ps: alguem pode me infomar como transformo meu motor de opala em injetado? existe algum kit pronto?
    obrigado pessoal.

  • #6
    Pessoal, mas e a parte dos suportes?

    Tem que cortar a parede corta fogo?

    E a travessa da C10?

    Corta a travessa dianteira para não bater na polia?

    Abraços

  • #7
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por regis
    Pessoal, mas e a parte dos suportes?

    Tem que cortar a parede corta fogo?

    E a travessa da C10?

    Corta a travessa dianteira para não bater na polia?
    Fala Regis!!!

    F-75 e Jeep são quase iguais nessa parte do chassi, com a vantagem da F-75 ter mais espaço.
    Essa travessa de C10 me cheira à gambi brava! Alguém deve ter pensado em economizar no berço do motor, não levando em conta a fixação no chassi e o cardã dianteiro (que não existe na C10). Apenas consideraram o encaixe dos coxins...
    Veja aqui como fizemos no T-Rex.


    A melhor forma é cortar e dobrar uma chapa sob medida. Solde os reforços por baixo, fure para os coxins. Ou seja, do zero, tudo novo. Remova os calços do motor original. Ajuste essa travessa de forma que o motor fique alto o suficiente para o cardã e distante da travessa dianteira. Não se preocupe com lataria, isso é perfumaria, acerte bem o conjunto mecânico, para não ter dor de cabeça depois.

    Tanto em jeep, como em Rural, já vi os 2 tipos de adaptação, onde precisou e onde não precisou cortar a lata. A questão de "achar" o espaço necessário depende de quem faz. Porém num jeep, o motor parecia que ia ralando no chão, de tão baixo que ficou, só para não cortar a lata. Além de levarem ele o máximo possível para a frente, cortando apenas a grade dianteira e instalando um radiador magrelo...
    Isso pode resultar em 2 problemas: sobrecarga na suspensão dianteira e aquecimento, se o radiador não der conta...
    Por isso penso que a preocupação deva ser com a correta instalação do motor. Se tem que cortar lata, corte e pronto!

    Radiador... O T-Rex usa o radiador orginal da Rural 6 cil, selado, com reservatório de expansão e com ventoinha elétrica do Vectra. Tem dado conta do 4.1MPFi sem problemas.

    []'s

  • #8
    Giovani,

    Obrigado pela informação.

    Como é que ficou o motor do T-Rex com relação à travessa dianteira?

    Esse que eu vi com a travessa, o cara tinha feito uma janela na travessa dianteira para não bater na polia do virabrequim......

    Nem precisa dizer que trincou né

    Mas no T-Rex..... a polia ficou bem acima da travessa?

    Abraços

  • #9
    Usuário
    Entrada
    28/12/2005
    Idade
    43
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, Obrigado pelas dicas do radiador.
    Alguem sabe se o cambio do opala 91/92 serve para adaptção na caixa de redução da rural/jeep?Fica bom?
    Este cambio se nao me engando é da Clark.

    []'s

  • #10
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por regis
    Como é que ficou o motor do T-Rex com relação à travessa dianteira?

    Mas no T-Rex..... a polia ficou bem acima da travessa?
    Ficou bem longe dela!

    Ficou para trás e bem no nível da travessa. Nem tínhamos a lataria do jeep para largar em cima. Nem queríamos! O importante era acertar bem a mecânica. O funileiro TMQSF...



    Note que ainda existe um suporte da direção bem no meio da travessa.


    O radiador ficou colado na grade.


    Além disso o "rombo" foi grande. O câmbio da Band é enorme. Veja o novo túnel...


    []'s

  • #11
    Pessoal,

    Tenho o conjunto GM (4.1/s + Clarck 04 marchas) de uma C-20 ano 1993 na Azulinha.

    A adaptação toda foi realizada em 2000 por um mecânico de Porto Alegre, conhecido do ex-dono dela.

    Pelo que pude perceber, é necessário sim retrabalhar a parede corta-fogo. Na minha foi feita uma caixa, para que o motor fique com um posicionamento adequado. Mas mesmo assim, se for necessário fazer manutenção na parte de trás do motor (ex. selo d'água), será necessário baixá-lo!!!!

    Foi necessário trabalhar o assoalho também, para que o conjunto de alavancas ficasse bem posicionado. Utilizo banco inteiriço de S-10, e a alavanca da reduzida fica exatamente na frente do banco, não permitindo avançá-lo além do ponto em que está.

    Se quiser alguma foto específica, me avise que posso providenciar enquanto estiver com ela!!!

    Abraços,

    =Loras=
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #12

    Fotos do motor...

    Fotos do motor...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01970_103.jpg   -dsc01974_711.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade