x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 42
  • #1

    Como melhorar a iluminação dos faróis?




    Pessoal,

    Meu Engesa está com uma iluminação não muito boa. A luz é amarelada, pouco intensa. Peguei uma estrada à noite e estranhei. Nada grave ou que uns quatro faróis de milha não resolvam

    Me disseram que, para melhorar a iluminação, bastaria trocar as lâmpadas por outras mais modernas. É isso mesmo? Que lâmpadas seriam essas? E a instalação elétrica, não tem que ser alterada também? Há faróis de outros carros que possam substituir os originais com ganho significativo de potência?

    Obrigado pelas informações.

  • #2

    Melhorando a iluminação...

    Olá Fábio

    Para melhorar a iluminação, sugiro a vc instalar reles duplos para farol (Bergson B-135 ou similar - www.bergson.com.br) e substituir as lampadas por modelos Cool Blue ou SilverStar da Osram (www.osram.com.br). A Cool blue possui tonalidade azul, esteticamente são bonitas mas o desempenho em asfalto molhado é péssimo e muito perigoso, literalmente vc não sabe onde está a faixa de rolamento. Sendo assim, é mais indicado utilizar o modelo Silver Star (prometem até 50% mais luz), no caso de vc trafegar muito em noites chuvosas

    Altere o sistema para a luz baixa permanecer acesa simultaneamente com a luz alta.

    Eu fiz essas modificações na minha picape, estou utilizando lampadas cool blue e a melhora foi de uns 80% ou mais, estou amplamente satisfeito com o resultado.

    Vc tb pode adicionar um par de farois auxiliares (longo alcance) que vai ajudar bastante, principalmente em estradas sinuosas, como sugestão, recomendo o modelo Super Oscar da Cibié.


    Para ilustrar, abaixo o relé duplo para farol:


    Abraços

  • #3
    Valeu, obrigado pelas informações.

    Essas alterações que você falou, são nos faróis originais do Engesa mesmo? Onde devo instalar os relés duplos? É possível fazer as mesmas adaptações no farol de milha que já veio com o carro? E não é necessário fazer nenhuma alteração na instalação elétrica em virtude, por exemplo, de aumento de potência?

    Sabe me dizer de que carro são os faróis do Engesa? Talvez eu precise dessa informação quando for comprar as lâmpadas, não?!

    Obs: o site da Osram diz que não é necessária a instalação de relés com as lâmpadas Cool Blue ou Silver Star... Como não entendo nada de eletricidade, muito menos de luminotécnica de automóvel, poderia explicar melhor, por favor? Para que serve o relé?

    Obrigado

  • #4
    Fabio,

    Essas modificações eu fiz no farol da minha D20 e podem ser feitas em qq veículo.
    Essa alteração nada mais é do q a substituição das lampadas comuns por modelos melhores e a adição do relé, que deve ser alimentado diretamente pela bateria.

    Função do relé
    A função do relé, que deverá ser instalado no compartimento do motor o mais próximo possível do farol e da bateria, é para reduzir as perdas (resistencia dos cabos e das conexões).

    Para verificar se está havendo a perda ou não, pegue um pedaço de fio, conecte no positivo da bateria, e com farol aceso, baixo ou alto, encoste fio com alimentação positiva no mesmo terminal do farol onde está chegando o positivo, se aumentar a claridade, este é a ganho que o relé duplo de farol dará.


    Abraços

  • #5
    Citação Postado originalmente por FábioGondim
    Valeu, obrigado pelas informações.
    De nada..

    Citação Postado originalmente por FábioGondim
    Sabe me dizer de que carro são os faróis do Engesa? Talvez eu precise dessa informação quando for comprar as lâmpadas, não?!
    Essa eu não sei, algum engeseiro favor se pronunciar....
    Normalmente o modelo utilizado é a Bi-Iodo H4, para farol alto e baixo.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

  • #6
    Se usa H4 compra as Osram Silver Star H4 que custam baratinho (de 30 a 40 reais o par).
    Elas iluminam muito melhor gastando a mesmo energia e tendo a mesma potencia.
    Se os reles originais estiverem bons não precisa trocar mais nada a não ser as lampadas.

    O informação sobre o rele esta incompleta.
    O rele é uma chave para acionar qualquer equipamento eletrico. Só que ele é acionado por outra corrente eletrica que normalmente é acionada por outra chave eletrica normal.
    A ideia é que na primeira chave passe uma corrente (Amperes) bem baixa, assim a fiação que vai para o painel onde esta esta chave pode ser fina e a chave também só precisa ter capacidade para baixa amperagem.
    Ai voce só precisa de fiação mais grossa da fonte de energia ao rele e deste ao consumo.

  • #7
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Nao tenho certeza, mas ouvi falar que o farol do engesa eh o mesmo da Brasilia.
    As vezes o problema nao esta na lampada em si. Seria bom verificar o estado do rele original bem como dos pontos de contato com a carcaca. Outro detalhe importante eh o refletor do farol que pode estar sujo ou oxidado.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #8
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10


    Para complementar a explicação do WALLACE aí vai :
    Qdo o carro original não vem com relê , a corrente de energia que ilumina o farol passa pelo comutador de farol baixo/alto que fica no volante , a alavanca que muda baixo pra alto .
    Qdo coloca uma lampada mais fotre , ísto é de maior potência , a corrente que passará pelo comutador tb será maior ,aí a fiação original não vai aguentar e derreter o comutador de farol .
    Com o relê , a corrente que passa pelo comutador é baixinha , e qdo vc acionar , ésta corrente fraquinha é que fará a comutação no relê , fazendo a corrente de alta amperagem passr direto da bateria para os faróis .

    Mas ísto vc não precisa saber , qquer bom eletricísta sabe fazer com segurança , e os RELÊS DUPLOS DA BERGSON realmente são os melhores.

    Os faróis dos ENGESAS são da BRASÍLIA.

    A sugestão que os colegas deram são boas ,mas no meu , COLOQUEI lampadas BI-IODO de 100/90 Watts com relê duplo e dois FARÓIS DE MILHA HELLA modelo RALLIE 1.000 , eu viajo A NOITE como se fosse de DIA , enchergo até uma barata atravessando a pista .

    UM POUCO EXAGERADO NÉ? MAS FICA SHOW .

  • #9
    Nao tenho certeza, mas ouvi falar que o farol do engesa eh o mesmo da Brasilia.
    As vezes o problema nao esta na lampada em si. Seria bom verificar o estado do rele original bem como dos pontos de contato com a carcaca. Outro detalhe importante eh o refletor do farol que pode estar sujo ou oxidado.
    Isso eu já verifiquei. Na verdade, está tudo novinho Acho que é problema de farol antigo mesmo. Vou ver se troco as lâmpadas, reles e, se for o caso, os faróis (tenho quatro).
    Se usa H4 compra as Osram Silver Star H4 que custam baratinho (de 30 a 40 reais o par).
    Como posso saber se os faróis são Bi-Iodo H4 ou não? Nem sei a diferença entre Bi-iodo e os demais...

  • #10
    Usuário
    Entrada
    22/01/2005
    Idade
    39
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0

    Farol

    Ou é do tipo selado, Sealed Beam(ou similares chineses...), ou entao de bloco com lâmpada. Antigamente eram usadas lâmpadas icandescentes, mto parecidas com essas residenciais mesmo. Hoje até tem pra vender, mas é muito difícil de achar.

    Dizem que com o uso a lâmpada vai perdendo a eficiência.... mas não sei te falar se é verdade.

    Sobre o esquema do rele, seria bom por um segundo para os farois auxiliares também.....

    O bom do rele é q vc não precisa se preocupar com o estado da instalação anterior ao rele, já q esta vai ter uma baixa corrente.

    []'s

    Thales

  • #11
    As lampadas vão perdendo sim a capacidade de iluminação.
    Acho que muitos já tem rele de frabrica sim.

  • #12

    Fui a uma loja hoje

    Hoje, fui a uma loja especializada em iluminação de veículos. Tinham catálogos e mais catálogos de tudo quanto é marca de farol. Não procuramos tão exaustivamente assim, mas, depois de uns trinta minutos procurando, não encontramos nenhum farol que pudesse substituir os do Engesa, que têm diâmetro de 130mm... Eles ficaram de conversar com os fornecedores para ver se encontram algo...

    Quanto à troca das lâmpadas, mais um problema. Os faróis de Brasília e Passat não comportam lâmpadas H4, mas somente H5, cujos soquetes são diferentes. O dono da oficina me disse que poderia instalar um adaptador para a lâmpada H4 no farol da Brasília mesmo... Será que presta? Outra coisa que me assustou foi o preço das lâmpadas Philips Crystal Vision H4: R$ 170,00 o jogo, composto por duas lâmpadas H4 e duas lâmpadas de farolete (e eu preciso de dois jogos)!!

    De qualquer modo, eu não me animaria a tanto investimento numa farol de baixa qualidade. O primeiro passo, então, seria substituir os faróis por outros Cibié, nem que sejam de Brasília mesmo. Os atuais, da marca Vinco, são de plástico e estão deixando entrar água. Alguma idéia de farol para subsitituir os originais?

    Obrigado mais uma vez

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade