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  1. #1
    Usuário Avatar de FábioGondim
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    Como funciona o 4x4?




    Vi diversos tipos de tração nas quatro rodas com diversas formas de ligar.

    Há carros nos quais a tração é ligada de dentro, mesmo em movimento, bastando, para isso, mover uma alavanca ao lado do câmbio. Dizem que é o mais avançado que tem, mas que costuma dar defeitos caros de corrigir. É verdade? O que esses carros têm de diferente dos outros? Quais jipes usam esse tipo de tração?

    Outros, necessitam ligar a roda manual primeiro, em cada roda, depois, de dentro do carro, a gente liga a tração nas rodas dianteiras por meio de uma alavanca ao lado do câmbio. Esse grupo é dividido em outros dois subgrupos: os que têm limite de velocidade com tração nas quatro e os que não têm limite de velocidade com tração nas quatro. Dizem que é um sistema mais robusto (ou mais antiquado mesmo?). É verdade? Que carros utilizam esses dois sistemas?

    Tendo em vista que os jipes são completamente alterados, como identificar qual é o tipo de tração que ele tem, principalmente, como distinguir um jipe que tem limite de velocidade com tração nas quatro e os que não têm?

    Se houver limite de velocidade e o usuário não souber e ultrapassá-la... o que acontece?

    Obrigado.

  2. #2
    Usuário Avatar de Edintruder
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    Vi diversos tipos de tração nas quatro rodas com diversas formas de ligar.
    Sim, correto, mas no fim é tudo 4x4!

    Há carros nos quais a tração é ligada de dentro, mesmo em movimento, bastando, para isso, mover uma alavanca ao lado do câmbio. Dizem que é o mais avançado que tem, mas que costuma dar defeitos caros de corrigir. É verdade? O que esses carros têm de diferente dos outros? Quais jipes usam esse tipo de tração?
    Se é o mais avançado não sei, pois os Jeeps usam isso há 50 anos! O sistema de alavancas é visto como mais confiável que o elétrico apenas. Ainda assim, o sistema elétrico é tão confiável que equipa o Hummer que foi projetado para durar 12 anos em regime extremo com baixa manutenção.
    O sistema de ligar nas rodas é para travar o sistema da (Roda-Livre) que desacopla a roda do semi-eixo, evitando desgastes no diferencial dianteiro e reduzindo o cunsumo.
    Os veículos mais novos vem com o sistema de roda livre automático a váculo (S-10, Rangers <2000, Explorer) que requer manutenção, as Rangers desde 2001 não usam mais esse sistema por não ser muito confiável.

    Outros, necessitam ligar a roda manual primeiro, em cada roda, depois, de dentro do carro, a gente liga a tração nas rodas dianteiras por meio de uma alavanca ao lado do câmbio. Esse grupo é dividido em outros dois subgrupos: os que têm limite de velocidade com tração nas quatro e os que não têm limite de velocidade com tração nas quatro. Dizem que é um sistema mais robusto (ou mais antiquado mesmo?). É verdade? Que carros utilizam esses dois sistemas?
    Todos os 4x4 tem limite de acionamento do 4x4, porém quando engatada pode ir além da velocidade sem problemas. Ranger, S-10, L200...
    Já em veículos com cambio automático, existe a opção 4x4 fulltime, ou seja, pode andar em 4x4 em qualquer terreno com alta aderência (asfalto por ex). Cherokee, Explorer aut.
    O sistema de alavancas é usado nos veículos Asiáticos (toyota, mitsubishi e nissan) e o sistema com acionamento elétrico vêm nos veículos de projeto Norte Americano (ford, dodge e gm).


    Tendo em vista que os jipes são completamente alterados, como identificar qual é o tipo de tração que ele tem, principalmente, como distinguir um jipe que tem limite de velocidade com tração nas quatro e os que não têm?
    CJ o ideal é parar para engatar o 4x4, se em SUV e pick-ups, indicam no manual.

    Se houver limite de velocidade e o usuário não souber e ultrapassá-la... o que acontece?
    Não tem problema, mas se engatar acima da velocidade o sistema da caixa de transferência pode arranhar algum dente apenas pois o sincronismo do eixo dianteiro nunca é exatamente o mesmo do traseiro. Existe sempre uma diferença no desgaste de um pneu ou pressão diferente entre os eixos.

    Obrigado.
    De nada.
    FEMIL 97 MWM X10 4x4 - SL 6" - 33" - BW1356 mecânica - Snorkel - Guincho 12000lbs - Movida à dinossauro! Looking for a extended cab in gravyards

  3. #3
    Banido Avatar de Wallace
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    Citação Postado originalmente por Edintruder
    Já em veículos com cambio automático, existe a opção 4x4 fulltime, ou seja, pode andar em 4x4 em qualquer terreno com alta aderência (asfalto por ex). Cherokee, Explorer aut.
    Oppsss cambio automatico não tem nada a ver no caso de 4x4 full-time.
    Só no caso especifico da Cherokee Sport é que nas automatica se tem a opção de 4x4 full-time e nas manuais não tem a opção 4x4 full-time.
    Tem varios com opção 4x4 full-time sem serem automaticos.
    Assim como tem alguns que são semrpe 4x4, como Niva e as Defenders.
    Tem varios tipos de sistema de tração 4x4, até umas que mudam sozinhas de 4x2 para 4x4 e outras que quando em 4x2 são tração diamteira.
    O ideial é voce especificar os veiculos para podemos ser mais especificos em cada veiculo.

  4. #4
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    24/01/2005
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    Fabio

    Sem responder sua pergunta mas tentando ajudar...
    Tem dois artigos que considero interessantes e BEM didáticos sobre o assunto em pauta, links abaixo
    http://auto.howstuffworks.com/four-wheel-drive.htm
    http://auto.howstuffworks.com/differential.htm

    Abração

    Marco Antonio
    Band 85 -Interbarros-II
    Curitiba

  5. #5
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    E o Engesa, vale à pena?

    Pois é... está surgindo uma oportunidade de comprar um Engesa. Contudo, queria saber se vale à pena quanto à mecânica. A questão da tração 4x4 no Engesa é equivalente à dos outros jipes? Vou ganhar ou perder? Ou empatar?

  6. #6
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    Engesa tem cambio clark 5 marchas com primeira super reduzida (6, .... alguma coisa:1) por não ter a caixa de transferencia igual à do jeep que oferece uma redução de 2,46:1. No engesa é só transferência mesmo.

    De resto, como não tem diferencial central, é part-time como o willys e necessita engatar a roda livre se for manual para estar com o 4x4 completamente ativado.

    Eixo DANA 44 atrás e um sem vergonha DANA 30 na frente ..... com aquele munhão ...... o engenheiro que projetou aquilo tava mais afim de sacanear o usuário mesmo ! imbecil !

    Os mesmos cuidados com o semi-flutuante traseiro são válidos.

    Se comprar, cuidado com algumas peças que devem ficar mais raras ou até sumir, como eixo dianteiro, peças de suspensão, cx. de transferência, CHASSIS.

    É um jeep muito bom, mas de uma fabrica falida.

    Ganha na robustez e na vida média maior (peças e componentes em melhor estado) em relação aos velhos Willys.

    Perde na capacidade de adaptações disponíveis e acessórios à mão.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  7. #7
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    Se comprar, cuidado com algumas peças que devem ficar mais raras ou até sumir, como eixo dianteiro, peças de suspensão, cx. de transferência, CHASSIS.

    É um jeep muito bom, mas de uma fabrica falida.
    Mas... a Envesa não voltou a produzir os jipes? E o Marruá, não é uma versão do Engesa quase igual? Caso afirmativo, não seria possível obter peças junto aos fabricantes desses dois jipes?

    O que está sendo utilizado para argumentar contra era justamente o que eu pensava ser um ponto favorável...

    Me ajudem, por favor!

  8. #8
    Usuário Avatar de FábioGondim
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    leopoldo,
    Eixo DANA 44 atrás e um sem vergonha DANA 30 na frente ..... com aquele munhão ...... o engenheiro que projetou aquilo tava mais afim de sacanear o usuário mesmo ! imbecil !
    Mestre Leopoldo, suas análises são sempre bem vindas e eu as levo muito a sério. Obrigado.

    No Engesa que tenho em vista, os diferenciais são DANA 44 na frente e atrás... eixos de F1000, etc... Acho que já passei as especificações dele para você, por e-mail, não? Caso contrário, basta ir ao tópico:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...=207437#207437

    Perde na capacidade de adaptações disponíveis e acessórios à mão.
    Que pena... achei um jipe tão bonito...

    Em termos de robustez, perde ou ganha para o Wrangler? Também tenho um em vista que está novinho... Falta o kit suspensão e os pneus 33". O resto, está pronto!

  9. #9
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    24/01/2005
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    Considere o custo do comb. já que o Wrangler é 6 caneco, gasolina.
    Considere o uso que vc vai dar pro veículo, qtas pessoas vão estar com vc, se vai viajar com ele, se vai usar no dia a dia e que tipo de perrengue vai meter o jipe já que cada um tem suas caracteríscas. Tipo, um veículo mto bom na lama pode ser uma m. se vc quiser viajar longe com ele, seja por sua "arquitetura" ou pelo custo do comb.
    Na Net tem mta coisa sobre cada veículo citado, vale a pena dar uma pesquisada, já que vc ainda não se decidiu vale a pena pesquisar sobre os Suzuki, Cherokee Sport, Land e Band tbém...
    Acho que o Marruá só vai existir na prática se/qdo as forças armadas comprarem um lote grande deles...
    Mais difícil que comprar um jipe é escolher qual o próx. pneu que vai por nele hahahaha

    [ ]´s

    Marco

  10. #10
    Usuário Avatar de FábioGondim
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    E o Wrangler?

    Wallace,,
    Só no caso especifico da Cherokee Sport é que nas automatica se tem a opção de 4x4 full-time e nas manuais não tem a opção 4x4 full-time.
    O Wrangler também tem a mesma característica das Cherokees, ou seja, se for câmbio manual, então não tem 4x4 Full Time? É que um dos jipes que estou cogitando comprar seria um Wrangler 98, só que penso no câmbio manual de seis marchas, pois é bem mais econômico, segundo me disse o dono de uma oficina Jeep de Brasília.

  11. #11
    Banido Avatar de Wallace
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    Os Wranglers no Brasil nunca tem opção 4x4 Full-time, foi umas das razões que comprei uma Cherokee e não um Wrangler (comprei zero).
    Não tem cambio de 6 marchas nos Wranglers aqui, só 5.
    Os automaticos são 3 marchas e gastam mais principalmente na estrada, mas são melhores no fora de estrada.

  12. #12
    Usuário Avatar de FábioGondim
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    27/02/2005
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    Wallace,
    Os Wranglers no Brasil nunca tem opção 4x4 Full-time, foi umas das razões que comprei uma Cherokee e não um Wrangler (comprei zero).
    Não tem cambio de 6 marchas nos Wranglers aqui, só 5.
    Os automaticos são 3 marchas e gastam mais principalmente na estrada, mas são melhores no fora de estrada.

    Não tem 4x4 Full-Time? O câmbio manual é de cinco velocidades e o automático de três?! Tudo tão diferente do que tenho ouvido e lido, mas, sendo você um expert... só me resta rever meus conceitos.

    Obrigado mais uma vez.

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