x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Idade
    53
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0

    Perda de tração em câmbio auto




    Pessoal, estou com um problema com a caixa automática que dois mecânicos 'especializados' estranharam quando eu digo que o carro perde a tração.

    Por conta dessas estranhesas, abri minha caixa de tração e balanceei o cardã, que de fato precisavam de manutenção.
    Mas o problema de destracionar não foi resolvido.

    As características que observei para que isso ocorra são:
    - em declive, usando freio motor;
    - velocidade acima de 100 km/h;
    - tempo de estrada acima de 2 horas. Creio que tenha a ver com temperatura, apesar de não haver indicação no painel.
    - nas duas primeiras vezes, consegui recuperar a tração ainda em movimento, movendo a alavanca entre N e D. Após isso, tenho que parar o veículo (sem desligar) e então alterno entre P e D até sentir alteração no ponteiro do RPM.

    Agora me veio a ideia de, sendo problema com temperatura, poderia ser o radiador da caixa de câmbio. Mas pq o desengate? Peça frouxa/gasta ou recurso de segurança?

    Mas acho que o problema iniciou com a vibração do cardã, que mantive por alguns meses até resolver de vez. Há uma folga no eixo de saída no câmbio pequena, acredito que dentro do normal, como já me disseram.

    Alguém tem noção do que poderia estar ocorrendo?
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

  • #2
    Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    37
    Posts
    651
    Agradecimentos: 0
    pode ser fluido velho que não lubrifica mais como deveria, pode ser o radiador do fluido...
    eu acho mais facil que seja esse tipo de coisa, quando foi feita a ultima troca?
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #3
    Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Idade
    53
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Bom, se a troca se faz a cada 60k km, está chegando a hora. Já rodou uns 55 mil desde a última.
    Mas me lembro que recentemente, quando trabalhei com a caixa de tração, deixei vazar o ATF e a reposição se fez com dois litros e meio. Isso não prolongaria a eficiência do fluído?

    Acho que o problema aparecer somente depois de horas de estrada, é indicativo de temperatura. Falta de fluído, estou certo de que não é. Vou estudar como verificar a circulação pelo radiador. De certo há uma bomba para o óleo e pode estar falhado.

    Vou estudar pra ver se consigo realizar as verificações.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

  • #4
    Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Não dever ser o câmbio que está causando isso. Mando a resposta hoje.

    Abraços
    Ford V6

  • #5
    No meu Jeep acontecia exatamente isso que você relatou amigo, e por incrível que pareça era apenas nível de oleo do CA baixo, emendei 1 litro e meio de oleo de caixa automatica e resolveu o problema!
    Voce está verificando o oleo com motor ligado? Em P ou em N? Alguns câmbios auto a verificação muda, alguns é em P e outros são em N, mas sempre com motor ligado.

  • #6
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por Alessandro, Ver Post
    Pessoal, estou com um problema com a caixa automática que dois mecânicos 'especializados' estranharam quando eu digo que o carro perde a tração.

    Por conta dessas estranhesas, abri minha caixa de tração e balanceei o cardã, que de fato precisavam de manutenção.
    Mas o problema de destracionar não foi resolvido.

    As características que observei para que isso ocorra são:
    - em declive, usando freio motor;
    - velocidade acima de 100 km/h;
    - tempo de estrada acima de 2 horas. Creio que tenha a ver com temperatura, apesar de não haver indicação no painel.
    - nas duas primeiras vezes, consegui recuperar a tração ainda em movimento, movendo a alavanca entre N e D. Após isso, tenho que parar o veículo (sem desligar) e então alterno entre P e D até sentir alteração no ponteiro do RPM.

    Agora me veio a ideia de, sendo problema com temperatura, poderia ser o radiador da caixa de câmbio. Mas pq o desengate? Peça frouxa/gasta ou recurso de segurança?

    Mas acho que o problema iniciou com a vibração do cardã, que mantive por alguns meses até resolver de vez. Há uma folga no eixo de saída no câmbio pequena, acredito que dentro do normal, como já me disseram.

    Alguém tem noção do que poderia estar ocorrendo?
    Aposto no nível do óleo, que pode estar muito baixo, faltando mais de um litro.
    Ou então nível alto, mesmo que um pouco acima.
    Excesso de óleo provoca espuma, gerando falhas desse tipo, ou pequenos trancos, quando parado em sinaleira, por exemplo, com o câmbio em "D".
    Para ter uma idéia, com a minha antiga Cherokee bastou retirar 100 ml's do excesso, que eliminou esses trancos.

  • #7
    Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF
    Idade
    53
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Poxa! Nível do ATF é algo que não me passou pela mente.
    Meses antes de apresentar o problema pela primeira vez, eu tinha verificado o nível na caixa e estava ok. Depois da viajem fiz manutenção da caixa de tração e após, mandei completar o nível do câmbio e não acompanhei se o nível estava realmente completo ou em excesso.

    Conheço o procedimento. Amanhã, de dia, farei a verificação e posto a situação do ATF.
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

  • #8

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Luz da tração e perda de potência.
      Por Luca10 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 27/04/2012, 10:59
    2. Cambio auto
      Por Gabriel Arruda no fórum Mitsubishi
      Respostas: 4
      Última resposta: 04/02/2011, 10:58
    3. cambio auto C4
      Por fernandão no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 10
      Última resposta: 17/05/2007, 11:55
    4. Câmbio auto no CJ (o retorno...)
      Por GuTo_Cerulli no fórum Jeep Willys
      Respostas: 17
      Última resposta: 06/02/2006, 11:44
    5. cambio auto
      Por gustavo signori no fórum Suzuki
      Respostas: 0
      Última resposta: 21/04/2005, 05:39

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade