x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 42
  • #1
    Visitante

    Fibra de Vidro - Dicas




    Ola pessoal,

    Estou começando a mexer com fibra pra afzer algumas coisinhas no Rapadura, so que tenho algumas dificuldades.

    Para fazer peças retas (como por ex os vidros traseiros que retirei e fiz de fibra usando o vidro como molde) é bem facil, pois somente isolo o "molde" (vidro) com um plástico e aplico a resina + manta da fibra por cima, em varias camadas ate a espessura que eu quero.

    O problema seria peças mais trabalhadas, quem tem voltas, arrendondas, etc. Sugestões de como posso fazer? Molde, etc? Por exemplo, gostaria de fazer umas peças que fiquem nos cantos traseiros do veiculo, pois retirei o parachoque original quie ia ate a caixa de rodas, mas o parachoque eu botei nao cobre ate la, entao queria fazer uma peça de fibra pra fechar esse pedaço. Mas não consigo fazer ou pensar em um molde que eu possa fazer pra então fazer a peça.

    Outra peça que pretendo fazer em breve é refazer todo o painel do Samuca, usando instrumentos da Cronomac. Mas nao queria algo retão e simples como no caso dos CJs, mas algo mais bonito, como sairam em alguns buggies.

    Ah, comprei o livro "Aprenda Fibra de Vidro" e não gostei. Muita informação teorica, nada prático. Talvez sirva so pra quem já é do ramo e queria saber um pouco mais. Não comprem!

    []s agradecidos por qualquer dica!

  • #2
    Fala Osvaldo tudo bom ?

    Eu também estou pesquisando sobre para fazer uma caçamba para a F-75. Sei que aqui em SP tem uma loja que dá curso prático inclusive na confecção dos moldes.

    Mas respondendo sua dúvida, eu já ví moldes feitos em Silicone, gesso e madeira. No caso da madeira você pede para um marceneiro, o gesso você pode tirar o desenho de outra peça.

    E você pode usar a imaginação tipo, utilizar barro, isso mesmo a coisa que a gente mais gosta, ops... os nossos carros gostam...

    Bom, espero ter ajudado.

    Um abraço.

    [/code]

  • #3
    Visitante
    Ola !

    Usar barro? Imagina a bagunça para fazer um molde de um painel, heh.

    Creio que o molde de madeira sera o melhor, mas o problema é como fazer certas partes mais arrendondadas que com a madeira fica muito dificil fazer?

    Eu já li pela internet que podemos usar um pedaço de pano, deixar no formato desejado e depois cobrir com a resina de fibra, que endureceria e deixaria o pano no formato rígido, mas maleavel do molde.

    Ja tentei fazer isso, com ate certo sucesso, o problema é que pra deixar o pano no formato desejado, precisariamos de uma peça rígida (como madeira) por baixo/cima.

  • #4
    Usuário Avatar de Sergio Antunes
    Entrada
    21/04/2003
    Local
    Guarulhos/SP
    Idade
    62
    Posts
    226
    Agradecimentos: 0
    Oi, Pessoal.

    Trabalhar com a fibra é relativamente fácil, mas o molde não tem jeito.... Você tem que fazer um artesanalmente seja lá com o material que for, não ser que você já tenha uma peça e queira copiar.
    Pode tentar fazer o molde com madeira balsa que é bem macia ( na realidade se faz uma peça com madeira etc., e depois tira-se o molde dessa peça e com ele se faz as outras. Se quiser acabamento o molde tem que estar perfeito e ser passado gel coat antes da resina.
    Abraços.

    Sergio Antunes.

  • #5
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por ojaneri
    Creio que o molde de madeira sera o melhor, mas o problema é como fazer certas partes mais arrendondadas que com a madeira fica muito dificil fazer?
    Fala Osvaldo!!!

    Madeira é o melhor! Eu era sócio numa fábrica de móveis, e te digo com conhecimento de causa: vc faz tudo na madeira se quiser! Madeira própriamente não, mas MDF. E todo acabamento vc faz com massa plástica, essa mesma usada na lata dos Jeep... Ache um bom marceneiro e peça para ele fazer o máximo possível, o que faltar vc mesmo faz usando massa plástica.
    []'s

  • #6
    pode-se também pegar um bloco de gesso e ir moldando conforme a necessidade e criar o MODELO...
    depois aplica o gel-coat e faz outra peça negativa do MODELO, que irá se chamar MOLDE e a partir do MOLDE, vc faz quantas peças em fibra quiser....
    []´s

  • #7
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Acho que tem que decidir, se vai usar o molde várias vezes, ou apenas para uma peça, aí decide entre Madeira ou Gesso.

    Abraços Du.

  • #8
    Citação Postado originalmente por du
    Acho que tem que decidir, se vai usar o molde várias vezes, ou apenas para uma peça, aí decide entre Madeira ou Gesso.
    Du,
    Fazer um MOLDE em madeira deve ser o cão-chupano-manga, pois o MOLDE é a reprodução "EM NEGATIVO" (ao contrário) da peça a ser reproduzida, então imagina só que trabalhão que seria fazer um molde em madeira...
    O que pode ser feito, é criar um MODELO em madeira(exatamente como a peça em fibra deve ficar), e sobre este MODELO aplica-se o GEL-COAT ou CELAC e então faz um MOLDE em gesso (é bom utilizar uma mesa vibratória para não encorporar bolhas de ar), e a partir do MOLDE em gesso pode-se reproduzir as peças em fibra...

    []´s

  • #9
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7

    Fibra

    PessoALL,
    Só por curiosidade, ninguém aí trabalha com fibra, ou faz peças sob encomenda?

    [ ]´s pensando bobagem
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #10
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #11
    Usuário Avatar de Tezinho
    Entrada
    16/05/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    179
    Agradecimentos: 0
    Desmonta o painel , põe no chão com a superfície que se quer virada para cima.Tenta passar cola "tipo tenaz " sobre um pano molhado como molde. Fica mais fácil para manusear !!!! Depois de seco tem resistência para aplicar a fibra isolando com plástico.

    Será que dá ?!!!!
    Willys CJ5 59 - Hemoglobina - "Vermelho, de ferro, e cheio de energia"
    4cc , BF33 3kNewFred, blok traseiro, molas toy, rancho, work 15.

  • #12
    Pra reproduzir painel de carro?
    Haja cola e haja pano pra criar um molde tão extenso sem que haja deformação depois da retirada do painel que se pretende reproduzir.

    Reprodução do tipo se faz com gesso específico pra moldagem, e mesmo assim talvez seja necessário fazer um reforço em metal ou madeira, senão corre-se o risco de quebra no momento do desmolde. E isso sem esquecer de aplicar algum desmoldante no painel de referência (cêra de carnaúba ou de silicone, álcool polivinilico, etc.) caso contrário o desmolde só acontece na base da talhadeira.

    Trabalhar com fibra é muito fácil, o que dá mão de obra é criar o molde, ainda mais molde bem feito.

    Sds,
    Sukys

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade