x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário Avatar de jdutra
    Entrada
    02/05/2004
    Local
    Gramado/Caxias do Sul/RS
    Idade
    43
    Posts
    348
    Agradecimentos: 0

    Baterias, Alternadores e Cia




    Tenho um bateria de 60Ah e o alternador original da Rural. Como tenho me incomodado muito com a bateria nos ultimos tempos venho lhes fazer algumas perguntas.
    Gostaria de saber algumas coisas sobre baterias:
    - esses carregadores de 5Ah são interessantes pra carga lenta? Aguentam carregar uma bateria de 120Ah por exemplo na boa?
    - que bateria me indicam de 100Ah ou mais pra colocar na Rural e qual alternador me indicam também, pois cansei de ficar sem bateria por vários motivos.
    - viajando de noite (instalei um voltímetro) o voltímetro marca direto abaixo de 12V, somente em muito alta rotação fica nos 12V mas não carrega a bateria. Consigo matar ela facilmente viajando a noite. Existe algum problema ai não é?
    - instalei apenas dois faróis extras na frente dela nos mais tudo original.
    - comprei um conversor 12V  110W 220W. No ultimo acampamento utilizamos o conversor pra ligar um aparelho de DVD e um caixa de som amplificada que utilizavam em torno de 40W ou 50W no máximo os dois. Levei uma bateria extra pra não matar a da Rural e durou umas 6 a 7 horas tocando direto. Pegamos dai a do chevette de um amigo e durou umas 3 horas até morrer. Pra resolver esse problema quero uma bateria de 100Ah ou mais e um bom alternador.
    - qpós matar uma bateria usando o conversor por exemplo, tem como carregar ela no alternador do carro ou apenas com carga lenta?
    - qual a vida útil média de uma bateria?
    - como calcular quanto tempo vai durar uma bateria tipo de 100Ah usando o conversor 12V para 220W consumindo por exemplo 50W direto. Como fazer esse tipo de cálculo? O conversor que tenho fornece um máximo de 300VA.
    - qual a melhor forma de medir quanto tenho de carga na bateria ainda? (no mercadolivre existem alguns medidores, não sei se são confiáveis).
    - é melhor instalar uma segunda bateria de 60Ah ou colocar logo uma de 100Ah ou mais?
    - a instalação de um alternador mais potente implicaria na mudança de outros componentes da parte elétrica do veículo?

    Eu sei que a de 60Ah é potente, mas para usar um conversor que eu pretendo pra ter som durante uns 3 dias num acampamento ela não aguenta não.

    Desculpem a lista enorme de perguntas, mas as respostas serão de grande valia pra mim já que estou de saco cheio de ficar pegando no tranco e ficando na mão as vezes quando este procedimento é inviável.

    Estou disposto a comprar um bateria nova (100Ah ou mais), um alternador novo (potente), um carregador lento 5Ah pra bateria (pra dar carga lenta em casa caso necessite), um medidor de carga disponível nela e acho que é isso.

    Obrigado,

  • #2

    Re: Baterias, Alternadores e Cia

    Citação Postado originalmente por jdutra
    - viajando de noite (instalei um voltímetro) o voltímetro marca direto abaixo de 12V, somente em muito alta rotação fica nos 12V mas não carrega a bateria. Consigo matar ela facilmente viajando a noite. Existe algum problema ai não é?
    Tem sim.
    Mas provavelmente é no seu alternador e não na bateria.
    Normalmente teria que marcar uns 13,5 volts ou mais com o carro ligado e andando fora da marcha lenta.

  • #3

    Re: Baterias, Alternadores e Cia

    Citação Postado originalmente por jdutra
    - como calcular quanto tempo vai durar uma bateria tipo de 100Ah usando o conversor 12V para 220W consumindo por exemplo 50W direto. Como fazer esse tipo de cálculo? O conversor que tenho fornece um máximo de 300VA.
    100 A x 12 volts = 1.200 watts
    1.200 W / 50 W = 24 horas teoricamente, na pratica vai ser menos pelas perdas.
    Entendo que voce esquivocadamente escreveu 220 W quando queria escrever 220 volts, mas isso não muda nada já que voce passou o consumo em watts

  • #4

    Re: Baterias, Alternadores e Cia

    Citação Postado originalmente por jdutra
    - esses carregadores de 5Ah são interessantes pra carga lenta? Aguentam carregar uma bateria de 120Ah por exemplo na boa?
    Sim tranquilamente, só vai demorar mais que um mais potente, mas as baterias vão ter uma vida util maior.

  • #5

    Re: Baterias, Alternadores e Cia

    Citação Postado originalmente por jdutra
    - qpós matar uma bateria usando o conversor por exemplo, tem como carregar ela no alternador do carro ou apenas com carga lenta?
    Até poderia, mas deveria ter idealmente uma chave para isolar/desligar a bateria do veiculo quando for carregar a outra

  • #6
    Citação Postado originalmente por jdutra
    - qual a vida útil média de uma bateria?
    Vou chutar algo entre 2 a 5 anos, dependendo do tipo de uso e de como é feita a carga e descarga da bateria, que quanto mais lentas melhores para a bateria.

  • #7
    Citação Postado originalmente por jdutra
    - é melhor instalar uma segunda bateria de 60Ah ou colocar logo uma de 100Ah ou mais?
    Para instalar duas baterias no mesmo cirtuito elas devem ser o mais identicas posiveis, de preferencia do mesmo lote e compradas juntas, para ter a mesma resistencia interna.
    Ou vai ter que isolar uma da outra com chaves.

  • #8
    Citação Postado originalmente por jdutra
    - a instalação de um alternador mais potente implicaria na mudança de outros componentes da parte elétrica do veículo?
    Um alternador mais potente vai judiar mais da bateria, quando maior a carga dada na bateria mais ela sofre.

  • #9
    Ae JDutra

    A grande maioria dos alternadores, funciona em 14V, é esse o valor que tem que ser mostrado com o veículo em movimento, qquer boa auto-elétrica pode informar rapidamente o estado do seu alternador.
    Os carregadores de carga lenta tem capacidade de carregar uma bateria de maior amperagem
    Recomendo a bateria que sempre usei nas minhas Band , Ajax 135Ah, tem que ver se serve, a melhor bateria é a Caterpillar, mas o preço é mais salgado tbém (em torno de 450 pilas as de 100Ah)
    Para prolongar a vida útil do alternador não é recomendado deixar a bateria morrer totalmente, ele acaba sendo forçado no limite enquanto a bateria não atinge uma carga mínima, talvez a bateria tbém tenha a vida útil reduzida se acontecer isso regularmente.
    Mande testar os cabos e terminais da bateria/alternador em uma auto-elétrica antes de por uma nova, verifique o nível de água e jogue água quente para remover o zinabre dos terminais de vez em qdo...

    Abração

    Marco Antonio

  • #10
    Usuário Avatar de jdutra
    Entrada
    02/05/2004
    Local
    Gramado/Caxias do Sul/RS
    Idade
    43
    Posts
    348
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas respostas galera.

    Ainda sobre o assunto:

    Algum desses carregadores de bateria presta?

    http://www.mercadolivre.com.br/jm/se..._categ_id=2220

  • #11
    Os que estão na faixa de 100 pilas parecem ser bons, o meu custou 55 pilas uns meses atrás, talvez em loja de equipamentos elétricos/automotivos vc encontre mais barato que essas anunciadas e com maior facilidade de acionar a garantia em caso de problemas....

    Abração

    Marco Antonio

  • #12
    Usuário Avatar de jdutra
    Entrada
    02/05/2004
    Local
    Gramado/Caxias do Sul/RS
    Idade
    43
    Posts
    348
    Agradecimentos: 0
    Se eu quiser medir a voltagem/amperagem que está saindo do alternador como posso fazer isso em casa?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Usando duas baterias no veículo
      Por du no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 100
      Última resposta: 04/03/2015, 21:21

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade