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  1. #1

    Thumbs up motor da ranger 2.3 16v 2010 oscilando




    Boa noite moçada, como já tenho uma experiencia com ranger pois tive uma 2007 com a mesma motorização, só pude concluir que esta atual não esta nos conformes.

    Basicamente percebo em marchas lentas, baixo rpm entre 1000 e 2000, que ela não mantém a rotação, quando eu ando devagar acompanhando o transito, em primeira ou segunda marcha por exemplo ela tende a dar uns pinotes, como aqueles aprendizes de auto escola quando arrancam entende? e quando tento aumentar um pouco a velocidade, em rpm baixo, tocando um pouco mais no acelerador ela pinoteia mais, meio que engasgando. Em marcha alta, em velocidade vc não qpercebe quase isso até porque esta em rpm alto mas há uma perda de potencia perceptivel. Da a impressão que é parte eletrica na alimentação dela, não sei. Mas esse é o comportamento. Quando ligo ela pela manha, a frio, se eu tentar sair com ela antes do ponteiro da temperatura começar a subir ou mesmo que suba um pouquinho ela engasga forte. Não é problema de gasolina pq ela faz isso desde que comprei, ela é usada. Na concessionaria falaram que esta tudo OK mas não esta, pra quem já conhece o comportamento de um motor desse 100% posso garantir que ela está 80...75%. Então se alguem puder dar uma dica, do que e o que fazer fico imensamente grato. Abraços

  2. #2
    Citação Postado originalmente por Charles_Curitiba Ver Post
    Boa noite moçada, como já tenho uma experiencia com ranger pois tive uma 2007 com a mesma motorização, só pude concluir que esta atual não esta nos conformes.

    Basicamente percebo em marchas lentas, baixo rpm entre 1000 e 2000, que ela não mantém a rotação, quando eu ando devagar acompanhando o transito, em primeira ou segunda marcha por exemplo ela tende a dar uns pinotes, como aqueles aprendizes de auto escola quando arrancam entende? e quando tento aumentar um pouco a velocidade, em rpm baixo, tocando um pouco mais no acelerador ela pinoteia mais, meio que engasgando. Em marcha alta, em velocidade vc não qpercebe quase isso até porque esta em rpm alto mas há uma perda de potencia perceptivel. Da a impressão que é parte eletrica na alimentação dela, não sei. Mas esse é o comportamento. Quando ligo ela pela manha, a frio, se eu tentar sair com ela antes do ponteiro da temperatura começar a subir ou mesmo que suba um pouquinho ela engasga forte. Não é problema de gasolina pq ela faz isso desde que comprei, ela é usada. Na concessionaria falaram que esta tudo OK mas não esta, pra quem já conhece o comportamento de um motor desse 100% posso garantir que ela está 80...75%. Então se alguem puder dar uma dica, do que e o que fazer fico imensamente grato. Abraços
    a principio uma verificação no modulo eletronico (com scaner, mais conhecido como rhaster). retirar os cabos de velas, as velas e fazer limpeza simples...esses pinotes dão a entender que seja velas, mas faça limpeza que vai descobrir...

  3. #3
    Bom dia brother, por acaso a minha é igual a sua..baita carro e obrigado pela dica vou checar isso semana que vem e te falo. Voce já passou por isso também?

  4. #4
    então tinha uma xlt 3.0 2007 depois do acidente com o dinheiro do seguro e muitos calculos resolvi comprar a gasolina pelo custo beneficio estou muito contente com o carro, não tem aquela força da minha outra, mas o suficiente para uma direção segura to com a minha a 2 meses agora, num tenho o que reclamar, achei estranho vc falar das falhas, poi o motor delas são um reloginho, realmente tem algo de errado

  5. #5
    Usuário Avatar de Carlos Monaco
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    Citação Postado originalmente por Charles_Curitiba Ver Post
    Boa noite moçada, como já tenho uma experiencia com ranger pois tive uma 2007 com a mesma motorização, só pude concluir que esta atual não esta nos conformes.

    Basicamente percebo em marchas lentas, baixo rpm entre 1000 e 2000, que ela não mantém a rotação, quando eu ando devagar acompanhando o transito, em primeira ou segunda marcha por exemplo ela tende a dar uns pinotes, como aqueles aprendizes de auto escola quando arrancam entende? e quando tento aumentar um pouco a velocidade, em rpm baixo, tocando um pouco mais no acelerador ela pinoteia mais, meio que engasgando. Em marcha alta, em velocidade vc não qpercebe quase isso até porque esta em rpm alto mas há uma perda de potencia perceptivel. Da a impressão que é parte eletrica na alimentação dela, não sei. Mas esse é o comportamento. Quando ligo ela pela manha, a frio, se eu tentar sair com ela antes do ponteiro da temperatura começar a subir ou mesmo que suba um pouquinho ela engasga forte. Não é problema de gasolina pq ela faz isso desde que comprei, ela é usada. Na concessionaria falaram que esta tudo OK mas não esta, pra quem já conhece o comportamento de um motor desse 100% posso garantir que ela está 80...75%. Então se alguem puder dar uma dica, do que e o que fazer fico imensamente grato. Abraços

    Já tentou colocar gasolina podium???

    As vezes resolve tive uma namorada que tinha um siena 1.0 e só andava com podium vc colocava gasolina normal ficava batendo tucho....
    FEINHA - Ssangyong - Actyon Sports

  6. #6
    cara tive um problema parecido com a minha ranger 2003 que tem o mesmo motor, falhando em baixa e quando acelerava mais (entre 3000 e 5000 rpm) o problema praticamente desapacercia....troquei os cabos de vela, fiz limpeza de bico, verifiquei o modulo e nada...o scaner nunca acusava nada...descobri entao que a carcaça da bobina de ingnição estava trincada e estava havendo fuga de corrente...., pois em baixa ele falhava e quando acelerava o alternador compensava esta...por isso so falhava em baixa..e se for o a bobina ela costuma acelerar o desgaste das velas e cabos!!!!

  7. #7
    Citação Postado originalmente por Eng_hp Ver Post
    cara tive um problema parecido com a minha ranger 2003 que tem o mesmo motor, falhando em baixa e quando acelerava mais (entre 3000 e 5000 rpm) o problema praticamente desapacercia....troquei os cabos de vela, fiz limpeza de bico, verifiquei o modulo e nada...o scaner nunca acusava nada...descobri entao que a carcaça da bobina de ingnição estava trincada e estava havendo fuga de corrente...., pois em baixa ele falhava e quando acelerava o alternador compensava esta...por isso so falhava em baixa..e se for o a bobina ela costuma acelerar o desgaste das velas e cabos!!!!
    Grande sacada meu...bem lembrado disso, voce percebeu essa trinca como? Como localizo a bobina, em que parte ela está? abraços

  8. #8
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    Citação Postado originalmente por Charles_Curitiba Ver Post
    Boa noite moçada, como já tenho uma experiencia com ranger pois tive uma 2007 com a mesma motorização, só pude concluir que esta atual não esta nos conformes.

    Basicamente percebo em marchas lentas, baixo rpm entre 1000 e 2000, que ela não mantém a rotação, quando eu ando devagar acompanhando o transito, em primeira ou segunda marcha por exemplo ela tende a dar uns pinotes, como aqueles aprendizes de auto escola quando arrancam entende? e quando tento aumentar um pouco a velocidade, em rpm baixo, tocando um pouco mais no acelerador ela pinoteia mais, meio que engasgando. Em marcha alta, em velocidade vc não qpercebe quase isso até porque esta em rpm alto mas há uma perda de potencia perceptivel. Da a impressão que é parte eletrica na alimentação dela, não sei. Mas esse é o comportamento. Quando ligo ela pela manha, a frio, se eu tentar sair com ela antes do ponteiro da temperatura começar a subir ou mesmo que suba um pouquinho ela engasga forte. Não é problema de gasolina pq ela faz isso desde que comprei, ela é usada. Na concessionaria falaram que esta tudo OK mas não esta, pra quem já conhece o comportamento de um motor desse 100% posso garantir que ela está 80...75%. Então se alguem puder dar uma dica, do que e o que fazer fico imensamente grato. Abraços
    Como resolveu o problema?
    Ranger XLT CD 2.3 16v Gasolina - 2009 - "BITELA"

  9. #9
    Usuário
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    18/08/2014
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    Porto Alegre/RS
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    Vou desenterrar o tópico só para agradecer a ajuda das informações e pessoal do forum.

    Percorrendo os topicos aleatoriamente entrei aqui e a minha Ranger estava com o mesmo problema que o amigo registrou. Assim que comprei, troquei velas e filtros, tudo comprado na concessionaria. Após a troca das velas apareceu o sintoma, toda vez que necessitava de torque nas baixas rotações (900~1200rpm) dava uma "cortada", inclusive quando arrancava. Quando fria andava embrulhando, com sintoma de "afogada"...

    O usuário Eng_hp relatou que a troca de bobina resolveu seu problema que tinha sintomas parecidos. Comprei a bobina nova e voilá !!!

    Forte e suave como nunca!!

  10. #10
    Desenterrando também: meu irmão passou alguns meses tentando descobrir um falhamento. Depois de muito gastar, descobriu que era bobina. Na minha, quando fez 100.000 deu o mesmo falhamento. Como já sabia por onde procurar, peguei a bobina do carro dele e testei no meu: detectada falha na bobina.

    Só deu trabalho pra achar, somente na concessionária, por R$ 248,00 (Revisa - Salvador).

    Então, se a sua ranger 2.3 falhar, olhe logo a bobina, nada de sair gastando.
    Samurai 95 Metal Top - Tétano (já foi)
    Samurai 94 Metal Top - Michael Jackson

  11. #11
    Usuário Avatar de Ed
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    09/01/2004
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    Galera, vou dar aqui meu relato! (parece reunião do A.A.!)

    Comprei uma ranger 2010 2.3 16v a pouco mais de um mês!

    e o desempenho me surpreendeu!!

    a uns 15 dias, coloquei um jogo de pneus 265/70-16!

    rodei uma semana com os pneus novos e a danada começou a falhar!

    entrei aqui no fórum e encontrei esse tópico!!

    me identifiquei com todos os casos!

    aí comecei a busca pela bobina, tanto em concessionárias como em auto peças! moro aqui no sul de Minas e muito próximo da região bragantina!
    Consegui achar a bobina por um preço legal na memorial, mas não queria depender do tempo dos correios para trocar a peça, e tbm não tava afim de ir pra SP só por conta disso!

    Encontrei em Atibaia na Ford Mandala, e o cara me prometeu a peça em dois dias! Como tinha umas coisas pra resolver lá, fui hoje buscar!

    Peça na mão, desconto de balcão e até 4x no cartão!!

    voltei pra casa pensando em trocar a bobina o quanto antes, pois as falhas haviam evoluído para uma baita queda no desempenho e aumento no consumo, deixei a patroa e o herdeiro na sogra, e fui pra casa na hora do almoço para substituir a bem-dita!

    soltei os 4 parafusos, tirei dois cabos da bobina velha e plugei na bobina nova, botei a nova no lugar instalei o conector, conectei mais um cabo e parafusei a bobina nova no lugar, tirei a velha fora, e todo empolgado corri pra testar a ranger!
    Fechei o capô e fui pra rua!, ela começou a fazer um barulho estranho na marcha lenta, mas como estava cansado das falhas, achei q fosse da minha cabeça!

    engatei a primeira e a ranger continuava amarrada, e se recusou a subir minha rua, coisa q mesmo falhando ela fazia sem esforço! Na hora pensei: "FUDE... não era a bobina"

    Terminei de dar uma volta no qaurteirão, e voltei pra minha garagem aos trancos! Já pensando no pior, e na encheção de saco q seria ficar com a ranger parada no meca, para tentar-se descobrir oq era seu mal!

    fiz e refiz o orçamento na cabeça de quanto sairia a retífica do motor todo no pior dos casos! Mas aí tentei me acalmar e ser racional! Eu só havia trocado a bobina, os cabos e velas ainda estavão os mesmos, poderia ser um cabo ruim, ou uma vela!

    Abri o capô novamente, para testar os cabos. Foi então que eu ví q havia deixado o último cabo de velas desconectado!!!!

    Conectei, dei a partida e o Duratec respondeu com seu lindo som!!!

    não foi preciso dar outra volta pra saber q estava tudo como antes!!

    bobina trocada, problema resolvido!!!

    Obrigado amigos do fórum pela solução!!!

    []'s

  12. #12
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    13/08/2004
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    Porto Alegre RS/RS
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    A minha começou a dar umas falhadas ao ligar,parecia afogada,desligava e ligava de novo e o sintoma desaparecia.Fui na Ford hj e comprei uma bobina,e consegui quase 70 reais desconto������.A principio problema resolvido,achei até que o motor ganhou mais folego.Bobina trocada com 126 mil km.
    Ford Ranger XLS CS 2.3 150cv 2009

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