x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário
    Entrada
    28/12/2007
    Local
    Araguari - Triângulo Mineiro/MG
    Idade
    36
    Posts
    64
    Agradecimentos: 0

    Motor 4BT ou MWM X10 ? ajuda




    Boa tarde pessoal,

    To comprando uma F1000 88 mwm 229 maçarico. Preciso fazer o motor dela e turbinar, fiz as contas então optei por colocar um X10 ou 4BT cummins.
    o X10 eu ja conheço, agora a duvida é sobre o 4BT. Não sei nada sobre manutenção, consumo e durabilidade destes motor. Alguem pode me ajudar nesta empreitada ?

    Pessoal sou novo por aqui, ja postei 1 ou 2 vezes só. Se fiz alguma coisa de errado aqui em relação as regras do forum, peço que me corrijam.

    desde ja agradeço.

  • #2
    O motor 4BT cummins pelo menos na versão que conheci era estacionário, 3.9 se não me engano, mas é uma verdadeira usina de força, usado também em caminhões e ônibus... Tem certeza de que precisa de tanta força, o diferencial e cardã podem não aguentar. O bicho é bruto demais, e vc terá que trocar o câmbio também

  • #3
    MWM 229TD,MWM X-10 ou MWM SPRINT(6 cilindros) ... Apesar de que o leque de preparação que dá no 229,deixa ele bem cheião e parrudo e o gasto não é tão assim em relação de consumo de diesel,já o X-10 até hoje nunca vi um que falou que é economico,nem por isso deixa de ser bom é ótimo motor mas pelo tanto que gasta se fosse pra eu escolher,colocava logo um seis cilindros! Tá achando peças barata já,vale a pena e uma mexidinha a cavalaria sobre pra caraio!.
    S-10 pitbull / ...loading...
    ex: F-1000 XLT,
    (2) Saveiro cross,Montana sport,S-10 rodeio,F-250 XL-L,F-1000 Super


  • #4
    Usuário Avatar de pedro bonadio
    Entrada
    26/06/2009
    Local
    Interior/SP
    Posts
    950
    Agradecimentos: 0
    Cummins 4BT, simplismente um monstro, muito confiável, robusto e cheio de torque e potência. Além de um barulho maravilhoso!!
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Opa, minha quase contribuição!

    Bem, se tem o 229, para colocar o X10, é fácil, só não sei se o cambio que tem aguentaria.

    Agora um cummins 3.9 4BT, olhe meu engesinha, vá no álbum de fotos na minha assinatura!!!

    Abraços!

    Kim.

  • #6

    otimas opçoes

    o cumins acho exagero o ideal seria instalar junto um cambio de f250

    tenho 3 serie 10 turbinados e 1 aspirado todos estacionario gastam bem mas a manutençao é muuiiiito barata esse aspiraso fiz ele ano passado com mais de 6.000 horas ia longe ainda mas resolvi fazer, nao gastei nem R$5.000,00 so peça original e todas muito facil de achar...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #7
    Usuário Avatar de vieira912
    Entrada
    13/06/2010
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    37
    Posts
    595
    Agradecimentos: 0

    Desculpa a Minha Ignorância...........

    Mais se você tem uma F-1000 com Um Baita MWM 229-4, para que comprar outro motor se a retifica dele é a mais em conta pois as camisas são removiveis????

    minha simples opinião é você ficar com o MWM 229-4 e turbiná-lo pois o Cummins 4BT tem praticamente a mesma Potencia e 2 kilos de torque a menos do que o MWM 229-4.

    agora um X10 ai sim tem o Dobro de potencia e torque, um comparativo logo a Baixo.

    MWM D229-4 Aspirado 90Cv e 28kgf de Torque

    Cummins 4BT Turbo 105Cv e 26Kgf de Torque

    MWM X10 Turbo 150cv e 50Kgf de Torque

    Até mais.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    É X-10 na jabiraca!!! Qualquer um deles é ótimo, veja qual sai melhor negócio. O importante é que com qualquer um desses motores terás que alongar a relação de diferencial para aproveitar melhor a faixa de giro deles sem aumentar muito o consumo.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Fala Simão:
    Veja, em termos de qualidade, desempenho, consumo, projeto, o 4BT, atualmente é um pouco melhor que o X-10, no quesito economia por exemplo, ele é muito bom( obiviamente que está ligado á boa eficiencia do motor). Extremamente robusto, excelente torque, muito durável, hoje em dia, é muito fácil encontrar peças, manutenção relativamente barata, enfim, um "super motor". Faeli de alguns ítens do 4BT, a nível de informação para voce. Agora, na minha opinião, para colocar na sua femil, eu iria de X-10, apesar de achar que se pesquisar bem, um retífica no capricho, mais turbina e acessórios no bom e velho 229, não fique mais caro que a compra, instalação, documentação,etc, de outro motor. Mas se decidir mesmop por trocar, o ideal no seu caso seria o X-10, pois " mantem" a originalidade da linha F-1000, além de ser também um excelente motor, o que mais ele perderia, em termos gerais, pro 4BT, é na economia(consumo).
    Abraço.
    Sérgio

  • #10
    Usuário
    Entrada
    28/12/2007
    Local
    Araguari - Triângulo Mineiro/MG
    Idade
    36
    Posts
    64
    Agradecimentos: 0
    bom pessoal,

    é o seguinte, sei que o motor ta precisando de uma retifica ja, mas é STD.
    pensei em retificar, turbinar e intercular mas achei um motor 4BT retificado com garantia de 6 meses e o cara pediu 5.000,00 de volta no meu. to com medo de fazer o meu motor e nao ter o desempenho esperado. meu projeto é colocar o 4BT + cambio original 4M + diferencial 15/39 (ainda nao sei responder qual relação ta na F1000 pq ainda nao peguei ela ).
    Não seí se esse projeto seria o melhor, levando em consideração que nunca carrego peso, vai ser um carro pra usar todo dia, passeio/trabalho/viagens etc etc. oque vcs me falam?em relação ao 4BT só fiquei com medo em relação a manutenção.

  • #11
    Olá Simão,

    Nao faça a troca, qualquer motor fundido com um cacho de bananas + oleo 140 funciona por 6 meses alem do mais que vc realmente acha que um cummins vale apenas isso? (um 229+5 contos? )

    Faça um orçamento das peças deste motor:
    Virabrequim
    Bloco
    Cabeçote motor
    Turbina
    Eixo Comando
    Cabeçote bba injetora

    Itens simples, que mesmo se condenados na retificadora, dependendo do caso ainda roda mais um pouco (tipo uns seis meses...). Faz a conta depois me fala se ainda acredita neste preço.

    Outra coisa, qualquer motor que vc for colocar na F1000 é obrigado a trocar de cambio e reforçar, sem falar nos reforços no chassis e troca de suspensão dianteira. O Cambio 4m da f1000 ja trabalha no limite, ele se da bem com o 229 pq o torque mesmo so vem dpos dos 1500, no x10 ou 4bt o cambio simplesmente explodiria (força de expressão)

    A receita certa é esta:

    1a opçcao:
    Retifique seu motor, revise bomba e bicos injetores e turbine ele. O Desempenho ja vai melhorar pra kct...quando sobrar uns $$ coloque intercooler, rad de óleo e troca a relacao do diferencial e outros upgrades em cima do 229...perfumaria nesta etapa.
    Vai fica bom pra karamba e nao gasta uns 10 k totais

    2o Trocar motor+cambio (X10, sprint, 4bt >+ cambio ZF)
    reforçar o chassis e instalar a susp da F1000 de 93 em diante
    Vai ficar o bicho de bao, mas a brincadeira vai começar nos 20 contos pra cima

    3o, nao tem, qualquer coisa fora disto é estragar a camioneta e queimar o suado $$ a toa.
    Fernando - "RR"
    Bonanza 94 - Navistar

  • #12
    Usuário
    Entrada
    08/03/2011
    Local
    Monte Alto/SP
    Idade
    53
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Boa noite Simao ! nao troca nao,compra os kits do D-229 que e muito barato,tenho uma Femil 95 D-229 ta com 1915845km vai zerar pela segunda vez ,ja troquei os kits duas vezes e o virabrequim continua std,a manutençao deste motor e facil e barata ,alem de ser muito confiavel,a minha ta turbinada rodo uma media de 11000km mes ,o consumo na casa de 9 km/l,e vc mantem a originalidade da Femil !! ABRS !!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ajuda Motor Arranque motor 4 cc OHC
      Por simtesch no fórum Jeep Willys
      Respostas: 133
      Última resposta: 03/08/2023, 14:01
    2. Ajuda, Ajuda, Torques do Motor!!!!
      Por since1980 no fórum Niva
      Respostas: 2
      Última resposta: 06/03/2010, 13:39
    3. Respostas: 11
      Última resposta: 21/10/2008, 15:09
    4. pedi ajuda para motor om 320 esta errado é motor om 324
      Por antonio zifirino no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 0
      Última resposta: 08/07/2008, 09:33

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade