Boa noite amigos!

Venho a muito tempo acompanhando o fórum e quase sempre consigo sanar minhas duvidas em outros tópicos, mas perante isso não achei nada muito a respeito.

Tenho um Ranger 99 V6 Gasolina há mais de 6 anos que esta beirando os 400mil KM e agora estou com uma enorme duvida referente aos óleos. Sempre usei o Mobil Super 10W40, mas agora houve uma mudança geral nos óleos da Mobil e de uns tempos pra ca uso o "Mobil Super Flex 10W 40 (semi-sintético)", mas fui trocar semana passada e o mecanico me apresentou o Mobil Ecopower 5W30, que economiza combustivel, ajuda o motor e etc (não me importo muito dos 6KM/L, mas uma ajudinha sempre vai bem). A duvida é: por ser um óleo mais fino pode dar algum problema? La pelos 300mil KM o motor começou a bater e eu troquei o cabeçote e ando muitas vezes com bastante carga, mas mesmo assim nunca forço muito o motor andando quase sempre abaixo dos 2000mil rpm.

Outra pergunta: o que os amigos acham da ford explorer (95-97), é uma boa compra? to pensando em comprar outra viatura (SUV), mas com estilo americano meio grandona mesmo. falo na explorer por ser apaixonado pelo cambio na coluna de direção. se os amigos tiverem mais opiniões sobre outras SUV's (cherokee, pajero ,etc.) são todas bem vindas.