x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/12/2006
    Idade
    53
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    troca da polia do tensor ranger 2.5 diesel




    Pessoal,
    preciso trocar somente a polia do tensor da correia do alternador da Ranger 2.5 diesel 2000/2001.
    Fiz muita força no parafuso, mas não sai..
    Alguém sabe me dizer se este parafuso é de rosca inversa? Estou com medo de quebrar o parafuso.
    Se eu não conseguir, vou trocar a peça inteira, mas preciso tirar o ventilador do radiador, alguém sabe me dizer como se tira este ventilador? O parafuso fica pela frente ou por tras do ventilador?
    Obrigadão pela ajuda..

  • #2
    Citação Postado originalmente por fsoares Ver Post
    Pessoal,
    preciso trocar somente a polia do tensor da correia do alternador da Ranger 2.5 diesel 2000/2001.
    Fiz muita força no parafuso, mas não sai..
    Alguém sabe me dizer se este parafuso é de rosca inversa? Estou com medo de quebrar o parafuso.
    Se eu não conseguir, vou trocar a peça inteira, mas preciso tirar o ventilador do radiador, alguém sabe me dizer como se tira este ventilador? O parafuso fica pela frente ou por tras do ventilador?
    Obrigadão pela ajuda..
    Eu já tentei trocar o rolamento dessa polia e não consegui. Acabei trocando tudo, mas se não estou enganado já ouve relatos no fórum de quem consegui fazer. Você vai ter que pesquisar.

    Para tirar o ventilador tem que ser através do parafuso no eixo entre o motor e o ventilador. A rosca é contrária e precisa de uma chave de boca especial.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Usuário
    Entrada
    13/12/2006
    Idade
    53
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    Walter, obrigado pelo retorno.
    Na verdade, vou trocar a polia inteira, não apenas o rolamento. Você tentou tirar o parafuso?

  • #4
    Usuário
    Entrada
    13/12/2006
    Idade
    53
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    Mais um detalhe..
    a chave especial é para segurar o eixo, correto?
    e para soltar o ventilador? alguém pode dar uma dica para quem nunca fez? tipo.. com detalhes.
    Valeu

  • #5
    Usuário
    Entrada
    09/01/2011
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    47
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Se não me engano a rosca é no sentido contrário , troquei a minha alguns dias atrás , foi um rala, não tirei o radiador somente soltei a proteção da polia do ventilador, nem pense em tirar essa polia, pq vaite dar mais dor de cabeça. te aconselho a procurar alguem q saiba fazer.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    13/12/2006
    Idade
    53
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    Mouraluis, obrigado pela ajuda.
    Não entendi de que polia você está falando..
    A polia que eu quero trocar é a do tensor da correia de acessórios ou alternador.
    Esta é que você acha que tem rosca contrária?

    Quanto ao ventilador, preciso tirar se eu for trocar o tensor completo, que talvez eu precise. Tirar o radiador é mole, já fiz outras vezes e é bem fácil, mas não me lembro de como é o ventilador por traz do radiador.

    Meu maior problema é que o carro quebrou, por falta de manutenção (culpa minha) dentro do terceiro subsolo de um estacionamento que não entra guincho de jeito nenhum. Vou precisar me virar sozinho..

  • #7
    Citação Postado originalmente por fsoares Ver Post
    Mouraluis, obrigado pela ajuda.
    Não entendi de que polia você está falando..
    A polia que eu quero trocar é a do tensor da correia de acessórios ou alternador.
    Esta é que você acha que tem rosca contrária?

    Quanto ao ventilador, preciso tirar se eu for trocar o tensor completo, que talvez eu precise. Tirar o radiador é mole, já fiz outras vezes e é bem fácil, mas não me lembro de como é o ventilador por traz do radiador.

    Meu maior problema é que o carro quebrou, por falta de manutenção (culpa minha) dentro do terceiro subsolo de um estacionamento que não entra guincho de jeito nenhum. Vou precisar me virar sozinho..
    tanto a helice quanto a polia do tensor tem rosca esquerda ( sentido anti-horario) mas para trocar a polia do tensor basta levantar o mesmo e afastar a correia da polia do alternador em seguida solda a porca do eixo do tensor (chave 15mm) retirando o mesmo depois solte a polia do tensor. Para informaçoes mais detalhadas procure por manual de manutençao do motor maxion na internet tem muita coisa, aqui no forum, na área de dowloads tem esse manual

  • #8
    Citação Postado originalmente por fsoares Ver Post
    Pessoal,
    preciso trocar somente a polia do tensor da correia do alternador da Ranger 2.5 diesel 2000/2001.
    Fiz muita força no parafuso, mas não sai..
    Alguém sabe me dizer se este parafuso é de rosca inversa? Estou com medo de quebrar o parafuso.
    Se eu não conseguir, vou trocar a peça inteira, mas preciso tirar o ventilador do radiador, alguém sabe me dizer como se tira este ventilador? O parafuso fica pela frente ou por tras do ventilador?
    Obrigadão pela ajuda..
    Então FSoares
    Sim, a rosca do parafuso da polia do tensor da correia é inversa.
    Para retirar a hélice e o aclopamento viscoso é necessário chave de boca 32mm de parede bem fina para entrar entre o aclopamento e a polia que faz girar o ventilador, por traz da hélice.
    muito boa sorte...
    LeoLeone
    Ranger XL 2000 TB CD 4x4
    ATR 31x10,5x15

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Eu troquei duas vezes o rolamento. É rosca esquerda mesmo, com uma chave 15mm sai fácil. Repara o buraco por trás do corpo do tensor, serve para encaixar uma chave de cachimbo de 1/2" para afirmar a peça pra soltar o parafuso. Pra trocar o rolamento se leva cerca de 15 minutos depois que tira o tensor fora.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    13/12/2006
    Idade
    53
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,
    muito obrigado pela ajuda.
    Não sei se vou conseguir tirar a polia com o tensor no carro. Não tem espaço para colocar uma catraca de 1/2, então tenho que usar uma chave pequena.
    De qualquer forma, comprei a ferramenta para segurar o eixo e se precisar eu tiro o ventilador.
    Vocês ajudaram muito.
    Valeu mesmo.
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Não precisa tirar a ventoinha, com um jeitinho colocando o hélice na posição X dá para encaixar o tensor no meio e quando vc girar um pouco o hélice ele sai.

    Para tirar o rolamento tem que "estragar" a presilha original que segura ele no lugar, ela não tem aqueles "olhinhos" para encaixar o alicate coisa&tal.

    Troquei o meu uns 50k km atrás e até agora tudo bem.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    13/12/2006
    Idade
    53
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, valeu mesmo. Consegui trocar sem problemas.
    É aquela velha piada...
    Orçamento: girar o parafuso: R$1,00
    saber qual parafuso girar R$1000,00

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade