x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário
    Entrada
    15/05/2014
    Local
    Campos/RJ
    Idade
    57
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0

    Refrigeração da Ranger 2.8 diesel.




    Gostaria de saber do pessoal aqui se o que acontece com minha Ranger é normal porque um mecânico "especializado" não soube me dizer.

    Minha viatura é uma Ranger XLT CD 4x4 2.8 diesel ano 2002.

    Quando saio com ela para viajar, preciso rodar cerca de 15 km para que o marador de temperatura temperatura chegue ao meio.

    Na estrada, rodo sempre na faixa dos 2k RPM, ou seja, sempre abaixo dos 100 km/h. Fico vigiando o ponteiro da temperatura e ele só reage depois de rodar pelo menos 10 km.

    Depois de rodar uns 50 km (meu trajeto de toda semana para trabalhar), entro numa cidade e rodo devagar por cerca de 5 a 10 minutos até pegar a estrada de novo. Quando volto a acelerar na estrada, o ponteiro está quase no mínimo da temperatura.

    Isso é normal na Ranger? Eu nunca ví nenhum carro fazer isso.

    Alguém pode me dar uma dica se isso é sintoma de algum problema no sistema de refrigeração ou defeito do marcador?

    A válvula termostática já foi testada e está OK.

    Alguém se arrisca?

  • #2
    Mafu, boa tarde, acredito que seja normal nas Rangers essa demora para atingir a temperatura ideal que é sinalizada no meio do marcador de temperatura, o que não ocorre pelo menos na minha, é ela abaixar a temperatura caso ande devagar, o normal é ela manter a temperatura com o marcador sinalizando no meio. A temperatura só cai para o mínimo ou zera o marcador, no caso de desligar o motor e permanecer um bom tempo desligado. É justamente a válvula termostática que faz esse controle, verifica se a da sua viatura é original, pode ser que ela não atenda as especificações de funcionamento.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    15/05/2014
    Local
    Campos/RJ
    Idade
    57
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Pois é, mas o estranho é que ela não ferve ou algo do tipo.

    O funcionamento é normal.

    Só é muito estranho esse comportamento do marcador de temperatura.

  • #4
    Usuário Avatar de PauloLimited
    Entrada
    08/01/2009
    Local
    Palmas/TO
    Idade
    36
    Posts
    2,149
    Agradecimentos: 9
    Tivemos uma 2.8 por 10 anos desde nova e ela era assim msm, demora pra "esquentar" e o marcador marcava pra baixo do meio e nunca deu problema, sempre foi assim.
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

  • #5
    Usuário
    Entrada
    15/05/2014
    Local
    Campos/RJ
    Idade
    57
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Acho que deve ser desse jeito mesmo.

    Obrigado a todos pelas respostas.

  • #6
    O importante é que o funcionamento esteja normal, todas levam um tempão para atingir a temperatura ideal, só que no caso da minha vtr ela mantém o marcador no meio do relógio de temperatura e não cai em hipótese alguma, também não é problema a temperatura cair, problema é ela subir, acredito que a sua esta dentro da normalidade, não me preocuparia tanto mas daria uma olhada se a tampa do reservatório está vedando corretamente, elas também tem prazo de validade e perdem o poder de vedação, há alteração do nível da água no reservatório? tem completado água? as vezes a tampa não veda e ela vaza em forma de vapor em contrapartida quando está rodando de forma mais lenta, sem motor cheio, pode ocorrer troca de calor devido o mal funcionamento da tampa e a água esfriar, por isso sugiro uma tampa nova para o reservatório, por precaução, haja vista o carro não está apresentando aumento da temperatura e sim queda da mesma, o que não faz mal nenhum mas pode influir no consumo. Se optar pela troca verifique uma que atenda a especificação, tem muita tampa de segunda linha que são porcaria.

  • #7
    Usuário Avatar de PauloLimited
    Entrada
    08/01/2009
    Local
    Palmas/TO
    Idade
    36
    Posts
    2,149
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Mirão Ver Post
    O importante é que o funcionamento esteja normal, todas levam um tempão para atingir a temperatura ideal, só que no caso da minha vtr ela mantém o marcador no meio do relógio de temperatura e não cai em hipótese alguma, também não é problema a temperatura cair, problema é ela subir, acredito que a sua esta dentro da normalidade, não me preocuparia tanto mas daria uma olhada se a tampa do reservatório está vedando corretamente, elas também tem prazo de validade e perdem o poder de vedação, há alteração do nível da água no reservatório? tem completado água? as vezes a tampa não veda e ela vaza em forma de vapor em contrapartida quando está rodando de forma mais lenta, sem motor cheio, pode ocorrer troca de calor devido o mal funcionamento da tampa e a água esfriar, por isso sugiro uma tampa nova para o reservatório, por precaução, haja vista o carro não está apresentando aumento da temperatura e sim queda da mesma, o que não faz mal nenhum mas pode influir no consumo. Se optar pela troca verifique uma que atenda a especificação, tem muita tampa de segunda linha que são porcaria.
    Também acho que é bom da uma olhada no sistema e manter ele sempre limpo e com fluído novo, já que os selos desse motor são um saco pra trocar.

    Sempre achei legal o marcador da Ranger marca menos da metade e podia andar 1000 km direto a 140 160 km/h que ele nem mexia. Esse motor é bom d+.
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

  • #8
    Usuário Avatar de Gerson 666
    Entrada
    09/05/2015
    Local
    Santa Cruz do Sul/RS
    Posts
    125
    Agradecimento: 1
    Completamente normal, basta ver o tamanho da ventoinha e sistema de arrefecimento dos motores diesel. É bem grande, pra garantir que o motor não esquente a ponto de danificar alguma coisa. Se aquecesse fácil, vc ao subir uma serra ou transportar alguma carga, poderia facilmente superaquecer o motor. Tendo o motor um bom sistema de arrefecimento,vc quase não percebe aquecimento do motor, somente se forçar ou estiver uma temperatura ambiente muito quente.
    S10 04 2.8 4x4 - Sustentacionem Ad Eternum
    Ex - S10 99 MPFI - Numpodevermorro
    -'-'-'-'-'-'-'-'-'-'-'-'-'Durepox + arame + imaginação = milagre"

  • #9
    Usuário
    Entrada
    22/04/2015
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    A minha 2.5 também é assim. Quando comprei até troquei o sensor achando que estava estragado ( o mecânico fdp nem pra me avisar...).
    Ford Ranger 2.5 TD 2001. -> Ex. Fiat Uno Mille 2009. -> Ex. Ford Ka 2011.

  • #10
    Pessoal foi criado um tópico que ficou láa pra trás para postar mecânicos e oficinas que realmente entendam de Rangers em cada região, é muito útil, portanto peço aos usuários para buscá-lo e por gentileza indicar boas oficinas em sua região, isso nos salva de mãos incompetentes que nos racham no meio e ainda ajuda que estiver viajando.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Esse motor só aquece de verdade quando anda sob pressão. Quando a turbina assobia é que o ponteiro da temperatura vai par ao meio. Se aliviar o pé ela retorna de novo.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Usuário
    Entrada
    15/05/2014
    Local
    Campos/RJ
    Idade
    57
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Só pra enriquecer o tópico com informações, hoje eu percebi que com o ar ligado o ponteiro da temperatura trabalha no meio certinho e sem o ar ele fica um pouquinho abaixo.

    Além disso, mantendo o ar ligado dentro da cidade onde passo, velocidade na casa dos 30 a 40 km por cerca de 5 minutos, sem trânsito, a temperatura não cai. Se desligar o ar o ponteiro vai cedendo até se aproximar do mínimo.

    Não deixa de ser intrigante.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Refrigeração
      Por vinisilveira no fórum Ford
      Respostas: 1
      Última resposta: 03/07/2014, 14:19
    2. Refrigeração Frontier
      Por gustaff no fórum Nissan
      Respostas: 1
      Última resposta: 25/12/2013, 19:17
    3. Respostas: 30
      Última resposta: 11/01/2013, 16:39
    4. aquecimento x refrigeração
      Por marcelo cenora no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 14
      Última resposta: 31/10/2009, 09:02

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade