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  1. #1
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    Barulho na Direção Hidráulica da Ranger 4x4 TD




    Saudações a todos.
    Tenho lido os tópicos procurando referências, mas não achei nada por completo. Se houver por favor me desculpem e peço que indiquem o link.

    Depois de um passeio usando a tração e reduzida fiquei vazou o óleo da DH. Continuei a dirigir, mesmo com dificuldade até chegar em casa. No outro dia, acionado o guincho do seguro levei até a oficina.

    Na oficina, constatou-se que havia estourado o flexível (mangueira que vai da bomba até a caixa de direção). Foi sugerido pelo mecânico a troca também da bomba hidráulica devido ao ronco que fazia ao girar o volante.

    Após a troca de ambos o problema piorou. Trocaram a bomba novamente e nada. Agora vao trocar o flexível.

    Podem me dar alguma luz para sanar esta dúvida?

    Obrigado,
    Mário.
    Mário - Floripa
    Ranger XL 2005 2.8 CD TD 4x4 265x75 R 16

  2. #2
    Usuário Avatar de Anthoniusnikos
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    Direção Hidráulida.

    Olá Mário.
    Essa bomba deve ser DHB, ZF ou TRW(muito boas). Existem kits de reparos para elas. Custam em torno de R$ 350,00. Se o méca trocou a bomba da DH e o tubo flexível, e sangrou direito, deveria ficar tudo certo(direção macia novamente). Se está ruim é porque não fizeram o serviço direito, ,o que é muito comum para quem não entende de DHs.
    Fique no pé ou troque de oficina.

    Anthon
    4X4 Brasil Razão: Aprender e ensinar.

  3. #3
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    O barulho na DH pode ser só ar no sistema. Tem que fazer o procedimento de levantar a dianteira num macaco, girar alternada mente a direção para direita e esquerda várias vezes. Ainda assim pode continuar ruidoso até que o ar saia totalmente. Umas 24 horar depois fica tudo normal...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  4. #4
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    O barulho na DH pode ser só ar no sistema. Tem que fazer o procedimento de levantar a dianteira num macaco, girar alternada mente a direção para direita e esquerda várias vezes. Ainda assim pode continuar ruidoso até que o ar saia totalmente. Umas 24 horar depois fica tudo normal...
    Obrigado pelo retorno.
    A bomba é ZF e é a segunda bomba (sem contar com a original). Fizeram o procedimento 2 vezes. É a 4a. vez com esta que vou a oficina para tentar resolver. Agora vão tentar substituir o flexível.

    Esqueci de dizer que tb retiraram a válvula da caixa de direção nesta nova tentativa ao trocar a bomba.

    Mas a ronqueira continua.

    Com o carro parado, acelerando até 2k giros e movimentando o volante o barulho é terrível.

    Será que já devo pensar em caixa de direção ou é amadorismo mesmo?

    Abraço,

    Mário.
    Mário - Floripa
    Ranger XL 2005 2.8 CD TD 4x4 265x75 R 16

  5. #5
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    Citação Postado originalmente por mariofloripa Ver Post
    Obrigado pelo retorno.
    A bomba é ZF e é a segunda bomba (sem contar com a original). Fizeram o procedimento 2 vezes. É a 4a. vez com esta que vou a oficina para tentar resolver. Agora vão tentar substituir o flexível.

    Esqueci de dizer que tb retiraram a válvula da caixa de direção nesta nova tentativa ao trocar a bomba.

    Mas a ronqueira continua.

    Com o carro parado, acelerando até 2k giros e movimentando o volante o barulho é terrível.

    Será que já devo pensar em caixa de direção ou é amadorismo mesmo?

    Abraço,

    Mário.
    Uma oficina especializada em DH não apanha assim não. Acho que você tá na oficina errada...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  6. #6
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    Ola Walter,
    Com certeza eles não entendem, mas pegaram o serviço e mandaram para um "especialista" bem conceituado em Floripa que "adaptou" o flexível devido a rosca ser diferente daquela existente na bomba ZF. Aqui fiquei com dúvida: não existe para venda um flexível original que encaixe na bomba?
    Todo o procedimento que vc indicou foi feito: levantar o carro, girar o volante, sangramento, limpeza do compartimento, substituição da bomba 2 vezes.
    Então a dúvida ficou no flexível enviado pelo especialista.
    Como o carro está comigo, vou buscar outras avaliações com outros "conceituados" aqui da redondeza.
    Se tiverem alguma dica serei muito grato e vou postando os resultados.
    Obrigado mais uma vez.
    Mário.
    Mário - Floripa
    Ranger XL 2005 2.8 CD TD 4x4 265x75 R 16

  7. #7
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Olá Mário.
    Essa bomba deve ser DHB, ZF ou TRW(muito boas). Existem kits de reparos para elas. Custam em torno de R$ 350,00. Se o méca trocou a bomba da DH e o tubo flexível, e sangrou direito, deveria ficar tudo certo(direção macia novamente). Se está ruim é porque não fizeram o serviço direito, ,o que é muito comum para quem não entende de DHs.
    Fique no pé ou troque de oficina.

    Anthon
    Olá Anthon,
    Fizeram tudo isto que eu acompanhei. Acho que não conhecem todo o processo e estão tentando aprender com ela. Não percebi má fé, mas falta de experiência em DH. Vamos agora trocar o flexível novamente para mais uma tentativa de solução. Mas vou procurar outras opiniões também.
    Obrigado.
    Mário.
    Mário - Floripa
    Ranger XL 2005 2.8 CD TD 4x4 265x75 R 16

  8. #8
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    Citação Postado originalmente por mariofloripa Ver Post
    ...o flexível devido a rosca ser diferente daquela existente na bomba ZF. Aqui fiquei com dúvida: não existe para venda um flexível original que encaixe na bomba?
    Existe o original, mas certamente é bem mais caro. Isso é o de menos, fica bem mais barato mandar fazer...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  9. #9
    Usuário Avatar de Anthoniusnikos
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    Citação Postado originalmente por mariofloripa Ver Post
    Olá Anthon,
    Fizeram tudo isto que eu acompanhei. Acho que não conhecem todo o processo e estão tentando aprender com ela. Não percebi má fé, mas falta de experiência em DH. Vamos agora trocar o flexível novamente para mais uma tentativa de solução. Mas vou procurar outras opiniões também.
    Obrigado.
    Mário.
    Se precisar, tente ligar para a RETÍFICA MOTORES TREVO(rev. autoriz. MWM) aqui de Itajaí, eles devem ter essas peças:
    (47) 3341-7777 Mas, o que o Walter falou, foi falado por um especialista.

    Anthon

  10. #10
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    No mínimo aqui em Natal os especialistas em DH são especialistas em arranjo técnico. Substituem mangueiras e conexões nas lojas de conexões hidráulicas e ficam arrotando que cobram bem menos que as peças originais, até aí tudo bem. Mas falta conhecimento, empenho e critério na hora de analisar e escolher as conexões certas. E quando vaza tome vedarosca!

  11. #11
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    Caros,

    Atualizando...

    - Foram colocadas para testes 3 bombas da ZF: 2 pressão 90 bar e 1 pressão 100 bar
    - Foi colocado novo flexível original
    - Em todas as trocas com sangramento e óleo hidrálico BR similiar nexrom II
    - Carro levantado no macaco e giro de rodas diversas vezes

    Resultado

    Á primeira volta ao aquecer o óleo o volante começa a "ranger" (só para rir um pouco do problema).

    Sou brasileiro, não desisto!... por enquanto.

    Abraço,

    Mário.
    Mário - Floripa
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  12. #12
    JCJ
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    Estou com um problema bem semelhante a esse usando bomba e caixa da Blazer V6.
    Troquei a bomba mas o problema ainda persiste quando aquece o óleo.
    A única coisa que não é original são as mangueiras que foram trocadas.

    Vai saber .........

    []´s
    JCJ
    CJ5 - V6 4.3 Vortec
    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

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