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Convex Datacenter
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  • #1
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    Barra de torção dúvidas




    Pessoal , eu já li tudo sobre isso aqui no forum mas como continuo com dúvidas ,vou voltar ao assunto e pedir orientação .
    Botei os BF 265/75/R16 na minha Ranger , os dianteiros ficaram raspando com o jogo todo virado . Levei pra alinhar e balancear e pedi pra ajustar a barra de torção , o alinhador me disse que levantou 3cm , o alinhamento e balanceamento ficaram ótimos e parou de raspar, será que isso pode me trazer algum problema + tarde ?

    Abraço a todos
    J.L.Farani
    Triton HPE 2008
    Suzuki GV - 2001

  • #2
    A ranger não possui roda livre então teoricamente vc terá um desgaste maior nas homocineticas.
    Isso é dificil de dizer se dará ou não problema. Mecanicamente falando, a homocinetcia nao pode trabalhar reta, pois o desgaste é mais acentuado que se trabalhar em angulo...então o lift seria mais benefico que o original.

    Fora isso...senta a bota!
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #3
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    Farani...

    Se o alinhamento zerou, entao fique tranquilo, pois esta dentro de limite permitido pelo fabricante!
    O unico inconveniente é o conforto, porque endurece bem a suspensao!
    Só evite pular lombadas, pois dá fim de curso facil facil!

    Abraço...
    CHEVY C-14 V8 5.7 1964 MTR 32"OFFHOT
    JEEP CHEROKEE HEMI V8 5.7 2005

  • #4
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Acho que o único problema é que isso vicia daqui a pouco você vai querer erguer mais hehehe

    Do jeito que você fez e se ergueu só este 3 cm para parar de raspar o pneu, provavelmente não vai ter nenhum problema.

    []s
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  • #5
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    Pois é Leo , você matou a charada , já tô pensando numa opção de BL , he,he.
    Abraço a todos e obrigado pelas dicas.
    J.L.Farani
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  • #6
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    Aproveitando o topico,to querendo tirar uma duvida,vamos lá,a minha ranger tá com a regulagem dianteira igual a original de fabrica,roda com os pneus 31 AT,tava querendo levantar mais um poquinho a diantera,levei ela na geometria e o rapaz me falow q uma das barras de torção teria q ser trocada,não subia mais,essa barra tem vida util?a minha tem roda AVM,as homocineticas não vão ter nenhum desgaste correto??
    Atual:Pajero TR4 2015/Jeep Renegade T270 2023/Ex:Renegade Diesel
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  • #7
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    eu tenho uma dúvida parecida: quando comprei a ranger a altura da traseira e dianteira eram praticamente a mesma, ou seja, o carro ficava alinhado. Hoje noto que a dianteira baixou um pouco e que a traseira passou a ficar mais alta.

    É possível corrigir através das barras de torção? isso pode gerar algum problema?

  • #8
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    eu tenho uma dúvida parecida: quando comprei a ranger a altura da traseira e dianteira eram praticamente a mesma, ou seja, o carro ficava alinhado. Hoje noto que a dianteira baixou um pouco e que a traseira passou a ficar mais alta.

    É possível corrigir através das barras de torção? isso pode gerar algum problema?
    Claro q é possivel,não tera problema algum...tu só vai levantar pela barra de torção para ficar como era antes "original",ja eu quero levanta-la para ficar mais alta q a original!!
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  • #9
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por moises missio Ver Post
    Aproveitando o topico,to querendo tirar uma duvida,vamos lá,a minha ranger tá com a regulagem dianteira igual a original de fabrica,roda com os pneus 31 AT,tava querendo levantar mais um poquinho a diantera,levei ela na geometria e o rapaz me falow q uma das barras de torção teria q ser trocada,não subia mais,essa barra tem vida util?a minha tem roda AVM,as homocineticas não vão ter nenhum desgaste correto??
    Tem vida útil sim pois é uma mola, no caso uma barra que sofre torção e com o uso frequente acaba fadigando o material que foi projetado para suportar uma série de ciclos, com o passar do tempo ela acaba perdendo suas caracteristicas iniciais e acaba sedendo nota-se facilmente isso com a perda de altura.
    Pode se corrigir isso na regulagem, porém se acabou a regulagem provavelmente esta na hora de trocar (antes de trocar leve em mais alguns lugares para comprovar isso). Lembrando que se arriou e você regular as barras para corrigir a altura provavelmente suas barras não terão uma grande vida útil, pois elas já sofreram uma deformação plástica e a chance de quebra é maior.

    []s
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  • #10
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    eu tenho uma dúvida parecida: quando comprei a ranger a altura da traseira e dianteira eram praticamente a mesma, ou seja, o carro ficava alinhado. Hoje noto que a dianteira baixou um pouco e que a traseira passou a ficar mais alta.

    É possível corrigir através das barras de torção? isso pode gerar algum problema?
    Rogerio acho que a resposta anterior responde a sua.

    Só para exemplificar pense como se fosse uma mola helicoidal, ela sedeu e o carro baixou, você vai lá e coloca calços na mola para voltar a altura original, é claro que esta mola já perdeu suas caracteristicas iniciais e deveria ser trocada, mas é possível voltar a altura original seja com calços na molas helicoidais, seja com a regulagem nas barras de torção.

    []s
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  • #11
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Algum dos senhores tem idéia de quanto custa um par dessas barras de torção?

  • #12
    Olá Rogério
    Concordo com o Leobnaval que a barra de torção tem vida útil e limite de deformação, mas vale lembrar que a estremidade dianteira da barra que encaixa na balança é sextavada e acredito que pode ser corrigida tb com a recolocação da balança em nova posição (me corrijam se eu estiver enganado). Estou levantando esta hipótese sem conhecimento, apenas por observação do funcionamento.

    Abs
    LeoLeone
    Ranger XL 2000 TB CD 4x4
    ATR 31x10,5x15

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