x
Convex Datacenter
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 65
  • #25
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0



    Complementando...

    Barras de torção, acho que a maior escola vem do uso em VW da linha derivada do Fusca...

    Na frente, são laminas sobrepostas e presas no centro do tubo e ligadas nos braços arrastados, atrás, é uma única barra estriada, de um lado preso no centro do chassis e do outro, no facão.

    Costuma-se trocar as barras dianteiras, seja de kombi, Fusca, etc. porque a falta de graxa e o atrito fazem as laminas do feixe se quebrarem. E ai a frente vai arriando...

    no caso da suspensão traseira, as barras NUNCA são trocadas exceto no caso de quebras, que se dá geralmente por conta das quebras, que na maioria das vezes se dá por mudanças abruptas de temperatura: É comum parar Fusca de noite e na manhã seguinte encontrar ele arriado no chão.

    O Sergio Holanda na Transamazonica do ano passado narrou um caso desses com uma X-Terra.

    Abraços!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #26
    Usuário Avatar de FernandoCBS
    Entrada
    31/03/2006
    Local
    Promissão/SP
    Idade
    42
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    Pessoal estou com uma uvida e um problema

    Ja li bastante aqui no forum e esse topico foi o que mais tem a ver com a duvida.

    Minha ranger bate quando passo em valetas, parecendo amorteceor fechando té o fim.
    Como um estava vazando oleo coloquei 2 ProComp Es9000 com o pessoal da 4Craw.
    Mas continua batendo
    Hoje tirei essas medidas da altura dela

    Dinteira esquerda
    Chão/paralama - 83,8cm
    Centro da roda/paralama - 50,5cm

    Dianteira direita
    Chão/paralama - 83,5cm
    Centro da roda/paralama - 50,0cm

    Traseira esquerda
    Chão/paralama - 91,5cm
    Centro da roda/paralama - 57,0cm

    Traseira direita
    Chão/paralama - 90,5cm
    Centro da roda/paralama - 56,5cm

    Pensei em nivelar a ranger pela barra de torção, mas o parafuso do lado do motorista esta no ultimo já, e do outro lado ainda tem uns 2 ou 3cm ainda.
    Ja fiz os testes que o Edin comentou em um topico e a suspensão esta firme, não tem nenhuma borracha ruim.
    Levei em 3 lojs de alinhamento e todos confirmaram, unico pequeno problema uma barra axial com minima folga que da uma leve puxada para a direita na estrada.

    Alguem comentou aqui nesse topico que qundo não der mis regulagem pelo parafuso poderia retirar a barra fora e recolocar dando um grau nela, por ela ser sestavada tem até sentido, ai que veio a duvida, por a ranger estar toda original até de peças achei estranho essa diferença, alguem pode ter montado errado essa barra ?
    Tento soltar e virar um pouco ela ou o melhor a faser é igual ao Shinomoto e trocar todas borrachas e depois ver como fica a barra ?
    Lembrando que o lado do motorista esta no talo e o outro ta no meio e a frente uns 7cm mais baixa que a traseira.

    Abraços...
    Fernando...
    Ford Ranger LTD - 3.0 - 2012 - 4X4 - Diesel
    Ford Ranger CE - TGV - 2002 - 4X4 - Diesel

  • #27
    Usuário Avatar de FernandoCBS
    Entrada
    31/03/2006
    Local
    Promissão/SP
    Idade
    42
    Posts
    384
    Agradecimentos: 0
    Alguem ai tem ideia do que devo fazer primeiro???

    Fernando...
    Ford Ranger LTD - 3.0 - 2012 - 4X4 - Diesel
    Ford Ranger CE - TGV - 2002 - 4X4 - Diesel

  • #28
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,474
    Agradecimentos: 0
    Fernando, a minha está igual a sua no detalhe que o parafuso do lado do motorista esta no final e o do lado do passageiro esta longe ainda, no meu caso, quando eu comprei foi trocado peças da bandeja do lado do motorista qdo foi feita a revisao para me entregar a pickup e acho que o mecanico na hora de montar nao deixou a barra de torçao na mesma posicao que a do lado direito, na minha opniao primeiro voce deveria mudar as posiçoes da barra de torçao de modo que elas levantem um pouco mais a frente e tbem endureçam um pouco a suspensao dianteira.
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV


  • #29
    Citação Postado originalmente por FernandoCBS Ver Post
    Alguem ai tem ideia do que devo fazer primeiro???

    Fernando...
    A posição dos parafusos não quer dizer nada. A primeira coisa que você tem que fazer é verificar a altura da suspensão. Existe um procedimento pra isso segundo o manual de manutenção. Só assim você pode avaliar as barras de torção.


    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #30
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    34
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Verifica todas as buchas independente das barras.
    Depois mede de novo se ficar diferença que seja possivel a regulagem você faz, é normal a frente baixar mais porque o peso se concentra na diant. e com o tempo as molas (barras de torção sofrem fadiga, e deixam de ter a resistência original e o efeito memória vai deixando de ter a eficiência de quando novas).
    Então se não der regulagem e for possivel você poderá montar ela numa possição que dê regulagem, mais saiba que isso vai diminuir a vida da barra pois ela não foi fabricada para ter toda esta variação de angulação e poderá quebrar mais cedo ou mais tarde.

    O ideal é revisar as buchas e trocar as 2 barras de torção, caso não fique nos níveis previstos pelo fabrincante, conforme o Walter postou.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #31
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,474
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Verifica todas as buchas independente das barras.
    Depois mede de novo se ficar diferença que seja possivel a regulagem você faz, é normal a frente baixar mais porque o peso se concentra na diant. e com o tempo as molas (barras de torção sofrem fadiga, e deixam de ter a resistência original e o efeito memória vai deixando de ter a eficiência de quando novas).
    Então se não der regulagem e for possivel você poderá montar ela numa possição que dê regulagem, mais saiba que isso vai diminuir a vida da barra pois ela não foi fabricada para ter toda esta variação de angulação e poderá quebrar mais cedo ou mais tarde.

    O ideal é revisar as buchas e trocar as 2 barras de torção, caso não fique nos níveis previstos pelo fabrincante, conforme o Walter postou.

    []s

    Leo concondo com voce em quase tudo, mas qto a trocas as barras de torçao, nao foi isso que o Walter disse, Veja abaixo:

    A isso mesmo. As buchas da bandeja inferior interferem na altura também. As barras, como qualquer mola também arriam, mas as barras têm ajuste e não precisam ser trocadas...

    Em tempo: Para ajustar a altura e nivelar tem que fazer com as bieletas soltas...


    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV


  • #32
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    34
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por miguelcps Ver Post
    Leo concondo com voce em quase tudo, mas qto a trocas as barras de torçao, nao foi isso que o Walter disse, Veja abaixo:

    A isso mesmo. As buchas da bandeja inferior interferem na altura também. As barras, como qualquer mola também arriam, mas as barras têm ajuste e não precisam ser trocadas...

    Em tempo: Para ajustar a altura e nivelar tem que fazer com as bieletas soltas...


    Miguel então releia o que escrevi:"O ideal é revisar as buchas e trocar as 2 barras de torção, caso não fique nos níveis previstos pelo fabrincante, conforme o Walter postou".
    Disse que o ideal é revisar as buchas e trocar as barras de torção, (vírgula) caso não fique nos níveis previstos pelo fabricante, (vírgula) conforme o Walter postou.
    Ou seja quis me referir que ele deveria medir e comparar com o anexo que o Walter postou. Ok?

    Toda mola tem vida útil e varia de acordo com o uso e manutenção de todo o sistema, principalmente amortecedores e buchas. As barras tem ajustes, mas chega uma hora que acaba os ajustes e não se chega nos níveis previstos pelo fabrincante, nesse caso somente substituindo as molas ou barras. Até porque elas são fabricadas prevendo a durabilidade por x ciclos.
    Como disse na mensagem anterior, nesse caso tem que ser substituidas.
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #33
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,474
    Agradecimentos: 0
    Sim entendi, só que estas barras nao sao baratas, e entao antes de troca-las seria ideal ajusta-las até o nivel maximo aceitavel, caso nao resolva aí sim deveram ser trocadas, ............ vamos tentar resolver sem ter que troca-las, se possivel.
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV


  • #34
    Usuário Avatar de PauloLimited
    Entrada
    08/01/2009
    Local
    Palmas/TO
    Idade
    36
    Posts
    2,150
    Agradecimentos: 9
    Da uma olhada no feixe de molas tb, se um lado da traseira estiver mais baixa pra frente poder ficar alinhada tem q apertar a barra de torção mais de um lado do q do outro. O problema do alinhamento da dianteira pode estar na traseira.
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

  • #35
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    34
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por miguelcps Ver Post
    Sim entendi, só que estas barras nao sao baratas, e entao antes de troca-las seria ideal ajusta-las até o nivel maximo aceitavel, caso nao resolva aí sim deveram ser trocadas, ............ vamos tentar resolver sem ter que troca-las, se possivel.
    Sim exatamente isso, mas no caso de montar elas mudando de posição para voltar a ter regulagem corre maior risco de quebras.
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #36
    Não sei se ajuda em alguma coisa, mas para se ter uma ideia na minha Xplo 98, do chão ao para-lamas tem 88cm na dianteira. Fiz um pequeno aperto na barra, mas ainda tenho mais ou menos 1cm de parafuso sobrando se eu quiser apertar até o talo mesmo...
    Acredito que se apertar tudo ela suba pelo menos 1cm o equivalente ao que ainda tem de rosca par fora...

    OBS: Sei de pessoas que substituíram os parafusos originais por parafusos mais longos para poder subir a barra ainda mais....!

    Abs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade