x
Convex Datacenter
Página 5 de 9 PrimeiroPrimeiro 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 100
  • #49
    Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    42
    Posts
    349
    Agradecimentos: 0



    Acha que o barulho vem da roda?
    Tem boa change de ser roda livre.

  • #50
    Usuário
    Entrada
    20/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por lcdalzoc Ver Post
    Olá pessoALL ...

    To com um probleminha (acho que é na CT) desde sexta passada...

    Estava eu subindo um morro em 4x4 low com lama escorregadia, e de repente escuto um barulho, tipo assim, um "cluc", e aí começava a patinar só a traseira, parecendo que a dianteira ficava sem tração.

    Aí eu tentei fazer o seguinte: retornei o botão p/ 4x2, e depois colocava em 4x4 low novamente. Se eu saísse devagarinho em 1ª marcha, quase sem acelerar, ia numa boa. Se eu saísse em 2ª marcha p/ embalar um pouco, aí ouvia "cluc" de novo e não saía do lugar, só patinando a traseira...

    Alguém pra me dar uma luz ???
    To desconfiado de alguma coisa na CT... porém gostaria de uma idéia dos mais experientes antes de levar no meu meca...

    AbraçoSS
    Para ver se o problema é na roda livre, engate 4x4, levante a roda dianteira no macaco e veja se ao girar a roda com a mão o cardã dianteiro gira junto (tem que girar).

    Faça o teste nas duas rodas dianteiras, pois se uma das rodas não engatar, o sistema não funciona, toda a força do eixo será direcionada para a roda que está desacoplada.

    Se acontecer isso só quando você exige do sistema, aí é mais fácil pedir pra alguém deitar no chão (na lama mesmo) pra ver se o cardã dianteiro gira sincronizado com o traseiro (tem que girar sempre, com roda livre funcionando ou não).

    Faça um teste e conte pra gente.

    Abraço

  • #51
    Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Idade
    45
    Posts
    913
    Agradecimentos: 8
    Na roda-livre o problema não é pq deixei tudo em lock permanente, como nas Ranger pós 2001.
    Acho que o problema está na CT, pois se saio em 1ª reduzida, sem forçar, a tração é uniforme. Se acelero um pouco mais, aí ouço o "cluc" e aí perde tração, patina só atrás.
    O problema é tentar simular esse "cluc" com a viatura suspensa, pois só aparece em regime de maior solicitação.
    E, pra variar, faz nem 3 meses que dei uma geral e troquei o óleo da CT...
    _____________
    Renegade STD

  • #52
    Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Idade
    45
    Posts
    913
    Agradecimentos: 8
    Esqueci de frisar: quase só a casca é da Explorer, o resto é praticamente tudo da Ranger (motor, diferenciais, CT Borg Warner 1354, câmbio M5R1,...)
    _____________
    Renegade STD

  • #53
    Usuário
    Entrada
    20/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por lcdalzoc Ver Post
    Na roda-livre o problema não é pq deixei tudo em lock permanente, como nas Ranger pós 2001.
    Acho que o problema está na CT, pois se saio em 1ª reduzida, sem forçar, a tração é uniforme. Se acelero um pouco mais, aí ouço o "cluc" e aí perde tração, patina só atrás.
    O problema é tentar simular esse "cluc" com a viatura suspensa, pois só aparece em regime de maior solicitação.
    E, pra variar, faz nem 3 meses que dei uma geral e troquei o óleo da CT...
    Tente tirar o motor elétrico do engate da tração e girar o eixo da CT no alicate para engatar a tração. Talvez o motor não esteja parando na posição adequada para um engate preciso da CT.

  • #54
    Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Idade
    45
    Posts
    913
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por brunobotosso Ver Post
    Tente tirar o motor elétrico do engate da tração e girar o eixo da CT no alicate para engatar a tração. Talvez o motor não esteja parando na posição adequada para um engate preciso da CT.
    Tb não está aqui o problema, pois o acionamento da tração pelo botão na minha viatura não usa o GEM, é feito por relés, e verifiquei a posição no motorzinho e sincroniza certinho na posição correta.

    Tenho q tirar um tempinho e internar no mecânico, pq tá muito estranho isso.

    Mesmo assim agradeço a ajuda.
    []´s
    _____________
    Renegade STD

  • #55
    Usuário
    Entrada
    20/12/2009
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    43
    Posts
    153
    Agradecimentos: 0

    Parabéns a todos pela boa vontade de ajudar...

    Meus amigos...

    Parabéns pela boa vontade de todos, esse forum aqui posso dizer que realmente um ajuda o outro.

    Tenho um Ranger tambem com Roda livre e percebi que um dos canos que leva o vacuo proximo a Roda estava cortado...

    comprei ela faz pouco tempo, agora fico imaginando pq sera que o antigo dono cortou esse cano? alguem saberia me dizer?

    ai fiz uma emenda, levantei as rodas trazeiras com o macaco e engatei 4x4, ai ela puxou para frente, aparentemente resolveu...

    antes de emendar o cano, tinha feito o mesmo teste com a trazeira no "ar" engatei a tração mas ela não puxou para frente...

    Esse seria o teste correto?

    mais uma vez, parabéns a todos vocês.

    um grande abraço

  • #56
    Usuário
    Entrada
    20/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por fabaumm Ver Post
    Meus amigos...

    Parabéns pela boa vontade de todos, esse forum aqui posso dizer que realmente um ajuda o outro.

    Tenho um Ranger tambem com Roda livre e percebi que um dos canos que leva o vacuo proximo a Roda estava cortado...

    comprei ela faz pouco tempo, agora fico imaginando pq sera que o antigo dono cortou esse cano? alguem saberia me dizer?

    ai fiz uma emenda, levantei as rodas trazeiras com o macaco e engatei 4x4, ai ela puxou para frente, aparentemente resolveu...

    antes de emendar o cano, tinha feito o mesmo teste com a trazeira no "ar" engatei a tração mas ela não puxou para frente...

    Esse seria o teste correto?

    mais uma vez, parabéns a todos vocês.

    um grande abraço
    É, parece que a RL está engatando...
    Para completar o teste, veja se ela está desengatando quando desliga a tração. Para verificar, desengate a tração, levante uma das rodas dianteiras e gire-a com a mão. O cardã dianteiro não pode girar. Faça o teste do outro lado para garantir que as duas RL estão desengatadas.

    Abraço

  • #57
    Usuário
    Entrada
    20/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0
    Oi pessoal,

    Faz tempo que não posto, mas só pra atualizar:

    - Eu coloquei a RL manual AVM e estou muito satisfeito. O único problema é que eu estou com dó de cortar as calotas pra poder girar o engate da RL, e como eu uso muito pouco 4x4 estou deixando as calotas por cima mesmo e quando qeuro engatar eu as tiro.

    - O engate da tração milagrosamente voltou a funcionar e já estou usando a um bom tempo sem problemas. Acredito que o antigo dono ficou muito tempo sem usar e deve ter sujado ou oxidado algum contato. Não sei, só sei que está funcionando.

    Obrigado pela ajudade todos.

    Abraços

  • #58
    Usuário Avatar de etamura
    Entrada
    17/03/2006
    Idade
    54
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0

    Fotos do rele

    Citação Postado originalmente por dudas_308w Ver Post
    Pronto, agora virei helpdesk da eletronica da traçao..rs.rs..

    Bom, antes de dar a minha contribuiçao, estou com uma chave da traçao desmontada, a documentação, e uma vontade enorme de achar a soluçao para isso baseada em reles. Nao sei quantos anos vou demorar, mas pretendo achar um tempo e desenhar isso. Posto tudo depois, claro. Mas se alguem quiser ajudar nessa "pensorreia", será bem vindo!

    Sobre o funcionamento da traçao, resumo geral:

    - motor eletrico acoplado a Caixa de Transferencia, acionando um eixo por rosca sem fim. O eixo é solidario a um disco de ceramica, com as trilhas de posição e contatos metalicos. Os contatos informam o que ocorreu ao modulo GEM,
    - chave de 3 posições no painel, pinos 1-4 lampada, pinos 2-3 ligados a 3 resistores. A posição da chave muda cada resistor, informando o modulo GEM em qual tração deve posicionar o motor.
    - sensores: pedais da embreagem, pedal do freio, velocidade (vem do painel). Tambem ligados ao modulo GEM, que decide se deve ou nao acionar a caixa de reles, e por consequencia, o motor.
    - rele de acinonamento do motor, dentro do painel. É acionado pelo Modulo GEM.
    - saida das lampadas do painel, que são informadas pelo modulo GEM.

    Entao como da pra ver, tudo vai e volta para o modulo GEM. Se o painel pisca, é o modulo GEM informando erro.
    A chave de posiçao informa ao modulo GEM que traçao o motorista escolheu. O modulo compara a escolha, com a posiçao dos contatos no disco de ceramica. Se a posiçao nao é a mesmo, o GEM aciona a caixa de reles. O conector c223, p17 e p16 é esse acionamento. Entao, se estamos em 4x2 e viramos para 4x4h, o modulo aciona a caixa de reles. Ele aciona ou o p17, ou o p16. Nunca os dois. Na verdade, o motor eletrico recebe "-" (terra/negativo) o tempo todo. Porem, quando o GEM aciona o p17, ele fecha uma bobina do rele (sao 2) e dá "+" (12v positivo) a um dos polos do motor, deslocando o eixo e disco de ceramica. Quando o disco de ceramica atinge a posição desejada, o GEM solta o rele, parando o motor. Quando o usuário "solta" a tração, o GEM energiza o p16, fechando o outro rele, e girando o motor para o outro lado, ate que os contatos no disco de ceramica informem que chegou.

    Entao, um dos pontos a se testar, é a caixinha de reles debaixo do painel. São somente 6 pinos, mas o que interessa é o cinza (p16) e o marrom com lista pink (p17). Ao mudar a chave seletora com o carro funcionando, um deles deve ser energizado, independente de qual traçao estamos/escolhemos. Se nao for energizado, problema pra tras da caixinha de rele. Ou no chicote, ou no GEM, ou na chave, ou nos pedais, ou no cabo que vem do painel (velocidade).

    Por outro lado, ao mudar a chave e ter os pinos energizados, o problema esta abaixo. Ou o disco de ceramica, ou o motor. Ae vale desmontar para olhar/limpar.

    Normalmente da pra ouvir os contatos do rele, nem precisa testar com multimetro. Se a chave seletora faz os reles acionarem, problema abaixo do carro. Se a chave nao faz os reles acionarem, problema dentro do carro.

    No caso das 99/00 com roda livre, o GEM aciona um solenoide pelos p3 e p7 do C223 que comandam o vacuo. Ou seja, quando a chave entra na posiçao 4x4h ou 4x4L.
    As R/L nao mandam retorno p/ GEM, e não influenciam no acionamento do motor da CT. O GEM "considera" que o hub-lock das R/L engrenou.

    Espero ter dado uma luz. Vou ver se posto as imagens dos conectores.
    att
    Caro amigo dudas,
    vi que é expert em tração de ranger, mas poderia me dar uma ajuda, tenho um Troller Rf 2000 que usa o mesmo sistema das ranger´s, e´realmente o sistema adotado é muito problemático e não poderia ser dieferente comigo.
    Mas como tudo no Troller que tenho é adaptado e os locais não são padrão, sabe me dizer por fotos ou especificações como é este rele de acionamento?
    Abs.
    Edu

  • #59
    Usuário Avatar de eduardo1968
    Entrada
    27/09/2009
    Local
    Santo Ângelo/RS
    Idade
    55
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0

    ranger não desaciona a high

    Pessoal
    De férias, andei utilizando a tração da ranger (00 com RL), todos os dias, por uns 15 dias. Acionava a high para colocar um reboque com barco num rio e depois desacionava, ficou funcionando normal por um tempo, nos últimos dias a tração acionava e desacionava normalmente, mas sem aparecer a luzinha no painel. Ontem, quando fui viajar de volta pra casa a tração ficou acionada na high sem a luz no painel e não desacionou mais, mesmo eu tentando em baixa velocidade, acionando a embreagem e o freio consecutivamente.
    Alguém já enfrentou esse problema, ou sabe por onde posso começar a resolver, ou como faço pra desacionar a high. Qualquer ajuda será bem vinda.

    Abs
    Amarok CD 4x4 SE 180cv 14

    Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 05, ex Ranger XLT CD 4x4 2.5 00, ex D20 94, ex F1000 89.

  • #60
    Usuário Avatar de eduardo1968
    Entrada
    27/09/2009
    Local
    Santo Ângelo/RS
    Idade
    55
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    nenhuma ajuda?
    Amarok CD 4x4 SE 180cv 14

    Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 05, ex Ranger XLT CD 4x4 2.5 00, ex D20 94, ex F1000 89.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade