x
Convex Datacenter
Página 2 de 9 PrimeiroPrimeiro 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 100
  • #13
    Usuário
    Entrada
    20/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0



    Caramba Dudas, você entende mesmo do assunto!

    Já imprimi tudo que vc me passou, agora vou arranjar um tempo pra mexer no carro. No final de semana acho que vai dar.

    Não entendo porque você quer mudar o sistema. Quer se livrar dos módulos?

    Acompanhei um tópico antigo em que vocês queriam instalar um sistema de explorer num willys, é isso? Com motor de vidro elétrico, talvez...

    Não sei como posso ajudar, acho que vou começar a quebrar a cabeça a partir de hoje.

    Duas observações que tenho a fazer:

    1- No final de semana fui trocar o óleo do diferencial traseiro e aproveitar pra ver se minha ranger tem algum bloqueio. Não vi nenhum bloqueio, será que era pra ter? será que algum sem noção tirou o bloqueio? Como faço pra saber? Vi que tinha uma espécie de roda fônica junto a coroa do diferencial alinhado a um sensor preso na carcaça. Imagino que faça parte dos sensores do módulo GEM para sincronizar o eixo dianteiro ao traseiro para engatar a tração. Ou estou viajando?

    2- Será que não seria possível controlar a roda livrea vácuo com a instalação de uma solenóide pra ela? Sem usar o sinal do módulo para isso. Assim teríamos controle da RL independente do 4x4 ou 4x2.

    Obrigado pela força.

    Bruno

  • #14
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    A Ranger não tem bloqueio no diferencial. As 2.8 vieram com o LSD apenas.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #15
    Citação Postado originalmente por brunobotosso Ver Post
    Não entendo porque você quer mudar o sistema. Quer se livrar dos módulos?
    Acompanhei um tópico antigo em que vocês queriam instalar um sistema de explorer num willys, é isso? Com motor de vidro elétrico, talvez...
    Não sei como posso ajudar, acho que vou começar a quebrar a cabeça a partir de hoje.
    Quando vc desmontar o painel, vc vera que os fios usados para as coneções nao sao la muito resistentes. Muitos oxidam e dao problemas de contato. Na verdade, a maioria dos problemas é mau contato eletrico. Alem disso, o GEM é um modulo que controla quase tudo do carro, e nao temos acesso ao funcionamento dele. Quebrou, parou.
    Usar uma caixa de reles externa, com cabos mais grossos e uma logica simplificada, resolveria muitos problemas, com o unico prejuizo do limite de velocidade para mudança 4x2->4x4H, que ficaria a cargo da responsabilidade do dono.

    O acionamento manual, era feito com uma maquina (mecanica) de vidro. Um furo no assoalho entre o banco do motorista e os pedais. Essa é uma soluçao pouco bonita, mas eficiente. O Edintruder tambem fez uma por alavancas, mais estetica. Outros usaram um botão de vidro eletrico para acionar/desacionar diretamente o motor da traçao. Essa soluçao eu desaconselho, pois não ha "fim de curso" e o motor força o eixo de acionamento.

    Citação Postado originalmente por brunobotosso Ver Post

    1- No final de semana fui trocar o óleo do diferencial traseiro e aproveitar pra ver se minha ranger tem algum bloqueio. Não vi nenhum bloqueio, será que era pra ter? será que algum sem noção tirou o bloqueio? Como faço pra saber? Vi que tinha uma espécie de roda fônica junto a coroa do diferencial alinhado a um sensor preso na carcaça. Imagino que faça parte dos sensores do módulo GEM para sincronizar o eixo dianteiro ao traseiro para engatar a tração. Ou estou viajando?

    2- Será que não seria possível controlar a roda livrea vácuo com a instalação de uma solenóide pra ela? Sem usar o sinal do módulo para isso. Assim teríamos controle da RL independente do 4x4 ou 4x2.
    1- essa roda é o sensor do ABS traseiro. Não é preciso sincronizar os eixos p/ acionar a tração.

    2 - Ja existe o solenoide, chama-se hub-lock no diagrama que eu postei, e eu nunca soube de nenhum problema nele. O problema da R/L é sempre nas mangueiras de vacuo, ou nas peças plasticas dentro dos cubos. E não existe razão (pelo menos eu nao vejo) para desacoplar a R/L estando em 4x4....
    Só faria sentido em um sistema que foi trocado por alavanca, ou reles independentes, e o GEM nao é mais o responsável por acionar a R/L, ficando isso a cargo do novo sistema.

  • #16
    Usuário
    Entrada
    20/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dudas_308w Ver Post

    2 - Ja existe o solenoide, chama-se hub-lock no diagrama que eu postei, e eu nunca soube de nenhum problema nele. O problema da R/L é sempre nas mangueiras de vacuo, ou nas peças plasticas dentro dos cubos. E não existe razão (pelo menos eu nao vejo) para desacoplar a R/L estando em 4x4....
    Só faria sentido em um sistema que foi trocado por alavanca, ou reles independentes, e o GEM nao é mais o responsável por acionar a R/L, ficando isso a cargo do novo sistema.

    4x4 com roda livre desacoplada não fdaz sentido mesmo, mas eu pensei em reduzida com RL desacoplada. Poderíamos usar reduzida num piso aderente em algum momento sem desgastar nem forçar os componentes.

  • #17
    Citação Postado originalmente por brunobotosso Ver Post
    4x4 com roda livre desacoplada não fdaz sentido mesmo, mas eu pensei em reduzida com RL desacoplada. Poderíamos usar reduzida num piso aderente em algum momento sem desgastar nem forçar os componentes.
    Melhor nao.
    Nos Jeep Willis, a reduzida so entra com a 4x4 engrenada. Segundo a documentaçao, a reduzida imprime muita força, e é prudente que seja distribuida sobre 2 eixos.
    É claro que em condições de solo escorregadio, as rodas patinam e a potencia pode acabar ido somente a um eixo, mas isso é momentaneo, nao um regime de trabalho.
    Entao desaconselho o uso da reduzida em somente 1 eixo.
    abs

  • #18
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    A Ranger não tem bloqueio no diferencial. As 2.8 vieram com o LSD apenas.
    Qual a diferença do bloqueio no diferencial para esse LSD?

    Grato!

  • #19
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Dudas, o uso da reduzida em 1 eixo é útil para manobrar em locais como ladeiras, aonde a 1a marcha acaba por puxar muito da embreagem, porém como alertasses, esse sistema sobrecarrega o torque sobre um único eixo, o que pode gerar inclusive quebras.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #20
    Usuário
    Entrada
    20/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0
    Hoje desmontei o painel do carro, cheguei no módulo GEM, vi os conectores com seus devidos pinos, só não soube bem como testar.

    Não sei se testo a carga nos pinos com todos os conectores plugados. Não sei se a ignição deve estar ligada ou motor funcionando.

    Pelo pouco que pude testar, achei estranho que os pinos 16 e 17 do C223 estavam energizados ao mesmo tempo. Pelo que entendi, deveria funcionar ou um ou outro, assim mudam o sentido de rotação do motor.

    Chequei os fusíveis e parece que estão em ordem.

    Então decidi desmontar o motor pra ver se encontrava alguma coisa. Tirei a tampa de PVC com chave torx e tive acesso ao sistema de rosca sem fim. aparentemente tudo em ordem.

    Fui testar o motor mandando um sinal positivo direto da bateria do carro para os fios amarelo e depois laranja. Não funcionou! Será que o motor está com problema?

    Decidi testar o chicote do motor pra ver se chegava força até o plugue. Não consegui, mesmo girando a engrenagem com a mão pra ver se dependendo da posição...

    Alguém tem alguma sugestão?

    Obrigado
    Abraço a todos.
    Bruno

  • #21
    Não da para diagnosticar o módulo da tração só com um voltímetro. Ele comanda o motor e recebe pulsos de volta gerados pela chave de posição. Dessa forma ele consegue reconhecer ao mesmo tempo se o motor esta respondendo aos comandos, a direção em que gira e até a velocidade do motor.

    Então, esse sistema leva em 99,999% da vezes o pobre eletricista a fazer o diagnóstico errado, acreditando como sempre que o módulo é o culpado e não esta enviando tensão para o motor.

    Funciona assim:
    Quando a chave da ignição é ligada, o módulo verifica através da chave de posição se o motor esta em uma das posições 4x2, 4x4H, ou 4x4L. Se não estiver em nenhuma, ele tenta posicionar o motor corretamente conforme o seletor do painel. Isso é o suficiente para que saiba se existe algum problema e se for o caso ele pisca as luzes no painel ou então não faz mais nada se julgar que não existe um motor conectado. Nos dois casos ele se desliga e fica praticamente morto. Como ele faz isso tudo em poucos segundos, o eletricista viaja.

    Tem que retirar o motor levar para a bancada e ir girando aos pouco e confirmando passo a passo com o auxilio de um omímetro ou medidor de continuidade, todos os interruptores da chave de posição que são 5 ao todo. O motor propriamente dito não estraga, ele trabalha muito pouco e ainda é protegido pelo sistema. Ao contrário a chave de posição tem 5 contatos, basta um mau contatozinho num dos 5 contatos para parar tudo.

    O que eu recomendo é tirar o escorpião do bolso e comprar um novo. A um ano atrás a Ford reduziu o preço do motor para em torno de R$600,00. Na época o vendedor de uma concessionária me confirmou isso, mas ele só poderia vender por esse preço depois que renovasse o estoque.

    Com já relatei num outro tópico o meu motorzinho que nunca deu problema foi roubado. Então comprei um outro remanufaturado no USA por U$110,00. Funcionou bem mas outro dia passou a ter a resposta lenta. Normalmente ele leva 2 a 3 segundos para engatar o 4x4H e as vezes estava levando 10 segundos ou mais. Não deu outra, era a chave de posição, mas ela estava limpa e novinha, porem os contatos estavam relaxados. Apena dei uma leve entortada para que eles ficassem com mais pressão sobre as pistas de contato e ficou tudo novo de novo...

    Abaixo o esquema elétrico verdadeiro do sistema de acionamento da tração nas 4 Rodas da Ranger Argentina.
    Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: pdf 4x4.pdf (312.5 KB)

      Número de Download 2729 .

    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #22
    Usuário Avatar de klemba
    Entrada
    28/06/2006
    Local
    COLOMBO/PR
    Idade
    42
    Posts
    109
    Agradecimentos: 0
    bacana o esquema, assim que der vou desmontar o meu motor para ver como estão estes contatos e ver se consigo melhorar a vedação pra garantir.
    RANGER CE 2.8 BL3"

  • #23
    Usuário
    Entrada
    20/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    84
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelo atenção Walter.

    Eu até estava pensando em comprar outro motor, me disseram que geralmente é ele que da problema. Imagino que venda o conjunto inteiro do motor + circuito + chicote. Talvez resolvesse o meu problema sem maiores dores de cabeça.

    Estava com dó de traocar meu motor, pois ele está muito novo aparentemente. Mas resolvi ligar na Ford pra ver quanto sai um novo e tomei um susto: R$ 1.500,00, com desconto: R$ 1.300,00

    Até compraria se tivesse certeza que resolveria meu problema. E se eu troco o motor e não resolve nada. R$ 1.300,00 no lixo.

    Aceito sugestões.
    Abraço

  • #24
    Citação Postado originalmente por brunobotosso Ver Post
    Obrigado pelo atenção Walter.

    Eu até estava pensando em comprar outro motor, me disseram que geralmente é ele que da problema. Imagino que venda o conjunto inteiro do motor + circuito + chicote. Talvez resolvesse o meu problema sem maiores dores de cabeça.

    Estava com dó de traocar meu motor, pois ele está muito novo aparentemente. Mas resolvi ligar na Ford pra ver quanto sai um novo e tomei um susto: R$ 1.500,00, com desconto: R$ 1.300,00

    Até compraria se tivesse certeza que resolveria meu problema. E se eu troco o motor e não resolve nada. R$ 1.300,00 no lixo.

    Aceito sugestões.
    Abraço
    Como eu disse. O preço de baixou para menos R$1100,00 (preço de lista) ou um pouco menos R$803,00 com desconto.

    Procura em outra concessionária pelos códigos: 5L5Z7G360AA ou 1L5Z7G360B

    O motor que custa R$1500,00 é o 1L5Z7G360A que a Ford decontinuou, mas muitas concessionárias ainda têm em estoque...

    Abaixo a lista de algumas concessionárias que têm o motor com o preço novo nesta data:

    Slaviero Curitiba (Curitiba-PR) 0xx41,3025-3600 1 1.093,00 MOTOR
    Metropolitana Ford (Curitiba-PR) 0800 600 3673 1 1.093,08 MOTOR
    Caoa Osasco (Osasco-SP) 0800-17-22-62 1 1.093,00 MOTOR
    Avante Leste (Sao Paulo-SP) 11,2030-7000 1 1.093,00 MOTOR
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade