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  1. #1
    Usuário Avatar de marcomencia
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    11/07/2009
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    Direção trepidando ao frear




    AS pastilhas de freio da minha Ranger Ltd 06 andaram passando da hora da troca e riscaram um pouquinho o disco de freio, pricipalmente do lado direito.

    Efetuei apenas a troca das pastilhas a uns 4 ou 5 mil km atrás. Os discos de freio permaneceram os mesmos.

    Agora estou sentindo uma trepidação no volante ao frear q parece estar aumentando, chegando a incomodar um pouco.

    Meu mecânico sugeriu q não fosse retificado os discos e sim trocados, juntamente com as pastilhas (mesmo elas estando com uma baixíssima kmetragem). Segundo ele, essas pastilhas já pegaram toda essa trepidação e estão com desgaste irregular.
    Disco novo, pastilha nova é a idéia dele.

    Parece q esses discos vem com o cubo junto e estão na faixa de r$ 140,00 cada.

    As pastilhas a ultima vez paguei 90 paus.

    Então pergunto:
    O preço é mais ou menos esse?
    O diagnóstico e a resolução do problema está razoável, ou caberia retificar esses discos pra economizar custos e correr talvez algum risco de as proximas pastilhas talvez gastarem um pouco mais rápido (diluindo assim uma suposta economia) ou mesmo ficar com o sistema mais frágil?
    Também fica a dúvida de qual o motivo q levou esses discos a empenarem. Se é comum acontecer isso nesse modelo.

    Tive certa vez um pointer q tinha esse problema crónico, vc trocava os discos e logo empenavam novamente. Até q parei com as trocas e o usei assim mesmo até a hora de vender.

    Fico no aguardo das orientações.

    abç a todos.
    4X4 Brasil

  2. #2
    Usuário Avatar de Rogério Gama
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    Marco,

    Essa trepidação é sentida no volante ou no pedal de freio?
    O principal é conferir se o disco tá mesmo empenado. Já tive problema de trepidação na frenagem numa S10 e não foi o disco, foi um pino na pinça de freio que travou.
    Lembrando que até problema em amortecedores, balanceamento, pneu, bieletas, cubo, etc. pode causar trepidação ao frear.
    Ranger XLT TDI 4x4 CD 2001 - BFG 31" AT

  3. #3
    Usuário Avatar de marcomencia
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    Citação Postado originalmente por Rogério Gama Ver Post
    Marco,

    Essa trepidação é sentida no volante ou no pedal de freio?
    O principal é conferir se o disco tá mesmo empenado. Já tive problema de trepidação na frenagem numa S10 e não foi o disco, foi um pino na pinça de freio que travou.
    Lembrando que até problema em amortecedores, balanceamento, pneu, bieletas, cubo, etc. pode causar trepidação ao frear.
    Olá Rogério.

    A trepidação é apenas sentida no volante ao frear. No pedal de freio não se sente nada (pelo menos não cheguei a notar nada). Td normal. Bem como ela contorna curvas e anda na reta, de maneira normal sem trepidação nenhuma. Anda a qquer velocidade sem trepidar(desde q não se pise no freio). Pode-se colocar a velocidade máxima nela q ela anda macia...lisinha. só no frear mesmo.

    Qto mais alta a velocidade ao frear, maior a trepidação(não cheguei a marcar em q velocidade começa a trepidação ao frear, mas é tipo de uns 70, 80 km/h pra cima mais ou menos) . Freiou de média velocidade pra cima, trepidou.
    A medida q a velocidade vai caindo a trepidação vai diminuindo.
    Dentro da cidade ou em baixa velocidade vc não sente nada.

  4. #4
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Na Hilux AT 2006 do chefe, a direção vibrava com o veículo em alta velocidade [mais intensa era a vibração entre 80 e 120km/h] e ao pisar no freio a direção vibrava MUITO, sempre acima de 70/80km/h.

    O problema foi resolvido com um simples alinhamento da direção e balanceamento das rodas/pneus.
    Troller 3.0 2010 "BOSTA BRANCA": 268cv/66kg by SFI CHIPS, molas +3", Kombat 15x10, BF MUD 35", Kaiser Locker, Ensimec 30/30, Trail Gear Dirty 30...

  5. #5
    Usuário Avatar de pzaidan
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    Citação Postado originalmente por marcomencia Ver Post
    ...Agora estou sentindo uma trepidação no volante ao frear q parece estar aumentando, chegando a incomodar um pouco.
    Amigão, tive exatamente o mesmo problema em outro carro e o resolvi trocando os discos.
    Até retifiquei, mas ficou uma porcaria.
    Vale a pena trocar por discos novos.

    Lógico que um diagnóstico preciso só dirigindo, mas parece que é isso mesmo.

    Abs

  6. #6
    Usuário Avatar de eduardo1968
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    Citação Postado originalmente por marcomencia Ver Post
    AS pastilhas de freio da minha Ranger Ltd 06 andaram passando da hora da troca e riscaram um pouquinho o disco de freio, pricipalmente do lado direito.

    Efetuei apenas a troca das pastilhas a uns 4 ou 5 mil km atrás. Os discos de freio permaneceram os mesmos.

    Agora estou sentindo uma trepidação no volante ao frear q parece estar aumentando, chegando a incomodar um pouco.

    Meu mecânico sugeriu q não fosse retificado os discos e sim trocados, juntamente com as pastilhas (mesmo elas estando com uma baixíssima kmetragem). Segundo ele, essas pastilhas já pegaram toda essa trepidação e estão com desgaste irregular.
    Disco novo, pastilha nova é a idéia dele.

    Parece q esses discos vem com o cubo junto e estão na faixa de r$ 140,00 cada.

    As pastilhas a ultima vez paguei 90 paus.

    Então pergunto:
    O preço é mais ou menos esse?
    O diagnóstico e a resolução do problema está razoável, ou caberia retificar esses discos pra economizar custos e correr talvez algum risco de as proximas pastilhas talvez gastarem um pouco mais rápido (diluindo assim uma suposta economia) ou mesmo ficar com o sistema mais frágil?
    Também fica a dúvida de qual o motivo q levou esses discos a empenarem. Se é comum acontecer isso nesse modelo.

    Tive certa vez um pointer q tinha esse problema crónico, vc trocava os discos e logo empenavam novamente. Até q parei com as trocas e o usei assim mesmo até a hora de vender.

    Fico no aguardo das orientações.

    abç a todos.
    Tive um problema semelhante num focus. Troquei as pastilhas e os discos e foi resolvido. Mas cada caso é um caso. Portanto, avalie se realmente é aí a origem da trepidação, se for, não tem jeito, é melhor trocar os 2.

    Agora, sempre que troquei pastilhas, inclusive na ranger, mandei dar um passe nos discos. Isso pra mim é regra.

    Eduardo
    Amarok CD 4x4 SE 2014 180cv
    Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 2005

  7. #7
    Usuário Avatar de LeoLeone
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    Citação Postado originalmente por eduardo1968 Ver Post
    Tive um problema semelhante num focus. Troquei as pastilhas e os discos e foi resolvido. Mas cada caso é um caso. Portanto, avalie se realmente é aí a origem da trepidação, se for, não tem jeito, é melhor trocar os 2.

    Agora, sempre que troquei pastilhas, inclusive na ranger, mandei dar um passe nos discos. Isso pra mim é regra.

    Eduardo
    Olá Marcos.
    Quando comprei a minha ranger ela veio com esses sintomas de presente.
    Para verificar se os discos estão empenados, vc levanta uma roda no macaco, retira a roda, coloca os parafusos da roda no lugar (sem a roda) devidamente ajustados, coloca alguma coisa, que fique na altura do disco, no chão, quase tocando o disco, gira o disco com a mão lentamente e verifica o empeno, olhando se o disco aproxima dessa coisa que voce colocou no chão, lateralmente.
    Na minha o empeno chegava a 2 mm em uma das rodas, a outra estava zerada, e isso a 80Km trepidava todo o carro na frenagem.
    Troquei os discos e as pastilhas. Nos discos paguei R$ 174,00 o par, nas pastilhas R$ 68,00, em setembro último.
    Não aconselho dar passe em discos empenados, aceitavel em discos com desgastes mas sem empenos.

    Ps. Desconheço discos que vem junto com cubo, já ouvi falar em rolamentos que já vem instalados nos cubos.
    Trepidações sentidas somente ao frear, quase sempre, são defeitos nos discos.
    Muito boa sorte
    4X4 Brasil
    LeoLeone
    Ranger XL 2000 TB CD 4x4
    ATR 31x10,5x15

  8. #8
    Usuário Avatar de Deivid/silveira
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    Báh!!

    a merda que com o disco empenado, vai flouxando tudo

    é melhor trocar tudo mesmo, estou passando por isso tambem.

    abs
    L200 sport gls Mitsunalda
    Ranger xl 13D 00 - hsd 2.5 euro I TD
    KS LDA - pneus 31 x 10,5

  9. #9
    Usuário Avatar de marcomencia
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    Coloquei discos e pastilhas novas. Total do serviço incluindo mão de obra R$ 500,
    Devia ter feito isso antes. Agora ficou boa. 100%.Uma tranquilidade.
    Só fico pensando pq foi empenar esse disco.....

  10. #10
    Usuário Avatar de Deivid/silveira
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    Amigo! aqui em porto alegre gastei 406,00 k, discos zeredos e pastilhas.

  11. #11
    Usuário Avatar de lcdalzoc
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    Achei que paguei caro, mas desse jeito creio que paguei pouco. Troquei discos dianteiros e traseiros, pastilhas dianteiras e traseiras da Explorer por 440,00 a meses atrás...

    O empeno acontece, em quase a totalidade dos casos, pelo choque térmico. Por exemplo: cruzar um rio (ou poças de água mais grandinhas) com os discos aquecidos...
    ___
    Explo XLT 95 4wd 2.5HSD by Rasch, easy-traction, BL 3', SL 3', Maxxis Buckshot 33x12,5
    diretão!!! e outras frescurites...

  12. #12
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    Pastilhas aqui no DF em torno de R$ 65 a R$ 90,00 - frass-le. Se for Eco parts R$ 50,00

    Discos o par R$ 130 a R$ 200,00 Eco parts(antiga bendix), Brasfreios e etc

    Restante é mão de obra.

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