x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1

    Explorer - Infeliz limpeza de bicos.




    Amigos,

    Depois dessa perdi o sono.

    Levei minha Explorer para troca de óleo, filtros... e o mecânico me ofereceu limpeza de bicos, como estava com tempo livre achei que não teria nenhum problema e aceitei fazer o serviço.

    1º tentou fazer a limpeza com um aparelho, que segundo ele não tinha conexão para o sistema de injeção da Explorer, então teria que retirar os bicos para fazer uma limpeza fora do carro.

    Para ter acesso foi retirado o coletor, os bicos foram retirados, trocaram os filtros e orings e uma máquina fez a limpeza e teste de vazão.

    Depois de montar tudo o carro não quis pegar e apresentava um barulho forte no motor, que foi resolvido com a troca de dois cabos de velas que estavam na posição errada.

    Na 2ª tentativa o motor funcionou falhando muito e não tinha jeito de voltar ao normal, então o mecânico disse que poderia ter caído alguma sujeira nas válvulas e desmontou tudo novamente. Sem o coletor, passou uns 15 minutos batendo ar no motor que as vezes soltava pedaços de uma crosta preta.

    Com o motor novamente montado, voltou a pegar com facilidade, contudo está apresentando os seguintes sintomas:

    Quando o carro fica muito tempo parado, 2 dias, ao pegar ouço um pequeno estouro/estalo no motor, e percebo que pega muito rápido, de forma estranha.

    Quando está morno, com cerca de 30 minutos parado, não pega com facilidade, tenho que segurar a chave na ignição por uns 4 segundos.

    Quando está quente, pega normal como antes dessa porcaria de serviço.

    Sinto cheiro de gasolina na frente do carro, e o filtro de ar também está com cheiro de gasolina.

    Marcha lenta irregular, só estabiliza quando ligo o ar condicionado.
    Já voltei algumas vezes na oficina, mas prefiro não voltar mais por perceber que não vão conseguir resolver.

    Já passaram silicone entre o coletor e a flauta, para eliminar a possibilidade de entrada falsa de ar, limparam o motor de passo, trocaram o regulador de pressão, foi verificado se tem algum bico injetor vazando e até agora a mesma coisa.

    Já procurei outras oficinas e não querem mexer no carro, o jeito vai ser eu mesmo com meu conhecimento de mecânica de fusca tentar arrumar.

    O que aconselham que eu deva fazer? Por onde devo começar? Será que estragaram algum sensor?

    Agradeço qualquer ajuda.

  • #2
    Usuário Avatar de JOFRAN
    Entrada
    19/03/2007
    Local
    VCP./SP
    Idade
    78
    Posts
    404
    Agradecimento: 1

    Unhappy Explorer-infeliz limpeza de bicos.

    . AQUI NOFORUM, VARIOS FORISTAS CONDENAM ESTE ENGODO QUE É "LIMPEZA DE BICOS".UMA FARSA.A INJEÇÃO MODERNA NÃO PRECISA DISTO.NÃO SE DEVE TENTAR CONSERTAR O QUE NÃO ESTÁ ESTRAGADO.DIZEM TB QUE NÃO SE DEVE USAR PODIUM EM MOTORES COM MUITA QUILOMETRAGEM.AGORA AMIGO ,OUTRO PROBLEMA ONDE ENCONTRAR PROFISSIONAL QUALIFICADO?
    ESPERO QUE ALGUEM DO FORUM TE AJUDE.
    BOA SORTE.POSTE A SOLUÇÃO.

  • #3
    E o pior é que sempre tive minhas dúvidas sobre limpeza de um sistema que trabalha sob pressão e com gasolina, produto muito usado no passado para limpar carburadores ... mas fazer o que, o negócio agora é tentar achar a solução.

  • #4
    Usuário Avatar de JOFRAN
    Entrada
    19/03/2007
    Local
    VCP./SP
    Idade
    78
    Posts
    404
    Agradecimento: 1

    Infeliz limpesa de bicos

    AMIGO FORISTA,SAUDE E PAZ..
    IMAGINO SUA ANGUSTIA.SEI QUE VC. ARRUMOU UMA ''SINUCA DE BICO''.MAS NÃO DESISTA. MANDE UMA MP PARA O CLIPPER ROOSTER AQUI DO FORUM,QUEM SABE ELE PODE TE ORIENTAR.O CARA É UM DOS MAIS COMPETENTES AQUI NO FORUM.BOA SORTE.
    JOFRAN.

  • #5
    Usuário Avatar de vlamirik
    Entrada
    30/12/2009
    Idade
    44
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    vc deve procura alguma oficina que tenha o scaner dela provavelmente o mecanico deve
    ter montado alguma coisa invertida pode ser os plugs do bico ou algum cabo de vela tenha calma e aja com criterio

  • #6
    Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
    Entrada
    13/02/2005
    Local
    São paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 0
    Eu tive um problema parecido com uma Ranger que tenho... comprei e ela estava no alcool e voltei para a velha e boa gasolina... e tive problemas parecidos... então:
    testa a MAF (TESTA, NÃO TROCA!!! MEDE A TENSÃO NOS FIOS PORQUE O PROBLEMA PODE SER NA FIAÇÃO) e o sensor de marcha lenta que deve ter ficado entupido com essa "limpeza" e depois checa o sensor de rotação que pode ter ganho uma esbarrada e esta com mal contato... troca velas e cabos de vela...
    depois passa para as lambdas que podem ter sido impregnadas pela limpeza milagrosa também... comigo foi nessa sequencia... e hoje a pickup tá um canhão!
    Mak (SP/ZN)
    Xplo94Sport-JF / RangerSTX89 - Dourada/Xplo98 -2.5TDI - Manquinha
    Xpedition2000-BJ / SW4_93 - Malditaaaaaaaaa!!!!

  • #7
    Mak,
    Vou verificar tudo isso amanhã.
    Os cabos e as velas troquei tem pouco tempo, cabos Bosch e velas NGK, mas mesmo assim vou retirar as velas pra verificar.
    O MAF sei onde fica, o sensor de marcha lenta também, a sonda lambda fica no escapamento? Sensor de rotação, onde encontro ele? A minha Explorer é automática.
    Valeu pela força.

  • #8
    Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Só um complemento as boas dicas do Mak.

    Verifique se existe vazamento na linha de vácuo.

    Pelo que relatou retiraram seu coletor duas vezes e passaram silicone na segunda, não trocaram as juntas e as borrachas de vedação? Essas borrachas são fixadas no coletor superior e têm o formato de 8. Caso não tenham trocado, seria bom fazer isso para anular de uma vez entrada “falsa de ar”, que com esse sintoma de marcha lenta irregular, deve estar acontecendo.

    Essas juntas não são muito fáceis de achar, não querendo pedir na concessionária, verifique na sua cidade qual a loja que trabalha com a Bastos Juntas. http://www.bastosjuntas.com.br/catalogo/131053.pdf
    Para a Explorer até 1996, são duas juntas no coletor de admissão, uma sob e outra em cima do coletor de abastecimento.
    1997 - junta sob o coletor de abastecimento do injetor de combustível (flauta) e na parte de cima as borrachas do coletor de admissão superior resolvem.


    O cheiro de gasolina pode significar vazamento na linha de combustível e consequentemente redução de pressão, que por sua vez gera partida difícil.

    Um teste rápido e um pouco falho, mas que pode ajudar: Em pista livre, aperta o pé no acelerador durante uns 10 segundos, se o carro engasgar, mesmo que pouco, a chance de estar com baixa pressão na linha de combustível é grande.

    Se forem trocar as juntas, me avisa que mando os torques e sequência correta de aperto dos parafusos.

    Além do coletor e bicos injetores, fizeram destruição, desculpe, manutenção em mais alguma coisa?

    Abraço.
    Ford V6

  • #9
    Usuário Avatar de mak (SP/ZN)
    Entrada
    13/02/2005
    Local
    São paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ExplorerXLT Ver Post
    Mak,
    Vou verificar tudo isso amanhã.
    Os cabos e as velas troquei tem pouco tempo, cabos Bosch e velas NGK, mas mesmo assim vou retirar as velas pra verificar.
    O MAF sei onde fica, o sensor de marcha lenta também, a sonda lambda fica no escapamento? Sensor de rotação, onde encontro ele? A minha Explorer é automática.
    Valeu pela força.
    lambdaS... elaS ficam proximas á união dos canos do escape...
    Sensor de rotação... por baixo, na frente do motor, posicionado proximo á polia do Virabrequim que gira as correias, lado passageiro.
    Mak (SP/ZN)
    Xplo94Sport-JF / RangerSTX89 - Dourada/Xplo98 -2.5TDI - Manquinha
    Xpedition2000-BJ / SW4_93 - Malditaaaaaaaaa!!!!

  • #10
    Fala Orleans!

    Destruição... essa é a melhor definição do que fizeram com meu carro. Estive na oficina essa semana e a conversa foi tão amigável que o dono se escondeu e mandou recado pedindo que eu levasse o carro na concessionária para ele pagar o serviço.
    Com você e Mak me orientando a porta da esperança se abriu, mesmo tendo passado pouco tempo minha idéia era desistir.
    Imprimir as suas informações para verificar tudo no domingo. Conseguir com um amigo que possui um posto de gasolina a liberação de uma plataforma da troca de óleo e ajuda dele mesmo que tem bom conhecimento de mecânica.
    Paguei as juntas hoje e devem chegar amanhã por sedex.
    Sobre o teste não precisei fazer, quando acelero muito forte durante uma ultrapassagem o motor engasga.
    Não sendo muito trabalho, por favor me envie essas informações sobre torques e parafusos.
    Voltando a destruição, trocaram também o pré filtro e uma mangueira de borracha da bomba de combustível que segundo o mecânico estava ressecada.

    Valeu!

    Mak,

    Informações impressas.


  • #11
    Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Se mexeram no tanque vá direto nele. Levanta o carro ligado e verifica se o cheiro de gasolina vem da traseira ou dianteira, vindo da traseira devem ter danificado a conexão ou alguma mangueira. 1ª tubo de vapor, 2ª alimentação de combustível e 3ª retorno de combustível.

    Sei que não vai ser fácil, mas com esse histórico aconselho a verificar que mangueira de borracha foi essa que trocaram, dentro do tanque a melhor opção é o tubo sanfonado da Bosch, mangueira de borracha um dia vai arrebentar.

    Seguem abaixo as imagens com os torques e sequência de aperto dos parafusos.

    Abraço.
    Explorer - Infeliz limpeza de bicos. Imagens Anexas Explorer - Infeliz limpeza de bicos.-01.jpg Explorer - Infeliz limpeza de bicos.-02.jpg 
    Ford V6

  • #12
    Parcialmente resolvido.

    Limpei a sonda lambda (escapamento), marcha lenta e o sensor de velocidade que só encontrei próximo a uma caixa que deve ser a transmissão.

    Mak, esse outro sensor de velocidade que você comentou não conseguir encontrar. Precisa retirar alguma outra peça para ter acesso?

    Está passando corrente para os fios que vão até o sensor que fica na caixa do filtro de ar. Testei o carro e notei que em marcha lenta, após ligar o ar, o motor funcionou melhor. Os outros problemas continuaram, marcha lenta irregular com o ar desligado, cheiro de gasolina...

    No elevador com o carro ligado ficou claro que o cheiro de gasolina estava vindo da parte traseira.

    5 minutos para retirar o protetor do tanque, 10 minutos para soltar o tanque e uma hora para conseguir retirar as mangueiras de gasolina.
    Quando estava retirando o tanque notei que a conexão plástica de um tubo preto, estava solta e cheia de cola, esse tubo não passa gasolina porque não estava molhado. Tive que cortar uns 30cm até uma junta metálica, encaixei outra mangueira até cobrir essa junta e conectei ao tanque novamente utilizando abraçadeiras nas duas pontas.

    Dentro do tanque o pedaço de mangueira, mais ou menos uns 6 cm, que o infeliz tinha trocado há pouco tempo, estava completamente estourada e desmanchando, devem ter comprado aquela porcaria em loja de 1,99. Na loja me indicaram uma plástica com dobras, que segundo o vendedor faz parte do refil da bomba e é feita para trabalhar submersa em gasolina + álcool + solvente, todas as porcarias encontradas na nossa gasolina.

    Depois desses serviços o cheiro de gasolina sumiu o motor não falha mais quanto acelero forte e ficou muito mais disposto.

    Não deu tempo para trocar as juntas do coletor, acabei perdendo muito tempo indo e voltando a loja onde comprei as peças.

    A marcha lenta irregular ainda persiste, espero resolver quando trocar as juntas.

    Muito obrigado a todos, em breve informo o resultado já com o serviço completo.

    Valeu!
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade