x
Convex Datacenter
Página 1 de 20 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 237
  • #1
    Usuário Avatar de NGDaniel
    Entrada
    28/10/2009
    Local
    Do Brasil/
    Idade
    43
    Posts
    2,430
    Agradecimento: 1

    Ranger - Acoplamento viscoso, ventuinhas, ac, consumo e gabiarra!




    Tenho algumas duvidas sobre esses componentes em minha viatura, Ranger 3.0 2005, gostaria de compartilhar com os colegas...


    Ando sempre (100% do tempo) com ac ligado, a ventuinha fica ligada a maior parte do tempo, em razáo disso (pelo menos em cidade), o carro fica um pouco lerdo e com um consumo relativamente alto 7,7 a 8 km/l na cidade..

    Até ai, tudo normal, pelo menos pelo que conversei com alguns mecanicos...

    Bem, fui arrumar meu a/c que não estava la essas coisas (as vezes desligava e saia ar quente ao inves de frio).. dai o tecnico disse que iria completar o gas que estava um pouco abaixo mas me fez uma recomendação interessante, disse para colocar uma ventuinha ligada que acionasse diretamente quando o ac ligar... falou que isso foi aprimorado nas novas rangers e s-10s e etc... e que eu ia me sentir no polo norte (excelente, ) depois que instalasse isso...

    De fato, o que achei estranho a maioria dos carros que conheço que tem ac, tem essa ventuinha na frente do radiador..

    Pergunto:

    A viatura de vcs tem ou náo uma outra ventiunha ??? essa de ar condicionado (geralmente menor e que vai a frente do radiador ???)

    O que vcs acham da sugestáo do cara ? Pensei que pode ser até positivo, pq pode diminuir o acionamento da ventuinha principal, que costuma a nos levar uns cavalos de potencia e aumentar o consumo de combustivel...

    Não gosto muito "gabiarras", mas acho que essa vou encarar...

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    A minha Ranger é 2.5 e não tem a ventuinha elétrica, porém em dias muito quentes, o AC funciona bem quando o rpm está acima de 1500rpm justamente pela velocidade da hélice...
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de NGDaniel
    Entrada
    28/10/2009
    Local
    Do Brasil/
    Idade
    43
    Posts
    2,430
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    A minha Ranger é 2.5 e não tem a ventuinha elétrica, porém em dias muito quentes, o AC funciona bem quando o rpm está acima de 1500rpm justamente pela velocidade da hélice...


    Ehh... Edin, o problema é qndo vc para... num semafaro, p. ex., pelo menos a minha vinha desligando o compressor nessas situações...

    Mas o mais interessante do caso é que isso pode fazer com que a ventuinha principal ligue menos, diminuindo o consumo e melhorando a perfornace.. o que vc acha ?

  • #4
    Usuário Avatar de eduardo1968
    Entrada
    27/09/2009
    Local
    Santo Ângelo/RS
    Idade
    55
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Daniel

    Minha ranger 2.5 anda direto com o a/c aqui em Santo Ângelo e eu rodo uns 80 Km/dia dentro da cidade ou pequenas viagens de asfalto e gela muito sem alterar significativamente o consumo. Acho que o seu a/c está com problema no compressor ou vazamento de gás.

    Abs

    Eduardo
    Amarok CD 4x4 SE 180cv 14

    Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 05, ex Ranger XLT CD 4x4 2.5 00, ex D20 94, ex F1000 89.

  • #5
    Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Posts
    829
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Daniel Ferreira Ver Post
    Tenho algumas duvidas sobre esses componentes em minha viatura, Ranger 3.0 2005, gostaria de compartilhar com os colegas...


    Ando sempre (100% do tempo) com ac ligado, a ventuinha fica ligada a maior parte do tempo, em razáo disso (pelo menos em cidade), o carro fica um pouco lerdo e com um consumo relativamente alto 7,7 a 8 km/l na cidade..

    Até ai, tudo normal, pelo menos pelo que conversei com alguns mecanicos...

    Bem, fui arrumar meu a/c que não estava la essas coisas (as vezes desligava e saia ar quente ao inves de frio).. dai o tecnico disse que iria completar o gas que estava um pouco abaixo mas me fez uma recomendação interessante, disse para colocar uma ventuinha ligada que acionasse diretamente quando o ac ligar... falou que isso foi aprimorado nas novas rangers e s-10s e etc... e que eu ia me sentir no polo norte (excelente, ) depois que instalasse isso...

    De fato, o que achei estranho a maioria dos carros que conheço que tem ac, tem essa ventuinha na frente do radiador..

    Pergunto:

    A viatura de vcs tem ou náo uma outra ventiunha ??? essa de ar condicionado (geralmente menor e que vai a frente do radiador ???)

    O que vcs acham da sugestáo do cara ? Pensei que pode ser até positivo, pq pode diminuir o acionamento da ventuinha principal, que costuma a nos levar uns cavalos de potencia e aumentar o consumo de combustivel...

    Não gosto muito "gabiarras", mas acho que essa vou encarar...

    Esse mecanico tem razão parceiro, aliás, é um dos poucos do ramo que usam a "racionalidade".
    Todo fundamento, principalmente em situações onde a temperatura do carro permanece alta (como transito intenso em centros de grandes metropoles).

    Com certeza uma outra ventoinha irá ajudar muito a diminuir a temperatura do seu radiador e dos componentes do AC, (já fiz isso e realmente consegue baixar ainda mais temperatura interna do cockpit, principalmente se vc for alguem como eu, que quer fazer da sua pick-up uma extensão do polo norte..... pra vc ter ideia, nenhuma mulher conseguia ficar dentro da pick-up sem reclamar do frio)

    Mas só vou lhe aconselhar isso, se seu sistema de AC estiver 100% funcional e revisado, pois em outro caso, seria gastar dinheiro a toa.

    boa sorte na empreitada!

  • #6
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    Tenho uma ranger 3.0 2005 e o ar gela muito durante o dia todo - detalhe: moro em Fortaleza/CE. Acho que o teu pode estar com algum problema.

    De qualquer forma, conheci um cara que instalou um eletroventilador para o ar e está gostando muito do resultado,
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #7
    Usuário Avatar de Moisés S.M
    Entrada
    13/08/2004
    Local
    Porto Alegre RS/RS
    Idade
    38
    Posts
    1,426
    Agradecimentos: 3
    Tem q se ta td ok com o a/c, como vc falow,o tecnico ia completar o gas,acho muito estranho completar o gas d uma ranger 2005,provavelmente esta com algum vazamento...da uma revisada em todo sistema,a minha tem uma baita ventoinha atras do radiador,gela muito!nunca tive nenhum problema...
    Atual:Pajero TR4 2015/Jeep Renegade T270 2023/Ex:Renegade Diesel
    Pajero Sport Flex 2011/Mit Pajero TR4/ASX
    Evoque/Ranger,2.3,2.5,2.8 e 4.0/Santa Fé

  • #8
    Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Idade
    64
    Posts
    1,309
    Agradecimentos: 0
    Eu levaria em outro meca... Aqui no Rio está fazendo 40º em média e o AC da Natasha gela muito bem. A ponto de doer os dedos. Acho que a questão não é a gambiarra. O AC deve estar com algum problema. Tem que girar os dois botões totalmente para a esquerda, tanto o do termostato quanto o dos comandos.
    Abraços.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #9
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Desculpa o pitaco, mas a sugestão dada é perfeita.

    Ar condicionado gera um baita calor no condensador, que se não dissipado devidamente interfere na eficiência do evaporador e pode causar outros problemas tal como sobrecarga de pressão entre outros.

    Esse calor ainda afeta o radiador e o intercooler.

    As ventoinhas automáticas funcionam bem mas têm muitas limitações.
    É comum o acoplamento viscoso apresentar defeito e a hélice acionada permanetemente além de aumentar o consumo de combustível gera barulho e dependendo de como a hélice é instalada cria problemas para o seu eixo. Nos casos onde é presa ao eixo da bomba dágua, frequentemente provoca danos à mesma pela força excessiva.

    Instalando uma ventoinha elétrica auxiliar, com relê, sistema de proteção e tudo mais que merece você aumentará e muito a eficiência do AC e de outros parâmetros do seu veículo.

    Na Ranger tem espaço de sobra, não tem o proque não fazer.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    31/08/2009
    Local
    Ilha Solteira/SP
    Idade
    62
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0

    Ventoinha para ar condicionado

    Observei em um Corsa da GM a existência de uma ventoinha destas, instalada na porção frontal esquerda do ¨condensador¨ do ar condicionado. Meu técnico de A/C tbem recomendou a instalação de uma destas ou talvez duas - VENTOINHA UNIVERSAL DE 9¨ - que através de um relê vai ser acionada qdo liga o AR, porém será alimentada pela bateria. Teria tbem a função de aliviar a pressão no condensador em baixas velocidades, uso urbano e no meu caso estrada de terra em baixa velocidade. Portanto não considero uma gambiarra pq tem nos carros da GM, seria uma adaptação para melhorar a refrigeração tanto do condensador do ar como do radiador da ranger 2.5, evitando superaquecimento em baixas velocidades. Uma vez deixei a ranger uns 25 minutos com o ar ligado parada, com minha filha dentro me esperando e ela quase ferveu....de tanto que forçou sem ventilação natural por deslocamento. Acho válida a idéia. Vou fazer na minha em breve. Uma limpeza no evaporador tbem é essencial, pq a ranger não tem o filtro descartável como nos automóveis.
    4X4 Brasil

  • #11
    Ja pensei em fazer isso, mas havia pensado em colocar uma grande em que a maior porção do ar fosse forçado a passar ao lado do intercooler. Assim, resfria mais o ar para o motor e o resto ajuda o A/C e o radiador quando em rotações baixas, como em trilha.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #12
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    AC sem funcionar bem com giro baixo...

    Sugiro uma lida no tópico abaixo, especificamente na mensagem #29

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...326#post828326

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade