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  1. #85
    Usuário Avatar de Anthoniusnikos
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    Acoplamento viscoso e óleo de silicone.




    O óleo dos acoplamentos viscosos são óleos de silicone full-life, os mesmos usados para os eixos(compensação de torque) dos Golf VR6 Syncro e dos Porshe 959 que são os mais sofisticados e eficientes.
    Esses óleos tem as suas viscosidades aumentadas com o aumento da temperatura; e próximos de 200oC adquirem a consistência de gel; acima dessa temperatura viram graxas, e até podem solidificar.

    Tendo esse óleo na mão, pode-se fazer a subsituição e o acoplamento viscoso volta a funcionar normalmente.
    Pelo alto preço de uma ventoinha com AV(uns R$ 500,00), vale a pena procurar esse óleo.
    É bem provável que tanto a DowChemical quanto a DuPont fabricam esse óleo.
    Se só comercializarem de litro, podemos vender o resto prôs amigos.

    Anthon
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  2. #86
    Usuário Avatar de NGDaniel
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    O óleo dos acoplamentos viscosos são óleos de silicone full-life, os mesmos usados para os eixos(compensação de torque) dos Golf VR6 Syncro e dos Porshe 959 que são os mais sofisticados e eficientes.
    Esses óleos tem as suas viscosidades aumentadas com o aumento da temperatura; e próximos de 200oC adquirem a consistência de gel; acima dessa temperatura viram graxas, e até podem solidificar.

    Tendo esse óleo na mão, pode-se fazer a subsituição e o acoplamento viscoso volta a funcionar normalmente.
    Pelo alto preço de uma ventoinha com AV(uns R$ 500,00), vale a pena procurar esse óleo.
    É bem provável que tanto a DowChemical quanto a DuPont fabricam esse óleo.
    Se só comercializarem de litro, podemos vender o resto prôs amigos.

    Anthon

    Mas como é que insere o gel no sistema ?? nao é blindado isso não ?
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  3. #87
    Kim
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    Li em algum lugar do Fórum, que existe uma empresa na cidade de Maringá (aqui perto) que faz a troca desse gel!

    Segundo o relato, fica bom bacarai!!!!

    Tentei procurar, mais não faço nem idéia de onde era!

  4. #88
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Tá certo, o dispositivo não perde o fluido por acaso. Geralmente porque o rolamento apresenta folga.

    Vai adicionar fluido e ele vai vazar novamente!!!!!!

    Não adianta, o acoplamanto viscoso não tem manutenção, estragou precisa de um novo.

  5. #89
    Usuário Avatar de Deivid/silveira
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    Pois é , mas se o cabeça não quizer troca por uma nova, ele pode fazer essa troca de gel que eu nunca ouvi falar, e troca o rolamento que custa 119 latinhas.
    L200 sport gls Mitsunalda
    Ranger xl 13D 00 - hsd 2.5 euro I TD
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  6. #90
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    Citação Postado originalmente por Deivid/silveira Ver Post
    Pois é , mas se o cabeça não quizer troca por uma nova, ele pode fazer essa troca de gel que eu nunca ouvi falar, e troca o rolamento que custa 119 latinhas.

    Mao de obra pra tirar a embreagem e colocar: R$70,00
    Troca do rolamento, R$ 119,00
    Gel ????? sei la, R$ 100,00..
    Mao de obra para trocar o gel, R$ 70,00 ???
    Risco de dar pau novamente ??

    Achar alguem que faça o serviço ????

    Sei nao heim.. acho que vai compensar procurar uma nova mesmo...
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  7. #91
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    Ok, mas vocês têm relatos do serviço para troca do tal rolamento????

    Ao menos os acoplamentos que eu conheço, são bem difíceis de trocar tal peça. Praticamente impossível de fazer sem danificar o conjunto.

    Geralmente os recondicionadores acrescentam apenas o fluido que vazou e mais nada.

    Por isso da inutilidade desse serviço.

    Na minha PickUp eu removí a ventoinha original, mecânica e instalei uma elétrica comandada por um cebolão que funciona perfeitamente em conjunto com a válvula termostática.

    A original rouba força do motor, judia da correia e destroi a bomba d'agua além de fazer uma barulho desagradável ao acelerar.

    Abraços a todos

  8. #92
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    Citação Postado originalmente por NGDaniel Ver Post
    Mao de obra pra tirar a embreagem e colocar: R$70,00
    Troca do rolamento, R$ 119,00
    Gel ????? sei la, R$ 100,00..
    Mao de obra para trocar o gel, R$ 70,00 ???
    Risco de dar pau novamente ??

    Achar alguem que faça o serviço ????

    Sei nao heim.. acho que vai compensar procurar uma nova mesmo...
    x2

    Muito custo, muito risco, pra pouco benefício.
    Ranger Limited 3.2 AT L-5 - "DarkHorse" (Pesadelo)
    Veraneio D10 TURBO INTERCOOLER (1973)

  9. #93
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    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Ok, mas vocês têm relatos do serviço para troca do tal rolamento????

    Ao menos os acoplamentos que eu conheço, são bem difíceis de trocar tal peça. Praticamente impossível de fazer sem danificar o conjunto.

    Geralmente os recondicionadores acrescentam apenas o fluido que vazou e mais nada.

    Por isso da inutilidade desse serviço.

    Na minha PickUp eu removí a ventoinha original, mecânica e instalei uma elétrica comandada por um cebolão que funciona perfeitamente em conjunto com a válvula termostática.

    A original rouba força do motor, judia da correia e destroi a bomba d'agua além de fazer uma barulho desagradável ao acelerar.

    Abraços a todos

    Então... parece que seria uma boa eliminar essa ventuinha...

    mas eu nao tenho coragem NEEEMMMMM sô..
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  10. #94
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    É, admito que para os motores diesel, a coisa é um pouco mais complicada, a geração de calor é muito maior. Eu também ficaria receoso. Mas no caso da Ranger, uma elétrica como auxiliar seria muito bem vinda, talvez poupando um pouco o serviço da ventoinha mecânica.

    Minha Dakota é Gasolina e roda no Álcool, quando esquenta, rapidinho a temperatura normal é restabelecida.


    Abraços

  11. #95
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    Achei quem recondiciona acoplamento viscoso
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154080299-_JM
    Valor do serviço R$ 180,00

    Boa dica esta especificação do Oleo/gel, acredito que este gel com o tempo pode vazar ou até mesmo secar, ou perder eficiencia, que acredito ser o que esta acontecendo com meu acoplamento, pois ele acopla muito facil...

  12. #96
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    Wink Acoplamento viscoso e óleo de silicone.

    R$ 119,00 por um rolamento ? Deve ser folhado a ouro e rubis, ou cotado num Rev. Autz. Ford.
    Rolamentos, mesmo para alta rotação e alta temperatura, custam uns R$ 15,00 ou R$ 25,00.
    Depois, tendo-se algumas ferramentas, uma bancada e morsa, se desmonta qualquer coisa.
    Ainda não desmontei esse acoplamento, mas o que deve mesmo desgastar é o rolamento e talvez um anel retentor. E qualquer peça que tenha esses desgastes pode ser facilmente recondicionada: motor arranque, alternador, motores elétricos em geral.

    Esse Rei do Alternador fica em SP na Vila Gumercindo. Sugiro irem até o local verificar as instalações, e se o trabalho é de boa qualidade mesmo.

    Dêem um olhada no site da Dow Corning:
    http://www.dowcorning.com/content/di...ve.aspx?bhcp=1

    Em, "silicon engine cooling fan clutches and all-wheel drive tranfer units". Agora é só descobrir no site a especificação do silicone para o acoplamento viscoso ou "engine cooling fan"


    Também: http://www.aa1car.com/library/cooling_fan_clutch.htm - Aqui explica bem a função do acoplamento viscoso.

    Anthon
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