x
Convex Datacenter
Página 7 de 20 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314151617 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 237
  • #73
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1



    Olá Anthon , concordo com a sua explicação , porem baseando o cebolão na mangueira inferior de saída do radiador ,vc não acha que quando água do radiador chegar a por ex. 90°C para então entrar o eletroventilador , a água que vem do bloco já não estaria muito quente por ex acima dos 100°C ??
    A propósito onde são instalados os cebolões nos motores dos carros de passeio???

    Abaixo os caras adaptaram um eletroventilador do vectra de forma perfeita nas l200 quadradinhas
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=13722
    abs
    Vamos lá.
    Nos carros de passeio, o cebolão fica na caixa inferior do radiador, o acionamento se dá pelo fluxo de água, que esquenta.
    Porém, o motor necessáriamente não está quente, pois ele estará usando a água que estava "fria"no radiador.

    Marcelo, agora não saberia dizer como regular essa ventoinha auxiliar, para ela não esfriar a água de arrefecimento a temperatura abaixo de 88oC, que é a temp. ideal pro motor 2.5 e 2.8 diesel funcionarem; se a faixa do termostato é de 87 à 92oC, deve dar. Se isso for possível talvez se possa colocar o termostato na mangueira de cima, também. Nessa situação, até se poderia eliminar a VT e o acoplamento viscoso. Será que a ventoinha vai dar conta, porque a original é um ventoinhão. Quantos Watts teria esse ventoinhão ?

    Mas, a perda de potência não é devido ao ventoinhão, que aliás se está com o AV(acopl. visc.) em bom estado, não vai roubar muita potência do motor. É mais devido a tensão devido ao funcionamento compressor do A/C. Não é ? Que se tiver o condensador melhor refrigerado, vai consumir menos.
    Ainda tenho as minhas dúvidas, porque uma vez o A/C solicitado, a correia poli-V vai ficar mais pesada, e o próprio alternador vai diminuir a produção de energia.

    Concorda Kim ?

    Anthon
    O cebolão não tem regulagem de abertura, se é essa a pergunta, vc compra ele com a temperatura de liga e desliga pronta, mais tem vários acionamentos no mercado, é só procurar um que melhor atende.

    Sobre o peso na correia ao ligar o AC.
    Para girar o compressor de gás, o motor precisa dispor de uns 3cv, para acoplar a polia, o alternador precisa de aproximadamente 1cv.

    Quando não usamos o AC, a polia gira sobre um rolamento, então, está livre.
    Ao acionar o AC, um putsa imã entra em ação, colando a polia ao eixo do compressor.

    Para isso, o motor precisa de potência para o AC e Alternador.

    ESQUEÇAM A IDÉIA E MOTOR DE GELADEIRA!!!!!

  • #74
    Usuário Avatar de NGDaniel
    Entrada
    28/10/2009
    Local
    Do Brasil/
    Idade
    43
    Posts
    2,430
    Agradecimento: 1
    Liguei o meu direto no relê do AC, ou seja, o eletroventilador liga quando ligo o AC.. o problema que consegui resolver foi do AC, quanto ao outro diminuir a acoplagem, nao consegui resultados significativos.. demora um cadim mais pra acoplar, mais depois nao desacopla mais enquanto o AC estiver ligado..

    Não sei se um eletroventilador grande ligado direto vai ter alguma influencia na diminuição do acoplamento da ventuinha principal ou, quem sabe, ter uma consequencia pior que seria a viatura nao atingir o ponto correto de temperatura do motor..

    O acoplamento ocorre + com o AC ligado ou quando vc esta na estrada e diminui a velocidade para baixo dos 100 km.. se vc estiver na cidade s/ ar, p. ex., ele nao fica acoplado o tempo inteiro, acopla e desacopla...


    Agora, detalhe, esses dias estava acompanhando uma Ranger nova com ac ligado durante um percurso considerável e notei que ela nao estava ligada.. será que evoluiram o sistema ???? Alguem tem notícias..

    De repente, se houver evolução, poderiamos dar um upgrade nas viaturas

    abs,
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #75
    Usuário Avatar de eduardo1968
    Entrada
    27/09/2009
    Local
    Santo Ângelo/RS
    Idade
    55
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    NGDaniel
    Não sei te dizer se mudaram alguma coisa. Mas aqui na frente de casa passam várias rangermahindra por dia e várias delas com AC acoplado.
    Eduardo
    Amarok CD 4x4 SE 180cv 14

    Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 05, ex Ranger XLT CD 4x4 2.5 00, ex D20 94, ex F1000 89.

  • #76
    Usuário Avatar de Deivid/silveira
    Entrada
    28/11/2009
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    429
    Agradecimentos: 0
    X 2 não nudou nada.
    Concerteza a 2012 mudou.
    L200 sport gls Mitsunalda
    Ranger xl 13D 00 - hsd 2.5 euro I TD
    KS LDA - pneus 31 x 10,5

  • #77

    Smile Ar Condicionado(A/C) das Ranger e L200

    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Vamos lá.

    Sobre o peso na correia ao ligar o AC.
    Para girar o compressor de gás, o motor precisa dispor de uns 3cv, para acoplar a polia, o alternador precisa de aproximadamente 1cv.

    Quando não usamos o AC, a polia gira sobre um rolamento, então, está livre.
    Ao acionar o AC, um putsa imã entra em ação, colando a polia ao eixo do compressor.

    Para isso, o motor precisa de potência para o AC e Alternador.

    ESQUEÇAM A IDÉIA E MOTOR DE GELADEIRA!!!!!
    É mesmo, já tinha me esquecido que o omegão tinha o sensor(termostato) na saída da água na parte inferior do radiador.

    Bom, numa subida, os Maxxion 2,5 L parecem perder uns 55CV(metade da potência total do motor) quando o A/C está ligado e WG com 0,8 bar.
    Esses 3CV podem ser compensados facilmente com um aperto na WG para uns 1,3 bar e, com algumas voltas na abertura da BI(sem produzir fumaça).
    Até que o sistema de refrigeração seja aperfeiçoado.
    Até lá, a instalação dessa ventoinha auxiliar, para refrigerar a colméia de expansão do gás de refrigeração, vai ajudar muito no resfriamento da serpentina, principalmente nos trânsitos pesados das cidades.

    Anthon
    4X4 Brasil

  • #78
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    A saída é por aí mesmo !!!
    No caso da ranger 2.5 , instalar a ventoinha eletrica do vectra com cebolão , ela vai entrar com o que vier primeiro , quando ligar o ar cond. ou quando o cebolão armar.
    Pelas pesquizas que fiz , o cebolão dever ser instalado na mangueira de sáida do radiador para a bomba d´água como disse o Eng° chefe da Engesa S/A Sr Kim . . pois se instalado na mangueira de saida do cabeçote , a ventoinha corre o risco de ficar armada direto , pois a água sai do cabeçote muito quente .
    Acho que é isso né !!
    agora falta escolher o cebolão !!
    abs
    http://www.jumori.com.br/result_busc...stato&pagina=1
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #79
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Marcelo-HPE!

    Que bom que o bom censo falou mais alto!

    Na mangueira inferior!

    Mangueira superior, somente coisa de fiat, que é podre de nacensa!!!!!

    Abraços.

    Kim.

  • #80
    Usuário Avatar de Deivid/silveira
    Entrada
    28/11/2009
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    429
    Agradecimentos: 0
    Kim ... oque faz com a ventilador de acoplamento, ele não acopla mais? ou tem que isolar e usar somente a eletrica?

    Abraço
    L200 sport gls Mitsunalda
    Ranger xl 13D 00 - hsd 2.5 euro I TD
    KS LDA - pneus 31 x 10,5

  • #81
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Deivid/silveira!

    O que foi descrito, depois que comecei a participar deste tópico, é o funcionamento em conjunto da elétrica com a mecânica de acoplamento viscoso.

    Na Ranger 2.3 16V o funcionamento já é assim de fábrica.
    Como eu sei?
    Eu tinha uma!

    O discutido aqui, é uma forma de melhorar a eficiência de troca de calor do radiador.

    Abraços.

    Kim.

  • #82
    Usuário Avatar de Deivid/silveira
    Entrada
    28/11/2009
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    429
    Agradecimentos: 0
    Pois é, então ela funciona em conjunto.

    Tenho muito interece, porque é um serviço fácil de fazer em casa.
    L200 sport gls Mitsunalda
    Ranger xl 13D 00 - hsd 2.5 euro I TD
    KS LDA - pneus 31 x 10,5

  • #83
    Usuário Avatar de NGDaniel
    Entrada
    28/10/2009
    Local
    Do Brasil/
    Idade
    43
    Posts
    2,430
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Deivid/silveira!

    O que foi descrito, depois que comecei a participar deste tópico, é o funcionamento em conjunto da elétrica com a mecânica de acoplamento viscoso.

    Na Ranger 2.3 16V o funcionamento já é assim de fábrica.
    Como eu sei?
    Eu tinha uma!

    O discutido aqui, é uma forma de melhorar a eficiência de troca de calor do radiador.

    Abraços.

    Kim.


    Kim, a eletro ficava ligada o tempo inteiro ou tinha aquele esquema de ligar meia bomba e, quando aquece, gira mais rapido e asssim por diante ??
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #84
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Opa NGDaniel!

    Volta algumas páginas, eu expliquei detalhadamente como ligar, para funcionar em conjunto com AC e temperatura da água.

    Abraços.

    Kim.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade