x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29
  • #1
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0

    Quando fazer manutenção no Cardan da Ranger?




    Seguindo o ditado de que quem procura cabelo em ovo no final das contas encontra, decidi por levar minha viatura em uma oficina especializada em cardan para uma inspeção preventiva grátis. Não percebo nada de anormal no funcionamento da viatura levei apenas para me previnir de alguma surpresa (R$) em função da viatura ter 163k km.

    Como eu já esperava que eles foram "cavar serviço", fui com a predisposição de por mais argumentos que apresentassem não pagar pro NADA!
    Diagnosticaram que o cardan traseiro estava começando a apresentar folga e para resolver eu teria que trocá-lo ao custo de mil e alguns dinheiros.
    Perguntei baseado em que ele havia feito este diagnóstico e mostraram que ao forçar o cardan próximo as cruzetas ele apresenta alguma folga.

    Pesquisei um pouco mais pela internet e em outras oficinas e confirmei que essa era a forma de avaliar o estado do cardan. Só não consegui interpretar qual seria a "FOLGA" que indicaria a necessidade de manutenção.

    Perguntas:
    Essa é a forma correta mesmo de avaliar o estado de um cardan? O que seria considerado uma folga normal?

    O meu apresenta uma pequena folga, mas não faz nenhum ruido ao rodar. Apenas percebo que quando um motorista menos acostumado a ela arranca soltando a embreagem um pouco mais rápido escuto um leve estalo, que acredito ser normal das folgas existentes entre cardan e diferencial. Existe alguma indicação para mexer no cardan se ele não faz nenhum barulho anormal?

    Pelo que sei o problema do cardan de alumínio (original da ranger) é que ele não pode ser balanceado. Considerando que o problema não é balanceamento (não percebo vibrações nem ruídos anormais) e sim desgaste das cruzetas, luvas, etc qual seria a manutenção a realizar?
    Substituir cruzetas e luvas, ou seria necessário substituir o cardan?

    Qual o preço justo para essas manutenções:
    1-Substituir o cardan, por um de aço ou por outro de alumínio?
    2-Substituir cruzetas, luvas e cia?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Bem, a minha tem folga há mais de 50.000!
    Tenho um Cardam de F100 de aço pra trocar, porém até hoje nunca precisou fazer a troca.
    Não mexe nisso. Só faz isso no dia que realmente estragar. A tua é 4x4, então se ele der problema, basta ligar o 4x4 e seguir descansado.

    Esse de aço meu comprei por 40,00 num ferro velho, porém preciso apenas trocar um garfo por um espigão e comprar a luva. E tá pronto. Com 200,00 coloco no lugar.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    34
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Thelmo esta folga existe na maioria das camionetes em algumas até mesmo novas já apresentam folga e algum estalo numa troca de marcha como citou...

    Isto pode ser folga nas cruzetas, luvas e falta de regulagem do pinhão com a coroa que é feita através de calços, o que pode agravar a folga é:

    Falta de lubrificação nas cruzetas (algumas possuem um bico de engraxe, porem existem cruzetas blindadas que não permitem lubrificação);

    Não seguir o manual do fabricante para troca de óleo dos diferências (tanto do tempo que deve ser trocado, quanto da especificação do óleo) isto reduz a durabilidade e consequentemente aumenta a folga da coroa e pinhão;

    Mas dificilmente se troca o eixo cardã, só se ele sofrer avarias, trincas...

    E quando necessitar a troca deve se utilizar um eixo cardã apropriado ao modelo, porque ele foi projetado para suportar o torque tanto da saída do câmbio como em caso de utilização da reduzida que pode até tripicar este torque, portanto evite trocas por modelos similares que podem ser de outro modelo de camionete, material e resistência.

    Abraços, Leo

  • #4
    X2...! Sempre ouvi falar que esses eixos são para, pelo menos, duas ou três retíficas do motor, daí serem encontrados em ferro velhos, em viaturas com mais de 30 anos. O que vai gastar são as cruzetas(homocinéticas); e vai ficar sabendo quando começarem a incomodar devido a vibração e barulho(NVH), acima de 80 Km/h(como qualquer rolamento). Só chegam a estourar quando o proprietário é muito relaxado, e deixa a coisa de qualquer jeito.
    Graxa nas cruzetas e trizetas...!
    Abs
    Anthon
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ranger-cruzetas.jpg   -ranger-trizeta.jpeg   -ranger-cardan-bolachao.jpg   -ranger-cardan-cruzeta.jpg  
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Blz vou deixar para mexer no cardan quando aparecer algum barulho ou quando a folguinha nas cruzetas virar uma FOLGA!

    Alguém me confirme que o cardan da Ranger não tem pontos para engraxar.

    Quando for necessário fazer alguma coisa terei que trocar o cardan ou podem ser trocadas cruzetas, luvas, etc?

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    A Ranger não tem pontos de engraxamento desde que as peças seja originais. Tem cruzetas no mercado com graxeira.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    34
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Podem ser trocadas só as peças com desgaste: cruzetas, luvas, etc.

  • #8
    Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Idade
    64
    Posts
    1,309
    Agradecimentos: 0

    É normal!

    Thelmo, todo cardã tem folga, por mínima que seja. Vale a expressão: "não coloca chifre em cabeça de cavalo."
    Abraços.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #9
    Usuário
    Entrada
    27/04/2009
    Local
    João Pessoa/PB
    Posts
    223
    Agradecimentos: 0
    Thelmo,

    Alguns acompanharam meu drama aqui com meu diferencial pedindo penico e na ocasião o cardã apresentou uma folga que foi através dela que se chegou ao diagnóstico.

    A folga era de aproximadamente uns 45 graus o que para os mecânicos era muita coisa e já indicava um elevado desgaste.

    Mesmo trocando por um novo ele apresenta uma leve folga. Mas comparado ao anterior é beeem menor o que eu acredito seja dentro do normal.

    Abs

  • #10
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    A "folga" que os mecânicos estavam falando não é no sentido da rotação.
    É uma folga pequena ao se "forçar" o cardan para cima e para baixo ou da esquerda para direita.

    Ele também tem essa folga no sentido da rotação (vou tentar medir de +-quantos graus). Imagino que ela é a origem dos estalos quando algum motorista menos habilidoso (meu irmão por exemplo) solta e embreagem um pouco mais rápido.

  • #11
    Usuário Avatar de Henrique B
    Entrada
    05/10/2010
    Local
    Divinópolis/MG
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0
    socorro mim ajuda , tirei o cardan da tracao para tentar lubrificar a homocinetica ela desmontou toda caiu as 5 esferas e parece que esta tudo novo mas nao estou consequindo montar as esferas ,homocinetica se algem solber como fazer isto min da umas dicas parece que as esferas nao esta cabendo
    EX: RANGER CD, XL, 4X4, 2002 2.8 PS + TGV, DIRETÃO, PENTE NA TURBINA
    VW-8.120 MWM X-10 (Freio motor deixando rastro)
    MB-709 Originalzinho


  • #12
    Usuário Avatar de Henrique B
    Entrada
    05/10/2010
    Local
    Divinópolis/MG
    Posts
    254
    Agradecimentos: 0

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por Henrique B Ver Post
    socorro mim ajuda , tirei o cardan da tracao para tentar lubrificar a homocinetica ela desmontou toda caiu as 5 esferas e parece que esta tudo novo mas nao estou consequindo montar as esferas ,homocinetica se algem solber como fazer isto min da umas dicas parece que as esferas nao esta cabendo
    Corrigindo: São 6 esferas, e agora estou conseguindo encaixar, mas está ocorendo algo de errado, pois as esferas saem do lugar correto, depois de montadas, se alguem puder postar algumas fotos, ou dar uma dicas de como travar essas esferas no lugar certo(encaixar), desde já agradeço a compreensão de todos
    EX: RANGER CD, XL, 4X4, 2002 2.8 PS + TGV, DIRETÃO, PENTE NA TURBINA
    VW-8.120 MWM X-10 (Freio motor deixando rastro)
    MB-709 Originalzinho


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade