x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 40
  • #13
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1



    Citação Postado originalmente por JotaGê Ver Post
    Olá, sou novo no Fórum... ainda não sei muito bem como funciona.
    Tenho uma Ranger 99, desde 1999, TD 2,5 cabine estendida. Vi este carro nos EUA e me apaixonei. Mas o motorzinho tem me dado problemas... já fiz uma retifica em 2005, c/ 132 mil km, devido a aquecimento. Há 10 dias atrás pifou de novo: - aquecimento. Não quero vender o carro. Devo colocar um motor 2.8, 3.0 ou retificar este? Me ajudem.
    VEja este tópico que tem algumas informações:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=59751
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #14
    Citação Postado originalmente por Joaomsl Ver Post
    só retificando o que o rodrigo disse se vc pegou o carro usado, pode acionar o antigo dono...ou a empresa onde foi comprada...

    valeu
    João, nesse caso só se ele pegou o carro usado de um particular.....se ele pegou em loja o carro usado, não cabe reclamar vício oculto, ele só tem o prazo legal de garantia de 90 dias contados a partir da entrega efetiva do produto...

    Abs!

  • #15
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por pu5skg Ver Post
    Bom dia pessoal. Somente para informar a todos. Possuo uma ranger 2005 com 78000 km. Até a semana passada, somente completei a agua umas duas vezes, e, bem pouco. Na terça feira, indo ao trabalho, a temperatura subiu, parei, e, precisei colocar 2 litros de agua no sistema. Analisando o que aconteceu, observei que no primeiro bico de injeção aparecia agua. Levei a uma autorizada Mwm em Curitiba, e, após desmontarem a tampa de válvulas, observaram que o cabeçote estava corroído em uma das galerias de água, ocasionando o vazamento. Não atingiu o óleo. Resumo da história = tem que trocar o cabeçote. A bagatela de 5000 dinheiros no mesmo, fora a mão de obra. Enviei um email a Mwm, mas nem resposta me deram. Gostaria de uma visita de um consultor técnico da Mwm para verificar o problema. Sempre andei com aditivo, a cada 25000 trocava a água do sistema, e, agora acontece isso. Gastar praticamente 1/6 do que vale a ranger no motor é meio impraticável. Mas, depois que a gente compra, ninguém mais se importa com o consumidor final. Ai é problema nosso, e o melhor jeito de se defender é informar aos outros via forums. Portanto, tá aí meu relato. Sds.
    PU5SKG;

    Faz 15 dias estive na oficina de um amigo meu discutindo exatamente isso: Ele pegou uma Ranger 3.0 eletronica com esse mesmissimo problema: Jogava água do radiador pelos bicos injetores. Não atingiu o óleo mas....jogava água bico acima. Tudo bem que a Ranger tinha 330 mil km (isso eu vi - conheço a picape em questão)

    Ai meu meca me explicou que o NGD tem as camaras de água em volta da de onde o cabeçote "fecha" com o pistão e o uso de água comum (neste caso) provocou uma corrosão galvãnica no cabeçote, ocorrendo o "furo" e a perda d'água, que simplesmente jorrava motor a fora via bico injetor. O saldo da brincadeira foi coisa de 10 mil Reais por conta da troca dos bicos injetores que definitivamente são salgados. Mas nesse caso especificamente, os motoristas da picape (é uma Ranger de trabalho) rodaram muito tempo com ela assim o que acabou compromentendo o sistema de injeção. Diz o meu meca que a melhor forma de prevenir isso é colocar água no radiador com a solução correta, na proporção correta, diluindo, se for o caso, com a água correta (sem cloro, sem minerais...)

    O valor do cabeçote é esse mesmo (R$5 mil) mas no caso especifico que acompanhei de perto, ocorreu a possibilidade de solda do mesmo e com isso a redução do custo final do serviço. Solda de aluminio embora dificil, acredito que ainda é mais simples de ser feita do que mexer em solda de cabeçote de ferro. Pelo menos a disponibilidade aqui na minha região é muito maior de solda em aluminio.

    Veja se o seu cabeçote não é "soldável". Ai economiza um bocado.

    Com relação a água do radiador, é importante salientar que a mistura correta é 50% de monoetilenoglicol e 50% de água DESMINERALIZADA. Água do servico de águas urbanos tem cloro e que acabam derretendo tudo. Por outro lado, muitos serviços de troca de água do radiador coloca apenas um litro de solução concentrada e o resto de água comum. O que na prática pouco significado tem no motor. O certo é 1/2 a 1/2....

    Eu, Daniel, uso a solução pré diluida 50/50 da Wurth, de coloração azul. Aqui na minha região é o produto vendido dentro das revendas Ford como produto autorizado pelo fabricante. Na falta dele, arriscaria o Havoline XLC do frasco PRETO, que já vem diluido na mesma proporção. Mas ele é do tipo cor de rosa e não pode, jamais, ser misturado com o azul. Ou limpa tudo e coloca o XLC ou então permanece no Wurth. Senão a água fica preta. e um produto acaba comprometendo o outro. Para nossos motores, os melhores aditivos são os a base de MONOetilenoglicol (geralmente os azuis...)

    Apenas a titulo de curiosidade: Essa Ranger que eu exemplifiquei, foi soldado o cabeçote, trocado bicos injetores mas o sistema de distribuição por correntes....estava intacto e doi mantido o mesmo!

    Um grande Abraço!

    PS: Cuidado com aditivos fornecidos pela propria MWM....existe um que é a base de etilenoglicol (o correto para os nossos motores). Tem outro, que voce coloca 10% +/- que ee a base de sei lá o que (acho que é de óleo) que é para prevenir corrosão galvanica nas camisas do motor D/TD229
    4X4 Brasil Razão: Completando...
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #16
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Agora, trocar água e aditivo a cada 10 mil km, não me lembro de ter visto período de troca tão curto assim
    X2... Acho que essa troca era pra ser de 50K no mínimo, se não houver vazamentos ou falhas aparentes no arrefecimento. Se eles pedem a troca tão cedo que os demais veículos, é só mais um argumento de que alguma falha de projeto aconteceu.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #17
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    A solda de alumínio não é difícil de ser feita. É a melhor opção sem dúvidas.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #18

    Question água deionizada

    Caro Daniel e demais foristas

    sempre ouvi falar desta necessidade de evitar agua clorada no radiador mas na prática foi o que sempre usei... e nunca tive problemas

    não me recordo de nenhuma recomendação sobre isso no manual da Ranger.

    to vendo o da Hilux agora e recomenda o fluido da Toyota e água deionizada??? (sem nada) 50% cada

    de qq forma na hora de substituir o fluido de arrefecimento (coisa que fiz com 2 anos de Ranger) tive que deixar o motor ligado e agua corrente no sistema até sair toda a agua e fluido velhos daí coloca-se agua e fluido novos. mas a dúvida é como fazer esta lavagem (que demora uns 15 minutos) com agua que não seja clorada...

    abs,


    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    PU5SKG;

    Faz 15 dias estive na oficina de um amigo meu discutindo exatamente isso: Ele pegou uma Ranger 3.0 eletronica com esse mesmissimo problema: Jogava água do radiador pelos bicos injetores. Não atingiu o óleo mas....jogava água bico acima. Tudo bem que a Ranger tinha 330 mil km (isso eu vi - conheço a picape em questão)

    Ai meu meca me explicou que o NGD tem as camaras de água em volta da de onde o cabeçote "fecha" com o pistão e o uso de água comum (neste caso) provocou uma corrosão galvãnica no cabeçote, ocorrendo o "furo" e a perda d'água, que simplesmente jorrava motor a fora via bico injetor. O saldo da brincadeira foi coisa de 10 mil Reais por conta da troca dos bicos injetores que definitivamente são salgados. Mas nesse caso especificamente, os motoristas da picape (é uma Ranger de trabalho) rodaram muito tempo com ela assim o que acabou compromentendo o sistema de injeção. Diz o meu meca que a melhor forma de prevenir isso é colocar água no radiador com a solução correta, na proporção correta, diluindo, se for o caso, com a água correta (sem cloro, sem minerais...)

    O valor do cabeçote é esse mesmo (R$5 mil) mas no caso especifico que acompanhei de perto, ocorreu a possibilidade de solda do mesmo e com isso a redução do custo final do serviço. Solda de aluminio embora dificil, acredito que ainda é mais simples de ser feita do que mexer em solda de cabeçote de ferro. Pelo menos a disponibilidade aqui na minha região é muito maior de solda em aluminio.

    Veja se o seu cabeçote não é "soldável". Ai economiza um bocado.

    Com relação a água do radiador, é importante salientar que a mistura correta é 50% de monoetilenoglicol e 50% de água DESMINERALIZADA. Água do servico de águas urbanos tem cloro e que acabam derretendo tudo. Por outro lado, muitos serviços de troca de água do radiador coloca apenas um litro de solução concentrada e o resto de água comum. O que na prática pouco significado tem no motor. O certo é 1/2 a 1/2....

    Eu, Daniel, uso a solução pré diluida 50/50 da Wurth, de coloração azul. Aqui na minha região é o produto vendido dentro das revendas Ford como produto autorizado pelo fabricante. Na falta dele, arriscaria o Havoline XLC do frasco PRETO, que já vem diluido na mesma proporção. Mas ele é do tipo cor de rosa e não pode, jamais, ser misturado com o azul. Ou limpa tudo e coloca o XLC ou então permanece no Wurth. Senão a água fica preta. e um produto acaba comprometendo o outro. Para nossos motores, os melhores aditivos são os a base de MONOetilenoglicol (geralmente os azuis...)

    Apenas a titulo de curiosidade: Essa Ranger que eu exemplifiquei, foi soldado o cabeçote, trocado bicos injetores mas o sistema de distribuição por correntes....estava intacto e doi mantido o mesmo!

    Um grande Abraço!

    PS: Cuidado com aditivos fornecidos pela propria MWM....existe um que é a base de etilenoglicol (o correto para os nossos motores). Tem outro, que voce coloca 10% +/- que ee a base de sei lá o que (acho que é de óleo) que é para prevenir corrosão galvanica nas camisas do motor D/TD229

  • #19
    Usuário Avatar de Loyer
    Entrada
    08/02/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    40
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Dieselboy, em uso leve, troco e recomendo:
    1 - óleo lubrificante do motor a cada 5.000 Km;
    2 - filtro de óleo lubrificante do motor a cada 10.000 Km;
    3 - filtro de ar em estrada e cidade a cada 10.000 Km, quando 50% na cidade e estrada + 50% no campo, a cada 5.000 Km;
    4 - filtro de combustível, se comb. de boa procedência, a cada 10.000 Km;
    5 - óleo do câmbio, diferenciais e DH a cada 30.000 Km;
    6 - fluído do freio a cada 30.000 ou 1(um) ano(o que vencer primeiro);
    7 - água+aditivo de arrefecimento a cada 10.000 Km. É uma manutenção bem mais rigorosa que a recomendada pelo fabricante, mas mais eficiente.
    Isso só fluídos. As correias, etc. também verifico constantemente, e quando iniciam fadiga, substituo ou coloco uma sobresalente na viatura para troca a qualquer momento.

    Com esses cuidados, a tranquilidade é bem maior, e já não fico na rua a muito tempo.

    Tinha esquecido: No caso do Pu5skg pode haver a possibilidade solda do cabeçote(alumínio).

    Nota: Com os cuidados acima exposto, já tive viatura a gasolina que o motor chegou perto dos 300.000 Km sem retífica. Espero que a minha Ranjola, com os mesmos cuidados, chegue perto dos 1 milhão de Km(como alguns relatos). Já ví uma chegar aos 500.000 Km mais ou menos bem cuidada. Só receio se a carcaça não vai enferrujar completamente antes !

    Att
    Anthon
    Só não concordo com essa economia "porca" que muita gente faz de trocar o óleo e não trocar o filtro. Poxa, no filtro de óleo ficam mais ou menos 800 ml de óleo velho.

  • #20
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Em motor à gasolina eu costumo trocar filtro a cada 2 trocas de óleo, porém não custa nada esvaziar e escorrer o filtro e completar com óleo novo. Mesmo no Mille que o filtro comporta nem 300ml eu faço isso justamente para evitar esse óleo velo recircular e se misturar com o óleo novo.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #21
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por bird Ver Post
    Caro Daniel e demais foristas

    sempre ouvi falar desta necessidade de evitar agua clorada no radiador mas na prática foi o que sempre usei... e nunca tive problemas

    não me recordo de nenhuma recomendação sobre isso no manual da Ranger.

    to vendo o da Hilux agora e recomenda o fluido da Toyota e água deionizada??? (sem nada) 50% cada

    de qq forma na hora de substituir o fluido de arrefecimento (coisa que fiz com 2 anos de Ranger) tive que deixar o motor ligado e agua corrente no sistema até sair toda a agua e fluido velhos daí coloca-se agua e fluido novos. mas a dúvida é como fazer esta lavagem (que demora uns 15 minutos) com agua que não seja clorada...

    abs,
    Bird;

    os fabricantes pouco falam da água NÃO clorada no sistema de arrefecimento porque eles pressupõe o uso do fluído já diluido na proporção correta, etc. etc. etc.

    O problema da água clorada ocorre quando fica em sistema fechado, circulando aquele cloro pelo motor e radiador. Ai é que forma aquela corrosão no sistema, que a água fica suja no reservatorio, etc.

    Nunca fiz lavagem em motor diesel de picape, somente de motores a gasolina mais simples (Chevette e VW AP1600). Diesel mesmo, apenas de de tratores que lá na Fazenda eventualmente a gente lava quando tem que mexer numa bomba d'água.

    Eu mesmo lavei o sistema de arrefecimento de dois carros meus - uma perua Marajó (coisa antiga, heim???) e uma Saveiro 1997 que comprei de segunda mão e ela baixava água demais, mesmo estando com o motor todinho ok.

    Em ambos, comprei mangueiras novas, peguei uma bomba dessas, tipo WAP doméstica e coloquei nos locais de entrada de água, depois de retirada as mangueiras e deixei - até sair água limpa do outro lado. A mesma coisa foi feita no radiador. Na Saveiro que tem o reservatorio de expansão, retirei-o, coloquei umas pedras, agua com sabão em pó e fui batendo, batendo, fazendo isso por algumas vezes. Depois, em ambos, completei com soluçao pré diluida Havoline XLC.

    O resultado mais significativo que tive foi na Saveiro 97: Ela que consumia coisa de 1/2 litro de água a cada 15 dias passou a pelo menos metade disso no prazo de 1 mes e meio.

    Hoje em dia tem uns lugares que lavam sistema de arrefecimento, mas eu nunca vi os metodos utilizados. Até quem souber, seria uma boa postar e compartilhar com todos aqui!

    Um grande Abraço
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #22
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O melhor é tirar mangueiras e tirar o radiado pra usar produto mais pesado nele.
    Radiador eu uso limpador de alumínio ou suplopan.
    No motor não tem muito o que fazer mesmo. As mangueiras passa um pano por dentro delas.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #23
    Usuário
    Entrada
    09/02/2007
    Idade
    60
    Posts
    10
    Agradecimentos: 2
    Boa noite Daniel. Obrigado da resposta. Estou vendo que não estou sozinho. Bem, comprei a ranger usada, mas de boa procedencia, com 30.000 km. Foi bem depois da ultima revisão feita pelo antigo dono. Troquei a água do sistema de arrefecimento com 50.000, e, por incrivel que pareça, usei 4 litros de agua deionizada (agua de bateria), e aditivo que acredito que foi o da Mwm. Sempre uso água deionizada porque possuo uma moto antiga (95), e, vem bem claro no manual de serviço que é necessario usar esta agua para evitar acumulos de minerais no radiador e evitar o entupimento do mesmo. Ai faço o mesmo na ranger e em uma parati que tenho que já esta com 270.000 km e firme ainda. Amanha vou saber se da para soldar o cabeçote, esta em uma oficina que só mexe com eles. Tomara que a solda seja possivel. O que o mecanico da mwm me falou, é que poderia ser uma corrosão elétrica (falou para mim verificar o aterramento do motor), mas acho que o que ele queria dizer é que ocorreu uma corrosão galvanica, que foi o que voce comentou. Será que o funcionamento dos bicos, e, por eles serem feitos de materais diferentes do material do cabeçote podem ocasionar isso ? Vou me informar a respeito. Vai me ajudar bastante amanhã quando receber a resposta da oficina de cabeçotes por aqui. Vou lá dar uma olhada e depois posto o que deu. Agradeço o teu post sobre o assunto. Valeu. Jardel

  • #24
    Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Posts
    793
    Agradecimentos: 0
    Isso aconteceu na minha 2.5. Suspeito que tenha sido a tal corrosão galvânica, pois não tinha trincado e nem aqueceu. Simplesmente apareceu um furo mínimo debaixo da sede de uma das válvulas de escape.
    Até cheguei a mandar soldar, foi quando percebi que por dentro (lado do canal do líquido de arrefecimento) o rombo era maior, por isso suponho que tenha sido a tal corrosão galvânica.
    Por fim, acabei comprando um cabeçote novo pra rodar mais tranquilo. Mas foi tanto desgosto pelo gasto que tive, que pensei em vendê-la depois disso.

    Quando a comprei estava com aditivo na água e andei vários meses sem que baixasse sequer um ml de água.

    Mas depois do ocorrido, desconfiei que o antigo dono só passou a usar aditivo quando teve algum problema, porque encontrei dentro do manual um nota fiscal de um reservatório de expansão novo e aditivo.

    Hoje nem água mineral uso. Como tenho facilidade de conseguir água destilada, é o que uso com aditivo. Aprendi isso aqui.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade