x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário
    Entrada
    05/10/2004
    Local
    Cariacica/ES
    Idade
    46
    Posts
    225
    Agradecimentos: 0

    Problema/barulho estranho no diferencial da Ranger.




    Olá amigos do 4x4 Brasil. Desculpem abrir mais um tópico mas não achei nada parecido com isso.

    Bom como divulguei há algum tempo, sou o feliz proprietário de uma Ranger XL 4x4 3.0 CD e até agora ela apresentou apenas um barulho irritante na polia esticadora da correia de distribuição do motor (AC, DH...). Esse problema está em fase de resolução com a troca da polia e da correia poli-V.

    Bem agora vamos ao barulho: A minha ranger já nos seus 3000km apresentou uma espécie de "uivo" vindo da parte de traz da caminhonete, aparentemente do diferencial traseiro. Era um constante uuuuuuuuuuuuuuuu que não se modificava com a velocidade e parava totalmente quando parávamos o carro. Cheguei a mostrar aos mecânicos da Contauto de Vitória mas não cheguei a levar o carro para verificação já que o barulho havia cessado.

    Muito bem, ontem quando meu pai retornava do sítio o carro apresentou um barulho muito alto semelhante a esse uuuuuuuu mas mais agudo, quase no mesmo timbre do sinal sonoro do painel. Assustado ele parou o carro e acelerou algumas vezes. Como não escutou o barulho engatou a primeira e colocou o carro em movimento novamente tornando a escutar o barulho. Como o carro estava em uma posição ruim ele resolveu engatar uma ré para tirá-lo da estrada e avaliar melhor. No momento em que o carro foi para trás ele escutou um creck como alguma coisa quebrando/moendo. Engatou novamente uma primeira e com o carro andando para frente não mais escutou o barulho. Veio para casa sem mais problemas.

    Hoje resolvi analisar melhor e levantei as rodas traseiras separadamente para ver se escutava alguma coisa. Bem com a roda traseira direita no ar e o carro em ponto morto não consegui girar a roda em nenhum sentido com as mãos. Liguei o carro calcei a frente e soltei a embreagem lentamente, primeiro em marcha-a-ré, o carro quiz andar mas a roda girou. Quando engatei a primeira o carro queria subir no calço mesmo com a roda no ar. Sabendo que o freio atua muito mais nas rodas dianteiras pisei levemente e soltei a embreagem. Simplesmente as rodas giraram juntas!!! Isso mesmo a que estava no ar e a que estava no chão, tudo bem que era cerâmica com pouca aderência, mas achei estranho. Com a roda do lado do motorista ela funcionou dentro da normalidade, com alguma retenção mas girou no ar sem levar a outra.

    Coloquei o carro no asfalto e rodei um pouco, como estava chovendo liguei e desliguei a tração algumas vezes e cheguei a uns 120km/h e tudo normal, sem ruídos ou chiados.

    Agora a pergunta, será que o diferencial da ranger está indo pro brejo?
    Alguém já fez esse teste? Qual o resultado?

    A sim o carro está com apenas 8700km rodados.

    Desculpem o texto longo mas foi à forma que achei para descrever melhor.

    Grato;
    Rodolpho.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O diferencial traseiro da tua ranger tem sistema de bloqueio LSD, por meio de discos de atrito, e pelo visto está funcionando muito bem. Isso parece freio. Manda revisar os freios traseiros pois pode ter quebrado alguma molinha e ter encaixado entre o tambor e a lona de freio. Na minha ocorreu isso há alguns anos atrás e destruiu as lonas do lado esquerdo. Fora isso, há 1 mês atrás ocorreu algo semelhante no freio que travou a roda e quebrou o diferencial traseiro...
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    RcSala;

    O Edintruder falou bem quando disse em relação a verificar os freios traseiros.

    Com relação ao seu teste....O LSD do diferencial traseiro está 100%, então descarta-se problemas de diferencial. Até porque diferencial problemático o ruido seo aparece em determinadas condições de caminhada. Explico:

    Quantas vezes na estrada escutamos caminhões cantando o diferencial. Repara que é só quando engatado e em velocidade, geralmente no plano. Quando em "banguela" ele geralmente não faz qualquer tipo de ruido pois as engrenagens de coroa e pinhão trabalham livres, sem esforços. E o ruido é proporcional a velocidade imposta.

    Abs!!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #4
    Citação Postado originalmente por RcSala Ver Post
    Com a roda do lado do motorista ela funcionou dentro da normalidade, com alguma retenção mas girou no ar sem levar a outra.
    Considerando q o diferencial é LSD as duas rodas não deveriam girar juntas?

  • #5
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Viking Ver Post
    Considerando q o diferencial é LSD as duas rodas não deveriam girar juntas?
    Viking;

    Não. O LSD precisa que haja um minimo esforço na roda que está sem aderência para ele funcionar a contento. Um minimo.

    E não podemos nos esquecer que o diferencial é Limited Slip Differential e não um bloqueio 100% automático.

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #6
    Usuário
    Entrada
    05/10/2004
    Local
    Cariacica/ES
    Idade
    46
    Posts
    225
    Agradecimentos: 0
    Amigos desde já agredeço as respostas. Será que o problema realmente é nos freios? O problema é que o carro está normal, hehehe

    Quanto ao LSD apenas uma dúvida:
    Em todos os outros casos as rodas ficam "livres" apesar do esforço para isso acontecer. Mas quando leventei a roda traseira direita e forcei pra sair a roda traseira esquerda rodou junto mesmo estando apoiada no chão! Como se estivesse com um bloqueio 100% acionado. Isso que eu estou achando estranho.

  • #7
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RcSala Ver Post
    Amigos desde já agredeço as respostas. Será que o problema realmente é nos freios? O problema é que o carro está normal, hehehe

    Quanto ao LSD apenas uma dúvida:
    Em todos os outros casos as rodas ficam "livres" apesar do esforço para isso acontecer. Mas quando leventei a roda traseira direita e forcei pra sair a roda traseira esquerda rodou junto mesmo estando apoiada no chão! Como se estivesse com um bloqueio 100% acionado. Isso que eu estou achando estranho.
    As vezes se a campana do freio do lado direito estiver prendendo por alguma razão, faz como o "Seletrack" dos Gurgels....ALiado ao deslizamento limitado do Tracklock da Ranger....Ai é que pode estar pegando a coisa.

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #8
    Usuário
    Entrada
    05/10/2004
    Local
    Cariacica/ES
    Idade
    46
    Posts
    225
    Agradecimentos: 0
    Opa, hoje eu refiz os testes e obtive resultados diferentes.

    Primeiro levantei as duas rodas traseiras a procura de alguma folga ou ruído anormal, nada, tudo em perfeito estado. Tentamos, eu e meu pai, girar as rodas para lados contrários mas não conseguimos nada além de alguns centímetros, acho que faltou força, hehehe.

    Coloquei pra girar e segurei no freio, as duas paravam juntas mas a do lado do motorista fez um pequeno apito, acho que o problema é freio mesmo!!!

    Coloquei novamente a roda traseira esquerda no chão e agora a do lado direito girou "livre".

    Agradeço novamente aos amigos que responderam. Segunda feira a Ranger vai para a autorizada fazer a troca da polia, aproveito e mando revisar os freios traseiros!

    Abs;

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Quando uma roda gira sozinha, no diferencial faz uma barulheira que parece que tem algo errado, não te assusta pois os dentes das planetárias e satélites são retos e fazem ruído mesmo.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Quando uma roda gira sozinha, no diferencial faz uma barulheira que parece que tem algo errado, não te assusta pois os dentes das planetárias e satélites são retos e fazem ruído mesmo.
    tava quase abrindo um topico para falar disso, mas ta ae o pq do barulho!
    Ranger CS 4x4 2001

  • #11
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Na semana passada notei um barulho diferente no diferencial da minha ranger!
    Quando acelerava, ou tirava o pé do acelerador, não fazia barulho, quando com a velocidade e giro estabilizado, roncava, alem de vibrar.

    Mandei abrir o diferencial hoje!

    Ainda bem que foram somente os rolamentos, de pinhão (2) e de coroa (2), não causando qualquer dano à C&P.

    Do mais, é só alergia!

    Abraços.

    Kim.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Na semana passada notei um barulho diferente no diferencial da minha ranger!
    Quando acelerava, ou tirava o pé do acelerador, não fazia barulho, quando com a velocidade e giro estabilizado, roncava, alem de vibrar.

    Mandei abrir o diferencial hoje!

    Ainda bem que foram somente os rolamentos, de pinhão (2) e de coroa (2), não causando qualquer dano à C&P.

    Do mais, é só alergia!

    Abraços.

    Kim.
    kim, qual a kilometragem da sua ranger???
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade