x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Voltímetro

  • #1
    Usuário Avatar de Victor_4x4
    Entrada
    09/09/2009
    Idade
    45
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0

    Voltímetro




    Na semana passada eu estava voltando para casa pelo Rodoanel-SP no final da tarde quando sem aviso, o voltímetro da minha ranger 99 195.000km subiu até bater no "teto". Estava a uns 120Km/h e assustei, na mesma hora sabendo dos riscos do marcador nessa posição encostei o carro e desliguei e liguei, esperando que fosse um mau contato ou algo do tipo.
    Infelizmente o voltímetro continuou a subir a níveis extratosféricos e ainda me faltavam 15 km sendo 4km de subida continua.
    Sabia que o regulador estava enviando muita energia e que poderia queimar alguns componentes mas arrisquei e fui. Chegando em casa deixei o carro descansar enquanto pesquisava o problema, já imaginando que teria que trocar o regulador de voltagem... de fato.
    No dia seguinte percebi que a viatura estava com a bateria descarregada então, desmontei o regulador e troquei pelo antigo que eu achava que tinha problemas, aliás o regulador quando instalado fora do alternador dá para trocar com uma chave estrela na garagem sem precisar tirar o alternador, excelente!
    O regulador original que recoloquei ficou perfeito e o novo que deu problemas estava sempre marcando instável.
    Por sorte a única coisa que queimou no carro, foi uma lampada da placa.
    Esses marcadores de pressão do óleo e voltímetro são muito úteis em qualquer veículo, foi oque me salvou de ficar na rua, mas percebi que os modelos mais novos não vem com esses dados. Será tecnologia melhor ou para economizar custos ?

  • #2
    Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Idade
    64
    Posts
    1,309
    Agradecimentos: 0
    Eu não acredito muito na leitura destes dois relógios: o do óleo e o da bateria. Segundo relatos aqui no Forum o da pressão do óleo funciona como uma lâmpada (não tem registros precisos, ligou o motor ele vai para o meio) creio que o da bateria vai pelo mesmo caminho, ou baixa todo ou sobe direto quando está com problemas, mas a medição precisa só mesmo com um multímetro na bateria (que por sinal tem que acusar 13,5 V com o giro alto)
    Abraços.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #3
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Eu confio um pouco mais nesses marcadores:
    -O ponteiro do voltímetro abaixa na hora da partida.
    -Diferencia os 12V do motor desligado dos +-14 motor ligado.

  • #4
    Acho q todos os voltimetros de painel q ja vi variam e dão a voltagem +/- certa. Manômetro de pressão de óleo alguns dão a pressão real, outros são on/off mesmo... acho muita sacanagem das montadoras economizarem em itens como esses sendo q o preço das picapes em geral aumentou absurdamente nos últimos anos... no caso de uma pane os relógios podem ajudar a identificar o problema mais rapidamente... uma luz acendendo não indica se a voltagem ou a pressão de óleo estão mais altas ou mais baixas q o normal.

  • #5
    Citação Postado originalmente por Raposo Ver Post
    Eu não acredito muito na leitura destes dois relógios: o do óleo e o da bateria. Segundo relatos aqui no Forum o da pressão do óleo funciona como uma lâmpada (não tem registros precisos, ligou o motor ele vai para o meio) creio que o da bateria vai pelo mesmo caminho, ou baixa todo ou sobe direto quando está com problemas, mas a medição precisa só mesmo com um multímetro na bateria (que por sinal tem que acusar 13,5 V com o giro alto)
    Abraços.

    tbm acredito que seja assim, por isso estou instalando um de oleo tambem apartado do sistema...

    em breve umas fotinhas...

  • #6
    Até hoje não tive problemas com esses marcadores, mas quando não estão marcando o esperado é porque algum problema (que pode ser de mal contato dos sensores, fiação ou conectores) do equip. monitorado está entrando em pane.
    O termistor da minha Ranger tem sido muito fiel nas marcações. Na estrada, em veloc. até 100 Km/h o ponteiro de temperatura fica colado no início da escala. Se piso por algum tempo entre 110 e 120 Km/h o ponteiro fica no meio, e só vai passar pouca coisa do meio quando fico por algum tempo em 120 e 130 Km/h. Para uma Ranger, diesel 2000, Maxion 2.5L até que está bom demais.
    Os reguladores eletrônicos de tensão(RET) ou retificadores de corrente (alternada/contínua) nos veículos mais modernos já evoluiram para os Reguladores Multifunção(RMF), que além de retificarem a tensão da corrente, possuem dispositivo de segurança que mantém em bom funcionamento todo o sistema elétrico. São também conhecidos por Gerenciador eletrônico ou Controle eletrônico de carga na partida (LRS).
    A falta(defeito) do RET ou RMF causa:
    a-dificuldade na partida(motor pega e morre).
    b-descarga da bateria.
    c-queima do motor de partida.
    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #7
    Os instrumentos da minha Ranger são assim desde 0KM:

    O do óleo todo mundo já sabe (on off). A minha lâmpada do óleo recentemente parou de acender, mas tem manômetro que continua funcionando e isso me tranqüiliza.

    O voltímetro não tem escala, mas marca um pouco abaixo com o motor desligado. Isso é normal, mas uma vez que o regulador usa a tensão da bateria como referência, quando ela tem algum problema, o alternador fica com a tensão um pouco abaixo do normal e essa diferença não dá pra ser percebida no voltímetro. Isso já aconteceu comigo e eu achei que estava com problema nos faróis. Cheguei a instalar xenons por conta disso.

    O termômetro sempre ficou cravado um pouco abaixo do centro, tanto com o motor 2.5 quanto com o 2.8. Quando ele começou a se mover, subindo quando andava a mais de 110/120Km não deu outra. Era o meu radiador. Troquei por um novo e ele não sem mexeu nunca mais.

    O de combustível quando marca em 3/4 o tanque já está mais ou menos na metade...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
    Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Idade
    64
    Posts
    1,309
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Os instrumentos da minha Ranger são assim desde 0KM:

    O do óleo todo mundo já sabe (on off). A minha lâmpada do óleo recentemente parou de acender, mas tem manômetro que continua funcionando e isso me tranqüiliza.

    O voltímetro não tem escala, mas marca um pouco abaixo com o motor desligado. Isso é normal, mas uma vez que o regulador usa a tensão da bateria como referência, quando ela tem algum problema, o alternador fica com a tensão um pouco abaixo do normal e essa diferença não dá pra ser percebida no voltímetro. Isso já aconteceu comigo e eu achei que estava com problema nos faróis. Cheguei a instalar xenons por conta disso.

    O termômetro sempre ficou cravado um pouco abaixo do centro, tanto com o motor 2.5 quanto com o 2.8. Quando ele começou a se mover, subindo quando andava a mais de 110/120Km não deu outra. Era o meu radiador. Troquei por um novo e ele não sem mexeu nunca mais.

    O de combustível quando marca em 3/4 o tanque já está mais ou menos na metade...
    Está idêntica a Natasha....
    Abraços.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #9
    Usuário Avatar de Bonard
    Entrada
    30/09/2009
    Idade
    41
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Pessoal sou novo aqui , acabei de adquirir uma s10 executiva ano 2000 e notei que o manometro quando liga vai para o meio direto mas as vezes cai a zero isso e normal em picapes? e o voltimetro ta como vcs falaram ligou ele vai direto pro meio que marca 14 volts, até onde eu sabia deev marcar 13,5 v , mas tud bem ela ta funcionando bem.

    abraço a todos

  • #10
    Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Idade
    64
    Posts
    1,309
    Agradecimentos: 0

    Talking Seja bem vindo!!!

    Citação Postado originalmente por Bonard Ver Post
    Pessoal sou novo aqui , acabei de adquirir uma s10 executiva ano 2000 e notei que o manometro quando liga vai para o meio direto mas as vezes cai a zero isso e normal em picapes? e o voltimetro ta como vcs falaram ligou ele vai direto pro meio que marca 14 volts, até onde eu sabia deev marcar 13,5 v , mas tud bem ela ta funcionando bem.

    abraço a todos
    Bonard, o manômetro deve ser igual a Ranger: é on/off, ou seja, não mede precisamente os kgm apenas indica que há pressão de óleo normal.
    Abraços.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade