x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 44
  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/04/2009
    Idade
    56
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Unhappy Roda livre RANGER 98




    Rapaziada
    Hoje fiz minha primeira trilha com a Ranger 98 que adquiri...
    Gostei do carro porém tive queser rebocado por um amigo de willlys (bem isso que eu não queria). Acontece que a roda livre não acionou, oiu seja a tração engatava, até a reduzida engatava (estava com medo do tal motorzinho) mas não foi ele que me deixou na mão.
    Pergunto: O que á melhor fazer... ir a um mecânico para ver o que aconteceu com o tal sistema da roda livre ou instalar uma manual (AVM 470, que prefiro).
    E outra coisa... alguém sabe me dizer o que é o tal do PITUTO, como se usa e como se faz ou adquire.


    Abraços

  • #2
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Badulaca Ver Post
    Rapaziada
    Hoje fiz minha primeira trilha com a Ranger 98 que adquiri...
    Gostei do carro porém tive queser rebocado por um amigo de willlys (bem isso que eu não queria). Acontece que a roda livre não acionou, oiu seja a tração engatava, até a reduzida engatava (estava com medo do tal motorzinho) mas não foi ele que me deixou na mão.
    Pergunto: O que á melhor fazer... ir a um mecânico para ver o que aconteceu com o tal sistema da roda livre ou instalar uma manual (AVM 470, que prefiro).
    E outra coisa... alguém sabe me dizer o que é o tal do PITUTO, como se usa e como se faz ou adquire.


    Abraços
    Badulaca

    O melhor sistema é o sistema pós 1999/2000: Sem roda livre (que no meu ponto de vista é o mais racional: Roda livre com as modernas CT's é atraso de vida)

    Mas no seu caso, nem hesite: AVM!

    Abs!!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #3
    Badulaca,
    Pesquise na ferramenta do Google assim - site:www.4x4brasil.com.br pituto
    Mas os cubos da AVM são melhores.
    Att
    Tio Balú
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário Avatar de Moisés S.M
    Entrada
    13/08/2004
    Local
    Porto Alegre RS/RS
    Idade
    38
    Posts
    1,426
    Agradecimentos: 3
    Antes de qualquer coisa da uma olhada se nenhuma mangueira do vacuo não se soltou ou quebrou...E se td estiver certinho coloca um AVM e esquece,eu tive o mesmo problema mas não deu pra resolver,vou colocar os AVM é facil d instalar e concerteza não vai t deixar na mão!!!
    Atual:Pajero TR4 2015/Jeep Renegade T270 2023/Ex:Renegade Diesel
    Pajero Sport Flex 2011/Mit Pajero TR4/ASX
    Evoque/Ranger,2.3,2.5,2.8 e 4.0/Santa Fé

  • #5
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Na minha opinião so troque pelas AVM caso as suas quebrarem,

    O Pituto é uma criação dos nossos hermanos e que o Ojaneri trouxe para cá, o processo e feito em casa mesmo, é colocado um pino no lugar daquela tela prateada por ali tu empurra aquele pino travando/destravando a RL

    Eu ao invés de colocar o pino, apenas retirei aquela telinha e com 2 pinos(pode ser qualquer um desde que não seja ponti-agudo pra não ter problema de furar a borracha de vedação, eu uso aqueles de dobradiça de porta ) eu empurro o sistema , muito simples...

    Qualquer duvida pergunta
    4X4 Brasil
    Ranger CS 4x4 2001

  • #6
    Usuário Avatar de Moisés S.M
    Entrada
    13/08/2004
    Local
    Porto Alegre RS/RS
    Idade
    38
    Posts
    1,426
    Agradecimentos: 3
    Rogerrm:
    Me explica uma coisa,eu li como se faz o Pituto vi as fotos etc...mas queria saber uma coisa,se vc só tira a telinha prateada e coloca alguma coisa pra empurrar "um pino" as rodas ja engatam????tipo se eu tirar aquela capa q tem a telinha vou me deparar com aquela borracha preta de vedação certo??se eu empurra-la com o dedo a roda livre ja vai engatar???se eu entendi não preciso nem desmontar a roda livre,é só fazer um furo na tela prateada e colocar alguma coisa pra empurrar,e como sei q engatou??tenho q empurrar até o fim pra engatar e dpois faço o mesmo pra desengatar??não tem perigo da roda ficar presa???quero entender direito isso pq pelo o q entendi é uma solução bem simples e barata.
    Atual:Pajero TR4 2015/Jeep Renegade T270 2023/Ex:Renegade Diesel
    Pajero Sport Flex 2011/Mit Pajero TR4/ASX
    Evoque/Ranger,2.3,2.5,2.8 e 4.0/Santa Fé

  • #7
    Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    42
    Posts
    349
    Agradecimentos: 0
    Moises

    Vou tentar te explicar.

    Dentro da borracha preta existe uma espécie de plug de plastico que fica em duas posições, expandido e contraído.
    quando vc aperta o plug uma vez ele trava contraido e a roda livre fica desligada.
    Quando vc aperta o plug denovo ele libera uma mola interna e expande o plug.

    Esse plug empurra o sistema de engate das rodas livres.
    por isso que funciona simplesmente apertando, o segredo esta no plug.
    Dicas:
    1 - desmonte a sua RL sem retira-la do cubo. Retire somente a tampa preta onde fica a tela q vc ira entender.
    2 - Não fica brincando com esse plug que eu te falei. Os contatos são muito sensiveis e quebram facil quando manuseados fora da caracaça da roda livre, então se desmontar tenha cuidado com o plug.

    Na minha ranger o plug quebrou umas travas internas e so ficava expandido. Eu tive que fazer um pitituto mais elaborado para resolver
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #8
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Moises, num sei se da pra tirar ela por fora , ela é encaixada.

    Sim vc vai se deparar com a borracha , mas antes dela tem uma grade de plastico nesse formato "*" ai tu pega dois pininhos e poem um na esquerda e outro na direita e empurra até o final (uiiii) e solta, a mola vai abrir e ela vai engatar, pra desengatar tu empurra + ou - até a metade vai ouvir/sentir um click a mola vai ficar presa e desengatar!

    Em algumas vezes que vc usar ja vai saber quando vai estar engatada ou desengatada, por exemplo quando ela ta engatada(pronta pro 4x4) ela vai apresentar resistencia para empurrar o sistema(a mola esta aberta), quando ela estiver desengatada(pra andar em 4x2) a mola vai ficar presa e irá apresentar resistencia apartir da metade do curso , é complicado explicar assim

    O melhor de tudo e retirar com 2 chaves de fenda o miolo, vai intender direitinho como funciona abraços

    Quando chegar em casa eu posto fotos
    4X4 Brasil
    Ranger CS 4x4 2001

  • #9
    Boa noite Moises. Veja como se faz o PITUTO em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7524
    Se os seus cubos estão bons, faça o pituto e vai usando, quando encrencar compre os AVM.
    Veja os modelos das AVM que o Thelmo postou em http://www.avm.com.br/products2.htm
    Att
    Tio Balú
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário
    Entrada
    21/04/2009
    Idade
    56
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Badulaca

    O melhor sistema é o sistema pós 1999/2000: Sem roda livre (que no meu ponto de vista é o mais racional: Roda livre com as modernas CT's é atraso de vida)

    Mas no seu caso, nem hesite: AVM!

    Abs!!!!
    Valeu, Daniel

    Já cotei a roda livre AVM 470 na Jipebrás, mas acho que tentarei antes o pituto explicado pelo ojaneri... vamos ver no que dá.


    Abraço e obrigado

    Badu

  • #11
    Usuário
    Entrada
    21/04/2009
    Idade
    56
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por T.T. Rex - Tio Balú Ver Post
    Badulaca,
    Pesquise na ferramenta do Google assim - site:www.4x4brasil.com.br pituto
    Mas os cubos da AVM são melhores.
    Att
    Tio Balú
    Daí Tio Balú

    Obrigado pela resposta... consultei a reportagem do ojaneri sobre o pituto e tentarei... afinal de contas estou tentando guaradar grana para elevar a Ranger e qualquer economia é bem vinda...
    Esse tal de pituto cabe como uma luva para mim... tipo pobretão. kkkkk

    Escuta se souber de algum kit barato para elevar a Ranger me avisa...


    Abraço

    Badu

  • #12
    Usuário
    Entrada
    21/04/2009
    Idade
    56
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rogerrm Ver Post
    Na minha opinião so troque pelas AVM caso as suas quebrarem,

    O Pituto é uma criação dos nossos hermanos e que o Ojaneri trouxe para cá, o processo e feito em casa mesmo, é colocado um pino no lugar daquela tela prateada por ali tu empurra aquele pino travando/destravando a RL

    Eu ao invés de colocar o pino, apenas retirei aquela telinha e com 2 pinos(pode ser qualquer um desde que não seja ponti-agudo pra não ter problema de furar a borracha de vedação, eu uso aqueles de dobradiça de porta ) eu empurro o sistema , muito simples...

    Qualquer duvida pergunta
    Valeu...

    Obrigado!

    Pituto nela !!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade