x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1

    Cool Tensores (Poli-V e Ar Condicionado) e Bomba D'Água




    Bom dia pessoal.
    Após 119.000 Km rodados, e já fazendo algum barulho, resolvi trocar os tensores da correia poli-V e do ar condicionado, bem com a bomba d´água.
    O objetivo é ver o estado em que encontra-se os substituídos.
    Comprei, também, o rolamento do tensor da poli-V. Vou retirar o usado, ver o estado da tensão da mola, mas substituir pelo novo.
    Seguem os preços:
    1 - tensor da poli-V = R$ 350,00 - marca DAYCO.
    2 - tensor do ar condicionado = R$ 80,00 - marca INA.
    3 - bomba d'água = R$ 160,00 - marca INTERNATIONAL.
    4 - rolamento do tensor da poli-V = R$ 10,00 - marca SNR 6203 ZZJ30
    Melhor seria trocar as correias juntamente, mas pelo fato de ter trocado a uns 10.000 Km atrás, vou deixar as mesmas.
    Será que os preços estão bons?
    Seguem fotos das peças.
    Nota: Depois posto fotos e relato as dificuldades da substituição do rolamento no tensor.
    Abraço à todos.
    Anthon
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00586.jpg   -dsc00589.jpg   -dsc00587.jpg   -dsc00584.jpg   -dsc00592.jpg  
    4X4 Brasil Razão: Trocar idéias no Forum.

  • #2
    Se vai trocar a bomba d'água, aproveita e troca também a vávula termostática (internacional), "Y" de plástico que une as mangueiras próximo ao reservatório d'água (internacional), reservatório d'água com tampa (Ford). Isso pois vai mexer no líquido de arrefecimento. Observe na desmontagem se não há vazamento de fluído do acoplamento viscoso da hélice do motor, se houver substitua (Ford).

    Essa bomba que você comprou tem rotor de plástico ou de alumínio?
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

  • #3
    Olá, Anthon.

    Boa iniciativa. Uma dúvida, uma observação e uma dica:

    O que você se refere como tensor do ar condicionado é a polia inversora (fixa)? Ou na Ranger tem um tensor específico para o A/C?

    O sufixo do rolamento que você comprou (ZZJ30) é o mesmo do original? Na minha Explorer ainda estou com todos os rolamentos originais (exceto o tensor, que substitui), exatamente por que não encontrei reposição idêntica - o rolamento original tem a gaiola ou a vedação (não me recordo) adequados para a alta temperatura de funcionamento. Pode ser que a vida útil fique menor.

    Uma chave catraca facilita muito a instalação do tensor.

    Boa sorte.

    Márcio

  • #4

    Tensores (Poli-V e Ar Condicionado) e Bomba D'Água

    Luizinho, o rotor é de plástico preto.

    Márcio, é um tensor específico para a correia do A/C, e é blindado (não dá para trocar o rolamento).
    O rolamento do tensor da poli-V não sei se é original, pois ainda não desmontei, mas obtive o número num Revend. Autoriz. Maxion/Internaional.

    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #5
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Luizinho, o rotor é de plástico preto.

    Márcio, é um tensor específico para a correia do A/C, e é blindado (não dá para trocar o rolamento).
    O rolamento do tensor da poli-V não sei se é original, pois ainda não desmontei, mas obtive o número num Revend. Autoriz. Maxion/Internaional.

    Abs
    Anthon
    O tensor do AC é mesmo Monza. Custa R$35,00 nas casa de auto-peças peças GM
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6
    Pô Casitta, se for marca INA e custa R$ 35,00 , vou hoje mesmo devolver, paguei R$ 80,00 !!!
    E as as outras peças ? Sabe o preço ?
    Abs
    Anthon

  • #7
    Cuídado com os rolamentos (rolemãs), no caso de altas rotações como do tensionador da correia poly-V devem ser os 2Z ou ZZ, neste caso o 6203.ZZ.J30 da SNR ou 6203.ZZ. da SKF, ... pois devido a blindagem de aço suportam temp. maiores que 120 graus, enquanto os 2RSR que possuem blidagem de borracha e são mais utilizados para baixas rotações e temp. até uns 60 graus, a partir dessa temperatura a borracha derrete.

    Walter, pode confirmar se o tensionador do A/C INA custa mesmo R$ 35,00 , pois a diferença dos R$ 80,00 apresentada pelo Anthoniusnikos é muito grande ?

    Att
    Tio Balú
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O tensor do AC não tem como trocar só o rolamento sem ter que fazer uma luva de adaptação. É o mesmo tensor da correia dentada do Chevette também.
    O Rolamento da Poli-V se encontra em qualquer padaria de tudo o que é marca.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Citação Postado originalmente por T.T. Rex - Tio Balú Ver Post
    Cuídado com os rolamentos (rolemãs), no caso de altas rotações como do tensionador da correia poly-V devem ser os 2Z ou ZZ, neste caso o 6203.ZZ.J30 da SNR ou 6203.ZZ. da SKF, ... pois devido a blindagem de aço suportam temp. maiores que 120 graus, enquanto os 2RSR que possuem blidagem de borracha e são mais utilizados para baixas rotações e temp. até uns 60 graus, a partir dessa temperatura a borracha derrete.

    Walter, pode confirmar se o tensionador do A/C INA custa mesmo R$ 35,00 , pois a diferença dos R$ 80,00 apresentada pelo Anthoniusnikos é muito grande ?

    Att
    Tio Balú
    Não sei qual é a marca, não da pra ver...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade