Para criar algum mecanismo nesse sentido seria necessário acionamento eletrico/vacuo da RL.
O que eu, em principio não gosto.
O grande problema da RL é para acionar, visto que desligar é opcional.
Beleza pessoal a minha e ranger 99 fiz um sistema que desliga o sistema de tração dianteira para ligar e so acionar a tração que o vacuo liga a roda livre automaticamente.
Então galera
A saga da roda livre continua.
Comprei um kit da AVM novinho, paguei 575 latinhas nele.
Eu mesmo coloquei as peças, foi um serviço feito com muito cuidado e ficou bem feito.
Na primeira vez que sai com a viatura, peguei estrada e a danada caiu novamente, do mesmo lado.
Estou muito desconfiado que a ponta do eixo esta empurrando a peça para fora.
Eu sei que existe uma trava na ponta do eixo do lado externo que impede a ponta do eixo de entrar muito para dentro do cubo.
A questão é: Existe uma trava do lado interno da ponta de eixo que impede o eixo de sair?
Será que no meu carro essa trava se perdeu e está empurrando a RL para fora?
Porque se não for a ponta de eixo que está empurrando a roda livre só pode ser desgaste no "dente" do cubo que prende a RL o que visualmente não parece problema.
Se alguem tiver alguma opinião sobre a perda da Roda livre eu gostaria de ouvir.
Ja foi a minha terceira peça perdida.
Eu recoloquei a trava da ponta de eixo. Rodou bem por quase 1 mes e caiu denovo.
Alguem tem alguma opinião sobre porque isso poderia estar caindo?
Moro em uma cidade com 600 000 habitantes e não consigo achar nenhum mecanico com experiencia nesse assunto.
Uma opção é levar o carro para são paulo. Alguem conhece alguma oficina em sampa que tenha experiencia com a tração da Ranger?
Resolvi o problema, estou postando aqui a solução.
Existe um pequeno rolamento na parte interna do cubo que sustenta a ponta de eixo.
Na minha Ranger esse rolamento tinha quebrado e triturado desgastando a ponta de eixo e a parte interna do cubo.
Sem o apoio do rolamento e com os restos do rolamento anterior atrapalhando o sistema a vibração da ponta de eixo tava jogando as RL para fora.
Solução. Troca do cubo e da ponta de eixo
Ficou caro, mas se tivesse percebido da primeira vez tinha economizado um jogo de roda livre.
É Lucas, o certo seria ter desmontado o semi-eixo.
Mas você não percebeu nada quando retirou pela primeira vez os cubos, uma vez que os semi-eixos ficam aparentes ?
Abs
Tio Balú
Eu percebi a fuligem da peça moida, mas achei que fosse da trava arrebentada.
Na verdade eu não (e os 3 meca) não sabiamos que tinha um rolamento apoiando a ponta do eixo. Achei que ficasse apoiado somente na Roda Livre.
Mas de qualquer forma das outras vezes não cheguei a retirar os cubos, como ja tinha comprado um cubo em outra oportunidade eu sabia que ele era "oco" onde passa o eixo. Não imaginei que ele ganhasse um rolamento na montagem.
Os mecanicos anteriores não disseram nada e quando desmontei sozinho não retirei os cubos porque os parafusos são muito duros e não consegui uma alavanca apropriada.
Boa noite Lucas. Já que gosta de mexer vai comprando as ferramentas adequadas. Hoje comprei uma chave 3/8" para tirar o parafuso do sensor ABS, e ela também serve para retirar os bicos de sangria do freio e suporte da válvula termostática. A chave 10 mm parece que dá, mas a folguinha é o suficiente para arredondar a cabeça dos parafusos.
Antes te tentar tirar esses parafusos coloque um pouco de WD...(?)
Outra coisa: Quando a gente compra carro usado, tem que ir desmontando o que pode e ir revisando e substituindo o que já está muito gasto.
Hoje trabalhei o dia inteiro nas rodas de trás: O óleo do diferencial está escorrendo a três dias (levantei uma roda e depois a outra para escorrer e remover o óleo velho dos eixos), retirei as campanulas e verifiquei que as lonas de freio estão quase na hora de serem trocadas.
Abs
Tio Balú