x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 44
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/09/2008
    Local
    Nilopolis/RJ
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0

    ranger 4x4 2001 xl diesel




    Bom dia companheiros, adquiri uma ranger a diesel pouco tempo e ainda estou aprendendo sobre ela, tambem tenho uma s10 97, senti uma diferença gritante na suspensão, é isto mesmo? a ranger é mais "dura" qua a s10? também achei mais barulhenta, na caçamba podem ser colocados alguns calços para que ela não faça tanto barulho? agradeço a todos a ajuda...

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Sim, a suspensão é mais "firme". A bateção na traseira surge por folga nas travas laterais da fechadura da tampa. Basta regular ou trocar a borracha do batente da trava que silencia tudo.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de RAMADE
    Entrada
    12/09/2008
    Local
    Rio de Janeiro - RJ/RJ
    Idade
    51
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por sandror9 Ver Post
    Bom dia companheiros, adquiri uma ranger a diesel pouco tempo e ainda estou aprendendo sobre ela, tambem tenho uma s10 97, senti uma diferença gritante na suspensão, é isto mesmo? a ranger é mais "dura" qua a s10? também achei mais barulhenta, na caçamba podem ser colocados alguns calços para que ela não faça tanto barulho? agradeço a todos a ajuda...
    Pessoal,
    Tb sou novo no fórum e feliz proprietário de uma Ranger 2001 4x4 2.5TD, quase 100% careta e com 90.000km e estou na mesma situação... Cheio de dúvidas e querendo deixar a VTR tinindo para começar a viajar com a esposa e o neném e fazer umas trilhas leves para começar.

    Adquiri o carro na semana passada de um conhecido e está muito muito muito conservada (vou colocar uma foto em breve). Em primeiro momento não pretendo usar em trilhas violentas, apenas um areial em Cabo Frio e coisas do gênero, talvez Aiuruoca ou Bahia (so por pena de arranhar a pintura, ela tá muito nova ).

    Estive lendo este fórum durante uns 4 ou 5 dias antes de entrar e percebi que a rapaziada é realmente expert no assunto de 4x4. (Se eu pudesse contratava um "Personal Aconselhator sobre Ranger Tabajara" ).

    Bom, as minhas princiapis duvidas são:

    Correia dentada e demais polias:
    O Manuel manda com 120000Km mas queria saber se devo me preocupar com isso agora. E não encontrei nenhuma referência para este serviço aqui no Rio de Janeiro (observei no forum que a troca mal feita pode comprometer o motor). Verifiquei no site da MWM os representantes e fiz um orçamento com 3 deles, sendo que o melhor foi uma oficina chamada PKL automecânica (R$ 829,00 com TUDO até liq. de arrefecimento, esticadores e engrenagem), queria saber se alguem tem referência sobre esta oficina.

    Embreagem:
    Embora não esteja patinando achei ela um pouco alta, ou seja o motor só traciona quando ela já está quase em cima. Estranhei mas nada de anormal.

    Direção:
    A direção aparentemente está OK, os pneus são Pirelli 235/75 x 15 Scorpion S/T 30lbs (futuro próximo BF 31"), mas de vez em quando sinto a direção um pouco dura na hora de manobrar o carro (não é sempre) e quando acelero ela fica leve (pode ser um defeito?)

    Fluídos lubrificantes e suspensão:
    Notei que o pessoal do forum mencionam a troca dos fluídos (dif e cx) DH e freio. Eu gosto de colocar molykote (dif e cx) e nao pretendia trocar pois o carro nunca fez trilha. Pretendo apenas levar numa oficina para verificar a suspensão (reaperto) e lubrificar os rolamentos das rodas e demais ítens (alguém conhece alguma oficina de confiança no Rio?).

    Ah substití as lâmpadas do painel por leds brancos (dica do fórum).. Ficou bonito e original mas nada muito diferente (depois vou postar o susto que tomei no dia).

    Acho que o meu maior problema é encontrar uma oficina de confiança no Rio para manter o carro em excelente estado. As concessionárias são caras e não são sinônimo de um serviço bem executado.

    Agradeço a ajuda dos experts e desculpem o texto gigante.

  • #4
    Citação Postado originalmente por sandror9 Ver Post
    Bom dia companheiros, adquiri uma ranger a diesel pouco tempo e ainda estou aprendendo sobre ela, tambem tenho uma s10 97, senti uma diferença gritante na suspensão, é isto mesmo? a ranger é mais "dura" qua a s10? também achei mais barulhenta, na caçamba podem ser colocados alguns calços para que ela não faça tanto barulho? agradeço a todos a ajuda...
    Amigão, acho que tenho NoHow (escrevi certo?) pra te ajudar. Tive uma S10 97 e agora tenho ranger 4x4 2001 tb. Realmente, a ranger é mais firme, não é dura, segundo minha namorada e minha mãe, acham até confortável... Mas ela não é dura, é firme. A S10 tem hora que parece uma barca a deriva, não que eu não goste de S10, tenho boas lembranças da minha. Outra coisa é barulho, se tá com barulheira na caçamba, é bom olhar a fechadura da tampa traseira como disse o Edin. Tb é bom olhar os calços da carroceria. Não é normal ela fazer barulho não. Bata um óleo no feixe de molas que deve melhorar tb.


    Brother bizú de todos os rangeiros deste forúm, o número 1 dos bizússsss:
    TROQUE A CORREIA DENTADA!!!!
    RÁPIDO, ASSIM QUE VC LER ESTE POST.
    Mas faça em um oficina de primeira, pq não pode perder o ponto do carro não, tem que ser serviço bem feito. Se vc pesquisar no fórum, vai ver que aconteceu isso comigo e foi um prejuizo só. O maxion 2.5 é excelente, forte, desenvolve bem na estrada, mas tem q dar manutenção. Troque os filtros e o óleo, sempre, sempre, SEMPREEEEE, com no máximo 5000 km. Não ultapasse muito os 3400 giros, rode de olho no conta giros. Com estas dicas vc vai só curtir a ranger. Ah, e não caia na besteira de ficar poupando o 4x4 não. Entrou na terra, liga o 4x4. Sempre que pegar um barrinho qualquer, liga o 4x4, pra lubrificar o sistema.

    Abraços e boa curtição!
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

  • #5
    Ramade,

    parabens pela compra, a Ranger é uma excelente pickup e com algum conhecimento vc não terá nenhum problema. Se é sua 1° pickup aconselho a manerar o pé ate ganhar experiencia. As pickups passam muita segurança ao motorista, mas não é um sedan; é muito mais pesado, centro de gravidade alto, e se "fugir" da mão é muito mais dificil de recuperar. Aqui no forum vc acha tudo sobre Ranger. Boa sorte com a viatura.

    Citação Postado originalmente por RAMADE Ver Post
    Adquiri o carro na semana passada de um conhecido e está muito muito muito conservada (vou colocar uma foto em breve).
    O historico de um veiculo usado é muito importante, principalmente pickup. Converse com o antigo dono e anote tudo que ele ja fez de manutenção corretiva e preventiva. Encontrar uma Ranger diesel com 7 anos de uso e 90k km é uma raridade, vc encontra muitas mas com quilometragem falsa; pois é raro alguem comprar uma pickup diesel pra andar 1.000km por mes.

    Citação Postado originalmente por RAMADE Ver Post
    Correia dentada e demais polias:
    O Manuel manda com 120000Km mas queria saber se devo me preocupar com isso agora. E não encontrei nenhuma referência para este serviço aqui no Rio de Janeiro (observei no forum que a troca mal feita pode comprometer o motor). Verifiquei no site da MWM os representantes e fiz um orçamento com 3 deles, sendo que o melhor foi uma oficina chamada PKL automecânica (R$ 829,00 com TUDO até liq. de arrefecimento, esticadores e engrenagem), queria saber se alguem tem referência sobre esta oficina.
    A Ford manda trocar com 120k km, a International fala em 96k km pra Ranger e 120k km pra F1000. Eu sugiro que se o historico do carro é claro e sempre bem cuidado, que vc rode um pouco veja se realmente ela te atende e é o que vc quer, e dai faça a troca.
    Com relação a oficina (mesmo sendo autorizada) procure referencia, acompanhe o serviço, certifique-se que estão usando peças originais, peça tudo por escrito e guarde as notas fiscais do serviço e peças. Converse com o dono/gerente, a quanto tempo estão estabelecidos, ande pela oficina veja limpeza e ferramentas, converse com mecanicos (informalmente) a quanto tempo trabalha no local, etc etc.

    Citação Postado originalmente por RAMADE Ver Post
    Embreagem:
    Embora não esteja patinando achei ela um pouco alta, ou seja o motor só traciona quando ela já está quase em cima. Estranhei mas nada de anormal.
    A embreagem (disco/plato) rodam em condiçoes normais mais de 200k km. O problema é o maldito atuador que fica dentro da caixa seca, e pra trocar dá um trabalho do cão. Mais uma vez veja o historico se ja foi trocado (apenas pra ter noção). Aqui não há nada a fazer. Alguns gostam de trocar o fluido, mas como o atuador vai mesmo dar problema eu esperaria.

    Citação Postado originalmente por RAMADE Ver Post
    Direção:
    A direção aparentemente está OK, os pneus são Pirelli 235/75 x 15 Scorpion S/T 30lbs (futuro próximo BF 31"), mas de vez em quando sinto a direção um pouco dura na hora de manobrar o carro (não é sempre) e quando acelero ela fica leve (pode ser um defeito?)
    Eu falo sempre isto, e muitos caem de pau. Alteração de medida de pneu a menos que seja para um uso especifico so tras prejuizo: perda de torque, aumento de consumo, maior esforço e desgaste da suspensão, etc. Aconselhe-se com que usa.
    Com relação a direção, com o tempo ela perde um pouco a eficiencia em baixa rotação do motor. Faça a troca do oleo e limpeza do deposito de oleo, pois tem uma tela no fundo que costuma entupir. Aqui no forum tem o procedimento.

    Citação Postado originalmente por RAMADE Ver Post
    Fluídos lubrificantes e suspensão:
    Notei que o pessoal do forum mencionam a troca dos fluídos (dif e cx) DH e freio. Eu gosto de colocar molykote (dif e cx) e nao pretendia trocar pois o carro nunca fez trilha. Pretendo apenas levar numa oficina para verificar a suspensão (reaperto) e lubrificar os rolamentos das rodas e demais ítens (alguém conhece alguma oficina de confiança no Rio?).
    Dê atenção ao fluido arrefecimento, troqueo pelo menos uma vez ao ano. Não use agua com cloro. Eu uso o fluido da International (R$10) e agua mineral (garrafão).

    A troca do fluido de freio é uma boa (é muito simples de fazer), veja o estado das pastilhas/disco.
    Oleo do diferencial pode ser trocado. Alguns falam em 100k km, Ford USA fala em 100k milhas (160k km), e alguns dif é lifetime. Use o oleo correto.

    A Ranger não tem pontos de lubrificação (rolamento das rodas são blindados). Veja o estado das coifas, dê atenção par coifa do cardan dianteiro. Veja folgas de pivos, buchas e bieletas, re-aperto de suspensão é folclore de mecanico.

    Troque na quilometragem correta oleo e filtros; use os corretos.

    Boa sorte.
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Ramade, é isso aí mesmo! A embreagem é auto ajustável e sempre parece boa, mesmo quando não presta mais. Ela pifa de um minuto pro outro. Trocasse a marcha funcionaou, na próxima vez que fores trocar ela simplesmente não funciona, mas como o sistema é hidráulico, é auto-ajustável e sempre de excelente funcionamento. Não perde o sono com isso que dura muitos milhares de km.

    A DH mostra sinais da idade dessa forma aí, segue os conselhos do Allan que com certeza vai durar além do que duraria.

    Sandro e Ramade, bem vindos ao fórum e vocês estão no lugar certo, apenas postem aqui qualquer dúvida antes de cair nas mãos dos mexânicos que estão esperando para meter a mão no bolso de vocês!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    Usuário Avatar de RAMADE
    Entrada
    12/09/2008
    Local
    Rio de Janeiro - RJ/RJ
    Idade
    51
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Obrigadaço Allan e Edintruder.

    As dicas foram fundamentais para mim.

    Eu ja tive uma Ranger 99 CE a gasolina mas infelizmente como o Allan falou eu não manerei o pé e conseguí empenar a suspensão da bichinha. Na verdade eu tava com a calibração muito alta pq tive que carregar umas coisas e daí caí numa pequena costeleta numa curva (não estava correndo) e a Ranger rodou na pista e caiu numa vala de escoamento de agua. Com a queda a ssuspensao ficou toda avariada... fiquei tão p. que vendi o carro que eu gostava tanto.

    Sobre a Ranger atual, realmente foi um achado e comprei no susto. Por incrível que pareça, mesmo sendo o 4o dono ela etá com 89000km. Tudo nela ainda é original, o dono anterior (meu amigo) trocou o oleo da DH recentemente e por estar parada trocou o esticador da Poli-V que travou no dia que eu fui pegar. Sempre o oleo do motor e filtros com intervalos de 5000km. De resto ele não mexeu mais em nada.

    Desmontei o painel todo para tirar um cabelo, limpar a sujeira e colocar uns leds e tava tudo lacrado. No motor não se vê sinais de desmonte e parafusos com a cabeça escariada. Por baixo (levantei hoje) tudo OK e lambrecado de anti ruste do antigo dono (que não acho mais em lugar algum), só o pivot inferior dos dois lados com uma pequena folga (já tinha 2 da ranger antiga em casa ), mas parece que a troca tem que arrancar a balança do carro e levar pro torno.

    Falei do rolamento pq o manual da Ranger menciona algo sobre a graxa de sabão de litio para lubrificação de um tal rolamento dianteiro.

    A dica do Allan sobre o pneu é válida e concordo plenamente... mas a existe o lado da emoção incontrolável de ver a vtr mais alta e com pneus BF. mas realmente so vou usar ocasionalmente quando for para Cabo Frio.

    Ja que você mencionou, como faço para trocar o liq. de arrefecimento em casa e sem fazer besteira? Quais mangueiras devo retirar e como faço para não ficar ar no sistema?

    Abraços,

    Ramade

  • #8
    Ramade,

    se o esticador da polly-V travou, aconselho vc trocar a correia dentada, o pessoal se preocupa com a correia mas o problema é quase sempre o esticador, e se um travou......

    A troca do pivo inferior é simples, não precisa tirar a balança. Tem ferramenta pra tira-lo no local, quando não tem a ferramenta o proprio peso do carro ajuda.

    Pra trocar o liquido de arrefecimento, o metodo mais simples é retirar a mangueira inferior do radiador. Neste caso a agua que esta no motor permanece lá (motor frio), dai vc solta a mangueirinha superior do radiador pro ar sair e enche o tangue de expansão (+-3lts dagua mais o aditivo). Se o liquido estiver muito sujo tem que abrir o parafuso de dreno do motor. Eu prefiro trocar do radiador e se necessario trocar novamente num prazo menor, pois acaba limpando o motor. Mantenha o liquido sempre limpo e aditivado, a saude do motor tai, pois se o aditivo não estiver correto a corrosão fura os selos.

    Boa sorte

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Eu faço o mesmo procedimento que o Allan para trocar a água do Radiador.

    No caso do tensor da poli-V, ele fica exposto á água, e por isso ele apresenta chiado e posterior desgaste. Já troquei esse rolamento 2 vezes, e só coloco rolamento blindado a prova d'água que não te dá dor de cabeça.´É bem rápido e fácil de trocar esse rolamento e custa R$16,00.

    O rolamento do tensor da correia do AC ocorre o mesmo, e o esticador é o mesmo da correia dentada do Chevette.

    No caso do tensor da correia dentada, ele fica protegido da água e basta trocar junto com a correia dentada que não tem susto.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Usuário Avatar de RAMADE
    Entrada
    12/09/2008
    Local
    Rio de Janeiro - RJ/RJ
    Idade
    51
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Allan Nielsen Ver Post
    Ramade,

    se o esticador da polly-V travou, aconselho vc trocar a correia dentada, o pessoal se preocupa com a correia mas o problema é quase sempre o esticador, e se um travou......

    A troca do pivo inferior é simples, não precisa tirar a balança. Tem ferramenta pra tira-lo no local, quando não tem a ferramenta o proprio peso do carro ajuda.

    Pra trocar o liquido de arrefecimento, o metodo mais simples é retirar a mangueira inferior do radiador. Neste caso a agua que esta no motor permanece lá (motor frio), dai vc solta a mangueirinha superior do radiador pro ar sair e enche o tangue de expansão (+-3lts dagua mais o aditivo). Se o liquido estiver muito sujo tem que abrir o parafuso de dreno do motor. Eu prefiro trocar do radiador e se necessario trocar novamente num prazo menor, pois acaba limpando o motor. Mantenha o liquido sempre limpo e aditivado, a saude do motor tai, pois se o aditivo não estiver correto a corrosão fura os selos.

    Boa sorte
    Ok Allan, na verdade vou trocar a dentada sim, estou pesquisando o melhor lugar para não levar "fumo".

    Ok quanto ao Pivo, vou levar em outra oficina que mexa com suspensão tb achei que dava pq a posição dele ajuda, mas acho que tem que aquecer para dilatar e poder retirar ja que o peso todo da frente recai sobre ele.(opinião do leigo).

    Entao para trocar a agua do radiador:
    1- Retiro a mangueira inferior do radiador
    2- Retiro a mangueira superior do radiador
    3- Monto as mangueiras de novo e coloco o líquido novo no reservatório de expansão.

    Preciso retirar mesmo o reservatorio de expansao para limpar e vou aproveitar a deixa, na verdade os 3l que voce menciona é a quantidade de liquido do radiador + reservatório?

    Existe um parafuso de plástico na cabeça do conjunto. É esse o suspiro do sistema? preciso retirá-lo?

    Obrigado mais uma vez.

  • #11
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Allan Nielsen Ver Post
    Ramade,

    parabens pela compra, a Ranger é uma excelente pickup e com algum conhecimento vc não terá nenhum problema. Se é sua 1° pickup aconselho a manerar o pé ate ganhar experiencia. As pickups passam muita segurança ao motorista, mas não é um sedan; é muito mais pesado, centro de gravidade alto, e se "fugir" da mão é muito mais dificil de recuperar. Aqui no forum vc acha tudo sobre Ranger. Boa sorte com a viatura.



    O historico de um veiculo usado é muito importante, principalmente pickup. Converse com o antigo dono e anote tudo que ele ja fez de manutenção corretiva e preventiva. Encontrar uma Ranger diesel com 7 anos de uso e 90k km é uma raridade, vc encontra muitas mas com quilometragem falsa; pois é raro alguem comprar uma pickup diesel pra andar 1.000km por mes.



    A Ford manda trocar com 120k km, a International fala em 96k km pra Ranger e 120k km pra F1000. Eu sugiro que se o historico do carro é claro e sempre bem cuidado, que vc rode um pouco veja se realmente ela te atende e é o que vc quer, e dai faça a troca.
    Com relação a oficina (mesmo sendo autorizada) procure referencia, acompanhe o serviço, certifique-se que estão usando peças originais, peça tudo por escrito e guarde as notas fiscais do serviço e peças. Converse com o dono/gerente, a quanto tempo estão estabelecidos, ande pela oficina veja limpeza e ferramentas, converse com mecanicos (informalmente) a quanto tempo trabalha no local, etc etc.



    A embreagem (disco/plato) rodam em condiçoes normais mais de 200k km. O problema é o maldito atuador que fica dentro da caixa seca, e pra trocar dá um trabalho do cão. Mais uma vez veja o historico se ja foi trocado (apenas pra ter noção). Aqui não há nada a fazer. Alguns gostam de trocar o fluido, mas como o atuador vai mesmo dar problema eu esperaria.



    Eu falo sempre isto, e muitos caem de pau. Alteração de medida de pneu a menos que seja para um uso especifico so tras prejuizo: perda de torque, aumento de consumo, maior esforço e desgaste da suspensão, etc. Aconselhe-se com que usa.
    Com relação a direção, com o tempo ela perde um pouco a eficiencia em baixa rotação do motor. Faça a troca do oleo e limpeza do deposito de oleo, pois tem uma tela no fundo que costuma entupir. Aqui no forum tem o procedimento.



    Dê atenção ao fluido arrefecimento, troqueo pelo menos uma vez ao ano. Não use agua com cloro. Eu uso o fluido da International (R$10) e agua mineral (garrafão).

    A troca do fluido de freio é uma boa (é muito simples de fazer), veja o estado das pastilhas/disco.
    Oleo do diferencial pode ser trocado. Alguns falam em 100k km, Ford USA fala em 100k milhas (160k km), e alguns dif é lifetime. Use o oleo correto.

    A Ranger não tem pontos de lubrificação (rolamento das rodas são blindados). Veja o estado das coifas, dê atenção par coifa do cardan dianteiro. Veja folgas de pivos, buchas e bieletas, re-aperto de suspensão é folclore de mecanico.

    Troque na quilometragem correta oleo e filtros; use os corretos.

    Boa sorte.
    Allan

    É uma boa coisa trocar oleo de diferencial e cambio, mesmo que o manual diga ser "life time".

    Todos os carros meus eu troco o oleo do cambio e do diferencial a cada 50 mil km e em todos eles algo aconteceu em comum: As marchas ficaram melhores de engatar, o oleo "velho" estava com cara de "oleo velho" e no caso especifico da Ranger, achei que ela está fazendo menos ruido de engrenagem.

    Abs!!!

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por RAMADE Ver Post
    Ok quanto ao Pivo, vou levar em outra oficina que mexa com suspensão tb achei que dava pq a posição dele ajuda, mas acho que tem que aquecer para dilatar e poder retirar ja que o peso todo da frente recai sobre ele.(opinião do leigo).
    Ramade, para trocar os pivôs inferiores é muito simples, basta soltar a homocinética e o parafuso do pivô inferior e afstar da balança. O pivô é apenas encaixado, então tira o anel de trava e com uma marreta e um ferro vai batendo que sai para baixo. eu levei cerca de 30min para trocar cada um. para colocar os novos, eles vêm com uma capa de plástico para auxiliar na montagem, então basta calçar sobre um taco de madeira firme e plano e ir baixando o macaco devagar que o pivô encaixa. depois coloca o anel trava e monta tudo de novo.
    o mais demorado disso tudo ainda é levantar o macaco e tirar a roda...
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade