x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33
  • #1

    Ranger 2.5 TD com problemas para dar a partida




    Boa tarde!

    Tenho uma Ranger (motor Maxion 2.5) que vem apresentado problemas para dar a partida pela manhã. É necessário girar muito o motor até ela pegar e ao pegar solta uma fumaça cinza clara por alguns segundos (acompanhada por um cheiro parecido com querozene). Depois da primeira partida do dia ela pega na primeira como quando 0km.

    Consultei alguns mecânicos sobre o problema, mas nenhum soube dizer o que é. Disseram que o motor estaria perdendo pressão e que deveria retificar os cilindros e trocar os aneis (duvido, pois o motor está com 120.000 km e neste caso acredito que o filtro de óleo deveria apresentar óleo). Disseram ainda que para solucionar o problema deveria instalar velas aquecedoras (como utilizado na Sprinter), falaram que poderia ser a bomba, etc.

    Troquei filtro de óleo, filtro combustível, abasteci num posto diferente do que sempre abasteço, testei bicos e a bomba, tudo normal.
    Lembro que sempre foram realizadas trocas de óleo a cada 4.000km (no máximo).

    Alguem sabe o que pode estar acontecendo?

    Abraços,
    Bruno

  • #2
    Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Idade
    64
    Posts
    1,309
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Bruno Francisco Ver Post
    Boa tarde!

    Tenho uma Ranger (motor Maxion 2.5) que vem apresentado problemas para dar a partida pela manhã. É necessário girar muito o motor até ela pegar e ao pegar solta uma fumaça cinza clara por alguns segundos (acompanhada por um cheiro parecido com querozene). Depois da primeira partida do dia ela pega na primeira como quando 0km.

    Consultei alguns mecânicos sobre o problema, mas nenhum soube dizer o que é. Disseram que o motor estaria perdendo pressão e que deveria retificar os cilindros e trocar os aneis (duvido, pois o motor está com 120.000 km e neste caso acredito que o filtro de óleo deveria apresentar óleo). Disseram ainda que para solucionar o problema deveria instalar velas aquecedoras (como utilizado na Sprinter), falaram que poderia ser a bomba, etc.

    Troquei filtro de óleo, filtro combustível, abasteci num posto diferente do que sempre abasteço, testei bicos e a bomba, tudo normal.
    Lembro que sempre foram realizadas trocas de óleo a cada 4.000km (no máximo).

    Alguem sabe o que pode estar acontecendo?

    Abraços,
    Bruno
    Bruno! Acho que a primeira providência a tomar é ficar longe desse merdânicos.
    Aqui no Forum tem amigos que conhecem MUUUIITO mais do que eu e, com certeza, te ajudaram com dicas muito boas.
    Abs.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #3
    Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Idade
    64
    Posts
    1,309
    Agradecimentos: 0
    Bruno, retificando "te ajudarão..."
    Abs.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #4
    Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    42
    Posts
    349
    Agradecimentos: 0
    Existem muitas possibilidades antes de acusar o motor de perda de pressão e consequente retifica.
    Eu ja tive problemas com a primeira partida e a solução foi troca da bateria. Ela parecia boa porque o motor girava, so não girava no ritmo necessário, troquei a bateria por uma de 80A e ficou zero bala.

    Agora para voce conferir o diagnostico do seu mecanico é fácil. Se o motor estiver perdendo pressão provavelmente voce verá o motor "soprar".

    Faz o seguinte teste:
    1 - Com o motor quente (em temperatura de trabalho, pelo menos uns 5 minutos ligado) abra a tampa do cabeçote (onde vai oleo) e observe se sai fumaça do cilindro pela tampa do cabeçote. Acelere bem o motor e alivie a aceleração, o motor deve puxar o ar quando acelerado, se sair uma quantidade "consideravel" de fumaça branca pela tampa do cabeçote quando acelera é um mau sinal.

    2 - Denovo com o motor quente retira a vareta de óleo e faça os testes de aceleração. Observe se faz fumaça pela vareta de óleo. Se fizer mau sinal denovo.

    A dificuldade do diagnostico pela tampa do cabeçote é que esse motor 2.5 sopra um pouco naturalmente, então descobrir o que é mais do que o normal é um pouco subjetivo e requer alguma experiencia, o teste da vareta de óleo é mais simples porque não deve sair fumaça por la.
    Em geral a perda de compressão por desgaste dos aneis vem acompanhada de significativa perda de desempenho (principalmente em baixas rotações) e piora no consumo.
    Se vc não acha sua ranger frouxa, provavelmente ela não está perdendo compressão.

    Obs: Quando abrir a tampa do cabeçote com o motor ligado vai respingar óleo do cabeçote em cima do motor, cuidado para não se queimar e não estranhe porque é normal
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Quando o motor está soprando sai óleo pela vareta de nível.
    Se está asindo muita fumaça, e se for densa, pode ser restrição no filtro de ar ou bicos mijando.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Boa noite pessoal!
    Obrigado pelas respostas.

    Lucasam; farei os testes amanhã, mas acredito que o problema não seja com os aneis pois o rendimento está excelente. (O rendimento melhorou após a revisão na bomba, acho que o bombista abriu um pouco ela).
    O problema também não deve ser com a bateria, pois coloquei uma bateria de 70A na última semana.

    Edintruder; o que você disse está coerente, realmente quando está andando ela está emitindo uma quantidade consideravel de fumaça negra. Como posso descobrir se o problema é um desses citados?

    Obs.: Cometi um erro no texto: onde está escrito "duvido, pois o motor está com 120.000 km e neste caso acredito que o filtro de óleo deveria apresentar óleo" não é o filtro de óleo e sim o filtro de ar.

    Abraços,
    Bruno

  • #7
    Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    42
    Posts
    349
    Agradecimentos: 0
    O problema também não deve ser com a bateria, pois coloquei uma bateria de 70A na última semana.
    Qual seria a marca desta bateria?
    As baterias de marca generica costuma ter problemas com a tal da corrente de partida (acho que é esse o nome).
    Na minha ranger eu coloquei marca generica (Woltrax) mas coloquei de 85A para não ter esse tipo de problema.
    Não to dizendo que é, mas se tiver bom relacionamento com o cara que te vendeu a bateria discute o problema com ele, veja se ele não te empresta outra pra fazer o teste.
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Agora estou com mais tempo para pensar e escrever.
    Vamos montar uma listinha de ítens para conferir:
    1 - Filtro de ar limpo e desobstruído;
    2 - Bateria boa e de boa capacidade de partida a frio (MCA);
    3 - Diesel de boa procedência e filtro de diesel em bom estado;
    4 - O motor não deverá estar soprando grande volume de gases pelo cárter;
    5 - O reservatório de água não deve borbulhar enquanto o motor estiver trabalhando.

    Parte funcional:
    1 - Bicos ruins, com leque desajustado e pressão de trabalho reduzida germa fumaça branca ao ligar e trabalhar sem pressão;
    2 - Bicos ruins da mesma maneira anterior gera muita fuimaça preta ou cinza quando está andando e o motor demora para ligar;
    3 - Bomba injetora com desgaste ou pressão de injeção reduzida demora para ligar, falta força e desempenho e gera fumaça ao ligar.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Bom dia pessoal!
    Bruno, além dos ítens de verificações acima mencionados pelos amigos, verifica também os contatos do motor de arranque, às vezes folgam.
    Abraços a todos!

  • #10
    Boa noite pessoal!

    Fiz o teste para verificar se o motor não estava soprando, andei com ela até o motor esquentar, dei umas aceleradas e tirei a vareta do óleo. Não saiu nenhuma fumaça.

    - Verifiquei o filtro de ar, ele está limpo e sem obstrução (inclusive é novo, tem uns 4 meses de uso)
    - Troquei a bateria por uma de melhor qualidade, também de 70A. Melhorou um pouco, mas ainda assim tem que dar duas boas pegadas até ela ligar.
    - Diesel é de boa procedencia (posto BR certificado pelo programa "de olho no combustível"), mas por via das dúvidas experimetei mudar de posto e o problema persistiu.
    - Filtro de diesel trocado há pouco tempo.
    - O reservatório de água não borbulha enquanto o motor trabalha.

    Tenho a impressão que o problema se agrava quando o tanque está abaixo de 1/3 da capacidade.
    Parece que o motor afoga. Ou que está faltando diesel (apesar de sair a tal fumaça clara quando o motor de arranque está girando). E é só na primeira ignição do dia - e quanto mais frio pior.

    Verificarei amanha os contatos do motor de arranque.

    Não entendo de mecânica diesel, mas será que o diesel que está na tubulação até o motor não está voltando para o tanque pelo cano de retorno da bomba?

    Obrigado pelas sujetões!
    Abraços!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    42
    Posts
    349
    Agradecimentos: 0
    A Boa noticia é que o motor parece em dia (o que poderia ser mais caro)

    Sem querer parecer cabeça dura, insisto na tese da bateria
    E é só na primeira ignição do dia - e quanto mais frio pior.
    A minha dava exatamente o mesmo problema. O mais foda era que o motor girava bem e não pegava (eu não desconfiava da bateria).
    So fui verificar a bateria quando ela não pegou em um final de tarde depois de um dia todo parado.
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #12
    Usuário Avatar de catingueiro
    Entrada
    07/11/2005
    Local
    ARACAJU/SE
    Idade
    54
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0

    Smile

    " Tenho a impressão que o problema se agrava quando o tanque está abaixo de 1/3 da capacidade."

    Bom dia amigo,


    Esse problema relatado por vc é exatamente o mesmo que ocorre com a minha ranger 2001 2.5 Euro II, quando fica abaixo de 1/4 de combustível e pior ainda se, no caso de minha garagem, deixa-la com a parte da carroceria direcionada para o lado mais baixo da rampa, ou seja, trabalho para dar a primeira partida. Ao deixa-la acima de 1/4 e na inclinação contraria, pronto......desaparecem os problemas....fazer o que né ? São as manhas decorrentes da idade. Faça isso para testar e curta seu carrão....


    1 forte abraço e boa sorte !!!
    ------------------CAATINGUEIRO--------------------
    WILLYS CLUBE DE SERGIPE - SERJEEP OFF ROAD

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    2. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade