Olá péssoal ! Tópicos atrás, mencionei que tinha feito o sangramento do sistema de freio pelas pinças, e tinha dado certo. Não é verdade..., só tive sorte de ter entrado pouco ar, porque a medida que o fluído ia saindo pelas pinças, ia sendo completado no reservatório. Resolvi trocar todo o fluído, que era DOT 3, por DOT 4 pelas pinças, e aí não consegui mais sangrar, sem que o pedal do freio ficasse lá em baixo, por entrada de ar.
Resolví, então, colocar DW40 nos quatro bicos de sangramento (parafusos ôcos), e no dia seguinte tentar desaparafusar. Três sairam, com torque já no limite, o quarto, da roda da frente, para não ir para o sacrifício, coloquei mais DW40 e mais um dia de espera, aí tirei a roda para melhor posicionar a chave, e desatarraxou chiando, mais saiu. Daí, sangrar foi fácil, e o pedal ficou alto, e o freio no início ficou tão bom que as rodas quase travavam, com um simples toque. Só depois de algumas quilometragens na estrada, e uso do freio, é que voltou ao normal, se alto-ajustando. Crítica: Os donos de oficinas mecânicas, pegaram a mania de dizer que têm um aparelho, à vácuo, que suga todo o fluído do sistema, e sem ele não dá..., etc. Em quase 100% das vezes é conversa fiada. É bombando no pedal mesmo é que se faz a sangria. Conclusão: Pelo fato dos bicos de sangria estarem em nível acima dos parafusos das pinças, é que vai se evitar a entrada e a permanência de ar no sistema.
Bom, era isso. Deve facilitar a vida de alguém.
Abraços à todos.
Anthoniusnikos
4X4 Brasil
Razão: Ranger 4x4 diesel 99/00 CD "A Tratoreta"
Depois que descobri que num centro automotivo do lado da minha casa tem um maquininha que troca o óleo do freio rápido e sem sujeira, nunca mais mexi com isso...
Essa oficina deve fazer parte dos 0,01% que me referi, ou quem sabe seja mais comum nos grandes centros urbanos. Quanto custa uma dessas maquininhas, caro amigo Casitta ?
Abs
Resolví, então, colocar DW40 nos quatro bicos de sangramento (parafusos ôcos), e no dia seguinte tentar desaparafusar. Três sairam, com torque já no limite, o quarto, da roda da frente, para não ir para o sacrifício, coloquei mais DW40 e mais um dia de espera, aí tirei a roda para melhor posicionar a chave, e desatarraxou chiando, mais saiu.
Anthonius,
Um dos problemas da Ranger Argentina é que ela é meio Frankstein, pois tem parafusos em milimetros e polegadas. Colocamos a chave e achamos que é 10mm mas na realidade é 3/8in, e esta diferença minima as vezes é o suficiente pra estourar o parafuso; dai haja WD.