x
Convex Datacenter
Página 1 de 10 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 109
  • #1
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3

    Esquema elétrico do motor de tração da Ranger




    Pessoal tudo bem??

    venho aqui invadir um pouquinho o espaço das rangers e ford explorers pedir uma ajuda...

    Seguinte, estou adaptando no meu cj todo o conjutno de cambio e 4x4 da ranger com acionamento eletrico (sei que eh meio ruim mas primeiro vou testar ele ligado assim depois penso em colcoar o sistema de cabos de aço se der muita meleca).

    Logo estou com a t-case da borgwarner e de acionamento eletrico com aquele soquete de milhares de fios, precisava saber as voltagens e sinais de todos eles para criar um chaveador para ele já que é uma adaptação...

    Outra coisa é aquela duvida que não quer calar... (já pesquisei em varios topicos mas ainda não conclui) esse acionamento elétrico é muito ruim mesmo? tem algo que seja possivel diminuir as falhas? ou me aconselham colocar manual com cabos?? tem algum kit?


    obrigado e desculpem o transtorno

  • #2
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    O sistema eletrico não é ruim desde que você saiba usar, Você faz missão submarino no seu jeep? (se fizer nem coloca)

    O Walter Casitta, tem Ranger 7anos e falhou pq levaram o motor eletrico, Edintruder com 5 anos falhou, A minha falhou a primeira vez agora em 2008(Ranger 1998, não entra a reduzida...

    Basta vc usar ele regularmente para não oxidar os contatos internos, não mergulhar ele na agua... Acho que é so isso...
    Ranger CS 4x4 2001

  • #3
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    fala roger, obrigado pela ajuda

    deixa entender ele 'e mau vedado?? (hummmm estou pensando em fazer uma vedação melhor)

    acho dificil chegar ao nivel do motor pois o jeep está bem levantado mas derepente passar por uns riachos pode causar problemas... no mais qual a regra pra usar ele???

    alguém sabe as ligações de cada fio?? preciso montar a chave seletora

    abraços

  • #4
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    O esquema eletrico vou ficar te devendo, Apenas a reduzida tem regra, embreagem e freio acionados depois vira a chave...Esse problema da reduzida, nem te preocupa pois acontece só nas nossas viaturas mais velhas com longos anos de uso, e garanto que se for feita a fiação toda nova , uma instalação bem no capricho, apesar de ser pra trilha vai durar bastante até te dar problema...

    Pegar água e tal tudo bem, mas submergir ele na água acho que ele não guenta... E também era bom fazer uma proteção de alumino pra ele, pra evitar de pegar pedra/galhos e etc. O chicote deixar bem escondido pra evitar de "enroscar" em outra coisa...

    Boa sorte
    Ranger CS 4x4 2001

  • #5
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    entendindo é, apesar de estar fazendo do zero minha t-case veio de uma explorer 93, logo tem seus anos de uso vou revisar tudo antes de colocar...

    existe alguém usando o sistema de cabos?? algum acionamento mecânico?

    Bom... sobre fazer a peça vedada... (porque creio que em algum momento ela possa ficar embaixo de água pois não fica tão fora do normal passar por lameiros e agua meio que cobrindo a roda...


    vou tentar vedar ele completamente já que está fora vou ver o que crio aqui, derepente vira uma peça que ajude a todo mundo nisso

    (ps - a do troller não é igual??? o pessoal num mete na agua sem do etc?)

  • #6
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    entendindo é, apesar de estar fazendo do zero minha t-case veio de uma explorer 93, logo tem seus anos de uso vou revisar tudo antes de colocar...

    existe alguém usando o sistema de cabos?? algum acionamento mecânico?

    Bom... sobre fazer a peça vedada... (porque creio que em algum momento ela possa ficar embaixo de água pois não fica tão fora do normal passar por lameiros e agua meio que cobrindo a roda...


    vou tentar vedar ele completamente já que está fora vou ver o que crio aqui, derepente vira uma peça que ajude a todo mundo nisso

    (ps - a do troller não é igual??? o pessoal num mete na agua sem do etc?)
    O Edintruder tem o acionamento a cabo, manda MP pra ele, o do Troller acho que é igual sim, mas muita gente bota a cabo, talvez pq o eletrico falha...
    Ranger CS 4x4 2001

  • #7
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    valeu pela dica Roger... puxa terei de alterar eu não tenho o modulo de tração logo fazer ligação direta do motor não vai ser muito legal...

    pensnado em um acionamento diferente....

  • #8
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Faz por cabos então é bem confiavel, use cabos bem grossos para que não te deixe na mão

    Com a caixa de transferencia fora do veiculo acho que é melhor de se bolar um projetinho com roldanas e tal
    Ranger CS 4x4 2001

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Respondi para o Roger em MP, porém com o uso na água e no barro acabou ficando pesado demais e acabou arrebentando um cabo no final de semana. Hoje coloquei um cabo 1/16" bem mais resistente, mas o sistema ficou muito pesado a ponto de não conseguir colocar a reduzida...
    Estou na dúvida se deixo assim ou retorno para o elétrico, que no momento estou pensando em tentar consertar o motor novamente, e se não conseguir, vou colocar um botão do estilo de vidro elétrico como alguém fez aqui e apertar o botão até acender a luz correspondente no painel.

    O melhor ainda seria tirar a CT, abrir ela e trocar o sistema de haste rotativa por haste deslizante como na L200RS.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Respondi para o Roger em MP, porém com o uso na água e no barro acabou ficando pesado demais e acabou arrebentando um cabo no final de semana. Hoje coloquei um cabo 1/16" bem mais resistente, mas o sistema ficou muito pesado a ponto de não conseguir colocar a reduzida...
    Estou na dúvida se deixo assim ou retorno para o elétrico, que no momento estou pensando em tentar consertar o motor novamente, e se não conseguir, vou colocar um botão do estilo de vidro elétrico como alguém fez aqui e apertar o botão até acender a luz correspondente no painel.

    O melhor ainda seria tirar a CT, abrir ela e trocar o sistema de haste rotativa por haste deslizante como na L200RS.
    Edi,

    Sem duvida vc é um dos que fazem e sabe fazer. Convenhamos, em termos de pickups os norte americanos são imbativeis, principalmente nos quesitos conforto e desempenho; até o sucesso dos asiaticos deve-se ao mercado norte americano.

    Acho que esta mudança pra cabos ou varão é um retrocesso (tirando é claro o desafio de fazer). O problema não esta na parte eletrica mas sim na blindagem do sistema, ou melhor na agua que jogamos lá. Eu nunca permiti que dessem jato de pressão no cofre do motor e CC+CT, nem na velha Band; prefiro que o barro fique lá. Volte o sistema eletrico e seja feliz.

    Abs

  • #11
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    valeu pela dica Roger... puxa terei de alterar eu não tenho o modulo de tração logo fazer ligação direta do motor não vai ser muito legal...

    pensnado em um acionamento diferente....
    Olá, Rubens.

    Dá para montar o acionamento por relé, pois só é necessário inverter a polaridade dos fios amarelo e laranja para inverter o sentido de rotação do eixo. O problema estaria em identificar quais contatos do sensor de posição que marcam cada posicionamento do eixo e fazer um "permissível" no relé (fim de curso). Acho que com a TCase aberta dá para verificar. Me arrependo de não ter feito um "laboratório de testes" quando desmontei minha TCase, pois hoje tenho diversas dúvidas com relação ao funcionamento interno que só com experimentação para esclarecer...

    Sua TCase é uma BW1354? Quantos fios no conector? Tem um fio marrom para acionar o acoplamento magnético interno? Há algum tempo, troquei o motor da TCase da Ranger de um amigo (o eletricista lixou a placa e quebrou um dos contatos) e as ligações elétricas eram iguais à da minha Explorer. Quer dizer, na Explorer o conector é quadrado, a TCase é uma BW4405, as opções são AUTO/4H/4L, mas as ligações elétricas eram iguais. Depois descobri (aqui) que tem Ranger sem acoplamento magnético da reduzida...

    Edintruder, como você resolveu o problema de posicionamento do eixo com o acionamento por cabo? São só as 2 posições no fim do curso do motor? Sua TCase tem acoplamento magnético?

    As fotos são de uma Ranger modificada para seleção manual. Parece que o acionamento (deslizante) é de F250.
    Imagens Anexas -bw4406_shift_linkage.jpg -bw4406_tc_inner_boot_sm.jpg -bw4406_tc_low_range_sm.jpg 

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Allan, o sistema de disco estava intacto, o motor elétrico estava realmente muito limpo, pois abri e fechei apensa, apenas troquei a graxa, mas o diabo não quis funcionar, então acredito que o problema possa estar no chicote de ligação do motor e não no motor, porém tenho pavor de procurar defeito em sistema elétrico, e para mim é mais prazerozo fazer um sistema todo novo do que procurar um simples fio entupido!!! EHeheh!
    Mas com certeza o sistema elétrico é muito bom e terei que fazê-lo funcionar novamente...
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade