x
Convex Datacenter
Página 5 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 109
  • #49
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Continuando...

    Marcio, dentro do motorzinho se o fio estiver solto, não pode ser soldado com estanho?

    Não vou tirar o fio do chicote, tenho medo de me empolgar e arregaçar essa bagaça...

    Prefiro comprar o plug macho e fêmea pq quando precisar retirar novamente, fica muito mais facil!!!

    OBS> eu so não sei o que fazer se não puder usar estanho... Nã tenho instrumento de solta...
    4X4 Brasil
    Ranger CS 4x4 2001

  • #50
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    mass e ai nesse sistema eu conseguiria fazer um 4x2 low tb?
    Rubens, eu tenho ainda algumas dúvidas quanto ao funcionamento deste modelo, principalmente com relação ao acoplamento magnético (fio marrom).

    Numa BW 4405, que é das Explorer com AUTO/4x4H/4x4L (AutoTrack / TOD), funciona assim:
    • Os fios amarelo e laranja que vão no motor são de alimentação. É só 12V para girar o eixo e deslocar o garfo interno que coloca em HIGH / LOW. Invertendo a polaridade, gira para o outro lado.
    • Os 5 fios que vão na tampa do sensor (encoder) são para codificar e identificar a posição do eixo e informar ao GEM.
    • O fio marrom que vai direto no corpo da TCase serve para a embreagem magnética, que acopla o eixo dianteiro (4x4).

    Na 4405, o acionamento do 4x4 (i.e., acoplar o eixo dianteiro) é feito por um comando independente da seleção de HIGH/LOW. Então, é possível separar e controlar. Por exemplo, basta colocar uma chave On/Off controlando o fio marrom que passa a ter opção de 4x2 reduzida. É chamado de brown wire mod (BWM).

    No caso da 1354, o esquema é igual - exceto pelo fio marrom, que tem uma função parecida, mas que ainda não entendi direito . Vou descobrir.

    Citação Postado originalmente por Rogerrm Ver Post
    Marcio, dentro do motorzinho se o fio estiver solto, não pode ser soldado com estanho?
    Pode sim, é tranqüilo. Mas também é fácil testar se o motor está funcionando, basta alimentar com 12V os fios laranja e amarelo que vão no motor. Se não estiver funcionando e precisar abrir, estes fios vão no porta-escovas de carvão.

    Citação Postado originalmente por Rogerrm Ver Post
    Não vou tirar o fio do chicote, tenho medo de me empolgar e arregaçar essa bagaça...

    Prefiro comprar o plug macho e fêmea pq quando precisar retirar novamente, fica muito mais facil!!!
    Acho uma ótima idéia colocar o plug macho-fêmea, vou fazer isso quando mexer de novo...

    As fotos podem ajudar...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -tcase-motor-3.jpg   -tcase-motor-escovas.jpg   -tcase-motor-escovas-1.jpg   -tcase-motor-teste-1.jpg   -tcase-motor-escovas-3.jpg  

  • #51
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Pode sim, é tranqüilo. Mas também é fácil testar se o motor está funcionando, basta alimentar com 12V os fios laranja e amarelo que vão no motor. Se não estiver funcionando e precisar abrir, estes fios vão no porta-escovas de carvão.

    Acho uma ótima idéia colocar o plug macho-fêmea, vou fazer isso quando mexer de novo...

    As fotos podem ajudar...
    Marcio, o "Motor" funciona certinho, so ele nao engrenando a reduzida, ele vai e volta de 4x2 pra 4x4H sem problema nenhum...(o sensor da embreagem está funcionando, pq se nao o carro nao liga e o do freio nao sei como testar) eu creio que seja um dos 5 fios que escapou la dentro.

    Marcio, tem probabilidade de ser o GEM?
    Ranger CS 4x4 2001

  • #52
    Citação Postado originalmente por Rogerrm Ver Post
    Marcio, o "Motor" funciona certinho, so ele nao engrenando a reduzida, ele vai e volta de 4x2 pra 4x4H sem problema nenhum...(o sensor da embreagem está funcionando, pq se nao o carro nao liga e o do freio nao sei como testar) eu creio que seja um dos 5 fios que escapou la dentro.

    Marcio, tem probabilidade de ser o GEM?
    Roger, as posições são 2H, 4H e 4L? O motor gira normalmente para todas elas? O que acontece quando seleciona 4L? Tem tensão no fio marrom? Dê uma olhada no fusível (20A) que fica na caixa de fusíveis do compartimento do motor.

    Melhor deixar o GEM por último. Não acho que seja o problema.

    Boa sorte.
    __________________________________________________ __________________________________________________ ________________
    Correção: No post#41, onde está antimônio , leia-se magnésio.

    Citação Postado originalmente por Rogerrm Ver Post
    Cuidados:
    Não force o fio marrom;
    Não desmonte a "embreagem" (peça 550 na vista explodida / foto 4405 116), retire completa e cuide para que fique montada;
    Não force a caixa para separar as duas metades. Antimônio é f*. Não tente "enfiar" chave de fenda ou afins na junção das metades, a caixa tem algumas aletas na lateral que servem exatamente p'rá isso;
    Use um torquímetro para fechar. Eu mesmo espanei algumas roscas e aí, só com insert (antimônio é leve, resistente e bom de fundição, mas é f*). ?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -fuse-box.jpg  

  • #53
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Sim, 4x2 4H e 4L Marcio, o problema e a reduzida... por falta de uso ela parou de funcionar, logo so vai em 4x2 e 4x4 h o low nao entra..ou melhor o motor que nao engata a reduzida...

    Vou olhar o fusivel, mas será que se ele estivesse queimado estaria funcionando 4x4 H?
    Ranger CS 4x4 2001

  • #54
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Acho uma ótima idéia colocar o plug macho-fêmea, vou fazer isso quando mexer de novo...

    As fotos podem ajudar...
    Entendi.... preciso abrir e tirar fotos da minha, uma coisa que notei é que meu motor de acionamento é um pouco diferente ele é todo de "magnesio" (ou aluminio) e percebo que entre as peças tem como se fosse uma junta de cortiça... :-/ estou achando aquilo passível de beber muita agua, logo estou imaginando como vedar tudo aquilo

    chegando em casa posto fotos dela fechada (a torx ainda não chegou)

    Consegui um contato com o Sandro Crestana que cria o acionamento SEM O MODULO GEM nos trollers aqui em sampa na zona norte mesmo, irei ligar pro rapaz essa semana e ver se consigo o esquema que ele faz, diz ele cobrar 150 reais, unico incoveniente desse sitema é que não é mais possivel acionar o 4x4 andando... (o que não vejo tanta desvantagem assim) masss

    calma que logo chegamos lá adicionalmente vou tentar analisar bem e providenciar algum tipo de acionamento mecânico pra caso algo ocorrer...

  • #55
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Veda com cola de junta de motor ou silicone vermelho para juntas.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #56
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    Ed

    devo fazer isso mesmo mas qual num foi a minha surpresa ao abrir esse motorzinho... o que acham do estado dele por ser de 1993 e comprado pelo ebay a t-case toda por 95 dolares? eheheheh

    olhem isso:

    (ps - tirei foto do soquete pra ver se é igual ao motorzinho nacional mesmo)

  • #57
    Citação Postado originalmente por Rogerrm Ver Post
    ou melhor o motor que nao engata a reduzida...
    Rogerrm, o motor não gira até a posição de 4L ou gira mas não engata? A luz no painel fica piscando?

    Citação Postado originalmente por Rogerrm Ver Post
    Vou olhar o fusivel, mas será que se ele estivesse queimado estaria funcionando 4x4 H?
    Hmm, acho que você está certo. Esta TCase é mesmo bem parecida com a 4405: Uma parte do sistema faz o acoplamento do eixo dianteiro (não importa se em H ou L) e o outro faz o acoplamento da reduzida (H-L). O fio marrom serve para energizar uma embreagem magnética dentro da caixa que sincroniza o eixo dianteiro e o traseiro para permitir o acoplamento da engrenagem. Mas acho que só é necessário para acoplar em movimento (4H).

    Se o motor gira para a posição de 4L, mas não há acoplamento da reduzida, o problema é interno da caixa (o garfo pode estar com as buchas gastas e não consegue posicionar corretamente o colar de redução). Você pode tentar tirar o motor e girar o eixo com a mão (na verdade, com uma chave), colocar na posição de 4L e ver se está engrenando a reduzida.

    Se o motor não chega a girar para a posição 4L, pode ser um problema de permissível (deixando ainda o GEM de fora):

    • Sensor de acionamento da embreagem => Está OK, porque também é permissível para a ignição;

    • Botão de seleção 2H/4H/4L => Retire o conector e meça a resistência entre os pinos 2-3 (os dois do meio):
      • 2H => Entre 3.700 e 4.100 Ohms;
      • 4H => Entre 1.050 e 1.150 Ohms;
      • 4L => Entre 340 e 380 Ohms.
        Se estiver fora da faixa, o botão está com defeito (me avise que tenho).


    • Sensor de acionamento do freio =>
      • Se as luzes de freio estão acendendo, o sensor está OK, mas o circuito de informação para o GEM é separado do acendimento das luzes de freio. Verifique o fusível 9 da caixa de fusíveis do painel (foto).
      • Se as luzes de freio não estão acendendo, é possível que o sensor esteja com defeito. Verique se tem 12V entre os pinos 1-3 e 1-5. Fazendo um jumper entre os pinos 2-3 manda o sinal para o GEM que o pedal de freio está acionado. Jumper entre os pinos 4-5 acende as luzes de freio.

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -fusivel-9.jpg   -chave-em-2h.jpg   -chave-em-4h.jpg   -chave-em-4l.jpg  

  • #58
    Rogerrm, continuando com as fotos do sensor de acionamento do freio:





    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -sensor-freio-1.jpg   -sensor-freio-2.jpg   -sensor-freio-3.jpg   -jumper-2-3.jpg  

  • #59
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    Ed

    devo fazer isso mesmo mas qual num foi a minha surpresa ao abrir esse motorzinho... o que acham do estado dele por ser de 1993 e comprado pelo ebay a t-case toda por 95 dolares? eheheheh

    olhem isso:

    (ps - tirei foto do soquete pra ver se é igual ao motorzinho nacional mesmo)
    Rubensx, parece mesmo em excelente estado. Tomara que a TCase também esteja assim internamente. Ótimo negócio!

    Este soquete é quadrado? Se for, é o da Explorer, porque o da Ranger é redondo.

    Quanto ao controle, o gringo não respondeu...

    Estive pensando e acho que para o uso que você vai fazer, não é necessário o GEM e dá até para simplificar o esquema de relés: Girar o motor nas 2 direções não é problema. Falta descobrir a posição certa que ele deve parar para engrenar 4H e 4L. Você poderia fazer uma "engenharia reversa" para resolver este problema de posicionamento: Girando o eixo da TCase para as posições 2H, 4H e 4L e verificando quais são os contatos abertos e fechados do encoder em cada uma delas. Daí, é só jogar no esquema dos relés como permissível / fim de curso. Acho até que daria para acionar 4H em movimento: É p'rá isso que a embreagem magnética serve. Esta TCase não tem sensor de velocidade não, né?

    Vou dar uma olhada na foto da placa do encoder e tentar rascunhar alguma coisa, OK? Você poderia indicar qual posição está o pino do fim de curso que fica atrás placa? Ele está com um anel de plástico em volta?

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -conector-1.jpg  
    4X4 Brasil Razão: Anexar foto do conector Ranger

  • #60
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    perai perai vamos por partes uahauahuahu
    realmente sobr eo pino não entendi memso


    respondendo a pergutnas sim é 9segundo o gringo que me vendeu0 de uma explorer 1993 cambio manual e o conecotr dela é REDONDO ou seja temos alguma incongruência ai...

    ela tem sensor de velorcidade sim na real ela tem o sensor magnetico (um treco preto com uma ponta de ferro magnetica) que deduzo eu que seja um identificador de ponto morto ou algo assim pra ele encaixar o 4x4 andando e tem o sensor de velocidade eletronico sim um plugo de 2 cabos nele


    pois eh encontrei o modulo GEM por meros 200 reais enquanto apra fazer num eletricista 150 reais... num sei não acho que vou encarar o modulo + um rele de 50 mango

    isso tudo aqui perto de casa acreditam?? na RECOFORD os caras são gente fina!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade