Resultados 1 a 9 de 9

Sensor de fase p/ Ranger V6.

Pessoal,
    Alguem tem algum material com o passo-a-passo com fotos e gravuras explicativas para a instalação do sensor de fase para a Ranger V6 4.0 ?
    Eu tenho o passo-a-passo para a instalação sem as gravuras ou fotos.

Grande abraço!

SergioPB
    Rio de Janeiro-RJ

Hum posso primeiro perguntar oq e isto? rsrsrs

abraco

Abaixo as orientações que tenho sobre esse sensor.

PROCEDIMENTOS P/ INSTALAÇÃO DO SENSOR DE FASE
    DO MOTOR V6 4.0 DA RANGER

FUNÇÃO NO SISTEMA:
    Tem a função de informar ao Central - MC a fase pela qual passam os êmbolos (admissão - expansão)

GENERALIDADE:
    O sensor ("CMP") detecta a passagem da saliência existente na engrenagem auxiliar que possui a rotação em fase com o comando de válvulas. Juntamente com o sinal enviado pelo ("CKP"), possibilita ao Central - MC controlar a injeção seqüencialmente

MONTAGEM E REGULAGEM DO SENSOR ("CMP"):
    1 - Sincronizar o sensor ("CMP") com o comando de válvulas e a árvore de manivelas, de forma que informe corretamente a fase dos êmbolos
    2 - Chave de ignição desligada, sensor ("CMP") removido do bloco
    3 - Posicione o pistão do primeiro cilindro no ponto morto superior com as válvulas do mesmo cilindro fechadas, ou seja, início de expansão
    4 - Faça uma marca a 34mm acima da referência da 0º na roda fônica do sensor ("CKP"), equivalente a 26º depois do ponto morto superior (DPMS)
    5 - Lubrifique o anel óring do sensor ("CMP") com óleo caixa de transmissão
    6 - Alinhar a borda esquerda do rotor do sensor ("CMP") com a pequena marca do lado esquerdo da janela (o sentido de rotação do rotor é o sentido horário olhando o sensor por cima)
    7 - Instale o sensor ("CMP") no motor de forma que a sua carcaça forme um pequeno ângulo no sentido anti-horário com o bloco do motor
    OBS: Ao se encaixar o rotor do ("CMP") com o comando de válvulas, o rotor deverá girar no sentido anti-horário, alinhando-se com a segunda referência
    8 - Instale o parafuso de fixação do sensor ("CMP"), apertando-o
    9 - Alimente o sensor ("CMP") com 12 volts e instale o voltímetro conforme apresentado
    10 - Gire o motor no sentido horário. Dê duas voltas completas parando a árvore de manivelas com o primeiro cilindro a 26º DPMS
    11 - Solte o parafuso de fixação do sensor ("CMP") e gire o sensor lentamente no sentido anti-horário até o ponto exato da transição de 12 volts para 0 volts
    12- Trave o sensor ("CMP") por meio do parafuso, aplicando um torque de 17 à 21 Nm

Acho que ajuda pra que serve.

Abraços!!

Olá, Sérgio.

Parece que o Valdeci conseguiu regular o sensor CMP da Explorer dele. Dá uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=44354 (Sensor CMP)

Vou deixar o link deste tópico naquele, pode ser que ele possa contribuir.

A propósito, é melhor buscar por sensor de posicionamento do eixo de cames ou só sensor CMP.

Pelo procedimento que você adicionou (onde conseguiu? É "incompleto" pela falta de fotos/ilustrações, mas a descrição está OK) se percebe a função do sensor, que é informar ao PCM quando o cilindro #1 está admitindo ou detonando e, a partir daí, obter o melhor ajuste da injeção. O motor até funciona sem esta informação, mas vai abrir 2 injetores por ciclo (porque não sabe qual está comprimindo e qual está descarregando), acusar mistura rica na sonda lambda e acender a CEL.

Boa sorte.

P.S.: Se conseguir juntar algumas fotos/gravuras a este procedimento, fica um HowTo excelente!

Obrigado, Marcio T !
    As suas dicas foram ótimas.
    Estou tentando conseguir as gravuras e completar aqueles procedimentos.
    Assim que tiver, posto aqui no fórum.

Grande abraço!

SergioPB
    Rio de Janeiro-RJ

Citação Postado originalmente por SergioPB Ver Post
    Pessoal,
    Alguem tem algum material com o passo-a-passo com fotos e gravuras explicativas para a instalação do sensor de fase para a Ranger V6 4.0 ?
    Eu tenho o passo-a-passo para a instalação sem as gravuras ou fotos.

Grande abraço!

SergioPB
    Rio de Janeiro-RJ

Sergio,
    Usei o próprio sensor para regulagem, tirei algumas fotos se quiser te mando, é só informar o e-mail por MP .
    Valdeci Martins.

Obrigado Valdeci!
    Na primeira vez foi regulado sem qualquer ajuda de ferramentas. O motor ficou "liso" no GNV e rateando na gasolina, sintomas de que o sensor ficou fora de posição.
    Agora com as suas dicas o mecânico está reajustando as posições para ver como fica.
    Assim que tiver notícias coloco aqui no fórum.

Abraços!

Voltei, pessoal!
    Estive fora mais de um mês e por isso não pude dar continuidade ao conserto da Ranger. O mecânico preferiu esperar a minha volta para dar novos ajustes.
    Recebi do Valdeci algumas dicas preciosas por e-mail e coloquei em prática.
    Aproveitei que a Ranger da minha filha precisou trocar a junta do coletor de admissão e conferi a posição do sensor e bateu com o que o Valdeci me enviou.
    Só que a Ranger continuava a ratear em acelerações na gasolina. No GNV permanecia "liso".
    Decidimos desligar todos os periféricos do GNV, tais como: emulador de sonda, variador de avanço e reset de memória.
    Nada, o motor continuava a ratear e nessa "geral" descobrimos uma sonda travada. Nada do motor melhorar.
    Partimos para a "ignorância" e o mecânico resolver retirar todos os bicos para verificar a vazão dos mesmos. Aleluia, aleluia,
    Um dos bicos teimava em não injetar combustível suficiente. Trocado o bico, o motor ficou "redondo".
    Quero agradecer a ajuda do pessoal do forum, que enviou dicas pelo meu e-mail e por esse tópico.

Abraços!!!

Usuário
    Entrada
    31/05/2005
    Local
    campinas/SP
    Sergio,

Retirei o referido sensor para sincronizar, tendo em vista que na época que retifiquei o motor não tinha conhecimento deste sensor, logo o mesmo não foi sincronizado!!

Observei que tem muita folga no eixo, isto é normal ou terei que trocar o mesmo??? Desmontei a parte superior e internamente o sensor nada mais é que um imã permanente, e ligado ao eixo tem uma meia lua metálica que passa entre o imã e a parte da frete do mesmo onde se liga os contatos pinos 24,25 85 97 da centralina são 03 fios. Quero saber se a passagem de 12Volts para 0 volts se da no momento que a placa (meia lua) passa entre o imã e a parte da frente, ou o contrário????

Eu já identifiquei o PMS zero grau !!! dúvida os 26 graus significa que o o envio do zero volts para a centralina ocorrerá adiantado em 26 graus ??? porque na volta seguinte do virabrequim o ponto26 graus chegará primeiro que o zero graus PMS !!!! Tem que ser mesmo adiantado em 26 graus 34mm acima do zero???

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem