x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1

    Sensor de fase p/ Ranger V6.




    Pessoal,
    Alguem tem algum material com o passo-a-passo com fotos e gravuras explicativas para a instalação do sensor de fase para a Ranger V6 4.0 ?
    Eu tenho o passo-a-passo para a instalação sem as gravuras ou fotos.

    Grande abraço!

    SergioPB
    Rio de Janeiro-RJ

  • #2
    Usuário Avatar de Ricardo Franklin
    Entrada
    20/05/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    46
    Posts
    156
    Agradecimentos: 0
    Hum posso primeiro perguntar oq e isto? rsrsrs

    abraco

  • #3
    Abaixo as orientações que tenho sobre esse sensor.

    PROCEDIMENTOS P/ INSTALAÇÃO DO SENSOR DE FASE
    DO MOTOR V6 4.0 DA RANGER



    FUNÇÃO NO SISTEMA:
    Tem a função de informar ao Central - MC a fase pela qual passam os êmbolos (admissão - expansão)



    GENERALIDADE:
    O sensor ("CMP") detecta a passagem da saliência existente na engrenagem auxiliar que possui a rotação em fase com o comando de válvulas. Juntamente com o sinal enviado pelo ("CKP"), possibilita ao Central - MC controlar a injeção seqüencialmente



    MONTAGEM E REGULAGEM DO SENSOR ("CMP"):
    1 - Sincronizar o sensor ("CMP") com o comando de válvulas e a árvore de manivelas, de forma que informe corretamente a fase dos êmbolos
    2 - Chave de ignição desligada, sensor ("CMP") removido do bloco
    3 - Posicione o pistão do primeiro cilindro no ponto morto superior com as válvulas do mesmo cilindro fechadas, ou seja, início de expansão
    4 - Faça uma marca a 34mm acima da referência da 0º na roda fônica do sensor ("CKP"), equivalente a 26º depois do ponto morto superior (DPMS)
    5 - Lubrifique o anel óring do sensor ("CMP") com óleo caixa de transmissão
    6 - Alinhar a borda esquerda do rotor do sensor ("CMP") com a pequena marca do lado esquerdo da janela (o sentido de rotação do rotor é o sentido horário olhando o sensor por cima)
    7 - Instale o sensor ("CMP") no motor de forma que a sua carcaça forme um pequeno ângulo no sentido anti-horário com o bloco do motor
    OBS: Ao se encaixar o rotor do ("CMP") com o comando de válvulas, o rotor deverá girar no sentido anti-horário, alinhando-se com a segunda referência
    8 - Instale o parafuso de fixação do sensor ("CMP"), apertando-o
    9 - Alimente o sensor ("CMP") com 12 volts e instale o voltímetro conforme apresentado
    10 - Gire o motor no sentido horário. Dê duas voltas completas parando a árvore de manivelas com o primeiro cilindro a 26º DPMS
    11 - Solte o parafuso de fixação do sensor ("CMP") e gire o sensor lentamente no sentido anti-horário até o ponto exato da transição de 12 volts para 0 volts
    12- Trave o sensor ("CMP") por meio do parafuso, aplicando um torque de 17 à 21 Nm



    Acho que ajuda pra que serve.

    Abraços!!

  • #4
    Olá, Sérgio.

    Parece que o Valdeci conseguiu regular o sensor CMP da Explorer dele. Dá uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=44354

    Vou deixar o link deste tópico naquele, pode ser que ele possa contribuir.

    A propósito, é melhor buscar por sensor de posicionamento do eixo de cames ou só sensor CMP.

    Pelo procedimento que você adicionou (onde conseguiu? É "incompleto" pela falta de fotos/ilustrações, mas a descrição está OK) se percebe a função do sensor, que é informar ao PCM quando o cilindro #1 está admitindo ou detonando e, a partir daí, obter o melhor ajuste da injeção. O motor até funciona sem esta informação, mas vai abrir 2 injetores por ciclo (porque não sabe qual está comprimindo e qual está descarregando), acusar mistura rica na sonda lambda e acender a CEL.

    Boa sorte.

    P.S.: Se conseguir juntar algumas fotos/gravuras a este procedimento, fica um HowTo excelente!

  • #5
    Obrigado, Marcio T !
    As suas dicas foram ótimas.
    Estou tentando conseguir as gravuras e completar aqueles procedimentos.
    Assim que tiver, posto aqui no fórum.

    Grande abraço!

    SergioPB
    Rio de Janeiro-RJ

  • #6
    Usuário Avatar de Valdeci Martins
    Entrada
    06/07/2008
    Idade
    52
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por SergioPB Ver Post
    Pessoal,
    Alguem tem algum material com o passo-a-passo com fotos e gravuras explicativas para a instalação do sensor de fase para a Ranger V6 4.0 ?
    Eu tenho o passo-a-passo para a instalação sem as gravuras ou fotos.

    Grande abraço!

    SergioPB
    Rio de Janeiro-RJ

    Sergio,
    Usei o próprio sensor para regulagem, tirei algumas fotos se quiser te mando, é só informar o e-mail por MP .
    Valdeci Martins.

  • #7
    Obrigado Valdeci!
    Na primeira vez foi regulado sem qualquer ajuda de ferramentas. O motor ficou "liso" no GNV e rateando na gasolina, sintomas de que o sensor ficou fora de posição.
    Agora com as suas dicas o mecânico está reajustando as posições para ver como fica.
    Assim que tiver notícias coloco aqui no fórum.

    Abraços!

  • #8
    Voltei, pessoal!
    Estive fora mais de um mês e por isso não pude dar continuidade ao conserto da Ranger. O mecânico preferiu esperar a minha volta para dar novos ajustes.
    Recebi do Valdeci algumas dicas preciosas por e-mail e coloquei em prática.
    Aproveitei que a Ranger da minha filha precisou trocar a junta do coletor de admissão e conferi a posição do sensor e bateu com o que o Valdeci me enviou.
    Só que a Ranger continuava a ratear em acelerações na gasolina. No GNV permanecia "liso".
    Decidimos desligar todos os periféricos do GNV, tais como: emulador de sonda, variador de avanço e reset de memória.
    Nada, o motor continuava a ratear e nessa "geral" descobrimos uma sonda travada. Nada do motor melhorar.
    Partimos para a "ignorância" e o mecânico resolver retirar todos os bicos para verificar a vazão dos mesmos. Aleluia, aleluia,
    Um dos bicos teimava em não injetar combustível suficiente. Trocado o bico, o motor ficou "redondo".
    Quero agradecer a ajuda do pessoal do forum, que enviou dicas pelo meu e-mail e por esse tópico.

    Abraços!!!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    31/05/2005
    Local
    campinas/SP
    Idade
    55
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Sergio,

    Retirei o referido sensor para sincronizar, tendo em vista que na época que retifiquei o motor não tinha conhecimento deste sensor, logo o mesmo não foi sincronizado!!

    Observei que tem muita folga no eixo, isto é normal ou terei que trocar o mesmo??? Desmontei a parte superior e internamente o sensor nada mais é que um imã permanente, e ligado ao eixo tem uma meia lua metálica que passa entre o imã e a parte da frete do mesmo onde se liga os contatos pinos 24,25 85 97 da centralina são 03 fios. Quero saber se a passagem de 12Volts para 0 volts se da no momento que a placa (meia lua) passa entre o imã e a parte da frente, ou o contrário????

    Eu já identifiquei o PMS zero grau !!! dúvida os 26 graus significa que o o envio do zero volts para a centralina ocorrerá adiantado em 26 graus ??? porque na volta seguinte do virabrequim o ponto26 graus chegará primeiro que o zero graus PMS !!!! Tem que ser mesmo adiantado em 26 graus 34mm acima do zero???

  • #10
    Usuário
    Entrada
    07/02/2015
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Marcelo/Sergio
    Estou com esta dúvida também, o sensor tem uma folga acentuada no eixo, isto é normal? Caso não seja, tem como retificar e eliminar a folga?

  • #11
    Usuário
    Entrada
    17/10/2017
    Local
    sao caetano do sul/SP
    Idade
    42
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Valdeci boa tarde...estou aqui tentando regular o sensor na minha ranger v6,, vc poderia me enviar este esquema de fotos que vc tem via email? pode ser no eduborgonovi@hotmail.com muito obrigado!"!

  • #12
    Usuário
    Entrada
    17/10/2017
    Local
    sao caetano do sul/SP
    Idade
    42
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Valdeci Martins Ver Post
    Sergio,
    Usei o próprio sensor para regulagem, tirei algumas fotos se quiser te mando, é só informar o e-mail por MP .
    Valdeci Martins.
    valdeci...estou com a minha v6 aqui e gostaria das suas fotos para eu regular...percebo que ainda ta um pouco fora...poderia me enviar no eduborgonovi@hotmail.com ? obrigado

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade