Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 30
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR

Ranger 4X4 V6 em trilhas pesadas!

Amigos do fórum, to com uma dúvida que vem me tirando o sono. O négócio é o seguinte:
    Tenho um jeep willys 1967, que está comigo há 15 anos, em processo de reforma que nao acabará nunca...
    Também possuo uma ranger v6 4X4 1999, que é meu carro para uso no dia a dia.... E para finalizar, tenho encostada para reformas uma F75, que seria preparada para trilhas, pois acho que ficaria mais confortável e tb mais segura que o jeep...
    A F75 já ta com o chassis encurtado, comprei um motor 4.9 injetado completo para por nela (tá funcionando), caixa de C10, etc...
    Fazendo um cálculo superficial, acredito que para deixar a F75 do jeito que eu quero irão pelo menos mais uns R$ 20.000,00.
    Dai parei para pensar e cheguei na seguinte conclusao: Pq nao adapto a ranger para trilhas? Teria um carro moderno, seguro, confiável e tb desembolsaria bem menos dinheiro (as vacas andam magras ultimamente).
    Então, fiz uma busca detalhada no forúm e fiquei com as seguintes duvidas:

1 - Body-lift : Eu já usei pneus 33 na minha ranger sem fazer nada na suspensao... coube e no asfalto nao incomodava... Porém para trilhas, acho que seria bom levantar umas 2 polegadas. Alguem sabe como fazer isso de forma "artesanal"? Como ficariam as alavancas de marcha e a direção?

2 - Manobras na trilha: a ranger é cabine simples, com cacamba de 7 pés... será que nao teria problemas em manobrar a mesma em espaços muito apertados?

3 - Roda livre à vácuo : o sistema da minha é o à vácuo... ao que parece dá problema e nao tem muito o que fazer... para colocar o sistema da ranger moderna, teria que trocar o diferencial dianteiro completo? é plug and play? outra ciosa, aquele sistema de adaptacao argentino (pituto, ou algo assim, já vi um post antigo no forum) funciona?

4 - O sistema de acionamento da tracao (elétrico) se estiver com a manutencao em dia é realmente confiável ou é necessário adaptar um sistema mecanico para acionamento da tracao e reduzida?

Acho que era isso!
    Obrigado,
    Vinicius!

Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Sem querer ser chato e já sendo... Pesquise que tem tudo no fórum...

1 - Body-lift: Walter e Edintruder fizeram e postaram receitas, orientações e implicações.Tem tbem posts do adams que fabrica kits para BL.

2 - Certamente um entre-eixos menor seria mais apropriado para esse fim. Ângulos de entrada e saída tbem não são muito favoráveis.

3 - Procure por pituto, Ojaneri e Anthoniusnikos postaram receitas prontas de como transformar em roda-livre manual com baixíssimo custo.

4 - Vários tópicos sobre isto inclusive, nesta semana, Edintruder está transformando o elétrico em manual.

[]'s
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

Usuário Avatar de Edintruder
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    1 - Tem muito material e fotos de como é feito. Tem também quem faça e venda esse kit aqui no site.
    2 - O chassis da Ranger cabine simples é o mais curto, o chassis da CD, CE ou caçamba 7 pés são mais longos e iguais entre si.
    3 - O sistema elétrico é muito confiável sim, mas eu detesto qualquer coisa elétrica, e após 5 anos de uso, a minha deu um pequeno probleminha pela primeira vez de muito uso na água e barro e uso do 4x4 seguido. Porém pra mim serviu para fazer o sistema por cabos, e ainda dará para voltar para o elétrico para a venda.
    4 - O sistema de pituto é simples, rápidio e barato, mas o melhor e mais correto seria instalar as roda livres da AVM.
    FEMIL 97 MWM X10 4x4 - SL 6" - 33" breve VJ910 - BW1356 mecânica - Snorkel - Guincho 12000lbs - PX - Breve Preta.

Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Bridi, obrigado pelas respostas... Na verdade já dei uma fuçada sobre tudo isso no fórum, só não conhecia esse kit body-lift fabricado pelo Adams...
    Além das questões colocadas, queria saber também a opinião dos membros do fórum sobre essa minha idéia de adptar a ranger para as trilhas e abandonar o projeto da F75.
    Obrigado mais uma vez,
    Vinicius!
    4X4 Brasil Razão: correção ortográfica!

Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Vinicius,

Tem um cara que andou tempos atrás por aqui, ele fazia trilhas com uma S-10 4x4 CS Diesel com poucas modificações e, segundo o próprio, "atropelava" e rebocava muito CJ. A Ranger não deve ficar para trás.

Confere os sites gringos, lá tem muita Ranger V6 SuperCab (chassis maior que a CS) em trilha.
    Tudo depende de quanto $$ pretendes investir.

[]'s
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

Usuário Avatar de Loiro
    Entrada
    09/05/2007
    Local
    Rio Grande/RS
    Citação Postado originalmente por Vinicius Hauagge Ver Post
    Bridi, obrigado pelas respostas... Na verdade já dei uma fuçada sobre tudo isso no fórum, só não conhecia esse kit body-lift fabricado pelo Adams...
    Além das questões colocadas, queria saber também a opinião dos membros do fórum sobre essa minha idéia de adptar a ranger para as trilhas e abandonar o projeto da F75.
    Obrigado mais uma vez,
    Vinicius!
    Olha nesse topico essas ultimas fotos que postei:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=31671&page=12 (Fotos para possiveis projetos)
    Pelo que postaste aconselho a continuar com a F. Nao mi leve a mal. A Ranger nao perde pra nenhum outro 4x4 na trilha. So que a F com 4.9 trazeira encurtada e tal ta pronta pra trilha pesada mesmo. A Ranger tera muitas dificuldades em alguns pontos, tera alguns amassoes e arranhoes que fazem parte mas o maior problema sera que quando der algum problema ficaras sem carro do dia a dia (conforme o que postaste).
    Na minha opiniao vale a pena gastar esse $$ e ter um F so pra trilha doque gastar menos e "estragar" uma Ranger na trilha.
    Vale a pena lembrar tambem sobre como seria a tua trilha "pesada". Pra mim seria como a Ranger branca esta fazendo...
    []´s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4

Usuário Avatar de João Fellipe
    Entrada
    07/03/2007

f-75

eu nao troco uma F-75 4X4 toda mecanica por uma ranger nem fudendo se pudesse usaria uma F-75 só pra trilha, mais como sou pobre tenho q andar de ranger mesmo é a vida!

Adoro uma F-75 sou suspeitoo pra falar!

Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Vinicius...
    Eu fazia trilhas de Samurai e também já tive a idéia de comprar uma Ranger V6 e meter na trilha pois teria mais conforto, mas desisti, pq depois de estudar as adaptações pra ela ficar viável teria de investir muito (digo para trilhas pesadas e isso varia muito de pessoa para pessoa)... entaum comprei uma Pajerinho e estou muito contente pois vai bem nas trilhas, no dia a dia e com muito conforto.... veja algumas fotos em www.xtreme4x4.com.br .
    Bom, se procurarmos no youtube, veremos muitas Rangers em ação, mas isso fora do Brasil onde estes carros tem preço de banana, assim como as adaptações q fazem, coisa q infelizmente não é o nosso caso.
    Até hj eu só vi uma Ranger preparada aos moldes americanos para qualquer coisa e que é realmente funcional e não meramente estético, ela foi feita por um pessoal aqui de Curitiba e estava inclusive na Fenajeep deste ano. Eu ainda não vi ela em trilhas, mas ficou o bicho devido ao investimento q foi feito, as adaptações e peças..., mas foi praticamente toda modificada de motor, caixa e suspensão. Claro q vc não se precisa fazer tudo isso para trilha, mas quanto menos adaptações, mais restrições terá numa trilha pesada q é sua intenção...
    Dá uma olhada nas fotos.... e se alguém aí conhecer outra Ranger aqui do Brasil... posta tbm...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ranger 4X4 V6 em trilhas pesadas!-ranger.jpg   Ranger 4X4 V6 em trilhas pesadas!-ranger1.jpg  
    4X4 Brasil
    Wrangler JKU > SL 3" / Bilsten / Zeon 12k / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Loiro e Paulo César:
    Então, a intenção desse tópico é justamente saber a opinião e experiência dos colegas do fórum, portanto todas as idéias são bem vindas!
    Sinceridade, a dúvida ainda continua, pois como mencionei, tenho a ranger e não pretendo me desfazer dela tão cedo (sou o segundo dono, estou com ela desde 2000).
    Mediante um cálculo simples, acredito que com uns R$ 5.000,00 eu deixaria ela preparada para trilhas leves (sem levar em conta os pneus).
    E para trilhas pesadas (moro no terceiro planalto do paraná, região de serras e minha cidade tem 1.200 metros de altitude) precisaria de um pouco mais de recursos... E uma das coisas que mais me preocupa é o comprimento dela, eis que o chassis é bem longo e acharia uma loucura encurtar o mesmo...
    Já a F75 tá no esqueleto... Como disse, ja cortei o chassis e tenho o motor (ford 4.9), mas preciso montar tudo, fazer a lataria, parte elétrica... Colocar freio à disco, embreagem hidráulica, etc... Então, vai longe e bastante dinheiro.... Uma alternativa seria vender a ranger ou quem sabe o jeep, mas nao queria me desfazer deles...
    Outra hipotese seria ficar com toda essa frota e ir montando a F75 sem pressa... coisa para dois anos de economia....
    Obrigado pelas respostas!
    E essa ranger que o Paulo César postou é meu sonho de consumo!
    Abraço,
    Vinicius!

Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Entaum Vinicius....
    Já tive CJ para trilhas mas por causa de minha altura de 1,94... era um sofrimento em trilhas, passei entaum para o Samurai, ótimo em trilhas.... o sofrimento diminuiu.... mas queria viajar mais e fazer trilhas mais distantes... por isso troquei tbm...
    Na minha opinião de jipeiro q nunca esta contente com q tem e nunca termina as modificações nas viaturas...kkkk ... venda o CJ (vc tem muitas viaturas....kkkk.... e vai dar muito trabalho fazer todas....kkkk) e invista na F75.... assim vc terá uma viatura para trilhas pesadas.
    Ranger, não adianta, nem cortanda a traseira no pós mola, teu ângulo de saída será uma bosta se enroscando em tudo... então faça um lift, algumas pequenas adaptações e curta com ela as trilhas leves.... e seja feliz.....
    Wrangler JKU > SL 3" / Bilsten / Zeon 12k / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Beleza Paulo!
    Acho que realmente voce está certo, mas discordo apenas de uma coisa! Vender o CJ5 só em última hipótese (na ocorrencia de uma catástrofe mundial)!
    Ele tá comigo ha 14 anos, já fiz 3 reformas completas (em razão de algumas capotagens... he he he) e agora tá impecável!
    Motor ohc à alcool com cabeçote rebaixado, carburador h34, ignição eletronica, coletor dimensionado, bobina do gol mi, embreagem hidraulica, caixa de direcao do gol, guincho 9000 libras, capota conversivel, freio à disco, pedal suspenso, tração positiva, body-lift, pneus 33, todos os acessórios keko (para choque, estribo, gaiola, santo antonio, suporte estepe e galao) e mais algumas coisinhas... Assim, pra recuperar esse investimento será praticamente impossivel...
    Já tenho uma caixa de chevete 5 marchas para por na viatura... E ainda um blower de uma mercedez compressor, para quem sabe, instalar tb...
    Portanto, acho que vou fazendo a pickup devagarinho... e ver no que dá!
    Obrigado mais uma vez,
    Vinicius!

Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Pô Vinicius.... Tá reclamado a toa.....kkkkkkkk
    Q vc quer mais..... eta mania de jipeiro mesmo...kkkkkkkkkk
    E essa de recuperar investimento tbm é piada.... né.... o q vale são as alegrias q as viaturas trazem..... E eu ainda quero retalhar uma Rural pra montar um monstrinho.....

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem