x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 52
  • #13
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13



    Patoso, estamos todos aguardando as tuas fotos da dianteira nova!
    Eu estou planejando isso há muito tempo, porém pretendo trocar só os faróis e a mini frente de fibra e deixar o capô, o pára-choque e a grade para depois.
    Em relação ao BL, como estás com a mão na massa é muito mais fácil!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #14
    Citação Postado originalmente por Patoso Ver Post
    Olá,

    Comprei uma ranger 2000 2.5 turbo diesel. Fiquei sabendo atravez de conhecidos que esse motor tem um sério problema de aquecimento, que pelo que entendi é que falha muito o sensor de temperatura e que pode ocorrer um problema de aquecimento que acaba com o motor n sendo resolvido nem com retifica (acho meiu dificil isso). Gostaria de pegar conhecimento com voces que entendem do assunto para ver o que faço, c tenho que preocupar ou c tem algum dispositivo que posso adaptar pra ter uma indicação de temperatura mais confiável..

    obrigado..
    Olá Patoso, seja bem vindo.
    Todo motor independente de fabricante merece alguns cuidados básicos, o que acontece normalmente é que o pessoal só quer saber de usar e deixa a manutenção preventiva virar corretiva, melhor dizendo, esmerilha para depois consertar. Faça uma revisão básica em sua viatura, não cuide apenas da beleza da máquina, pois o que adianta uma viatura bonita parada na garagem..., faça o seguinte : troca a correia dentada, rolamento tensor, correias dos agregados, substituição da água de arrefecimento com aditivo, filtro diesel, filtro de ar, filtro de óleo e lubrificante. Depois disso é só alegria, afinal de contas foram produzidos para o mercado da America Latina 540 mil motores Maxion. Além da Ford esse motor equipou veículos da Mercedes-Benz ( MB 301 ) GM ( S10 ) e Land Rover ( TDI 300 ). As demais informações necessárias vc já recebeu da galera nesse mesmo tópico. Boa sorte, aproveita o fórum que tem muita gente boa.

  • #15
    Galera, ontem no passeio que fizemos a uma praia aqui a temperatura da Ranger foi bater no vermelho.
    A agua não chegou a borbulhar e o nível estava normal.
    Parei, esperei uns 10 minutos e a temperatura voltou ao normal. Liguei o carro e prossegui sem nenhum problema e sem aquecer mais nada.
    Quando ela aqueceu, o regime de trabalho do motor não estava tão exigido, vinha rodando semre com rpm entre 2000 e 2500rpm, porem ocorreu quando peguei uma areia muito pesada a temperatura subiu rapidamente.
    No caso, mesmo com essa areia pesada, o regime de rotacoes nao passou de 3000 rpm. e foi por no maximo 2 minutos.
    Fiquei com a seguinte teoria: Como vinha em areia fofa, tentando manter a velocidade em terceira marcha, e logo em seguida em segunda, a embreagem aqueceu transferindo muito calor para o vloco do motor que acabou aquecendo geral.
    Tem sentido ? To falando besteira ?
    Depois do ocorrido prosseguimos na areia, passando por longos trechos de areia fofa e o carro não aqueceu mais nada. A diferença foi que nesses trechos de areia fofa, utilizei melhor a relação de marchas, reduzindo sempre que a areia pesava mais.....

    Queria aproveitar e pergunta a vocÊs o que pode estar fazendo minha luz checkgage ficar acesa direto !!!
    De uns 2 meses p/ ca ela comecaou a acender intermitentemente. passava um tempo acesa, depois apagava...
    De 2 semanas p/ ca, num apaga mais. A temperatura no dia a dia não passa de 50%, seja na estrada ou na cidade. Tanto faz com ar ligado ou não.
    O que pode ser ?
    O que devo mandar verificar ?

  • #16
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Usas qual proporção de aditivo no radiador?
    Aditivo demais prejudica a troca térmica e pode fazer isso. A embreagem só aquece se patinar, fora isso ela gera muita circulação de ar ao seu entorno o que gera um resfriamento antes de transmitir calor para algum lugar.
    Podes olhar ainda se o sensor de temperatura no motor e o acoplamento viscoso está funcionando direito, pois não era para fazer isso.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #17

    Reduzido?

    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Galera, ontem no passeio que fizemos a uma praia aqui a temperatura da Ranger foi bater no vermelho.
    A agua não chegou a borbulhar e o nível estava normal.
    Parei, esperei uns 10 minutos e a temperatura voltou ao normal. Liguei o carro e prossegui sem nenhum problema e sem aquecer mais nada.
    Quando ela aqueceu, o regime de trabalho do motor não estava tão exigido, vinha rodando semre com rpm entre 2000 e 2500rpm, porem ocorreu quando peguei uma areia muito pesada a temperatura subiu rapidamente.
    No caso, mesmo com essa areia pesada, o regime de rotacoes nao passou de 3000 rpm. e foi por no maximo 2 minutos.
    Fiquei com a seguinte teoria: Como vinha em areia fofa, tentando manter a velocidade em terceira marcha, e logo em seguida em segunda, a embreagem aqueceu transferindo muito calor para o vloco do motor que acabou aquecendo geral.
    Tem sentido ? To falando besteira ?
    Depois do ocorrido prosseguimos na areia, passando por longos trechos de areia fofa e o carro não aqueceu mais nada. A diferença foi que nesses trechos de areia fofa, utilizei melhor a relação de marchas, reduzindo sempre que a areia pesava mais.....

    Queria aproveitar e pergunta a vocÊs o que pode estar fazendo minha luz checkgage ficar acesa direto !!!
    De uns 2 meses p/ ca ela comecaou a acender intermitentemente. passava um tempo acesa, depois apagava...
    De 2 semanas p/ ca, num apaga mais. A temperatura no dia a dia não passa de 50%, seja na estrada ou na cidade. Tanto faz com ar ligado ou não.
    O que pode ser ?
    O que devo mandar verificar ?
    Beleza Igor? como tava andando na areia? reduzido ou na 4x4 Hi? pneus? largos (+ q 235)? a calibragem? To perguntando isso pq a Fernanda se ficar forçando muito na 4x4 Hi onde deveria andar na 4x4Low( e a calibragem uso 16 libras num 255 x 70 R15 sobe até parede e o carro roda tranquilo na areia bem frouxa) a temperatura sobe rapido mais fica em 1/3 do marcador como se tivesse andando na estrada por muito tempo, não aqueceu comigo ainda pois tenho mania de fazer manutenção na agua do radiador, se ve-la um pouco suja eu tiro tudo coloco o motor pra funcionar com a mangueira de jardim (agua da direta) espero ficar clarinha e depois monto tudo e coloco agua sem cloro + aditivo!!!
    Essa sua teses eu acho estranha pq se a embreagem esquentar muito ela fede que é uma beleza...
    Ford Ranger 2007 4x4 Diesel 3.0 CD
    F-75 1962 4X4

  • #18
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    IGOR,
    testa um checklist que postei aqui.

    Como tava o seu radiador, muito sujo? E o acoplamento viscoso tá 100%?

  • #19
    Osvaldo, quanto ao radiador, acredto qeu esteja tudo ok, pois recentemente fiz limpeza geral e coloquei aditivo.
    Talvez a proporção não esteja adequada, pois da última vez acabei comprando um aditivo diferente.

    Quanto ao acoplamento, não sei como testar esse danado. Tem indicação de alguma oficina que faça essa checagem e veja a questão dos ponteiros do óleo e a luz do check gage ?

    O mais estranho é que depois rodei bastante com rotacao mais alta, pois tava andando mais de segunda e não esquentou mais. Esquentou quando eu tentei manter de terceira na areia fofa.

    Inclusive, qnd abri o capô, a pouca fumaça que vinha de dentro, parecia vir lá de baixo do motor.

    Esse acoplamento é caro ?
    Será que tem problema trava-lo direto ?

  • #20
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Com giro mais baixo tem menos vento no radiador, e em situações de esforço reduz a troca térmica, se aliar a um aditivo muito concentrado em relação à água, o radiador não perde calor como o esperado. Verifica a limpeza externa do radiador também.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #21
    Patoso, segue dica do Ojaneri para verificar o acoplamento viscoso:
    * Checar acoplamento viscoso do ventilador - cheque, com o motor desligado, se a hélice oferece alguma resistência ao ser empurrada com a mão. Se não houver nenhuma resistência (ela continua rodando), o seu acoplamento viscoso já era. Se houver resistência, provavelmente ele esta OK. Solução: trocar acoplamento viscoso ou trava-lo (deixando ligado direto, como os motores antigos) - o ideal é trocar o acoplamento.
    Abs
    Anthoniusnikos

  • #22
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Patoso, segue dica do Ojaneri para verificar o acoplamento viscoso:
    * Checar acoplamento viscoso do ventilador - cheque, com o motor desligado, se a hélice oferece alguma resistência ao ser empurrada com a mão. Se não houver nenhuma resistência (ela continua rodando), o seu acoplamento viscoso já era. Se houver resistência, provavelmente ele esta OK. Solução: trocar acoplamento viscoso ou trava-lo (deixando ligado direto, como os motores antigos) - o ideal é trocar o acoplamento.
    Abs
    Anthoniusnikos
    Valeu..olhei lá e ele tem uma resistencia sim...até surgiu uma duvida...pelo que entendi ao analizar a peça, a helice deve acoplar devido o próprio aquecimento do motor e ela capta esse calor por causa das aletas que tem no acoplamento (isso é o que penso...não sei c é o correto)....mas pela resistencia que ele ofereceu a minha duvida é que mesmo não estando acoplada ela irá girar facilmente com o motor, como c estivesse travada direta né não???

    abraço

  • #23
    Citação Postado originalmente por Patoso Ver Post
    Valeu..olhei lá e ele tem uma resistencia sim...até surgiu uma duvida...pelo que entendi ao analizar a peça, a helice deve acoplar devido o próprio aquecimento do motor e ela capta esse calor por causa das aletas que tem no acoplamento (isso é o que penso...não sei c é o correto)....mas pela resistencia que ele ofereceu a minha duvida é que mesmo não estando acoplada ela irá girar facilmente com o motor, como c estivesse travada direta né não???

    abraço
    Olá Patoso,
    é quase isso mesmo que acontece, no caso das aletas do cubo da hélice viscosa elas transferem calor proveniente do radiador para um disco central que na verdade é um bimetal, que sofre deflexão e transfere movimento gradativo para um pino que aciona uma válvula de controle de fluxo de óleo,daí o nome acoplamento viscoso, fazendo com que esse óleo se transfira para uma câmara de pressurização, qdo isso acontece a rotação da hélice passa a ser praticamente a mesma do eixo que a aciona. Portanto, isso indica que enquanto o motor estiver frio a rotação da hélice é inferior a do eixo acionador, poupando energia e consequentemente combustível. A hélice viscosa praticamente "patina", mas não deixa de girar, isso é muito bom pois poupa energia do motor, os motores que usam essas hélices travadas tem a desvantagem de iniciar o funcionamento com um mecanismo consumindo energia desnecessáriamente. Espero poder ter ajudado..., e passo a palavra aos mais entendidos !!

  • #24
    Citação Postado originalmente por Wagninho Ver Post
    Olá Patoso,
    é quase isso mesmo que acontece, no caso das aletas do cubo da hélice viscosa elas transferem calor proveniente do radiador para um disco central que na verdade é um bimetal, que sofre deflexão e transfere movimento gradativo para um pino que aciona uma válvula de controle de fluxo de óleo,daí o nome acoplamento viscoso, fazendo com que esse óleo se transfira para uma câmara de pressurização, qdo isso acontece a rotação da hélice passa a ser praticamente a mesma do eixo que a aciona. Portanto, isso indica que enquanto o motor estiver frio a rotação da hélice é inferior a do eixo acionador, poupando energia e consequentemente combustível. A hélice viscosa praticamente "patina", mas não deixa de girar, isso é muito bom pois poupa energia do motor, os motores que usam essas hélices travadas tem a desvantagem de iniciar o funcionamento com um mecanismo consumindo energia desnecessáriamente. Espero poder ter ajudado..., e passo a palavra aos mais entendidos !!
    hummm...é exatamente o que eu pensava...achei estranho é pq a resistencia quando se gira a élice desacoplada é grande...ai pensei que ficaria como c estivesse acoplada msm...mais entendi...muito obrigado pela informação....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade