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  1. #1
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Regulagem de válvulas da Ranger 2.8




    Estava olhando o manual do motor 3.0, publicado por um colega em outro tópico, e constatei que o mesmo não necessita de serviços de regulagem de válvulas, pois utiliza tuchos hidráulicos.

    A questão é que tenho uma 2.8 (135 mil km) e dois mecânicos já recomendaram o referido serviço. Neste contexto, pergunto:

    1. Na 2.8 este serviço precisa ser realizado? com qual km?
    2. Quais os possíveis ganhos/benefícios ou, por outro lado, prejuízo em não realizar o serviço?
    3. Na cidade de vc's, qual o custo médio deste serviço?

    Abraços e, mais uma vez, obrigado pela ajuda.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Regulagem de válvulas da Ranger 2.8-cabecote-ngd-3.0.jpg   Regulagem de válvulas da Ranger 2.8-tucho-ngd-3.0.jpg  
    Samurai 97
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  2. #2
    Banido Avatar de ojaneri
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    Rogerio,

    1) Sim, a 2.8 precisa de regulagem a cada 40.000km.
    2) Valvulas reguladas melhoram o rendimento e o consumo, e deixa o motor mais `silencioso`.
    3) Em Fortaleza, eu faço numa mecanica Diesel que esqueci o nome, mas é bem conhecida, ali na Av. Imperador, um quarteirão acima da Duque de Caxias (Vindo do Centro pro Bairro pela Duque de Caxias, vira a direita na Av. Imperador). Me cobram R$ 40,00 pelo serviço (mais a junta, se esta estiver ruim, melhor trocar logo) e deixo o carro de manha e pego a tarde.

  3. #3
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Me pediram R$100,00 para fazer o serviço e, segundo o dono da oficina, tinha deixar de noite - para poder esfriar - e ir buscar no outro dia.

    Obrigado pelas dicas.
    Samurai 97
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  4. #4
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    Me pediram R$100,00 para fazer o serviço e, segundo o dono da oficina, tinha deixar de noite - para poder esfriar - e ir buscar no outro dia.

    Obrigado pelas dicas.
    Regulagem à frio é a mais confiável.

    Veja também se não está na hora de trocar a correia cincronizadora, aqui tem algumas dicas, inclusive manuais pro 2.8 Correia dentada / válvulas


    []'s

  5. #5
    Usuário Avatar de Edintruder
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    Eu faço em casa mesmo!
    A concessionária cobrou por duas horas de serviço, R$100,00, sendo que o serviço não leva 40 minutos...
    Comprei as lâminas e faço a regulagem. Usa a medida 0,20mm.
    O motor com o tempo sofre desgastes nos êmbolos do comando de válvulas, nas capas de haste das válvulas e balancins, fora que com a variação constante de temperaturas entre aquecer e esfriar, as peças podem sofrer algumas micro alterações de tamanho, dessa forma pode gerar uma folga nas válvulas que gera um ruído de castanholas.
    A correção dessas folgas tendem a corrigir a abertira das válvulas para valores próximos ao original melhorando o rendimento e o torque do motor.

    Como se faz o serviço:

    1°- com o motor frio, tira a válvula PCV (separador de óleo e ar);
    2°- tira a tampa das válvulas;
    3°- afrouxa todas as porcas dos balancins com uma chave 13mm;
    4°- com a 5° marcha engatada e freio solto empurra até mexer as válvulas de um mesmo cilindro, tipo, entre fechar uma e abrir a outra de um mesmo cilindro, então está na posição correta de regular as válvulas do cilindro oposto na seguinte ordem (rotação do 4° cil regula o 1°, rotação do 3° regula o 2°, depois a ordem inversa);
    5°- coloca a lâmina de medida 0,20mm entre a capa da válvula e o balancim e aperta o parafuso centra com uma chave de fenda de forma que a lâmina fique firme porém que possa ser retirada e colocada novamente entre o balancim e a válvula;
    6°- ao achar a folga correta aperta a porca de 13mm relativo ao parafuso do balancim segurando o parafuso central com uma chave de fenda. Após o aperto confere com a lâmina novamente;
    7°- repete o procedimento nas outras 7 válvulas;
    8°- revisa o aperto de todos os parafusos que foram mexidos;
    9°- limpa a borracha de vedação da tampa de válvulas e o cabeçote;
    10°- instala a tampa e a válvula novamente e fecha o capô.

    Leva cerca de 40~50 minutos de serviço e poupa-se cerca de R$100,00.
    FEMIL 97 MWM X10 4x4 - SL 6" - 33" breve VJ910 - BW1356 mecânica - Snorkel - Guincho 12000lbs - PX - Breve Preta.

  6. #6
    Usuário Avatar de alexpioli
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Eu faço em casa mesmo!
    A concessionária cobrou por duas horas de serviço, R$100,00, sendo que o serviço não leva 40 minutos...
    Comprei as lâminas e faço a regulagem. Usa a medida 0,20mm.
    O motor com o tempo sofre desgastes nos êmbolos do comando de válvulas, nas capas de haste das válvulas e balancins, fora que com a variação constante de temperaturas entre aquecer e esfriar, as peças podem sofrer algumas micro alterações de tamanho, dessa forma pode gerar uma folga nas válvulas que gera um ruído de castanholas.
    A correção dessas folgas tendem a corrigir a abertira das válvulas para valores próximos ao original melhorando o rendimento e o torque do motor.

    Como se faz o serviço:

    1°- com o motor frio, tira a válvula PCV (separador de óleo e ar);
    2°- tira a tampa das válvulas;
    3°- afrouxa todas as porcas dos balancins com uma chave 13mm;
    4°- com a 5° marcha engatada e freio solto empurra até mexer as válvulas de um mesmo cilindro, tipo, entre fechar uma e abrir a outra de um mesmo cilindro, então está na posição correta de regular as válvulas do cilindro oposto na seguinte ordem (rotação do 4° cil regula o 1°, rotação do 3° regula o 2°, depois a ordem inversa);
    5°- coloca a lâmina de medida 0,20mm entre a capa da válvula e o balancim e aperta o parafuso centra com uma chave de fenda de forma que a lâmina fique firme porém que possa ser retirada e colocada novamente entre o balancim e a válvula;
    6°- ao achar a folga correta aperta a porca de 13mm relativo ao parafuso do balancim segurando o parafuso central com uma chave de fenda. Após o aperto confere com a lâmina novamente;
    7°- repete o procedimento nas outras 7 válvulas;
    8°- revisa o aperto de todos os parafusos que foram mexidos;
    9°- limpa a borracha de vedação da tampa de válvulas e o cabeçote;
    10°- instala a tampa e a válvula novamente e fecha o capô.

    Leva cerca de 40~50 minutos de serviço e poupa-se cerca de R$100,00.
    Boa! ED, vou dar uma olha na minha tb.

  7. #7
    Usuário Avatar de leobnaval
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    quanto custa um calibre de lâminas ou só as de 0,15 ; 0,20 e 0,25mm?

    Abraços

  8. #8
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  9. #9
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    quanto custa um calibre de lâminas ou só as de 0,15 ; 0,20 e 0,25mm?
    Abraços
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-20-lminas-_JM

    PREÇO: R$ 29,00

    Calibre de Folga Cocaco em Jogo

    20 Lâminas




    Este Calibrador é Utilizado na Fabricação e Manutenção de Equipamentos:

    >> Aviação
    >> Gabaritos
    >> Dispositivos
    >> Automotivos
    >> Trabalho de Calibração

    Aplicações:
    Ajustes de Tuchos, Velas, Pontos do Distribuidor, Verificação de Folgas em Rolamentos e Engrenagens, Ajuste de Pistões, Anéis e Pinos, Calibração de Canais Estreitos etc.

    Qualidade:
    >> Lâmina Aferida Individualmente
    >> Trava e Capa Protetora Cromada
    >> Jogo de Lâminas Montadas em Leque
    >> Gravação em Baixo Relevo 0,40 a 1,00

    Dados Técnicos:
    >> Fabricante: Cocaco
    >> Origem: Alemanha
    >> Quantidade de Lâminas: 20
    >> Largura da Lâmina: 12,7 mm
    >> Comprimento da Lâmina: 95mm
    >> Material de Fabricação: Aço Temperado
    >> Medidas das Lâminas: 0,05 - 0,10 - 0,15 - 0,20 - 0,25 - 0,30 - 0,35 - 0,40
    0,45 - 0,50 - 0,55 - 0,60 - 0,65 - 0,70 - 0,75 - 0,80 - 0,85 - 0,90 - 0,95 - 1,00
    Samurai 97
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  10. #10
    Usuário Avatar de Edintruder
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    Exatamente igual à minha. Porém comprei por 40 reais.
    FEMIL 97 MWM X10 4x4 - SL 6" - 33" breve VJ910 - BW1356 mecânica - Snorkel - Guincho 12000lbs - PX - Breve Preta.

  11. #11
    Usuário Avatar de leobnaval
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    valeu rogeriomasih, acho que tá na hora de eu comprar um calibre.


    Abraços

  12. #12
    Usuário Avatar de Savitu
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    Muito boas as dicas heim galera, a minha já regulei algumas vezes e deu pra sentir a diferença que deu no desempenho no logo na saída.

    Sempre fiz em mecânico e nunca em casa, sempre gastei entre R$80,00 a R$120,00 porém to pensando em fazer em casa mesmo.

    Queria saber se não existe um risco muito grande de eu quebrar os reguladores de válvulas quanto for apertar os mesmo? não entendi muito bem também o esquema de saber qual em que regular por vez....

    valeu!

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