x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 49
  • #37
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0



    Já sei o que fazer, mas estou em dúvida de "quando" fazer...

    Retirei a tampa das válvulas e elevei uma roda traseira (girando a roda movimento o motor). E não estou seguro sobre em que momento o cilindro X está no ponto morto superior para eu regular as válvulas do cilindro Y.

    As válvulas de escape são as mais próximas do radiador?

    Sobre o ponto morto superior, o manual de manutenção diz que é no momento em que a válvula de escape está se fechando e a de admissão se abrindo mas fiquei com dificuldades de identificar o momento exato.
    É com os balancins na mesma altura? Ou com o balancim da válvula de escape completamente abaixado?

    Sobre a regulagem das válvulas estou deixando a lâmina de .20 passar "bemm" apertado, é assim mesmo??
    4X4 Brasil

  • #38
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Se desregular, o barulho e fumaça vai aumentar e o desempenho diminuir. Mas é algo muito simples. Não te preocupa que é muito fácil e divertido! rsrsrsr
    Concordo que deve ser simples...

    ... para quem sabe interpretar todos os movimentos desses cavalinhos.

    Cheguei a levantar uma roda dianteira e outra traseira para movimentar o motor e ver o que acontecia e nem assim ficou claro qual cilindro estava em PMS.

    Alguém poderia identificar nesse vídeo o momento exato para regular as válvulas de algum cilindro? Se sim, poderia explicar como identifico o dos outros?
    http://img691.imageshack.us/img691/1733/mov01025i.mp4

    PS: Desconsiderem o áudio.

  • #39
    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Já sei o que fazer, mas estou em dúvida de "quando" fazer...

    Retirei a tampa das válvulas e elevei uma roda traseira (girando a roda movimento o motor). E não estou seguro sobre em que momento o cilindro X está no ponto morto superior para eu regular as válvulas do cilindro Y.

    As válvulas de escape são as mais próximas do radiador?

    Sobre o ponto morto superior, o manual de manutenção diz que é no momento em que a válvula de escape está se fechando e a de admissão se abrindo mas fiquei com dificuldades de identificar o momento exato.
    É com os balancins na mesma altura? Ou com o balancim da válvula de escape completamente abaixado?

    Sobre a regulagem das válvulas estou deixando a lâmina de .20 passar "bemm" apertado, é assim mesmo??
    Olá Telmo, Bom dia...
    Vc está no caminho certo.
    Vc identifica a valvula pela posição dela em relação aos coletores de admissão e descarga. As de adimissão estão acima dos tubos de adimissão e as de descarga acima dos tubos de descarga.

    No ponto morto as duas estão na mesma altura. As valvulas abrem quando descem precionadas pelos cavalinhos.
    No balanço do cilindro 4 irá descer primeiro a ultima valvula a sua frente(descarga), ela ira subir e logo após irá descer a penultima (adimissão), antes dela comecar a descer é o ponto. Então regule as valvulas do cilindro 1. A lamina deve passar justa, porem sem oferecer muita resistencia.
    Se vc puder, por baixo, próximo ao radiador, faça uma marca com giz na polia do eixo virabrequim no momento do ponto morto do cilindro 4. Os pontos subsequentes aconteceram a cada meia volta no eixo.
    Abs
    LeoLeone
    Ranger XL 2000 TB CD 4x4
    ATR 31x10,5x15

  • #40
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    De acordo com essa figura do coletor de escape, contando a partir do radiador, as válvulas são:
    1-escape cilindro1
    2-admissão cilindro1
    3-admissão cilindro2
    4-escape cilindro2
    5-escape cilindro3
    6-admissão cilindro3
    7-admissão cilindro4
    8-escape cilindro4

    Vamos ver se acerto os PMS. De acordo com o vídeo, considerando que do segundo 25 em diante o motor está girando "pra frente" eles estão em:
    cilindro 3 - 28s
    cilindro 4 - 31s
    cilindro 2 - 43s
    cilindro 1 - 47s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem1.jpg  

  • #41
    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    De acordo com essa figura do coletor de escape, contando a partir do radiador, as válvulas são:
    1-escape cilindro1
    2-admissão cilindro1
    3-admissão cilindro2
    4-escape cilindro2
    5-escape cilindro3
    6-admissão cilindro3
    7-admissão cilindro4
    8-escape cilindro4

    Vamos ver se acerto os PMS. De acordo com o vídeo, considerando que do segundo 25 em diante o motor está girando "pra frente" eles estão em:
    cilindro 3 - 28s
    cilindro 4 - 31s
    cilindro 2 - 43s
    cilindro 1 - 47s
    Thelmo
    As valvulas estão certinho, mas não entendi a segunda parte "28s"????
    LeoLeone
    Ranger XL 2000 TB CD 4x4
    ATR 31x10,5x15

  • #42
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Thelmo, entenda assim, a ordem de injeção é 1, 3, 4, 2. Então será essa ordem de regulagem também. Da frente para trás, conta os 4 cilindros, aonde o 1° é o da frente e o 4° é o do fundo. As válvulas são logicamente em pares, então quando as válvulas do 1° cilindro mexerem, isso é, quando uma mexer e logo em seguida a outra do mesmo cilindro começar a movimentar, é o ponto de regular as válvulas do 3° cilindro. quando mexer as válvulas do 3° cilindro, regula-se o 1°. E entre o 2° e 4° é a mesma coisa.

    Entenda que o 1° é oposto de movimento com o 3° e o 2° é oposto em movimento com o 4°. Todos os motores de 4 cilindro são assim com a mesma ordem de injeção ou ignição (cilclo otto), 1, 3, 4, 2.

    Quando a 1a válvula terminar de fechar ou subir e começar a pressionar a 2a válvula, é sinal que o pistão está em cima (volta o giro para ficar com o ponto entre as duas válvulas). O 3° cilindro por ser oposto, estará embaixo, sem ação do came do comando de válvulas, e portanto, na situação favorável à regulagem. Dessa forma, regula-se a 5a e 6a válvulas.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #43
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por LeoLeone Ver Post
    Thelmo
    As valvulas estão certinho, mas não entendi a segunda parte "28s"????
    São os segundos no vídeo que anexei algumas mensagens atrás...

  • #44
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Entenda que o 1° é oposto de movimento com o 3° e o 2° é oposto em movimento com o 4°. Todos os motores de 4 cilindro são assim com a mesma ordem de injeção ou ignição (cilclo otto), 1, 3, 4, 2.

    Qua
    Edin,

    O material que tenho consultado fala da relação entre 1 e 4 e entre o 2 e 3, encontrei inclusive um vídeo que mostra especificamente o movimento deles.

    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=JQP4N9OpQ-w[/ame]

    PS1:
    Só depois de ver o vídeo foi que me toquei que a válvula abre quando o balancim empurra ela para baixo.
    "que burro! dá um zero para ele!"


    PS2:
    Dá para colocar tucho hidráulico no Maxion 2.5?
    4X4 Brasil

  • #45
    PS1:
    Só depois de ver o vídeo foi que me toquei que a válvula abre quando o balancim empurra ela para baixo.
    "que burro! dá um zero para ele!"

    Thelmo
    O video explica direitinho o funcionamento. A regulagem das valvulas são feitas no ponto exato da explosão, onde elas estão totalmente fechadas...
    LeoLeone
    Ranger XL 2000 TB CD 4x4
    ATR 31x10,5x15

  • #46
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por LeoLeone Ver Post
    PS1:
    Só depois de ver o vídeo foi que me toquei que a válvula abre quando o balancim empurra ela para baixo.
    "que burro! dá um zero para ele!"

    Thelmo
    O video explica direitinho o funcionamento. A regulagem das valvulas são feitas no ponto exato da explosão, onde elas estão totalmente fechadas...
    Apesar de ser um vídeo simples achei ele bastante elucidativo e juntando ele com as informações de vocês acredito que consigo fazer a regulagem com segurança:

    Me corrijam se estiver errado:

    1-O momento exato é imediatamente após o fechamento da válvula de escape.
    Ex: Quando fechar a válvula de escape do cilindro 4 regulo as válvulas do cilindro 1 e etc.

    2-E perdendo mais um tempo analisando o funcionamento das válvulas.
    Para a Ranger 2.5 a seqüência de abertura das válvulas deve ser:
    1 e 3 -> 2 e 5 -> 6 e 8 -> 4 e 7 ...
    4X4 Brasil

  • #47
    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Apesar de ser um vídeo simples achei ele bastante elucidativo e juntando ele com as informações de vocês acredito que consigo fazer a regulagem com segurança:

    Me corrijam se estiver errado:

    1-O momento exato é imediatamente após o fechamento da válvula de escape.
    Ex: Quando fechar a válvula de escape do cilindro 4 regulo as válvulas do cilindro 1 e etc.

    2-E perdendo mais um tempo analisando o funcionamento das válvulas.
    Para a Ranger 2.5 a seqüência de abertura das válvulas deve ser:
    1 e 3 -> 2 e 5 -> 6 e 8 -> 4 e 7 ...
    Ola Thelmo
    Isso mesmo, quando acabar de fechar a valvula de escape do cilindro 4, ele estará em PMS, nessa hora regula as duas valvulas do cilindro 1. Gire meia volta no eixo de manivelas (virabrequim) e vc verá o fechamento da valvula de escape do cilindro 2, então vc regula as duas valvulas do cilindro 3. Mais meia volta no virabrequim e irá fechar a do cilindro 1, então regula as duas do cilindro 4. Mais meia volta no eixo e irá fechar a descarga do cilindro 3, regula então as duas do cilindro 2, terminando assim a regulagem de todas as valvulas.
    Se vc está usando um jogo de laminas de calibre, pra vc saber se está bem regulada, a lamina de calibre 0,25mm não pode passar e a de 0,15mm passa livremente, e a de 0,20 cabe certinho.

    Muito boa sorte
    LeoLeone
    Ranger XL 2000 TB CD 4x4
    ATR 31x10,5x15

  • #48
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Isso, 1° e 4°. Me equivoquei ao dizer 1° e 3°, pois agora notei que a diferença entre 1° e o 3° são 90°, e o 1° e 4° são 180° no comando de válvulas.
    Desculpa e descarta a indicação. Se fizer a regulagem como tinha escrito, na Ranger não tem problema, mas se for um motor com algum preparo no comando, com certeza acaba-se desregulando as válvulas.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade