x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1

    Post Dicas motorzinho eletrico de transferecia 4x4 Ranger




    Dicas motorzinho 4x4 ranger
    Atenção amigos criei esse post com interesse de dar algumas dicas a vcs, caso queram revisar o motor de acionamento do 4x4, são estas:
    a. Cuidado com Chicote do motor elétrico do 4x4.
    b. Atenção para o “tipo” de lubrificação das engrenagens.

    Os procedimentos abaixo foram feitos por mim, não é nenhum dado técnico alem da minha própria experiência. Não faça no seu carro se vc não tem o conhecimento suficiente. Se um profissional fizer o serviço oriente-o quanto os itens A e B acima, que vc vai ser feliz.


    1. Muito cuidado com o chicote elétrico que o faz funcionar, mantenha-o bem preso de forma que ele não fique roçando em alguma outra parte do carro.

    Qd comprei minha ranger, o 4x4 não engatava, então reparei q esse chicote estava com dois fios parcialmente descascados, provavelmente por atrito com alguma parte do veículo. Isso gerou um curto circuito e simplesmente derreteu um conector de uma das centrais que tem no painel (caixinha preta dentro do painel, ao lado cd player).

    Felizmente um eletricista resolveu com uma solda. (OBS: Fiquei de olho nos procedimentos o tempo todo sem constrange-lo é claro).

    2. Se for preciso desmontar o motorzinho, muito cuidado e calma. Solte os quatro parafusos chave 10 que o prende à caixa de trasferencia. Assim que remove-lo vc vera três parafusos tipo torks (com a cabeça em forma de uma estrela) esse parafusos retiram uma peça na forma de um disco de cor cinza e dá acesso às engrenagens.

    Antes de retirar o disco marque com um lápis ou alguma outra coisa, o ponto em que ele se encontra, (como se fosse um distribuidor) pois ali existe uma regulagem e é melhor manter a original.
    Não tente abrir esse disco, pois certamente vc vai quebrar; Dentro dele tem uma espécie de pista e alguns contatos, que servem para informar a posição em que se encontra tração.
    Nas engrenagens verifique se estão devidamente lubrificadas:
    Atenção: Acredito que seja necessário uma lubrificação especial ali, pois coloquei uma graxa comum, e ela deteriorou a buchinha de plástico que existe lá.
    Conclusão: Não houve torneiro q conseguisse refazer a peça perfeitamente, acabei comprando outro motor de segunda mão.
    Após essa experiência passei a lubrificar as engrenagens com vaselina (eu usei a de farmácia mesmo) não sei se vai lubrificar 100%, mas com ctz não vai agredir a bucha.
    Cuidado também com uma peça de plástico branca e um oring preto bem fino. Eles ficam presos na engrenagem maior, na parte que vai encaixar no eixo da caixa de trasnferencia. Não danifique ou perca-os
    3. Se for realmente preciso chegar ao induzido do motor retire os três parafusos de chave phlips. Cuidado com molinhas das escovas que podem pular e perder. Ao fechar vá com calma pois vai dar um certo trabalho pois vai ter q travar as escovas para depois encaixar o induzido no lugar.
    Para travar as escovas, e só puxar o fiozinho dela para trás e encaixar em uma cavidade próxima, aproxime o induzido mantendo apenas uma pequena abertura para q vc possa soltar o fio da escova através de alguma ferramenta fina, ai então ouvirá o clik dela encostando no induzido. Feche e aparafuse.

    4. Na hora de colocar o sistema no lugar, provavelmente vc verá que o motor não vai mais entrar pois a posição das engrenagens mudou então observe que o eixo da caixa de transferência é em forma de um triangulo então com alguma ferramenta que não o danifique, gire-o ate uma posição que encaixe. Obs: Se ficar duro para um lado gire para outro, não quebre!

    É conveniente colocar um pouco de silicone “alta temperatura” nas superfícies que se encontram (Caixa de trasferencia do carro e o motorzinho).

    5. Monte tudo observando o primeiro item e teste o funcionamento.

    Espero ter sido útil

    Grande abraço.

  • #2
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por alexpioli Ver Post
    Dicas motorzinho 4x4 ranger
    Atenção amigos criei esse post com interesse de dar algumas dicas a vcs, caso queram revisar o motor de acionamento do 4x4, são estas:
    a. Cuidado com Chicote do motor elétrico do 4x4.
    b. Atenção para o “tipo” de lubrificação das engrenagens.
    (...)
    Qd comprei minha ranger, o 4x4 não engatava, então reparei q esse chicote estava com dois fios parcialmente descascados, provavelmente por atrito com alguma parte do veículo. Isso gerou um curto circuito e simplesmente derreteu um conector de uma das centrais que tem no painel (caixinha preta dentro do painel, ao lado cd player).
    (...)
    Grande abraço.

    Alex...com a minha aconteceu isso com 3 mil km....

    A Ford arrumou ela bonitinho...e ainda me devolveu lavada!!!

    Boas dicas!!!

    Abraços

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Alex, pelo visto temos mais um professor pardal aqui! já desmontei muita coisa na minha Ranger, porém esse motorzinho na minha é só alegria!
    Tenho uma lista de serviços que farei em breve:
    - Troca dos rolamentos e retentor do alternador;
    - Limpeza e troca de óleo do sistema da DH;
    - Troca das ponteiras axiais de direção;
    - Limpeza e reengraxamento das homocinéticas e tulipas da transmissão dianteira;
    - Reengraxamento dos rolamentos dianteiros;
    - Troca do rolamento do eixo da ventuinha.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Citação Postado originalmente por shimomoto Ver Post
    Alex...com a minha aconteceu isso com 3 mil km....

    A Ford arrumou ela bonitinho...e ainda me devolveu lavada!!!

    Boas dicas!!!

    Abraços
    Eu acho esse motorzinho uma "Frescura" da Ford e outras montadoras. Um carro para esses fins não precisa desses mimos. Quem dera tivesse a boa e velha alavanca.

    Abraços

  • #5
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Alex, pelo visto temos mais um professor pardal aqui! já desmontei muita coisa na minha Ranger, porém esse motorzinho na minha é só alegria!
    Tenho uma lista de serviços que farei em breve:
    - Troca dos rolamentos e retentor do alternador;
    - Limpeza e troca de óleo do sistema da DH;
    - Troca das ponteiras axiais de direção;
    - Limpeza e reengraxamento das homocinéticas e tulipas da transmissão dianteira;
    - Reengraxamento dos rolamentos dianteiros;
    - Troca do rolamento do eixo da ventuinha.
    É Ed, temos q nos virar pois se ficarmos nas mãos dos "profissionais" já viu né. Bom saber que tem mais professores pardais por aqui, so assim não faltarão dicas.

    Grande abraço

  • #6
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por alexpioli Ver Post
    Eu acho esse motorzinho uma "Frescura" da Ford e outras montadoras. Um carro para esses fins não precisa desses mimos. Quem dera tivesse a boa e velha alavanca.

    Abraços
    Você sabe, Alex, no caso é mais estético o botaozinho...Eu honestamente prefiro botão...acho feio a alavanca...Depois deste "enrosco" o sistema nunca mais me deu qualquer dor de cabeça!

    É uma faca de dois gumes: A Ranger tem acionamento elétrico mas não tem roda livre. A Hilux tem acionamento manual da CT mas tem roda livre elétrica...acaba saindo a mesma coisa.

    O mais inteligente (na minha opinião) é o sistema de roda livre da F-250: A vácuo, mas com a opção de se travar manualmente.

    Um grande Abraço

  • #7
    Usuário Avatar de RCarlosf
    Entrada
    22/05/2007
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    58
    Posts
    105
    Agradecimentos: 0
    Gostei da dica !!! obrigado, vou anotar mais essa.
    Toyota Hilux-SW4 SRV 3.0 D4D - AUT

  • #8
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    O Alex;

    O que você usou/usa para proteger os fios do motor da CT, bem como o motor da CT???

    Abraços

  • #9
    Citação Postado originalmente por shimomoto Ver Post
    O Alex;

    O que você usou/usa para proteger os fios do motor da CT, bem como o motor da CT???

    Abraços
    Shimomoto

    A fiação ja tem uma proteção própria, o importante é deixar ela bem fixa no proprio suporte que tem perto dela. Tem alguns mecanicos relachados que podem deixar ela solta, o que pode gerar atrito com outras partes do carro desgastando a proteção e o os fios, o que pode produzir um curto circuito como aconteceu com a minha.

    É so vc dar uma olhadinha pra ver se os fios estão todos bem presos, (so não vai mecher se tiver td em ordem ok?)

    Já o motor em si não uso nenhuma proteção extra, apenas um silicone de alta temperatura entre o motor e a CT (Visto que o meu teve q ser aberto).

    Se a ford fez a manutenção no seu, eu acredito q esteja ok, além disso se vc mecher pode perder a garantia se tiver.

    Um grande abraço

    Alex

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Em relação aos fios, na minha tive que refazer esse chicote todo depois que o meu cachorro comeu os fios... Usei uma fita de pvc para prender e proteger os fios e prendi junto ao chassis com uma abraçadeira de nylon.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    08/03/2007
    Local
    Goiânia / Luis Eduardo Magalhães/GO
    Idade
    70
    Posts
    1,078
    Agradecimento: 1
    Parabéns por todas as dicas dos companheiros. Estou repassando-as não so ao meu irmão que é proprietário de uma Ranger, mas também ao meu cumpadre e mais alguns amigos proprietários de Ranger.

  • #12
    Aos Rangeiros de plantao, o melhor site que ja encontrei ate hoje sobre dicas para Ranger é dos ermanos! hehehe... , mas ha dicas para TUDO!!!
    http://www.clubranger4x4.com.ar/

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade