x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1
    Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
    Entrada
    09/06/2011
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    34
    Posts
    745
    Agradecimentos: 0

    Manutenção Ford Ranger XLT CD 4.0 V6 4x4




    Eae Pessoal Blz?
    Bom...enfim comprei a Ranger 4.0 v6 CD 4x4 e agora preciso da ajuda de vcs qt a manutenção completa dela.
    Primeiramente gostaria de perguntar a vcs sobre 2 vazamentos que ela está, 1º na suspensão dianteira do lado do passageira,segue fotos para vcs me dizerem oque pode ser esse vazamento kabulozo hehe(Obs. os amortecedores dela estão em final de vida,pode ser eles q vazaram tbm?).
    o 2º vazamento é na parte debaixa do motor bem na frente...parece ser em alguma junta do motor até agora não abaixo oleo só melejou um pouco por baixo...da pra perceber na foto q o vazamento vem da frente e escorre pra td lado.
    Viajei 600km com ela logo de cara...senti td bem...a não ser a embreagem ja meio ruim...pois os engates das marchas não estão tão faceies de entrar tem hora(ou oleo mto velho segundo o dono ele nunca trocou...desdo 69mil km até o 116mil km (KM qnd ele comprou e KM qnd vendeu pra min)

    Ainda existe Cruzetas blindadas originais no mercado para comprar? pq antes deu viajar olhei as cruzetas para engraxar...e não achei nenhum bico para ser engraxada....levei num posto e eles confirmaram q tbm não sabiam onde engraxava elas ja q não tinha bico....
    Existe mais algum ponto q precisa ser engraxado na ranger v6?

    Lendo o manual vi q os oleos q pedem no manual são
    SAE 20W50 API-SJ PARA O MOTOR Alguem indica alguma marca especifica? ou melhor não indicaria uma marca especifica?
    E o Numero do Filtro de oleo alguem saberia me dizer?

    Oleo da Transmissão Mercon ATF( É facil ser encontrado em postos? ou na concessionaria é melhor?) este oleo é para o cambio,caixa de transferencia e direção hidraulica? existe algum filtro q precisa ser trocado?

    No manual pede oleo DOT-4 para o freio e para a embreagem....mas na tampa deles pede oleo DOT-3...qual colocar??

    Diferencial dianteiro e traseiro oleo SAE 80w90 algum marca especifica?
    no manual diz para colocar 118g de modificador de atrito no oleo do diferencial traseiro se ele for track-lock,olhei no diferencial...e não vi nada escrito sobre tração positiva,bloqueio ou track lock...(na silverado tinha escrito)

    Todos estes oleos devem ser trocados de qts em qts mil km?? ou de qts em qts anos??
    o antigo dono não aconselhou eu deixar os mecanicos fazerem limpeza de bicos...ele falo q fizeram uma vez...e danificaram os bicos...ele teve q comprar novos....
    ele aconselha a cada 8 tanque de combustivel colocar 1 aditivo Stp de preferencia...oque acham disso?(a caminhonete não esta falhando nada por enquanto)

    tbm vi no manual q o aditivo do radiador deve ser de base de ethilenoglicol...no orkut ja ouvi falar pra não usar de maneira nenhuma aditivo da Castrol....qual aditivo vcs usam??

    Obrigado por enquanto...se eu esqueci alguma coisa dps vou postando com o tempo...-dsc00044.jpg-dsc00048.jpg-dsc00048.jpg
    Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
    NEW
    - Comet GTR 250cc; Perda Total - Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997

  • #2
    Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
    Entrada
    09/06/2011
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    34
    Posts
    745
    Agradecimentos: 0
    -dsc00050.jpg
    este é o lado do motorista...está seco...sem vazamento
    Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
    NEW
    - Comet GTR 250cc; Perda Total - Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997

  • #3
    Parabéns pela compra Pedro! Já tive uma Ranger V6 e era um trator. Sobre o óleo, achei estranho o manual indicar 20w50, o indicado para a minha é 5w30 e o motor era suave e não baixava óleo. Fique atento quanto a troca dos rolamentos, principalmente os dianteiros, logo quando comprei a minha travou um e quebrou a ponta de eixo, tive de mandar usinar uma peça e nunca mais tive a mesma confiança. Outra peça que costuma dar defeito é a válvula de ar quente, se defeituosa, ela abaixa silenciosamente o nível de água do motor. Sobre a dificuldade de engate nas marchas, se não for embreagem, experimente engatar a ré com a camionete ainda andando um pouco para a frente, se não entrar ou arranhar, pode ser o rolamento de entrada na caixa de marchas que também costuma dar problema.

    Sobre não deixar os mecânicos fazerem limpeza de bico é FATO. Têm de ser em algum lugar especializado devido aos bicos injetores terem uma vedação que geralmente é danificada no desmonte.


    Aditivo de radiador eu costumo usar da Bardahl, NUNCA Radiex.

    O aconselhável é trocar a cada 80 mil Km ou 4 anos os fluidos de transmissão e diferencial se não tiver uso severo e a cada 40 mil km ou 2 anos o fluido de freio.

    Espero ter contribuído, qualquer dúvida, estou a disposição.
    #MIT Pajero TR4 '08 VermelhoBordeaux | A.K.A: Teresinha -[ Lift 1,5'/BF Mud KM2/ Coletor tubular + Escape em 2,5']- Rapaziada Potiguar

  • #4
    Usuário Avatar de sanches
    Entrada
    31/08/2010
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Parabéns Pedro, tenho uma do mesmo modelo da sua e não troco. O óleo é o 20W50 sim, troco a cada 8000km e uso o Mobil Mineral da Esso, o filtro do óleo (Fram) é o PH8A. O manual não menciona nada sobre troca dos óleos dos diferenciais, mas é bom inspecionar, troquei o meu do dianteiro ha pouco de 2 meses, por estar infectado com sujeira, o traseira estava escuro, mas sem sujeira nem água (mandei no meca pra isso). A diferença do DOT-3 e 4 é o ponto de ebulição (do DOT-4 é maior).

    Não recomendo limpeza de bicos, creio que esses motores mais novos não precisam disso (apesar do V6 ser bem velho).

    Nunca coloquei aditivos na minha, nem na gasolina nem no motor. Não use somente aditivo no radiador, coloque metade agua destilada e metade aditivo.

    Faça sempre as manutenções preventivas e não vai se arrepender, o que mais gastei na minha foi a troca do KIT de embreagem R$1500,00. Aqui na familia temos ela a quase 11 anos, minha mãe pegou com 20milKm, me entregou com 220mil em 2009 e agora esta com 360mil com tudo funcionando (só ta com vazamento na junta do escapamento, pretendo fazer semana que vem).

    PS: A minha é a GNV desde os 70milkm.

  • #5
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
    Entrada
    12/03/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    841
    Agradecimentos: 5
    Pelas fotos ta meio dificil, mas parece oleo embaixo do motor, e fluido hidraulico perto da roda. Passa o dedo ala, ve a cor direitinho e o cheiro, ja da uma pista.
    Tanto um quanto o outro, teras que controlar o nivel e gerenciar a situacao ate ter a oportunidade de levar ao mecanico.
    O ruim e que se for fluido hidraulico mesmo pode comer as borrachas da suspensao com o tempo, por isso e bom nao demorar demais.

  • #6
    Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
    Entrada
    09/06/2011
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    34
    Posts
    745
    Agradecimentos: 0
    BRAVOECONOVEMBER......meu mecanico disse exatamente a msm coisa sobre as borrachas da suspensão....

    ele acha q o vazamento no motor é da direção hidraulica q está melando td....falo q vai retirar a caixa DH e mandar revisar....lavar a caminhonete por baixo...e ver se vai volta o vazamento...
    porem estou transferindo ela primeiro...e semana q vem é feriado na cidade de Presidente Prudente...então deixarei ela no mecanico sem ser na proxima semana...na outra....e vou ir cuidando qt as oleos para não faltar...

    eu suspeitei q ela estava abaixando a agua do radiador...completei novamente e marquei,para ver se vai abaixar...

    a minha nunca usou GNV...somente na gasolina...esse foi o principal ponto q fui atras dela rapidinhu hehe

    o moises missio parece q ja teve problemas com a caixa DH da ranger v6 tbm... vou entrar em contato com ele....


    qt ao engate das marchas...tem horas q ela engata perfeito...e tem hora q a 1º,2º e ré ficam mais duras para engatar....


    qual marca de amortecedores vcs me recomendam usar nela? meu uso é cidade,rodovia e sitio com estrada de terra esburracada....offroad por enquanto não... hehe
    Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
    NEW
    - Comet GTR 250cc; Perda Total - Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997

  • #7
    Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
    Entrada
    09/06/2011
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    34
    Posts
    745
    Agradecimentos: 0
    -imagem086.jpg-imagem084.jpg

    olhando na plaquetinha da correia poly-v...diz q este ultimo é o girabrequin....é nele o vazamento msm...parece ser algum retentor...ou junta..
    Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
    NEW
    - Comet GTR 250cc; Perda Total - Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997

  • #8
    Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
    Entrada
    09/06/2011
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    34
    Posts
    745
    Agradecimentos: 0
    o 4x4 da minha ranger começou colocar as "manguinhas" de fora... kkkkkk....
    sabado sai com a ranger..normalmente nada de estranho...voltei pra casa estava chovendo...liguei o 4x4 pra subi a subida antes de chegar em casa...blz..(nunca subi essa subida tão facilmente kkkk até a pé vc escorrega qnd ta chovendo kkkk)
    logo dps da subida desliguei... blz...
    domingo vou sair com a ranger de noite...td normal tbm...nos 4km de estrada de terra....qnd entrei na rodovia o 4x4 high e 4x4 low começaram a piscar no painel....não fazia nenhum tp de ruido....
    parei tentei acionar o 4x4 high e low...e eles não acionaram...bom continuei andando de 5 em 5 min as luzes do 4x4high e low piscavam no painel...cheguei ao meu destino....fiquei la aproximadamente ums 5hrs...voltando pra ranger...ligo ela... as luzes do 4x4 não ligam qnd aciono a meia chave...

    bom pensei queimo a merda dum fusivel ja....ou u motor eletrico...
    sai na rodovia novamente...porem o 4x4 high e low não piscava mais...blz falei...pelo - paro o "problema"
    chegei em casa novamente...fui ligar o 4x4 high e low... e pronto pra minha surpresa ativaram normalmente...sem nenhum ruido... a não ser o estalo de sempre qnd ele ativa....desliguei de novo...e religuei... e continuou funcionando normalmente....

    pesquisei aqui no forum e vi q um rapaz com uma explorer teve o msm problema...e tirando a o cabo da bateria o 4x4 voltou a funcionar...
    e tbm vi q o pequeno jr teve o msm problema... mas teve q trocar o motor eletrico...

    oq sera q aconteceu no meu caso? zica? lkkkkk inveja do povo daqui? kkkk ¬¬

    o vazamento da DH ainda não levei para mexer...porem ele não esta mais vazando...nem abaixando oleo -.-

    +1 coisa... o alternador das ranger são de qts amperes? creio q terei q trocar o meu... pq qnd ligo td as coisas eletricas originais da ranger... a voltagem cai...(o marcador abaixa pra - do meio...) e como irei colocar som grande nela...creio q não vai dar conta de carregar a bateria...
    Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
    NEW
    - Comet GTR 250cc; Perda Total - Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997

  • #9
    Usuário Avatar de Moisés S.M
    Entrada
    13/08/2004
    Local
    Porto Alegre RS/RS
    Idade
    38
    Posts
    1,426
    Agradecimentos: 3
    Pedro,tive um problema semelhante com o seu.A um tempo atrás,acho que foi em fevereiro,chovia muito passei por varias ruas alagadas na praia,quando fui usar o 4x4,ele não funcionou e começou a piscar no painel...Bom,fui pra casa e tirei o cabo da bateria e nesse tempo fui pra baixo da Ranger e sequei o motor elétrico e passei em todo ele um WD e voltou ao normal,Pedro, nunca mais ,tive qualquer problema com a tração...as vezes uma boa limpeza resolve o problema.Quanto ao voltímetro da bateria,a minha esse ano,notei que quando estou com td ligado e abaixo os 2 vidros de uma vez,o voltímetro cai um pouco,levei no meca,ligamos todos faróis,ar cond,e td certo,ao baixar os 2 vidros juntos da uma bela caída no voltímetro,os vidros puxam de mais,mas só isso,o alternador está perfeito e a bateria tmbm!Não tem com que se preocupar. Abrss

  • #10
    Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
    Entrada
    09/06/2011
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    34
    Posts
    745
    Agradecimentos: 0
    alguem possui o catalogo de peças do motor da ranger 4.0 v6 ??
    ou saberia me dizer se o retentor dianteiro do girabrequin serve em tds anos de serie desse motor? (motores EUA 97 pra baixo x Argentinos 98 pra cima)
    meu mecanico não está achando o retentor aqui em Presidente Prudente....nem na ford eles não tem...ficou de ligar na ford hj a tarde pra ver se eles conseguiram....se não é pra min comprar pela internet....
    Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
    NEW
    - Comet GTR 250cc; Perda Total - Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Pedro, experimenta soltar a conexão do motor elétrico e passa um desengripante nos contatos. Se voltar a ocorrer, tens que tirar o motor fora e fazer uma limpeza interna nele. A maioria dos problemas que ocorrem desse tipo de sintoma é falha de corrente de retorno do motor elétrico, então quer dizer maus contatos ou placa de posição solta no motor.

    Troca as escovas do alternador que volta ao normal. O alternador da Ranger é forte, então não te preocupa com instalação de som que ele dá conta.

    O vazamento de óleo na suspensão dianteira é de que cor? Se for preto realmente é o óleo do motor que está espirrando para direita, se for vermelho é o setor de direção que está deixando vazar óleo pelos retentores.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Usuário
    Entrada
    21/12/2010
    Idade
    56
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    BOA TARDE.
    ESTOU COM PROBLEMA NA MINHA RANGER 2000, ESTAMOS SEM LUZ DE FREIO, O AUTO ELETRICO VERIFICOU A CHAVE QUE FICA NO PEDAL DE FREIO E CONSTATROU QUE NÃO TEM CORRENTE NA ULTIMA FACA, ANTES DE LEVAR A UMA CONCESSIONÁRIA RESOLVI PERGUNTAR PRA VOCES, SE SABEM DE ALGUMA SOLUÇÃO. SE SERVE DE EXPERIENCIA CONSEGUI UM MOTOR DE TRANSFERENCIA NOS EUA VIA e Bay E INSTALEI HOJE, FUNCIONOU QUE UMA BELEZA E PELO PREÇO DE US$ 79,00 .

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. RANGER 2.5 - Manutenção
      Por sdcsba no fórum Ford
      Respostas: 12
      Última resposta: 30/11/2010, 20:20
    2. Manual FORD RANGER KIT GNV - Projeto Ford
      Por pzaidan no fórum Ford
      Respostas: 0
      Última resposta: 05/10/2009, 16:12
    3. Respostas: 7
      Última resposta: 25/03/2008, 17:51
    4. Manual de Manutenção Ford Ranger V6 1998
      Por gugaoliver no fórum Ford
      Respostas: 10
      Última resposta: 07/02/2008, 15:03
    5. Manutenção E Peças Ford - Rj
      Por Berredo no fórum Ford
      Respostas: 1
      Última resposta: 11/01/2007, 12:03

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade